Afroempreendedorismo: o empoderamento dos negros no mercado

lalalala

No início do ano de 2018, o lançamento do filme “Pantera Negra”, filme da Marvel, trouxe temas inerentes à identidade negra. A trajetória da luta dos negros por igualdade social, as particularidades culturais e históricas do povo africano e os seus estereótipos são assuntos retratados por essa produção cinematográfica. No Brasil, assim como em outros países, tais questões são abordadas pelo afroempreendedorismo, iniciativa que vem ganhando força pela sua proposta inclusiva.

O afroempreendedorismo, ou empreendedorismo afro, visa o estímulo da inovação e da geração de negócios, de modo a ampliar as oportunidades de trabalho e renda para os negros no Brasil, uma vez que a discriminação racial ocorre no mundo dos negócios, como apresentado na pesquisa feita entre os participantes do PBAE (Projeto Brasil Afroempreendedor), apontando que quase metade dos respondentes (44,5%) já sofreram com manifestações de racismo por parte de clientes. Tal preconceito gera menos oportunidades de trabalho para essa grande parcela da população.

Assim, algumas empresas ou organizações, sensibilizadas ao grande potencial do mercado para os negros, planejam incentivos a esse público, oferecendo benefícios como a forma de empréstimos de capital para o início de seu negócio. A partir dos incentivos advindos dessa iniciativa, o número de empreendedores negros está crescendo no mercado, aumentando, na mesma proporção, o número de negócios que tragam à tona elementos das raízes africanas.

Outra forma de incentivo é através da criação de eventos onde as pessoas podem apresentar o seu produto para potenciais investidores e consumidores. Um grande exemplo disso é a Feira Preta, evento que une cultura e comércio de produtos afro-étnico. Pinturas, músicas, livros e roupas são algumas das produções que os visitantes podem apreciar no evento que já é considerado o maior encontro de cultura negra da América Latina.

É perceptível, portanto, que existe, cada vez mais, a valorização da cultura negra, seja nos filmes, seja no mercado. Dessa forma, o incentivo social e econômico para tais movimentos ajuda não só a posicionar a imagem da população negra, como também auxilia na quebra das barreiras sociais.

REFERÊNCIAS

DCM. O sucesso da Feira Preta, o maior evento de empreendedorismo negro da América Latina. Disponível em: <https://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-sucesso-da-feira-preta-o-maior-evento-de-empreendedorismo-negro-da-america-latina/>. Acesso em: 21 de jun. 2018.

FEIRA PRETA. FEIRA CULTURAL PRETA. Disponível em: <http://feirapreta.com.br/projetos/feira-cultura-preta/>. Acesso em: 22 de jun. 2018.

MEDIUM.COM. O afro-empreendedorismo e as novas perspectivas para o mercado. Disponível em: <https://medium.com/clavedefapp/o-afro-empreendedorismo-e-as-novas-perspectivas-para-o-mercado-52fe87069bd7>. Acesso em: 20 de jun. 2018.

VAREJO S.A. Afroempreendedorismo. Disponível em: <http://revistavarejosa.com.br/varejo-cidadao/afroempreendedorismo/>. Acesso em: 20 de jun. 2018.

LF

O que o Lobo de Wall Street nos ensina sobre negócios.

 

site

O filme Lobo de Wall Street, lançado em 2013, conta a história de Jordan Belfort, um ambicioso corretor da bolsa que emergiu do nada e fundou um verdadeiro império. O filme relata, baseando-se em fatos reais da vida do personagem principal, a ascensão e a queda de Jordan, chocando o espectador de diversas formas no decorrer do longa com cenas bem-humoradas e, um tanto quanto, exageradas.

O Lobo de Wall Street traz o lado positivo e negativo do setor financeiro e de seus capitalistas. No filme, a ideologia seguida é de que “os fins justificam os meios”. Partindo dessa abordagem, o diretor, Martin Scorcese, apresenta a história de forma provocativa, com cenas de sexo e drogas, e, também, trazendo ensinamentos valiosos sobre os negócios.

Mas, afinal, o que o Lobo de Wall Street nos ensina sobre business?

1. Oratória

Jordan não dominava de forma excepcional o mercado financeiro, no entanto, logo adquiriu diversas técnicas para se sobressair frente aos seus investidores e prosperar seu negócio. A sua habilidade de oratória foi um quesito primordial nas suas técnicas de venda, ainda que sem um amplo conhecimento. Belfort se utilizava mais da abordagem focada nos aspectos emocionais e na confiabilidade do cliente em seus produtos do que em conhecimentos técnicos. Tal confiança era transmitida justamente através de seus discursos.

2. Motivação

Os discursos motivacionais são um dos destaques no filme, mostrando a incrível habilidade de Jordan de motivar sua equipe e a si mesmo. Através destes, Belfort conseguia engajar seu time e inflamá-los a produzir sempre mais.

3. Lealdade

Diversos fatores fomentavam a parceria e fidelidade entre a equipe, tais como as vitórias que, de fato, eram bastante comemoradas, e as variadas recompensas que eram oferecidas. Os laços criados dentro da organização ficam muito evidentes no filme, apesar dos negócios sujos que aconteciam dentro da empresa, todos na equipe compartilhavam os mesmos valores e embolsavam bastante dinheiro com isso.

4. Foco nos resultados

Belfort sempre teve um foco bem definido, ele sabia onde queria estar e o que desejava ter, tal objetivo se traduzia em riqueza. Para atingi-lo, Jordan era extremamente dedicado e cobrava proporcionalmente de seus colaboradores. Seus pilares, performance e comprometimento, visavam sempre se alinhar ao foco do negócio.

O filme nos traz grandes lições sobre o mercado financeiro e, também, lições éticas através dos exageros no ambiente totalmente corruptor em que se ambienta o filme. O longa exercita a percepção de seus espectadores sobre o que é correto e o que não é dentro dos negócios, como você pode ir ao auge e à queda apenas com decisões.

Referências

 

GLOBO. 7 lições de carreira e liderança em: o Lobo de Wall Street. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Carreira/noticia/2014/03/7-licoes-de-carreira-e-lideranca-em-o-lobo-de-wall-street.html>. Acesso em 13 de jun. 2018.

PORTAL DOS ADMINISTRADORES. O Lobo de Wall Street: A epítome do “Business Cinema”. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/entretenimento/o-lobo-de-wall-street-a-epitome-do-business-cinema/110884/>. Acesso em 13 de jun. 2018.

INGV

Barba, Cabelo e Bíceps: a popularização das barbearias e academias

jsjsj

Desde o período clássico, questões de estética eram apresentadas pelas populações e, dentre elas, o corte de cabelo foi uma das primeiras a aparecer, com citações até mesmo na bíblia! Mais tarde, lá pela década de 40, o halterofilismo e a ginástica se popularizavam remetendo a importância de um corpo bem preparado, como era rogada pelos antigos guerreiros espartanos e, até mesmo, os sagrados monges. Ao olhar para a última década, vemos que esses temas se desenvolveram, criando e movimentando um mercado aquecido.

Com o crescimento das barbearias e de suas vendas que, segundo a revista EXAME foi de cerca de 7% no ano de 2015, é observado sua evolutiva popularidade. Hoje esses espaços se caracterizam como verdadeiros SPAs para seus clientes e é levado tão a sério que em lugares como Indiana, EUA, a permissão para ser barbeiro é dada pelo governo estadual. Nesse assunto, as tecnologias não poderiam ficar de fora do desenvolvimento do mercado, logo, já existem apoios tecnológicos na parte técnica do corte de cabelo, como cortes usando artifícios de pirotecnia e no ambiente da barbearia, com aplicativos de atendimento, etc.

Na área de saúde e cuidado com o corpo, as academias ganharam um grande espaço, principalmente no Brasil, fato esse comprovado pelos dados do site Cognatis que demonstra o país como o segundo maior do mundo em número de academias. Essa popularidade deriva da mudança na percepção das pessoas em relação à importância da saúde física para uma boa qualidade de vida e, também, pelo atual padrão de beleza imposto no século presente.

Dessa forma, esses temas têm crescido nessa geração, movimentando o mercado e renovando alguns pensamentos culturais e estéticos da população, de modo que, eles se tornam relevantes quando se pensa em novos empreendimentos e possíveis investimentos.

Referências

BELASIS. A tradição das barbearias. Disponível em< https://www.belasis.com.br/tradicao-das-barbearias/ >. Acesso em: 25 de junho de 2018.

COGNATIS. Brasil é mercado promissor quando o assunto é fitness. Disponível em < http://www.cognatis.com.br/brasil-e-mercado-promissor-quando-o-assunto-e-fitness/>. Acesso em: 25 de junho de 2018.

EXAME. Novo conceito de Barbearia conquista espaço no disputado mercado de beleza brasileiro. Disponível em < https://exame.abril.com.br/negocios/dino/novo-conceito-de-barbearia-conquista-espaco-no-disputado-mercado-de-beleza-brasileiro-shtml/ >. Acesso em: 25 de junho de 2018.

O POPULAR. Tecnologias digitais invadem uma rede de barbearia. Disponível em < https://www.opopular.com.br/editorias/infomercial/like-a-boss-1.1491791/tecnologias-digitais-invadem-uma-rede-de-barbearia-1.1491792>. Acesso em: 25 de junho de 2018.

ALKS

A mudança no comportamento do consumidor infantil

rfgttfgty

Até o início dos anos 2000, o mercado infantil muito girou em torno de produtos que estimulassem os mais diversos tipos de brincadeiras, afinal ter uma pista de carrinhos, uma bicicleta, uma Barbie ou um pula-pula era considerado objeto de desejo. Entretanto, com o passar dos anos, os interesses desse público foram mudando à medida que a tecnologia ofereceu novas oportunidades de consumo.

Mas afinal, o que é brincadeira em 2018? Boa parte das crianças ainda almeja a compra de brinquedos físicos, mas os produtos que não se adequaram as necessidades tecnológicas começaram a ser esquecidos. Em 2011, a empresa Duracell aplicou uma pesquisa na Inglaterra para entender as preferências entre os produtos infantis. Em seus resultados, constatou-se que 1.171 das crianças queriam produtos tecnológicos em detrimento dos tradicionais, ou seja, preferindo celulares a brinquedos como presentes.

E não é à toa, que o consumo infantil pela tecnologia continua a ser estimulado, pois desde o nascimento, os jovens encontram-se em meio a um mundo extremamente conectado. O desenvolvimento do comportamento consumidor de uma criança tem como base a observação no comportamento de seus responsáveis, de outras crianças ao seu redor e também na influência da comunicação midiática. Diante disso, muitas empresas passaram a investir em produtos e serviços que atraiam os olhares desse público, dando enfoque em apps de jogos e vídeos nas redes sociais, conteúdo gratuito e de fácil acesso que pode ser posteriormente convertido em produtos a serem comprados. Felipe Neto, youtuber e digital influencer, possui um público que migrou especialmente para o adolescente, tirando como lição a criação de novos conteúdos e a venda de produtos com sua marca, de bonecos e spinners.

Se hoje a Galinha Pintadinha é o maior canal de música do YouTube, com mais de 7 bilhões de views acumuladas, é porque a influência dos seus espectadores, majoritariamente infantil, a levou para esse patamar. Ficar atento às mudanças no estilo de vida dos consumidores é de extrema importância, já que diante dessa análise, as empresas podem moldar e ofertar produtos e serviços de maior qualidade e que acompanhem o ritmo acelerado da sociedade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GAUCHAZ. Galinha Pintadinha ultrapassa Rihanna e se torna o maior canal de música do YouTube.  Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/musica/noticia/2018/02/galinha-pintadinha-ultrapassa-rihanna-e-se-torna-o-maior-canal-de-musica-do-youtube-cjdysgy0f00k301qxd6re89uv.html>. Acesso em: 08 de jun. 2018.

MOREIRA, Anieli Galvão et al. MARKETING E SUA RELAÇÃO COM O PÚBLICO INFANTIL. Revista Científica On-line Tecnologia – Gestão – Humanismo, Guaratinguetá, v. 2, n. 1, 2013.

Samuel Moreira