Novas modalidades de e-commerce: Entre! Faça parte do clube!

Artigo - 51 Noelle

O surgimento constante de novos empreendimentos e a necessidade de não apenas conservar, mas atrair novos clientes faz com que aqueles que possuem seu próprio negócio adotem medidas inovadoras para se manterem competitivos no mercado. Em paralelo, é válido ressaltar que com o advento da tecnologia as relações sociais se alteram constantemente, e por consequência, não é surpresa que as relações de compras e vendas também passem por transformações.

A introdução de práticas arrojadas visando à comodidade, conveniência e praticidade permite que o número de compras realizadas pela internet cresça exponencialmente, visto que o mercado de vendas online, em 2015, prevê um faturamento de R$ 43 bilhões segundo a E-bit, empresa referência no fornecimento de informações sobre e-commerce no Brasil. Inserido nesse contexto, surge uma nova tendência no mercado online, os clubes de assinaturas, nestes os clientes pagam mensalmente por produtos selecionados e entregues periodicamente.

As mercadorias oferecidas são exclusivas e devidamente escolhidas, podendo incluir desde gêneros alimentícios até artigos para seu bichinho de estimação. Ademais, proporcionar uma experiência diferenciada para o cliente também é foco desta modalidade de negócio, pois, aqueles que a adotam buscam ir além da facilidade, esperam receber recomendações e atendimento especializado.

Entretanto, assim como quaisquer negócios online, há a necessidade de planejar adequadamente sua logística de distribuição e constantemente criar novas estratégias para fidelização de clientes na tentativa de driblar a concorrência, visando sempre a entrega de um produto com qualidade elevada.

Fontes:

http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2015/02/01/internas_economia,613710/clube-de-assinaturas-e-a-bola-da-vez.shtml

http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1094/noticias/mesmo-com-a-crise-clubes-de-assinaturas-prosperam-no-brasil

http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2015/07/clubes-de-assinaturas-traz-conforto-clientes-e-lucro-empresarios.html

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/faturamento-do-e-commerce-brasileiro-cresce-24-em-2014

Noelle

Resenha de A Ilusão de Ícaro

Artigo 53- Carol

A palavra sucesso possui inúmeras definições, mas será que o sucesso possui a mesma representação para cada individuo? Segundo Seth Godin, autor do livro A Ilusão de Ícaro, o sucesso é um conceito subjetivo e que está suscetível a interpretações diversas, pois cada pessoa reage de forma particular às situações existentes no seu caminho.

Neste livro, o autor apresenta maneiras para vencer em uma economia que recompensa a arte de inovação em busca do sucesso, não a conformidade. Além de desenvolver definições que sugerem o que devemos fazer para que nosso trabalho seja visto como arte. Godin afirma que arte não diz respeito a um dom especifico, mas sim a coragem para realizar algo que está além da visão comum, dando exemplos como o de Steve Jobs, que foi um artista ao criar os tecnológicos produtos Apple, assim como Henry Ford, com as técnicas de produção de automóveis em massa, e Martin Luther King Jr, com a sua filosofia sobre a igualdade racial, não violência, amor e entre tantos outros princípios que geram a paz no mundo.

Godin disserta também sobre como a figura do medo influência as ações do ser humano, direcionando as ideias e atitudes para o padrão pré-estabelecido pela sociedade. No entanto, o autor sugere que o leitor se reinvente, se redescubra, saiada zona de comodidade estabelecido por si mesmo, para então descobrir o verdadeiro artista que existe dentro de cada um.

Aos que buscam alcançar o sucesso por meio da sua criatividade, Seth Godin deixa claro que o conhecimento é necessário, mas não o suficiente para obter o sucesso, e é preciso dedicar-se às oportunidades com toda a emoção e energia. Faça o que você decidiu fazer, criar significa que você é capaz de direcionar o seu pensamento para algo importante.

Por fim, a Ilusão de Ícaro apresenta exemplos de sucesso de quem apostou em uma ideia e foi ousado o suficiente para não desistir dela. O caminho do sucesso não é para os fracos, mas para toda pessoa que acredita em si, e que abraça todas as chances para se destacar e fazer a diferença.

Fonte:

GODIN, Seth. A Ilusão de Ícaro: Exemplos na Vida e No Trabalho de pessoas que ousaram voar mais alto. / Seth Godin; tradução Alessandra Mussi Araújo. Elsevier-Campus. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

Carol Fernandes

Eficiência, eficácia e efetividade: o que são mesmo?

Artigo 50 - Manu

Vive-se atualmente na Era do Conhecimento. Nesse contexto de globalização, avanços tecnológicos e acelerado ritmo de comunicação, pessoas e organizações são impulsionadas continuamente a buscarem o desenvolvimento de habilidades, processos e procedimentos a fim de alcançarem determinados objetivos. Em nome desse propósito, este artigo tem como finalidade trazer à tona, de forma simplificada, os conceitos de eficácia, eficiência e efetividade.

Segundo Chiavenato (2003, p. 155), “Eficácia é uma medida do alcance de resultados, enquantoa eficiência é uma medida da utilização dosrecursos nesse processo.” Isto é: Eficiência refere-se a “como fazer as coisas”, tem a ver com o uso racional de recursos e insumos. Exemplo: construção de um poço artesanal com uma equipe mínima e equipamentos limitados. Por conseguinte, eficácia refere-se à “coisa em si”, os objetivos a serem alcançados, é a água encontrada no poço construído.

Por fim, efetividade significa a capacidade de atendimento de expectativa da organização ou sociedade, supõe efeito, impacto, mudanças ou transformação de realidade. Como ilustração: se você usa os conhecimentos que adquiriu na disciplina de matemática financeira e consegue promover um planejamento pessoal e/ou familiar e consegue se livrar das armadilhas dos juros de cartão de crédito praticou o conceito de efetividade.

Os conceitos de eficácia, eficiência e efetividade consistem, assim, em ferramentas gerenciais imprescindíveis para a construção de indicadores de desempenho, e, portanto, para a consecução dos objetivos organizacionais estabelecidos. Significam, pois, contribuição teórico-prática fundamental para o sucesso profissional e pessoal.

Fontes:

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

HERRERA, Wagner. Eficiência, eficácia e efetividade. Disponível em: <http://www.ogerente.com.br/TRdlZ/novo/artigos_ler.php?canal=10&canallocal=31&canalsub2=100&id=377> Acesso em 13 de ago. 2015.

Emanuella

O surgimento e a ascensão da Netflix

Artigo 49 - Nicolas

Netflix é uma empresa de serviço de entretenimento em streaming. Ela foi fundada em 29 de agosto de 1997, por Reed Hastings e Marc Randolph, na Califórnia. A idéia de criar a empresa surgiu após a necessidade de desembolsar 40 doláres para o pagamento de uma multa referente ao atraso na devolução de um filme.

Logo que foi lançada, a empresa foi considerada a principal concorrente da Blockbuster. Com o seu surgimento, a Netflix possibilitou aos assinantes a capacidade de assistir a filmes ou seriados na hora em que desejar, sem a necessidade de deslocamento, pois funcionava como uma locadora na qual o cliente escolhia os filmes e/ou seriados e os recebia em casa.

Em 2007, a Netflix se reinventou e decidiu introduzir na empresa o revolucionário serviço streaming – forma de transmissão instantânea de vídeos pela internet. Em 2010, disponibilizando seu serviço para o Canadá, a Netflix iniciou sua expansão internacional. Foi em setembro de 2011, que a empresa chegou oficialmente ao Brasil.

Atualmente, a Netflix é a principal rede mundial de televisão na Internet, com mais de 65 milhões de membros, em mais de 50 países. Ela possui um serviço on-demand personalizado e disponível em qualquer tela conectada à Internet.

Com valor de mercado superior a 21 bilhões de dólares e lucro de 4.37 bilhões de dólares – dados de 2013, é cada vez mais notório que a Netflix vem assustando os grandes estúdios e causando problemas para as operadoras de TV a cabo, que enxergam a empresa como uma potencial ameaça aos seus assinantes. Uma previsão recente realizada por analistas de Wall Street diz que, com a tendência de crescimento do serviço de streaming, em 2016, a Netflix poderá ser mais assistida do que grandes emissoras dos Estados Unidos, como Fox, ABC e CBS. A vida cada vez mais atribulada e a busca constante por mais controle por parte dos telespectadores podem contribuir para o crescimento da empresa, que possui como principais características a flexibilidade e a autonomia de seus clientes.

Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2007/05/netflix-best-way-to-rent-movies.html

Nicolas

Movimento Maker: a nova Revolução Industrial

Artigo 47 - Yara

Com o surgimento de uma cultura voltada ao compartilhamento de conhecimento através da internet, surge um movimento que alguns apostam ser a nova Revolução Industrial, o Movimento Maker.

O que antes era conhecido nos Estados Unidos como Do-It-Yourself (DIY), em português Faça-Você-Mesmo, tornou-se um fluxo mundial de compartilhamento e acesso a informação entre grupos que, a princípio,  reuniam-se em feiras e eventos com o propósito de dar visibilidade a projetos inovadores. Encontros mais antigos já contaram com a participação de Steve Jobs, hoje a média de público ultrapassa duzentas mil pessoas.

Atualmente, o resultado desse movimento é uma sociedade voltada a criar, produzir, consertar seus próprios objetos através de inovações e tecnologias colaborativas e altamente acessíveis. O movimento abrange produtos que vão da robótica, passando pela marcenaria, envolvendo até a culinária.

Os personagens importantes desse movimento são as impressoras 3D e os microcomputadores, que tornaram possível a prototipagem e a produção em larga escala. Recentemente, quem reconheceu a força e a importância dessa cultura foi a maior fabricante de semicondutores e microprocessadores do mundo, a Intel, e o presidente norte-americano, Barack Obama, que realizou o primeiro evento Maker na Casa Branca.

No Brasil, o movimento ainda está tomando maiores proporções. Em entrevista para a Exame.com, Manoel Lemos (criador do projeto Fazedores) relatou que a cultura do faça você mesmo não é muito difundida aqui, mas ela está se alastrando. Ele também acredita que, em algum momento, teremos massa crítica para que isso se torne muito mais importante.

O interessante em destacar o tema na área da gestão está em alertar os futuros e atuais empreendedores das possibilidades de negócio que advém desse movimento, fazê-los refletir sobre as futuras estruturas organizacionais que se formarão com essa rede de conhecimento. Vale salientar ainda que qualquer um pode se tornar um ‘Maker’, então, fica aqui um pouco sobre o assunto.

Fontes:

http://blog.fazedores.com/
http://makers.net.br/
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/site-fazedores-vira-ponto-de-encontro-do-movimento-maker#2

Yara barreto