R$19,99 ou R$20,00? A Influência da Apresentação do Preço para Estimular a Compra

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As empresas que trabalham com vendas de produtos e serviços oferecem um preço determinado, todavia, antes de pô-lo no mercado, análises são feitas para estabelecer o preço ideal para o produto. Essa escolha influencia o comportamento do consumidor, tanto de maneira direta como indireta, pois é necessário o estudo do preço ideal, com base na sua qualidade, no valor da marca e no custo de produção, além de possuir estratégias para a divulgação deste preço, pois as distintas formas de apresentação interferem, de forma positiva, na compra.

Desta forma, pode-se destacar algumas das principais formas de exposição de preço, sendo, uma delas, gerenciar o número 99 ao final do preço em termos de centavos, gerando a sensação de um desconto maior que o real. Outro método é expor as parcelas, dando a impressão de ser mais barato do que realmente é. Além dessas, existe a de preços comparativos, destacando o valor na concorrência e o da loja que está expondo, criando, segundo Vieira e Matos (2012), até 18% a mais de intenção de compra do bem.

Com isso, é necessário que cada empresa adapte seu marketing de acordo com a necessidade de mercado, dado que a manipulação da apresentação de preço pode estimular ainda mais as vendas, tornando os lucros mais altos, mesmo que o preço seja o mesmo. Em pesquisas feitas pelos autores supracitados, foi percebido que a forma que mais persuadiu o consumidor (no contexto que os estudos estavam inseridos) foi a análise comparativa com a concorrência, sendo assim, seria a forma mais adequada de exposição, por isso a importância do estudo prévio.

Então, caso deseje estimular ainda mais as técnicas de venda do seu produto ou serviço, mudar as estratégias de marketing, alterando a forma de demonstração do preço, pode ser uma boa ideia, todavia é necessário entender, primeiramente, o contexto que seu mercado e seu público-alvo está inserido para ver quais desses métodos é o mais adequado.

REFERÊNCIAS:

VIEIRA, Valter Afonso, DE MATOS, Celso Augusto. A Influência da Apresentação do Preço sobre as Avaliações dos Clientes. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v16n4/v16n4a04.pdf> Acesso em 21 de junho de 2018.

Marianne

 

Ih! Clickei! A perseguição dos anúncios nos sites.

ARTE SITE - OFICIAL

Você já teve a sensação de que um determinado anúncio estava te perseguindo? Que não importasse qual site que você abrisse, ele estaria lá? A propaganda é um mecanismo importante da comunicação utilizada pelas empresas, que apresentam seus produtos ou serviços, de modo a persuadir e construir um relacionamento lucrativo com os consumidores. Com os avanços das tecnologias, abriu-se o palco para os anúncios, que são as propagandas veiculadas no meio virtual, e para o surgimento de várias técnicas para que tais anúncios chegassem aos receptores.

Em relação a essas diversas técnicas de circulação do anúncio, algumas passam a impressão de estarem “perseguindo” o internauta, devido a sua alta frequência de aparição. Dentre elas, pode-se citar:

  • Anúncios de Display: Os anúncios de display ou anúncios em banner, vinculam imagens ou vídeos que capturem a atenção do receptor a sites e portais. Geralmente, o conteúdo anunciado tem seus produtos ou serviços associados aos conteúdos publicados nessas plataformas. Dessa forma, é muito comum que se encontre a mesma propaganda quando se está pesquisando por um determinado tema ou assunto.
  • Remarketing: Segundo Cunha (2016, p.61-62), remarketing “serve para continuar re-impactando o perfil selecionado, ou seja, o banner continuará aparecendo posteriormente mesmo com novas buscas e navegações.”. Após se entrar em um site, principalmente se este for de compra online, anúncios relevantes vinculados ao produto desejado começam a ser direcionados para o visitante, em uma tentativa de trazê-lo de volta.

A Internet modificou a forma de comunicação entre as pessoas, e as empresas precisam ficar sempre atentas a essa evolução e renovarem o modo como interagem com o cliente. Embora a repetição leve a manter uma marca ou produto na mente dos consumidores, deve-se tomar cuidado para não gerar desconforto nas pessoas ou, até mesmo, fadigá-las pela insistência causadas por essas técnicas.

REFERÊNCIAS:

CUNHA, Aline Ferreira de Mello. PLANEJAMENTO DA CAMPANHA DE LANÇAMENTO DO E-COMMERCE DE MODA PRAIA 40° BEACHWEAR. 2016. 69 f. TCC (Graduação) – Curso de Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016. Disponível em: <http://www.comunicacao.uff.br/wp-content/uploads/2016/07/TCC-Aline-Cunha.pdf>. Acesso em: 05 out. 2018.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

WSI. Propaganda Online: Aumente seu alcance. 2016. Disponível em: <https://www.wsimarketingdigital.com.br/propaganda-online-aumente-seu-alcance/>. Acesso em: 05 de out. 2018.

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