Vamos falar um pouco sobre Logística Sustentável?

Picture 2

Você sabe o que é o Dia de Sobrecarga da Terra? É o dia em que as pessoas usam todos os recursos renováveis da Terra no ano, antes do tempo que o planeta precisa para refazê-los. Esse dia ocorre uma vez que a demanda da população é tão grande que consome antes desse tempo de renovação, resultando em que boa parte dos recursos, após o Dia de Sobrecarga da Terra, não consigam ser renovados e faça com que o planeta caminhe para a carência de matérias-primas. Diante da eminência da escassez de insumos, muitas empresas tentam buscar, de forma lucrativa, o equilíbrio entre a utilização de recursos naturais e a preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

A logística, assim como diversos segmentos pertencentes à empresa, possui um grande potencial poluente. Esse ramo agrupa todas as atividades ligadas à posse e movimentação dos produtos nas organizações: previsão da demanda, gestão de estoques, transportes, armazenagem, design de redes de distribuição, entre outros. Para aliar a estratégia organizacional nesse setor com as preocupações socioambientais, as instituições podem basear-se no conceito de logística sustentável.

Segundo Prestex (2018), “A logística sustentável é aquela na qual há uma otimização na entrega do produto, atendendo às expectativas do cliente no que concerne ao tempo e ao custo. Ao mesmo tempo, otimiza o uso dos recursos necessários, evitando emissões de gases poluentes em excesso na atmosfera, desperdícios de insumos, entre outras ações.” Os impactos ambientais causados pelo meio de transporte escolhido e pelo descarte do embrulho e do produto são algumas das preocupações que gestores da cadeira de distribuição se atentam ao seguirem tal estratégia. Desse modo, a adoção de uma logística reversa, a modernização das frotas de veículos para transporte, o controle de gases poluentes e a otimização dos processos são exemplos das mudanças que uma empresa pode fazer para potencializar esse setor.

De acordo com os dados da Global Footprint Network, a demanda de recursos pela população atingirá a marca do equivalente a dois planetas até a metade do século. Por isso, além dos benefícios para a empresa, como a melhoria da sua imagem e a redução dos custos de produção, a adoção da logística reversa pode ser uma das peças que montam o plano para sobrevivência do meio ambiente.

Referências

BLOG LOGÍSTICA. VOCÊ SABE O QUE É LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL? Disponível em: <https://www.bloglogistica.com.br/mercado/voce-sabe-o-que-e-logistica-sustentavel/>. Acesso em: 06 de set. 2018.

LOGÍSTICA DESCOMPLICADA. O que é logística?. Disponível em: <https://www.bloglogistica.com.br/mercado/voce-sabe-o-que-e-logistica-sustentavel/>. Acesso em: 07 de set. 2018.

MUSEU DO AMANHÃ. O que é o Dia da Sobrecarga da Terra?. Disponível em: <https://museudoamanha.org.br/pt-br/sobrecarga-da-terra-entenda>. Acesso em: 28 de ago. 2018.

PATRUS. LOGÍSTICA E MEIO AMBIENTE: POR QUE A SUA EMPRESA PRECISA INVESTIR NISSO. Disponível em: <http://www.patrus.com.br/blogpatrus/?p=703>. Acesso em: 28 de ago. 2018.

PRESTEX. O que é logística sustentável e qual a sua importância para as empresas? Disponível em: <https://www.prestex.com.br/blog/o-que-e-logistica-sustentavel-e-qual-a-sua-importancia-para-as-empresas/>. Acesso em: 28 de ago. 2018.

SUAPESQUISA.COM. Sustentabilidade Empresarial. Disponível em: <https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade_empresarial.htm>. Acesso em: 06 de set. 2018.

LF

Comprar na Black Friday vale a pena? Dicas de como aproveitar as melhores promoções.

Picture1

Data já fixada no calendário comercial brasileiro desde 2010, o Black Friday leva milhões de pessoas a fazerem compras em lojas físicas e virtuais, com o objetivo de aproveitarem as diversas ofertas e descontos atrativos, de variados produtos e serviços.e Contudo, em meio a promoções imperdíveis, sempre tem aquelas em que o consumidor é enganado com “tudo pela metade do dobro” e, por isso, é preciso ter cuidado na hora de fazer qualquer compra nesse período. Sabendo disso, seguem algumas dicas de como aproveitar as melhores promoções desse período ao se realizar compras online:

1. Questione-se se o desconto é real e não um “black fraude”:

O primeiro passo é começar a pesquisar os produtos que deseja antes da data, analisando os preços e as lojas que os comercializam. Além disso, existem sites de pesquisa de preços, como o Zoom, em que se pode pesquisar os melhores preços dos produtos em lojas de todo o país nos últimos seis meses com a ferramenta Histórico de Preço.

A data vale, sim, a pena para se conseguir bons descontos, mas é preciso ser cuidadoso com propagandas falsas e atento as melhores promoções do período.

2. Compre em lojas confiáveis e seguras:

Ao se realizar compras online é necessário verificar se o site da loja possui dados blindados, essencial para a proteção dos dados pessoais do cliente, quando este vai realizar compras online. Isso pode ser verificado com um desenho de cadeado que aparece ao lado esquerdo no nome do site e se ele começa com https://., que significa que a página conta com um certificado SSL, que é a garantia que os dados dos usuários estão sendo criptografados.

Além disso, pode-se verificar a reputação de uma empresa no site Reclame Aqui, ferramenta onde os consumidores deixam reclamações acerca de compras e experiências negativas que tiveram.

3. Conheça seus direitos de consumidor durante a Black Friday:

O cliente pode se arrepender da comprar em até sete dias, prazo que começa a ser contado na data da assinatura ou recebimento do produto ou serviço. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento, os valores que foram pagos deverão ser devolvidos, de imediato e monetariamente atualizados. Direitos garantidos pela Lei de Proteção ao Consumidor.

4. Confira os produtos que mais valem a pena comprar no período:

O site InfoMoney, usando como base os maiores descontos das edições anteriores no Brasil e pesquisas realizadas ao redor do mundo, elencou os produtos que apresentam as melhores promoções e descontos durante a data: Eletrodomésticos, Notebooks, smartphones, jogos eletrônicos, passagens e pacotes de viagens, e televisores. Para os clientes que estão à procura desses produtos, a data é uma ótima oportunidade de aproveitar boas ofertas.

5. Faça seu cadastro com antecedência nos ‘sites oficiais’ das lojas:

Outra forma de se planejar para comprar no período é realizar o cadastro com antecedência em sites que vão participar da Black Friday e, assim, você poderá receber ofertas previamente e começar logo a acompanhar as promoções que virão. Quem faz o cadastro em empresas que geralmente costuma comprar, recebe informações durante o ano todo e assim poderá analisar se o produto está realmente com preço menor na Black Friday.

Black Friday se realizará dia 23 de novembro, sexta-feira. A data é uma excelente oportunidade de fazer compras com economia, mas é preciso ficar atento a todas as dicas dadas para fazer a escolha certa na hora da decisão de compra. Boas compras!

Referências

CANAL TECH. 10 dicas para comprar com segurança durante a Black Friday. 2017. Disponível em: <https://canaltech.com.br/produtos/10-dicas-para-comprar-com-seguranca-durante-a-black-friday/>. Acesso em: 30 out. 2018.

INFOMONEY. 7 coisas que você não deve comprar antes da Black Friday. 2018. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/7741058/7-coisas-que-voce-nao-deve-comprar-antes-da-black-friday>. Acesso em: 30 out. 2018.

RIBEIRO, Rene. 5 dicas essenciais para se dar bem na Black Friday. 2018. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/5-dicas-essenciais-para-se-dar-bem-na-black-friday/79416>. Acesso em: 25 out. 2018.

 


Carol Schramm

O que Harvey Specter tem a dizer para os administradores?

lalal

NÃO CONTÉM SPOILER

A série Suits, estreada em 2011, conta a história do aspirante a advogado Mike Ross, que, mesmo sem diploma, é contratado por um dos principais advogados da firma em que trabalha: Harvey Specter. Ao longo das temporadas, Mike aprende várias lições com Harvey, assim como os telespectadores. O texto abordará algumas frases de Specter que podem ser levadas para a vida profissional:

- Não use uma gravata fina para trabalhar.

A frase tem como tema o marketing pessoal. Com caráter cômico, logo no episódio piloto, o tema aparência surge. Harvey critica a vestimenta de seu pupilo, de uma forma indireta, abordando a importância dos trajes, que refletem para o cliente sua postura e comportamento profissional.

Estudos apontam que a primeira impressão surge nos primeiros três segundos. O Harvey exemplifica, de maneira singular, os principais fatores que influenciam na formação de uma impressão. São eles: asseio, linguagem corporal e adequação das palavras.  Specter sempre está muito alinhado, com o melhor terno, trazendo consigo a sensação de poder e de pertencimento ao alto escalão, tornando-o respeitado, além de ter um alto poder de negociação que pode ser ligado diretamente a sua postura.

- Lealdade tem dois caminhos. Se eu peço de você, terá de mim.

O tema são as relações interpessoais. Ao longo dos episódios, é possível ver a ligação entre os colegas de trabalho dentro da firma.Além disso, durante alguns momentos da série, o grande laço de amizade, mantido entre Mike e Harvey, é testado em diversas situações em que ambos provam lealdade um ao outro. É observado um crescimento mútuo entre os dois ao decorrer das temporadas.

- Eu não tenho sonhos, eu tenho objetivos.

O tema é determinação. Harvey ensina que sonhar é bom, mas se não houver um delineamento de suas metas, não haverá disciplina para alcançá-lo. Para manter o foco, é necessário o planejamento de suas ações a fim de realizar seus objetivos.

Além disso, Specter mostra como ser autoconfiante sobre o próprio trabalho e agir sempre com dedicação e determinação. A série traz outras infinidades de ensinamentos interessantes aos administradores, mas para finalizar:

– Eu não tenho sorte, eu faço minha própria sorte.

Os cases de sucesso que são carregados como exemplo de muitos, não nasceram assim. Em grande parte, as pessoas bem-sucedidas não esperaram a sorte cair do céu, existe uma história de dedicação por trás de cada uma.

Referências

LEWIS. Aprume-se: 8 lições que aprendi com Suits. Disponível em: <https://www.teamlewis.com/pt/oblog/artigos/aprume-se-8-li%C3%A7%C3%B5es-que-aprendi-com-suits>. Acesso em 13 de ago. de 2018.

VIVA DECORA. 7 ensinamentos que a série Suits traz sobre a vida e os negócios. Disponível em: <https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/ensinamentos-da-serie-suits/>. Acesso em 13 de ago. de 2018.

INGV

É só pra próxima semana, vai dá tempo”: organizando-se com aplicativos digitais.

Picture 3

Já é um senso comum que o mês tem cerca de 30 dias, que a semana tem 7 dias, que o dia dura 24 horas e que o tempo não pausa para ninguém, nem nenhum trabalho. O conhecimento das atividades rotineiras e da duração dos períodos ajuda na organização das atividades diárias, porém será que, mesmo sabendo a duração de cada período da vida e conhecendo os afazeres diários, o tempo seria administrado de uma maneira otimizada?

É muito comum observar comentários como “hoje é segunda, mas já espero a sexta” e “não tenho tempo essa semana, pode ser na próxima?”. Nesses tipos de comentários são transmitidas sensações de desvalorização e desorganização do tempo e das atividades, fenômeno vivido constante e principalmente pelo povo brasileiro e, ainda, fortificado pela “característica cultural”: “brasileiro deixa tudo para a última hora”.

A má gestão do tempo e dos afazeres interfere diretamente em diversos fatores, tal qual apontados pelo site da faculdade Estácio, como a perda de prazos, projetos inacabados, não cumprimento do cronograma e baixo desempenho na organização, que podem ocasionar, até, uma perda de investimento ou uma demissão.

Normalmente, é afirmado que tudo isso deriva do fato da pouca quantidade de tempo, porém, segundo o site Pensador, Einstein já dizia que falta de tempo é desculpa daqueles que não possuem métodos. Hoje, esses métodos são oferecidos por meio dos aplicativos de gerenciamento do tempo.

Os aplicativos de administração dos períodos são usados para auxiliar na organização e no planejamento de atividades e apresentam várias funções e recursos como: agenda de eventos, cronograma de atividades, cronograma de rotinas, anotações sobre tarefas, alarme de controle de tempo das tarefas, entre outros.  Citando alguns desses aplicativos, temos: Google Keep, Time tune, Homeslice e o OptimizeMe.

Portanto, a falta de tempo e a desorganização aparentemente estão com seus dias contatos, pois os métodos estão disponíveis e com diversos recursos que otimizam e organizam as atividades. Agora, com o uso desses aplicativos, nunca mais será ouvida a desculpa, “foi mal, não tive tempo de fazer”.

REFERÊNCIAS

EADBOX.COM. Como usar o Google Keep: 5 funções que ajudam na organização. Disponível em: < https://eadbox.com/como-usar-google-keep/ >. Acesso em:21/08/2018.

ESTÁCIO. Á má gestão do tempo. Disponível em: < http://www.posestacio.com.br/a-ma-gestao-do-tempo/noticia/347>. Acesso em:21/08/2018.

10 Apps para organizar sua vida. Disponível em: < https://exame.abril.com.br/tecnologia/10-apps-para-organizar-a-sua-vida/ >. Acesso em:21/08/2018.

FORMAÇÃO. A importância do tempo. Disponível em: < https://formacao.cancaonova.com/diversos/a-importancia-do-tempo/ >. Acesso em:21/08/2018.

Aplicativos ajudam a organizar a vida doméstica e a economizar tempo e dinheiro. Disponível em: < http://g1.globo.com/especialpublicitario/zap/imoveis/noticia /2016/08/aplicativos-ajudam-organizar-vida-domestica-e-economizar-tempo-e-dinheiro. html>.  Acesso em:21/08/2018.

PENSADOR. Albert Einstein: falta de tempo é desculpa daqueles que….Disponível em: < https://www.pensador.com/frase/NTU5MjAw/>.  Acesso em:21/08/2018.

ALKS

Halloween: o assustador e lucrativo feriado

arte do site

“​All Hallow’s Eve” ​é a expressão que cunhou o nome do data e significa “véspera de todos os santos”, em referência à data celebrada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro. Porém, a celebração da data precede a criação do termo. O Halloween ou dia das bruxas, como ficou conhecido, é uma festa de origem remota. Acredita-se que se iniciou há aproximadamente dois milênios em regiões que hoje fazem parte do território de três países europeus: Inglaterra, Irlanda e França. Alguns historiadores atribuem esta festividade aos druidas celtas que acreditavam haver um momento no qual os espíritos de pessoas falecidas poderiam interagir com pessoas vivas.

Nos Estados Unidos, com o decorrer dos anos, os significados simbólicos e religiosos perderam um pouco de sua força e deram espaço à festividades voltadas para todos os públicos, entretanto, destaca-se a que é voltada para o público infantil. Na noite do dia 31 de outubro, as crianças saem de casa em grupos e/ou acompanhadas de adultos para pedirem doces pelas casas de suas respectivas vizinhanças, utilizando a consagrada expressão “​trick-or-treat”​ ou “doces ou travessuras”, quando adaptada para o português brasileiro. A fim de receber estas crianças, os anfitriões estocam diversos doces e investem significativamente em decoração. Alguns bairros americanos chegam a realizar concursos para eleger a casa com a melhor decoração da vizinhança.

Segundo a revista Forbes, a Federação Nacional do Varejo dos EUA previu um valor gasto superior a nove bilhões de dólares pelos americanos, um aumento de 8,3% em relação ao valor efetivado no mesmo período do ano passado. O evento movimenta diversos setores do mercado, desde a indústria alimentícia até a cinematográfica, passando pela de fantasia e artigos decorativos. A indústria cinematográfica possui a estratégia de programar a data de estreia de seus filmes de terror/suspense para o dia do feriado ou proximidades, aproveitando o ​hype​ do momento.

Embora a festa seja mais popular na cultura norte-americana, vem se popularizando no Brasil. Já em 2012, as lojas de fantasia da cidade de Belo Horizonte chegaram a registrar um aumento de 60% em suas vendas devido à realização de festas a fantasia. Algumas empresas do mesmo setor declararam que o volume de vendas neste período já superou o do carnaval. Logo, é possível observar que a cultura brasileira vem realizando a absorção deste costume norte americano e adicionando seus próprios hábitos a tradição.

A partir dos fatos observados, ressalta-se a importância de continuar a valorização desta tradição, com o intuito de estimular ainda mais o comércio no mês de outubro, movimentando capital e gerando empregos, mesmo que a grande maioria seja de cargos temporários. Fora as contribuições feitas ao cenário econômico brasileiro, as festividades do halloween ainda contribuem para o cenário cultural, incentivando a expansão do imaginário brasileiro e criando novos costumes.

Referências: 

Jornal O Globo. ​Doce ou travessura? Americanos devem gastar mais de US$ 9 bilhões com Halloween​. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/doce-ou-travessura-americanos-devem-gastar-mais-de-u s-9-bilhoes-com-halloween-22014604

MANSUR, Carolina. ​Festa de Halloween movimenta negócios e aumenta as vendas de fantasias. ​Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/10/29/internas_economia,326119/festa-de-halloween-movimenta-negocios-e-aumenta-as-vendas-de-fantasias.shtml

GAMA, Gladys B. Celebrar ou Não Celebrar Halloween? D​isponível em:

http://portal.metodista.br/pastoral/reflexoes-da-pastoral/celebrar-ou-nao-celebrar-o-halloween

marcelo