“Mas Nós Somos Amigos”: a Confusão das Relações Humanas no Trabalho

texto aleks

A atenção às relações humanas no trabalho teve origem na revolução da Escola de Relações Humanas, logo após a Grande Depressão em 1929. Com a Teoria das Relações Humanas (TRH), surgiram os famosos grupos informais e os benefícios dessas reações foram percebidos e passaram a ser aproveitados pelas organizações. Entretanto, os incentivos organizacionais algumas vezes são confundidos com o exagero e a imprudência.

Humanização é uma necessidade, a sensação de liberdade no trabalho oferece um benefício inegável à saúde mental. Porém, quando essa liberdade se transforma em comportamentos impróprios ao ambiente como fofocas, apelidos, abuso de poder e brincadeiras foras de hora que podem se transformar em assédios, essa ideia de liberdade deve ser ajustada a realidade, pois, segundo o site Socientífica (2018), a liberdade significa: agir segundo o seu livre direito, de acordo com sua vontade própria, desde que não prejudique outra pessoa.

Para prevenir esses tipos de comportamentos é importante manter o profissionalismo e o respeito ante a cultura organizacional da organização, respeitando, cargos, funções, horários e atividades. O site Administradores.com (2013) elenca alguns pontos que ajudam a manter um comportamento saudável por parte do funcionário, como:

  1. Saiba ouvir;
  2. Não faça fofocas;
  3. Evite chamar atenção desnecessária;
  4. Não humilhe;
  5. Evite brincadeiras fora de hora;
  6. Não fale mal do trabalho;
  7. Seja pontual.

Portanto, seguindo algumas dessas maneiras sua liberdade para com as relações interpessoais dentro da organização será saudável e poderá ser aproveitada, mantendo sempre um bom ambiente organizacional e evitando estresses desnecessários no meio.

Referências:

ADMINISTRADORES.COM . Ética nas relações no trabalho –Lumara Diniz.Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/etica-nas-relacoes-no-trabalho/73845/>. Acesso em: 06 de Nov 2018.

PORTAL DE ADMINISTRAÇÃO. Teoria das Relações Humanas: Resumo Completo!. – Rafael Barbosa.Disponível em: http://www.portal-administracao.com/2015/03/teoria-das-relacoes-humanas-conceito.html>. Acesso em: 06 de Nov 2018.

SOCIENTÍFICA. O conceito de liberdade segundo filosofia. – Gabriel Sérgio.Disponível em: <http://socientifica.com.br/2018/02/o-conceito-de-liberdade-segundo-filosofia/>. Acesso em: 28 de Set. 2018.

 ALKS

 

Gringotts: O Banco (de Dados) mais Seguro do Mundo

texto 2

Os fãs de Harry Potter sabem que um dos locais mais deslumbrantes e fascinantes do mundo mágico é Gringotts. A imponente edificação de mármore branco, administrada por duendes, é o destaque central do Beco Diagonal. Crianças e adultos ficam tão fascinados quanto Harry James Potter ao explorar as passagens de pedra que guardavam segredos e riquezas no primeiro livro da série: “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

O lema de Gringotts é “Fortius Quo Fidelius”, que significa “Força pela Lealdade”. É dever do banco e deeus funcionários proteger os segredos e posses de seus clientes e, para issoringotts se utiliza de um sistema de segurança altamente qualificado. As fortificações mágicas utilizadas são muito diferentes da tecnologia utilizada na proteção de informações no nosso mundo, mas ao fazermos certas comparações, podemos perceber que o banco representa, também, um ótimo exemplo de banco de dados extremamente protegido.

A primeira barreira são os guardas de segurança, que agem como uma camada externa de defesa, bloqueando ameaças evidentes. Em seguida, é necessário apresentar a chave do cofre ou a varinha do dono do mesmo (dependendo do grau de segurança do cofre). Essa identificação pode ser comparada com tokens, que são chaves de acesso utilizadas para confirmar a identidade do usuário. Em seguida, todos os clientes devem ir aos seus cofres por meio de vagões que só podem ser operados por duendes, o que mostra sinais de um claro controle de acesso.

Como essas defesas foram quebradas por Harry Potter, Hermione Granger e Ronald Weasley? Munidos de poção polissuco e de feitiços de glamour, roubaram a identidade de Bellatrix Lestrange, assim como sua varinha, o token que permitia o acesso ao seu cofre. Os guardas foram enganados pelo feitiço Confundus e por uma capa de invisibilidade, que atuaram como um Cavalo de Tróia. Com o uso da maldição imperdoável Imperius, o grupo tomou o controle da mente de Bogrod, o duende responsável pelo cofre da família Lestrange, garantindo seu acesso aos vagões. A maldição funciona como um Conficker, que é um software maligno que toma conta de um sistema, assumindo seu controle para adquirir senhas e acessos.

Para chegar no cofre, têm que passar por um dragão, que funciona como um Firewall (ba dum tss)ois é como uma barreira que protege o banco de dados (cofre), permitindo acesso somente para usuários com autorização. Essa autorização se dá por meio de uma chave de acesso que são os címbalos, instrumentos musicais que afastam o dragão por meio do som. Finalmente, ao chegar no cofre, precisarão da identificação digital do duende responsável pelo cofre. A identificação com o uso de digitais faz referência à autenticação biométrica, em que o escaneamento de retinas ou digitais é utilizado para controle de acesso.

Passadas essas barreiras, dentro do cofre outras medidas de segurança protegem fortemente os itens que nele ocupam. Os feitiços Geminio e Flagrante foram a última camada de proteção, e a mais eficaz. O feitiço Geminio age como um mecanismo de criptografia, embaralhando os dados, tornando mais difícil sua localização. No livro, isso é explorado como um feitiço que cria duplicatas do objeto tocado. Já o feitiço Flagrante é um anti-vírus. Ao ser ativado por uma ameaça, busca destruí-la. No livro, é explorado como um feitiço que faz objetos queimarem ao toque. A combinação de criptografia e anti-vírus se faz extremamente eficaz, pois enquanto a criptografia distrai a ameaça, o anti-vírus tenta destruí-la. Essa barreira se mostrou a mais difícil de ser quebrada e quase impediu Harry Potter e seus companheiros de atingir seus objetivos.

A pergunta final na cabeça de muitos deve ser se, afinal, Gringotts é ou não o banco de dados mais seguro do mundo? No final das contas, mesmo com as melhores defesas, ele foi invadido e seus dados roubados. Mas, na realidade, a invasão só foi possível por causa de Griphook, um duende que já havia trabalhado em Gringotts, que agiu aqui como nosso hacker. Sem o conhecimento dele sobre o sistema e suas defesas o Golden Trio teria, definitivamente, fracassado em sua missão. De fato, Gringotts é o banco bruxo mais seguro do mundo, e um bancos de dados mais seguro do mundo bruxo. A não ser, é claro, que você possua espadas lendárias para subornar certos duendes…

REFERÊNCIAS

HARRY POTTER WIKI, Gringotts Wizarding Bank. Disponível em: <http://harrypotter.wikia.com/wiki/Gringotts_Wizarding_Bank>. Acesso em: 6 de novembro de 2018.

HARRY POTTER WIKI (BR), Gringotes. Disponível em: <http://pt-br.harrypotter.wikia.com/wiki/Gringotes>. Acesso em: 6 de novembro de 2018.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de Informação Gerenciais. 7 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

Denis