BBB20: O marketing por trás desta edição.

BBB 20: conheça as estratégias de marketing dos influencers da ...

Se você nunca tinha assistido ao reality show Big Brother Brasil, televisionado pela Rede Globo de comunicação, provavelmente neste ano você viu pelo menos algum meme a respeito dos integrantes ou ouviu comentários sobre os paredões e as eliminações. A verdade é que essa edição histórica, como foi chamada pelo próprio apresentador Tiago Leifert, teve uma audiência média diária de 37 milhões de pessoas, segundo o site da revista Exame, e este número além de impactar boa parte dos jovens brasileiros, contribuiu também para as marcas que anunciaram seus produtos por meio do programa e para os próprios integrantes, os quais ampliaram de forma significativa sua influência.

Inicialmente, é preciso analisar a relação entre o sucesso do programa e as estratégias de marketing utilizadas por seus produtores. A primeira tática a ser pontuada se deve ao fato inédito de o programa ter convidado figuras públicas, como o ator Babu Santana, a influencer Rafa Kaliman e outros sete participantes que iam desde esportistas até cantores, os quais já possuíam seus fãs e seguidores. Além disso, a produção entendeu que a internet cada vez mais estava fazendo com que as pessoas deixassem de assistir à TV aberta e, por isso, o programa optou por utilizar uma abordagem onicanal, isto é, mesclando com a experiência online, representada principalmente pelo Instagram do reality para publicar fotos tiradas pelos próprios participantes, com a experiência offline, representada pelo programa de TV em si, proporcionando assim, uma maior intimidade entre os integrantes e os telespectadores.

A segunda tática diz respeito a ser preciso analisar as marcas e as estratégias definidas para que seu engajamento aumentasse tanto. Ao todo foram 24 anunciantes, entre eles a loja de departamento C&A e a montadora de automóveis Fiat, tendo ambas atingido resultados extraordinários em termos de aumento do acesso ao site da marca e de outras métricas, como a ampliação de vendas diárias. No caso da C&A, além das propagandas realizadas, a marca produziu, também, uma linha de produtos inspirada em alguns dos personagens do reality, o que com certeza atraiu diversos jovens, que se encantaram pela possibilidade de se vestir igual a seus ídolos.

Por fim, os próprios integrantes do Big Brother Brasil, utilizaram técnicas de marketing para se autopromover. Duas integrantes se destacaram pelo uso dessas táticas, sendo elas a cantora Manu Gavassi e a empresária Bianca Andrade. O destaque de Manu ocorreu devido ao fato de a cantora ter deixado uma série de vídeos programados para serem liberados para cada situação que ocorresse dentro do reality, fazendo com que os espectadores torcessem para que ela ganhasse as provas a fim de que o vídeo correspondente àquela conquista fosse liberado. Já a empresária Bianca deixou fotos preparadas para serem publicadas em tempo real com as roupas e a maquiagem que ela utilizaria naquele dia no programa, além de, na maioria das vezes, usar os produtos de sua própria linha de maquiagem durante o reality.

Portanto, pode-se perceber que as estratégias de marketing foram imprescindíveis para o sucesso desta edição, já que o marketing conseguiu quebrar barreiras entre as figuras públicas e os telespectadores, além de ter proporcionado entretenimento e engajamento por meio de diferentes plataformas e, ainda, ter sido bem aproveitado para a divulgação de diversas marcas, que conseguiram enxergar no Big Brother uma oportunidade diferenciada de divulgar os seus produtos.

 

Referências:

FILIPPE, Marina. BBB 20: os grandes números e as estratégias de marketing 2020. Disponível em: https://exame.abril.com.br/marketing/bbb-20-os-grandes-numeros-e-as-estrategias-de-marketing/. Acesso em: 28 abr. 2020.

ULTIMA ATUALIZAÇÃO DO TEXTO FEITA EM: 30.05.2020 

Por: Lara Vasconcelos

 

 

O que podemos aprender com o planejamento de marketing por trás do sucesso da série de filmes “Vingadores”

Crítica: Vingadores: Guerra Infinita é o ultimato da Marvel

No final de abril desse ano, foi lançado o último filme da primeira saga cinematográfica de super-heróis da Marvel Studios, intitulado “Vingadores: Ultimato”. Tendo a melhor estreia da história da marca, o blockbuster está bem próximo de atingir a maior arrecadação de todos os tempos, superando o atual primeiro lugar (“Avatar”, de 2009). Mas qual é o segredo de tanto sucesso? Uma das respostas para esta pergunta está no brilhante planejamento de marketing utilizado pela marca e, sim, você pode adaptar essas estratégias para a sua empresa.

Depois de  22 filmes com grande sucesso de público, a Marvel encerrou uma saga que durou onze anos, iniciando-se em “Homem de Ferro” (2008); e foi atraindo cada vez mais público, conquistados pelo universo fictício de heróis. Para isso, mais do que planejamento, essencial para que os filmes possuam qualidade em sua produção, foi necessário que a empresa, essencialmente, conhecesse seu público. A cada longa lançado, se construía uma estratégia em cima da expectativa dos expectadores. Para uma empresa, a gestão de sua marca permite que ela atue especificamente para o público que quer atingir e é isso que a produtora de filmes faz. Conhecer o seus expectadores faz com que eles criem uma estratégia de divulgação voltada para os mesmos, o que agrega cada vez mais valor à marca.

O segredo em torno da produção foi tão grande que apenas um dos atores (Robert Downey Jr., que interpreta o Homem de Ferro), recebeu o roteiro completo do filme, justamente para aumentar o suspense e limitar o conhecimento dos próprios envolvidos na produção. Além disso, para evitar a disseminação de spoilers entre o público e a mídia, foi feita uma campanha através da hashtag intitulada #dontspoiltheendgame (“não dê spoilers sobre o filme Vingadores Ultimato”, em português). E o que isso tem a ver com marketing? Toda essa estratégia de mistério alimenta os rumores e conversas sobre o filme, aumentando cada vez mais a curiosidade dos fãs e a atenção da mídia ao redor desse “produto” que a empresa quer vender.

Tal técnica, denominada seeding,  que significa “semear o terreno para o que estar por vir”, é utilizada, por exemplo, pela Apple para a divulgação de novos produtos e serve para criar expectativa em torno deles, aumentando a vontade das pessoas de até esperarem em filas quilométricas para conseguirem os adquirir no dia do lançamento.

Ademais, outra estratégia de marketing utilizada pela Disney (detentora da Marvel Studios) para divulgar os filmes da série foi o merchandising. De forma muito sutil e cuidadosamente planejada, muitas marcas foram divulgadas durante os filmes, pode-se citar por exemplo os carros de luxo que o personagem Tony Stark utiliza durante algumas cenas. Ademais, essa estratégia também pode ser identificada na produção de bonecos dos personagens do universo de heróis e no cobranding entre a Marvel Studios e outras empresas. Para o último filme da série, a produtora fez, ainda, uma parceria com a empresa Coca-Cola para a produção de latas da edição limitada com doze personagens da franquia em suas embalagens de Coca-Cola sem açúcar.

Assim como essas, muitas foram as estratégias de marketing utilizadas pela gigante produtora  de filmes. Durante todos os anos de construção, tais estratégias foram aplicadas e disseminadas, o que garantiram popularidade e sucesso de bilheteria para toda a série de filmes que girou em torno de Vingadores. E não para por aí! Todo esse planejamento deixou uma semente no universo cinematográfico para que a Marvel possa abordar outras histórias do universo de heróis que conquistou tanto público. Esse exemplo demonstra a tamanha importância que é sua empresa possuir um planejamento de marketing e também de conhecer seu público alvo. Sua marca, se for bem trabalhada, não só garantirá a fidelização como fará a diferença na vida do cliente.

REFERÊNCIAS:

AUGUSTO, Heitor. Aprendendo estratégias de marketing com os filmes da Marvel. 2017. Disponível em: <http://dbriefing.com.br/blog/2017/10/30/aprendendo-estrategias-marketing-marvel/>. Acesso em: 05 maio 2019. ÉPOCA NEGÓCIOS

ONLINE (Comp.). Bilheteria de Vingadores: Ultimato já faz história; veja os números. 2019. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2019/04/bilheteria-de-vingadores-ultimato-ja-faz-historia-veja-os-numeros.html>.

Acesso em: 05 maio 2019. FURTADO, R. Robert Downey Jr. foi o único ator a ler o roteiro completo de Vingadores: Ultimato Por Renato Furtado.2019. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-147638/>. Acesso em: 05 maio 2019.

PACETE, Luiz Gustavo. Marvel e Coca-Cola renovam parceria histórica de cobranding. 2019. Disponível em: <https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2019/04/01/marvel-e-coca-cola-renovam-parceria-historica-de-cobranding.html>.

Acesso em: 05 maio 2019. PIRES, Rumenig. Estratégia dos VINGADORES para Vender Mais! 2019. Disponível em: <https://v4company.com/estrategia-dos-vingadores-para-vender-mais-cientista-do-marketing/>. Acesso em: 05 maio 2019.

ULTIMA ATUALIZAÇÃO DO TEXTO FEITA EM: 05.05.2020 

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Aprenda a tomar decisões com Thomas Shelby

Tomar decisões faz parte do cotidiano de todas as pessoas, desde coisas simples como decidir qual roupa usar, até escolhas mais complexas como qual carreira profissional seguir. No contexto organizacional, a tomada de decisão se torna algo mais delicado, pois as escolhas feitas podem garantir tanto o crescimento como ocasionar a falência da empresa. Logo, um administrador, principalmente o que ocupa um alto cargo de gestão dentro de uma organização, precisa ser extremamente cauteloso e preciso em suas escolhas.

Thomas Shelby, protagonista da série Peak Blinders, ex-soldado da Primeira Guerra Mundial, homem de negócios e líder de uma gangue,dá uma lição de como agir em momentos de pressão, em que é precisa tomar decisões difíceis em um curto prazo de tempo, cujas consequências afetarão não só sua imagem como também podem levar a morte de algum familiar. Como você reagiria, por exemplo, se soubesse que sua família está sendo ameaçada de morte? Que providência você tomaria para evitar isso? Essa é apenas uma das situações que o protagonista passa.

Antes de qualquer reunião, fechar qualquer negócio ou enfrentar uma gangue inimiga, Thomas pesquisa e estuda tudo a respeito do que está em jogo. Ele faz uma profunda busca por informações e analisa todas as possibilidades, preparando-se para qualquer situação e tomando as decisões mais vantajosas. Ao montar suas estratégias, o personagem procura um lugar tranquilo e respira profundamente, isso permite que ele “esvazie sua mente”, foque apenas naquilo que é importante para aquele determinado momento e, consequentemente, se concentre para tomar a melhor decisão, dessa forma, eliminando fatores externos e psicológicos que por ventura possam atrapalhar sua linha de raciocínio.

Em situações de muita pressão, em que o personagem precisa tomar uma decisão quase que instantaneamente, é quando ele mostra sua inteligência emocional aliada com sua estratégia de comunicação verbal e corporal. Em alguns momentos do seriado, Thomas está em uma reunião, na qual tem pouco tempo para pensar e, com o intuito de ganhar tempo para raciocinar, ele simplesmente acende um cigarro ou enche um copo de bebida, parece algo sem sentido, mas esses segundos a mais, permitem que ele elabore suas ideias, o que fazem toda a diferença. Tranquilidade e paciência resumem a forma de comunicação do protagonista, ele fala em um tom de voz baixo, devagar e não usa de muitas palavras. Suas expressões faciais conseguem esconder sentimentos como a ansiedade, raiva ou medo e demonstra que ele tem tudo sobre controle.

Uma das frases emblemáticas do personagem: “Quando o planejamento é bom, não precisa se apressar”.

 

REFERÊNCIAS

NOGUEIRA, Pedro. 5 Lições de Vida comThomas Shelby, de “Peaky Blinders”. El Hombre. Disponível: < https://www.elhombre.com.br/5-licoes-de-vida-com-thomas-shelby-de-peaky-blinders/> Acesso em: 27 out. 2018.

SANTOS, Vitor. Faça Escolhas como um Gangster (Inteligência Emocional, Linguagem Corporal – Metaforando). 2018. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=8QSDQuXdYgk&t=59s >. Acesso em: 27 out. 2018.

ULTIMA ATUALIZAÇÃO DO TEXTO FEITA EM: 09.05.2019 

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Felicidade no Trabalho: Um Desafio para a Gestão e para o Indivíduo.

Revista Melhor - Gestão de Pessoas

Muito é falado atualmente sobre a saúde mental da sociedade e a busca incessante da felicidade, mas como esse assunto influência no mundo do trabalho? Qual a importância dessa felicidade e como é tratada essa busca dentro das organizações?

Destaca-se que a felicidade no trabalho é de grande importância tanto para a saúde mental dos colaboradores quanto para a organização em si, uma vez que proporciona a diminuição das tensões dentro do local de trabalho e auxilia no desempenho da equipe. Esses fatores geram consequência direta e positiva no crescimento da instituição.

De acordo com um estudo realizado pela Net Impact – Rutger University, 88% dos funcionários, consideram que a felicidade no trabalho aliada a uma atmosfera positiva na vida pessoal é imprescindível. Além disso, uma pesquisa publicada no Journal Of Applied Psychology (1989) mostra que colaboradores com elevados níveis de satisfação desenvolvem maior facilidade no auxílio aos demais se tornando mais cooperativos e felizes com os resultados de suas atividades.

Por isso, as empresas vêm investindo cada dia mais em formas de assegurar essa atmosfera positiva e proporcionar essa felicidade. Com o propósito de auxiliar nessa busca, muitas empresas investem atualmente em workshops criativose emocionais com a ajuda de coaches para motivarem seus funcionários e criar neles a sensação de realização, um dos pontos chaves nessa busca.

Em paralelo, o bem-estar socioemocional e o sentimento de acolhimento também representam quesitos importantes para a conquista da satisfação no trabalho. De acordo com Sender e Fleck (2017), os indivíduos têm experiências positivas quando o trabalho proporciona um ambiente compatível com suas características pessoais, por conta disso, diversas organizações foram em busca de inovações e propuseram áreas recreativas assim como a Google, que possui em seu ambiente de trabalho do tipo em que seus funcionários possam relaxar e aflorar sua criatividade. Já outras, preferiram adotar uma estratégia de diálogo, tal como a Toyota, que repassa constantes feedbacks aos seus funcionários e os incentivam a cumprir cargas horárias aceitáveis sem chegar ao ponto de ficarem exaustos.

É perceptível a importância da satisfação no trabalho, tanto para as empresas quanto para os indivíduos. Portanto há a necessidade da implementação da felicidade como método eficiente para o crescimento das organizações e o bem-estar dos indivíduos.

 

REFERÊNCIAS

OGLIARI, Bianca; KRAUSS, Guilherme. Felicidade no trabalho é assunto estratégico. 2018. Disponível em: https://administradores.com.br/noticias/felicidade-no-trabalho-e-assunto-estrategico. Acesso em: 27 mar. 2020.

Os segredos da gestão de pessoas na Toyota. Blog Software Avaliação. Disponível em: https://blog.softwareavaliacao.com.br/segredos-gestao-pessoas-toyota/. Acesso em: 27 mar. 2020.

SENDER, Gisela; FLECK, Denise. As Organizações e a Felicidade no Trabalho: uma perspectiva integrada. : Uma Perspectiva Integrada. Revista de Administração Contemporânea, [s.l.], v. 21, n. 6, p. 764-787, nov. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160284.

SPICER, André; CEDERSTRÖM, Carl. Felicidade no trabalho: as pesquisas que ignoramos.2018. Disponível em: https://hbrbr.uol.com.br/felicidade-no-trabalho/. Acesso em: 27 mar. 2020.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DO TEXTO FEITA EM: 08.05.2020 

Por: Ana Samira Santos

Memes: Um Mercado Valioso para o Marketing Digital

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Você já ouviu falar do Rei do Camarote e seus mandamentos? Ou da Giovanna que derrubou o forninho? Mesmo se você não sabe quem são eles, provavelmente já ouviu falar da Luíza do Canadá ou riu com a Betina, que tem 22 anos e já é milionária, certo? Se você respondeu ‘sim’ para pelo menos uma dessas perguntas, você faz parte da rede de, aproximadamente, 94 milhões de brasileiros que estão, diariamente, na Internet compartilhando memes.

O termo ‘meme’ em si se refere a qualquer informação que viralize, isto é, que seja copiada ou imitada por outras pessoas. Esse termo foi criado pelo estudioso Richard Dawkins, no ano de 1976, já com a intenção de representar uma ideia transmitida em uma espécie de propagação cultural. Hoje, se espalhando tal como vírus, os memes são publicações, como imagens, vídeos, gifs e expressões com o propósito de divertir, que se propagam por meio de redes sociais e de fóruns.

Esse tipo de publicação, carregada de humor, em sua maioria, gera empatia nas pessoas que atingem diariamente, sendo uma ferramenta interessante para o marketing digital. Se bem utilizado em uma campanha publicitária e, até mesmo, em anúncios de escalar menor, o meme pode fazer com que os consumidores e um mercado potencial possam criar uma relação de identificação, intimidade e confiança com o produto ou a marca. Como exemplo há a campanha do Burger King, que anunciava o ‘hambúrguer raiz’, fazendo um paralelo, onde “antigo” tem mais qualidade que o “novo” ou “nutella”. Dessa maneira, essa ferramenta faz com que a fidelidade, o engajamento, a propagação e, por conseguinte, as vendas de um negócio aumentem, dado a velocidade de reprodução e de alcance por minuto.

Assim, fica evidente a constante ascensão do uso de memes voltado para os negócios. Esse tipo de estratégia de marketing digital faz com que diversas páginas em redes sociais se tornem, progressivamente, mais criativas e populares, transformando-as em verdadeiros mercados, de maneira que o mix de marketing (ou 4 ps do marketing) sejam trabalhados mais fluidamente, tendo o produto, com um preço de divulgação acessível, para uma praça grande (toda rede de internet e seu alcance) e com uma promoção (divulgação) expansiva.

Logo, de acordo com o site Leia Já, esse tipo de página gera uma renda mínima de R$2 mil por mês para perfis criadores iniciais. Em resumo, os memes combinados com o marketing digital estão transformando hobby em profissão.

REFERÊNCIAS

LEIA JÁ. O que são memes?. In: Criadores contam suas estratégias no mercado dos memes?: Perfis de humor nas redes sociais chegam a ganhar mais de R$ 2 mil com publicidade e compartilhamento de conteúdo. [S. l.], 2019. Disponível em: https://www1.leiaja.com/noticias/2019/09/16/criadores-contam-suas-estrategias-no-mercado-dos-memes/. Acesso em: 6 fev. 2020.

ROCK CONTENT. Como utilizar os memes na sua estratégia de Marketing Digital. [S. l.], 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/melhores-memes/. Acesso em: 1 fev. 2020.

STEIN, Thaís. O que são memes? In: O que são memes?. [S. l.], 2019. Disponível em: https://www.dicionariopopular.com/meme/. Acesso em: 6 fev. 2020.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DO TEXTO FEITA EM: 28.04.2020 

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