Muito é falado atualmente sobre a saúde mental da sociedade e a busca incessante da felicidade, mas como esse assunto influência no mundo do trabalho? Qual a importância dessa felicidade e como é tratada essa busca dentro das organizações?
Destaca-se que a felicidade no trabalho é de grande importância tanto para a saúde mental dos colaboradores quanto para a organização em si, uma vez que proporciona a diminuição das tensões dentro do local de trabalho e auxilia no desempenho da equipe. Esses fatores geram consequência direta e positiva no crescimento da instituição.
De acordo com um estudo realizado pela Net Impact – Rutger University, 88% dos funcionários, consideram que a felicidade no trabalho aliada a uma atmosfera positiva na vida pessoal é imprescindível. Além disso, uma pesquisa publicada no Journal Of Applied Psychology (1989) mostra que colaboradores com elevados níveis de satisfação desenvolvem maior facilidade no auxílio aos demais se tornando mais cooperativos e felizes com os resultados de suas atividades.
Por isso, as empresas vêm investindo cada dia mais em formas de assegurar essa atmosfera positiva e proporcionar essa felicidade. Com o propósito de auxiliar nessa busca, muitas empresas investem atualmente em workshops criativose emocionais com a ajuda de coaches para motivarem seus funcionários e criar neles a sensação de realização, um dos pontos chaves nessa busca.
Em paralelo, o bem-estar socioemocional e o sentimento de acolhimento também representam quesitos importantes para a conquista da satisfação no trabalho. De acordo com Sender e Fleck (2017), os indivíduos têm experiências positivas quando o trabalho proporciona um ambiente compatível com suas características pessoais, por conta disso, diversas organizações foram em busca de inovações e propuseram áreas recreativas assim como a Google, que possui em seu ambiente de trabalho do tipo em que seus funcionários possam relaxar e aflorar sua criatividade. Já outras, preferiram adotar uma estratégia de diálogo, tal como a Toyota, que repassa constantes feedbacks aos seus funcionários e os incentivam a cumprir cargas horárias aceitáveis sem chegar ao ponto de ficarem exaustos.
É perceptível a importância da satisfação no trabalho, tanto para as empresas quanto para os indivíduos. Portanto há a necessidade da implementação da felicidade como método eficiente para o crescimento das organizações e o bem-estar dos indivíduos.
REFERÊNCIAS
OGLIARI, Bianca; KRAUSS, Guilherme. Felicidade no trabalho é assunto estratégico. 2018. Disponível em: https://administradores.com.br/noticias/felicidade-no-trabalho-e-assunto-estrategico. Acesso em: 27 mar. 2020.
Os segredos da gestão de pessoas na Toyota. Blog Software Avaliação. Disponível em: https://blog.softwareavaliacao.com.br/segredos-gestao-pessoas-toyota/. Acesso em: 27 mar. 2020.
SENDER, Gisela; FLECK, Denise. As Organizações e a Felicidade no Trabalho: uma perspectiva integrada. : Uma Perspectiva Integrada. Revista de Administração Contemporânea, [s.l.], v. 21, n. 6, p. 764-787, nov. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160284.
SPICER, André; CEDERSTRÖM, Carl. Felicidade no trabalho: as pesquisas que ignoramos.2018. Disponível em: https://hbrbr.uol.com.br/felicidade-no-trabalho/. Acesso em: 27 mar. 2020.
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DO TEXTO FEITA EM: 08.05.2020
Por: Ana Samira Santos