Processo Seletivo PET ADM UFC

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-11o. _ Edital de Seleção PET-ADM-FEAAC.

Cross-selling e Up-selling: atender o cliente em plenitude.

Artigo Yara Lima SITE

O conceito de marketing propõe que, em mercados cada vez mais dinâmicos e competitivos, as empresas e organizações com maior probabilidade de sucesso são aquelas que percebem as expectativas, necessidades e desejos dos clientes e adequam-se de modo a satisfazê-lo melhor que seus concorrentes (HOOLEY; PIERCY; NICOULAUD, 2011). A ideia principal por detrás das estratégias de marketing é conseguir uma maior parte de mercado por meio da satisfação das necessidades e desejos de cada consumidor individualmente. Dentre essas práticas, salientam-se duas: Cross-selling e Up-selling.

Cross-selling consiste na estratégia de oferecer a clientes existentes, produtos complementares àqueles que já foram ou estão sendo adquiridos. Essa prática pode ser facilmente percebida quando se vai a uma loja de roupa comprar, por exemplo, uma blusa; frequentemente os vendedores da loja sugerem que você leve uma outra peça que combina bem com aquela blusa. São empresas que se utilizam dessa ferramenta, MacDonald´s e Dell Computadores.

Up-selling compreende a prática de expor a seus clientes, produtos ou versões Premium, estimulando o consumidor a gastar um pouco mais, porém usufruindo de um serviço/produto melhor e completo. Essa estratégia é frequente em aplicativos para telefones e computadores, os quais são fornecidos apenas alguns recursos do programa mediante um determinado preço ou até grátis, mas outras funções requerem gastos extras dos clientes. São empresas que se utilizam dessa ferramenta, Amazon e a Spotify.

A utilização de uma boa estratégia de marketing é fundamental para que uma organização tenha vantagem competitiva em relação às suas concorrentes. Entre essas ferramentas, o Cross-selling fornece uma otimização de custos, num contexto de concorrência muito forte; e aumenta a fidelização do consumidor, ao passo que gera valor para o cliente e rentabilidade para o fornecedor. Porém, acredito que o momento chave de lançar a oferta é algo crucial no processo da proposta, visto que esta deve ser feita mediante um estudo do cliente para se ter conhecimento da melhor hora de apresentação do produto adicional. Já o Up-selling permite um encurtamento do ciclo de vendas, otimiza o ritmo de pedidos, além de obter compromissos de compra no futuro. Percebo que esta técnica permite uma fidelização do cliente ao “penetrá-lo” na empresa através de serviços mais elaborados.

Fontes:
CROSS-SELLING E UP-SELLING: ESTRATÉGIAS DE MARKETING E VENDAS. Disponível em: <https://www.portal-gestao.com/artigos/7086-cross-selling-e-up-selling-estrat%C3%A9gias-de-marketing-e-vendas.html>. Acesso em: 28 de fevereiro de 2016.

HOOLEY, G.; PIERCY N. F.; NICOULAUD, B. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 4. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

O QUE É CROSS-SELLING E UP-SELLING? Disponível em: <http://www.sellmore.com.br/o-que-e-cross-selling-e-up-selling/>. Acesso em: 28 de fevereiro de 2016.

Yara Lima

Práticas sustentáveis no ambiente de trabalho

Arte Noelle SITE

Práticas que visam o alcance da sustentabilidade aumentaram nas últimas décadas e, por consequência, diversos setores da sociedade, incluindo setores econômicos, procuraram formas de compreender melhor o significado desse termo e inseri-lo em seu ambiente de trabalho. Ações como a substituição de copos plásticos por canecas individuais reduz a produção de lixo, bem como a redução do consumo de energia pode ser conseguido se no horário de almoço, por exemplo, as lâmpadas e computadores forem desligados.

A partir dessa mudança na realidade, é possível perceber que diversas empresas, ao reconhecerem a importância da sustentabilidade, podem idealizar novas alternativas para alcançá-la. Exemplo disso é o novo lançamento da Epson, a PaperLab, uma máquina de reciclagem para escritórios capaz de produzir papel novo a partir de resíduos de papel triturado, sem a utilização de água. Apresentada em dezembro de 2015 durante uma exposição sobre tecnologias sustentáveis, a PaperLab terá sua produção comercial iniciada este ano no Japão, no entanto, têm-se a intenção de levar o produto para outras regiões do mundo.

A nova máquina beneficia os donos de escritórios e empresas, visto que o processo de reciclagem é longo e depende da logística de transportar o papel até lugares específicos. No entanto, apesar da possibilidade de mudança comportamental nos ambientes de trabalho, ainda há muito que se fazer, tendo em vista que nem todas as empresas estão inclusas nesse contexto. Abraçar a causa da sustentabilidade é muito mais que reformular práticas empresariais, faz parte de um movimento que preza pela reeducação da sociedade, aonde o meio ambiente ganha lugar de destaque.

 

Fontes:

DICAS de sustentabilidade no trabalho. Atitudes Sustentáveis, 8 março 2014. Disponível em <http://ciclovivo.com.br/noticia/maquina-permite-reciclagem-de-papel-dentro-do-proprio-escritorio/ >. Acesso em: 25 jan. 2016.

MÁQUINA permite reciclagem de papel dentro do próprio escritório. Ciclo Vivo, 11 janeiro 2016. Disponível em <http://ciclovivo.com.br/noticia/maquina-permite-reciclagem-de-papel-dentro-do-proprio-escritorio/ >. Acesso em: 25 jan. 2016.

 

Noelle

VI PET Dissemina

O PET Dissemina se trata de um ciclo de minicursos ministrado por facilitadores ligados à area de administração e afins, com competências diversas referentes à vida academica e profissional do administrador e dos demais profissionais da area de negocios. Confira abaixo um dos minicursos que farão parte do nosso evento.

Italo Paiva

Para mais informações sobre o palestrante Italo Paiva, acesse o link: http://italopaiva.com.br/

PET ADM UFC Ludus

Inscrições Abertas - SITE

Inscreva-se abaixo no projeto do PET ADM UFC que irá desenvolver suas habilidades estratégicas e criativas a partir de jogos de tabuleiro moderno. Serão seis encontros, sendo um pelo turno da noite, em que iremos trabalhar as competências através dos jogos Catan, For Sale e Conecta Game.

Local: Cantina da FEAAC (Bloco Didático III)
Horário: 13:30 às 15:30
Início dos encontros: 29 de março de 2016

Vagas Limitadas!

Link para inscrição: http://goo.gl/forms/sdl9UAwXyF

Saiba mais sobre os jogos:
Catan: http://www.catan.com/
Conecta Game: http://conectagame.com.br/
For Sale: http://www.ludopedia.com.br/jogo/for-sale

O Poder das Hashtags

arte do site - yara b

As mídias sociais já estão presentes em contextos pessoais e profissionais, pois compõem uma das 7 estratégias do marketing digital desenvolvido por Torres (2009), devido essas mídias aumentarem a exposição da marca e melhorarem o relacionamento com o cliente. E como parte de um mensurador de sucesso nesse contexto digital, é que muitos profissionais da área estão estudando o poder das hashtags.

As hashtags popularizadas pelo Twitter, hoje fazem parte também do Facebook, Google+ e Instagram. Esse sistema tem como missão principal centralizar assuntos, que podem ser facilmente achados com um clique, ao mesmo tempo em que expandem seu alcance. Mas o fato mais interessante dessa ferramenta é que sua utilização atrai muitos seguidores e de diferentes lugares do mundo, principalmente quando estão integradas entre duas mídias ao mesmo tempo.

Essa rápida vitrine pode trazer mais uma vantagem às marcas, a de interação. Muitos consumidores postam um elogio ou uma foto com o produto consumido. Outro exemplo é o uso em campanhas e movimentos sociais que conseguem unir o discurso de milhares de usuários sobre um determinado assunto. Por isso, as empresas que usam mídias sociais com as hashtags não podem deixar de interagir com os seguidores.

Alguns dados que envolvem essa ferramenta são interessantes de serem lembrados: um tweet contendo uma ou mais hashtags tem 55% a mais de chance de ser retweetado, as publicações que contém 11 hashtags possuem o maior número de interações (apesar de seu uso exagerado ser mal visto), postagens no Facebook sem ou com poucas hashtags se saem melhor do que aqueles com uma. No ranking das hashtags mais populares estão #followforfollow, #likeforlike, #follow4follow e, tirando estas, as mais populares são #sky, #sun, #nature, #summer, etc.

Depois de perceber a importância das hashtags, é indispensável que essa seja uma aposta certa para uma estratégia de marketing digital e haja uma constante avaliação e controle. Por isso, existem ferramentas próprias para analisar suas hashtags como Hashtagify.me, RiteTag, Tagboard. Em outras palavras, #useashashtags.

Referências:

BUFFER. How to Use Hashtags: How Many, Best Ones, and Where to Use Them. Disponível em: <https://blog.bufferapp.com/a-scientific-guide-to-hashtags-which-ones-work-when-and-how-many> . Acesso em 10 de Fevereiro de 2016.

Midiatismo. Pesquisa Sobre o Uso de Hashtags no Instagram. Disponível em: <http://www.midiatismo.com.br/pesquisa-sobre-o-uso-de-hashtags-no-instagram>. Acesso em 10 de Fevereiro de 2016.

Midiatismo. Minha Pequena Marca na Web e o Marketing Dentro do Instagram. Disponível em: <http://www.midiatismo.com.br/minha-pequena-marca-na-web-e-o-marketing-dentro-do-instagram>. Acesso em 10 de Fevereiro de 2016.

Midiatismo. Uso de Citações, #Hashtags e Imagens Aumentam a Chance de Receber um Retweet. Disponível em: <http://www.midiatismo.com.br/citacoes-hashtags-imagens-aumentam-chance-receber-retweet>. Acesso em 10 de Fevereiro de 2016.

TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital. Novatec, 2009.

Yara barreto

Planejamento Estratégico Pessoal – administre melhor o seu tempo

arte para o site - aline

Você prometeu a si mesmo que nessa semana vai começar a malhar: acordou na segunda-feira e antes de se levantar pegou o celular a fim de checar as mensagens no whatsapp que chegaram enquanto você dormia, quando se dá conta, já passou uma hora e a promessa de começar a cuidar do corpo fica postergada para a próxima segunda. É hora de ir para a faculdade e no caminho aproveita para atualizar o snapchat. Durante o dia busca acompanhar as notificações do facebook que de cinco em cinco minutos não param de chegar. E aquele trabalho que estava planejado para fazer hoje? “-Ah, fica para amanhã, a entrega é só depois de amanhã! O dia foi cansativo” . E resolve descansar no final do dia se entretendo com o Netflix e as novidades do Youtube, navegando madrugada afora pela internet. No outro dia fica a sensação de cansaço de muita atividade feita, mas nada efetivamente produzido.

Identificou-se com alguma dessas situações? Com todas? A situação é grave, mas tem solução. Em tempos de concorrência desleal da atenção com tantos meios de procrastinação, ferramentas que proporcionem o foco nas tarefas se tornam essenciais para que se alcance o objetivo desejado. Uma poderosa ferramenta de gestão que pode ser utilizada no alcance de resultados é o Planejamento Estratégico Pessoal (PEP): trata-se, conforme Martins (2010), de uma ferramenta que possibilita uma visão sistemática de onde se pretende chegar, desde o ponto de partida até ao que deve ser considerado importante nessa trilha.

O desenvolvimento de um PEP, segundo Estrada, Flores e Schimith (2011), requer determinação, disposição e disciplina para efetiva mudança de estilo de vida e troca de hábitos negativos pelos positivos. Ele envolve o planejamento, o gerenciamento e o controle de tempo, tarefas e atitudes. E como fazer tudo isso na prática? O PET ADM UFC te mostra o caminho das pedras: encontramos uma planilha no site estudantesdeADM.com que aborda os tópicos que você deve preencher para fazer um PEP para sua carreira e vida pessoal. Clique AQUI e baixe já o arquivo em excel.

Se de início elaborar um planejamento estratégico pessoal aparenta ser uma tarefa árdua, comece organizando o seu dia a dia. Também disponibilizamos um pdf no qual você pode listar suas tarefas diárias por mês. É só baixar clicando AQUI e tenha dias mais produtivos em sua vida.

Fontes:

ARRUDA, Fábio. Planejamento Estratégico Pessoal (PEP. C&P). 2012. Disponível em: <http://www.estudantesdeadm.com/news/planejamento-estrategico-pessoal-pep-c-p-/> Acesso em: 04 fev. 2016.

ESTRADA, R. J. S.; FLORES, G. T.; SCHIMITH, C. D. Gestão do Tempo Como Apoio ao Planejamento Estratégico Pessoal. Revista de Administração da UFSM, v. 4, n. 2, art. 8, p. 315-332, 2011.

MARTINS, Guiherme Meireles. Elaboração de um modelo de planejamento estratégico de carreira. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Departamento de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. SC, 2010.

Aline Ribeiro

Direito: um aliado na vida do empreendedor

arte para o site - carol

No momento em que um empreendedor decide montar o seu negócio, fazer sociedades, pagar direitos trabalhistas ou realizar qualquer negociação burocrática, ele está aplicando o direito no empreendedorismo. Mas o que um empreendedor precisa conhecer sobre o direito para não ter nenhuma “dor de cabeça” no futuro?  Veja algumas dicas para vencer todos os possíveis obstáculos do caminho.

  • Registre o seu negócio: primeiramente, é preciso escolher a estrutura legal adequada para o seu empreendimento. Seja você um microempreendedor individual, autônomo, sociedade limitada ou sociedade anônima, nunca atrase a sua documentação de registro;
  • Quite os tributos: as taxas, impostos e contribuições atingem diretamente as empresas, é preciso levar em consideração os tributos relacionados ao seu investimento, as margens de lucros, as folhas de pagamento, para que o impacto gerado esteja sob controle;
  • Patentear: é preciso registrar o seu produto para que então a sua empresa possa usá-lo com exclusividade. Existem dois tipos de patente, o modelo industrial, que abrange qualquer objeto de uso prático, ou parte deste, já a patente de invenção envolve todo o processo de fabricação do produto novo e original.
  • Dê aos seus funcionários os direitos cabíveis: o empreendedor precisa conhecer o que define o relacionamento empregatício, para então evitar irregularidades e se precaver contra ações, dispondo de informações organizadas e de fácil acesso.

Existem ainda muitas outras necessidades jurídicas que um empreendedor precisa conhecer e saber como proceder diante de cada uma delas. O direito está intensamente inserido no cotidiano de uma empresa, é fundamental estar atento a sua presença, para que o mesmo possa ser um aliado, e não um fator prejudicial.

Fontes

O direito na vida do empreendedor. Disponível em:<https://endeavor.org.br/o-direito-na-vida-do-empreendedor/:>    Acesso em: 02 de fevereiro de 2016.

O que todo empreendedor precisa saber sobre Direito. Disponível em: < https://endeavor.org.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-aspectos-juridicos/> Acesso em: 02 de fevereiro de 2016.

15 dicas sobre direito que todo empreendedor precisa saber. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/06/15-dicas-sobre-direito-que-todo-empreendedor-precisa-saber.html> Acesso em: 03 de fevereiro de 2016.

Patentear é preciso. Disponível em:<https://endeavor.org.br/patentear-e-preciso> Acesso em: 03 de fevereiro de 2016.

                                                                                                                                                Carol Fernandes