Por que a Netflix não sai da sua cabeça?

texto 252- Ingrid - Site

A Netflix é uma das empresas de streaming mais conhecida atualmente. A empresa americana coleciona mais de 39 milhões de seguidores apenas em sua página brasileira no Facebook, além de mais de 2,8 milhões de fãs no Twitter. O serviço tem se tornado cada vez mais popular entre os internautas, o que desperta o seguinte questionamento: qual o segredo que a Netflix utiliza para imprimir sua marca no coração de seus clientes? A resposta pode parecer complexa, mas está bem na sua cara.

A empresa se tornou um grande case de sucesso através das técnicas de inovação adotadas, como o concurso para o aprimoramento da plataforma utilizada, no qual o vencedor foi premiado com um milhão de dólares. Uma ferramenta que, também, é essencial para o sucesso da marca é a utilização de estratégias de marketing digital.

A Netflix aprendeu a utilizar a internet ao seu favor. Confira quatro dicas que se embasam nas condutas de sucesso da Netflix em relação ao seu marketing digital:

1. Personalização local: As estratégias da Netflix, no que se refere à adequação das campanhas para a realidade nacional, são um dos fatores primordiais de influência no processo de tornar os conteúdos relevantes para o público. A customização aproxima a marca dos seus assinantes, como na divulgação da série Orange is the new Black no Brasil, na qual utilizaram a Inês Brasil, subcelebridade que é um fenômeno entre os internautas brasileiro, para promover a série.

2. Conhecimento do público: A Netflix sabe exatamente o público que deseja atingir e utiliza todos os seus recursos em função disso. A linguagem utilizada em seus anúncios é um grande exemplo, a empresa observou que seu público é composto por jovens antenados e inteiramente ligados ao mundo digital, que esperam uma marca igualmente inteligente e atenta, com muita autenticidade, a marca utiliza recursos como tiradas sagazes e sarcásticas em seus discursos nas plataformas digitais.

3. Engajamento: A empresa, efetivando todas as estratégias citadas anteriormente, gera uma identificação do público com o conteúdo da marca. Tal reconhecimento propicia um engajamento dos clientes, a interação marca-cliente faz com que a empresa se mantenha o tempo todo na cabeça dos seus assinantes.

4. Sensações: O marketing de experiência é outra ferramenta utilizada pela empresa. De forma simplificada, essa estratégia é utilizada para camuflar as investidas de marketing pelas sensações e emoções produzidas nos clientes. Por exemplo, no lançamento da série Stranger Things, a Netflix promoveu o evento da “Stranger House”, na qual os fãs tinham a oportunidade de vivenciar o ambiente da série. Assim, a empresa ofereceu experiências diferentes e momentos de diversão, como forma de fidelizar mais clientes, além de aumentar a expectativa dos próximos episódios.

Assim, é perceptível que a culpa do vício pela Netflix não é só sua. Afinal, quem resiste a tanto empenho na conquista? A empresa aprendeu a fidelizar o seu público, além de identificar maneiras de se manter presente em sua rotina, mesmo quando esse não está consumindo os serviços da organização. A Netflix, com suas investidas certeiras e estratégias bem pensadas, tornou-se o grande case streaming do momento, com números financeiros que só tendem a crescer.

Referências

ADNEWS. Aprenda lições de marketing com Stranger Things. Disponível em: <http://adnews.com.br/adarticles/aprenda-licoes-de-marketing-com-stranger-things.html>. Acesso em 01 de novembro de 2017.

EXPLAY. Estratégias de marketing digital da Netflix. Disponível em: <http://www.explay.com.br/estrategias-de-marketing-digital-da-netflix/>. Acesso em 30 de outubro de 2017.

NOISE. Netflix: o case de marketing digital que a gente respeita. Disponível em: <http://agencianoise.com.br/netflix-o-case-de-marketing-digital-que-a-gente-respeita/> Acesso em 01 de novembro de 2017.INGV

Resiliência e Administração

Texto 251 - Aleks - [ARTE SITE

 

Hoje, no ambiente de trabalho, são encontradas diversas barreiras, crises e empecilhos e, para que se consiga permanecer nesse ambiente hostil, é necessário que os indivíduos apresentem a habilidade de enfrentar dificuldades sem se prejudicar emocionalmente. Esta habilidade que permite que o emocional volte ao seu estado normal após alguma alteração é conhecida como resiliência. Entretanto, quais as características das pessoas resilientes?  Qual a sua relação entre resiliência e Administração? Como desenvolvê-la nas organizações?

A capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças é a principal característica dos seres que desenvolveram a resiliência, mas, fora essa capacidade, alguns outros aspectos são demonstrados pelos indivíduos resilientes, sendo estes:

  1. Atitudes. Essas pessoas entendem que não são vítimas de tudo o que as atingem, pois assumem as responsabilidades de seus atos;
  2. Autoconsciência. Esses seres compreendem suas limitações, pois conhecem suas forças e, a partir disso, conseguem observar as situações com um olhar realista;
  3. Projeto de vida. Após passarem por algumas frustrações e não se abaterem com essas paredes, esses indivíduos conseguem ter uma ideia melhor do seu futuro e, consequentemente, planeja-lo de uma maneira mais assertiva.

Dessa forma, após conhecer o que é resiliência e quais são as aptidões dos seres resilientes, resta saber se existe relação com a administração. Sim, essa relação existe de modo que, na organização, ajuda a enfrentar as mudanças em tempos de crise, o mercado é algo que se atualiza constantemente com capacitações voltadas às melhorias da qualidade de seus produtos e processos. Logo, a organização tem que está apta a resistir a esses tempos de mudanças e a se adaptar sem vir a falecer.

Portanto, após ser observada a relação entre as partes, é importante saber como essa habilidade pode ser imersa no ambiente empresarial. Logo, segundo a aplicação e o cumprimento de nove fatores fundamentais, a resiliência pode ser encontrada em funcionamento nas organizações. Esses nove fatores são: autoeficácia, competência social, empatia, flexibilidade, tenacidade, solução de problemas, proatividade, temperança e o otimismo.

Assim, ser resiliente traz benefícios tanto para as pessoas como para as empresas, de modo que, sem esse fator, não seria capaz de passar por adversidades e se manter firme e com bons resultados. Portanto, por mais que seja difícil ou ilógico, sempre é possível se manter consistente e produtivo.

Referências:

Administradores.com. 3 benefícios para as pessoas que são resilientes. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/3-beneficios-para-as-pessoas-que-sao-resilientes/72817/>. Acesso em: 14 de novembro 2017.

Ambracollege.com. Como desenvolver administração nas empresas ?. Disponível em: < https://blog.ambracollege.com/resiliencia-na-administracao-de-empresas/ >.Acesso em: 14 de novembro 2017.

Entheusiasmos.com.br. Resiliência na Administração. Disponível em: <https://pt.linkedin.com/pulse/resili%C3%AAncia-na administra%C3%A7%C3%A3o-eduardo-carmello>.Acesso em: 14 de novembro 2017.

Significados.com.br. Significado de Resiliência. Disponível em: < https://www.significados.com.br/resiliencia/ >. Acesso em: 14 de novembro 2017.

 

ALKS

A importância do inglês no mercado de trabalho

texto 250- Samuel Martins site

A língua inglesa é imprescindível nos dias atuais, pois a globalização fez com que ela se tornasse uma ferramenta fundamental. A internacionalização do inglês surgiu diante da necessidade de uma comunicação mais efetiva entre as diferentes nacionalidades do planeta, sendo, portanto, uma língua de comunicação mundial.

É fácil perceber que uma língua estrangeira faz muita diferença na formação profissional e acadêmica. Por isso, conquistar uma vaga no mercado de trabalho sem dominar a língua inglesa torna-se cada vez mais difícil, uma vez que as empresas estão cada vez mais criteriosas em seus processos seletivos.

No mercado de trabalho, o inglês virou atributo essencial para a conquista da maioria das vagas de nível universitário. Pesquisas revelam que o salário de uma pessoa que tem um segundo idioma é 30% maior em relação ao salário de outra que tenha apenas um idioma. Ademais, o jovem que já entra para o mercado de trabalho com proficiência no idioma ganha destaque em relação aos concorrentes, uma vez que o inglês é bastante falado no mundo dos negócios e muitas empresas exigem o domínio da língua por parte de seus funcionários e colaboradores.

Portanto, o aprendizado da língua inglesa abre as portas para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural, uma vez que propõe um networking (rede de contatos) com profissionais do mundo todo e uma imersão em novas culturas.

Referências

Jbvonline.com. A importância de aprender uma língua estrangeira. Disponível em: < http://www.jbvonline.com.br/site/noticia/53125/a-importancia-de-aprender-uma-lingua-estrangeira> Acesso em: 18 de Outubro de 2017.

KaviTradutora. A importância da lingua inglesa nos dias atuais. Disponível em: <http://www.kavitradutora.com.br/a-importancia-do-ingles/> Acesso em: 17 de Outubro de 2017.

Novos alunos. Entenda a importância do inglês no mundo globalizado. Disponível em: <http://novosalunos.com.br/entenda-a-importancia-do-ingles-no-mundo-globalizado/> Acesso em: 17 de Outubro de 2017.

Samuel

Acesso ao conteúdo de periódicos digitais de forma remota

Texto 249 - Nicolas - [SITE]

Como já percebido por alguns discentes que realizam pesquisa ou que se encontram na fase de produção de monografia, acessar o conteúdo de portais de repositórios digitais (bases de dados online que disponibilizam toda a produção científica pertencente a uma instituição), quando você não se está nas dependências da universidade, é bastante complicado e, por muitas vezes, frustrante, uma vez que o conteúdo disponibilizado por portais como Periódicos CAPES, WebOfScience e livros eletrônicos são de uso restrito ao domínio ufc.br.

Pensando nisso, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) promove o acesso remoto ao Portal de Periódicos para os professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação, graduação e técnicos das instituições usuárias do Portal por meio da rede da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) .

Para quem deseja acessar esse conteúdo, segue o seguinte passo a passo: (1) Clique no link: <https://goo.gl/5L72f2>; (2) Selecione a sua instituição de ensino, nesse caso, a UFC, e clique em “enviar”; (3) Depois é solicitado que você preencha dois campos, um com seu CPF e outro com a sua senha de acesso ao sistema utilizado pela sua instituição; sendo a UFC, é a mesma senha utilizada pelo SIGAA. Uma vez finalizada essa sequência, o conteúdo já estará disponível para ser acessado em qualquer ambiente.

Além do Acesso Remoto Via CAFe da CAPES, o servidor de proxy da UFC permite o acesso à produção científica tanto do Portal de Periódicos CAPES, como o Science Direct, o WebOfScience, entre outros. Para quem deseja usufruir desse benefício, o tutorial de configuração do proxy da UFC encontra-se no site: <http://proxy.ufc.br/> . Após a sua configuração, basta utilizar o seu nome de usuário, CPF e senha do SIGAA para ter acesso ao universo de conteúdos científicos que se encontra nos portais assinados pela UFC.

Utilizar tais técnicas evita o desperdício de tempo na busca por produções acadêmicas e possibilita o acesso a um conteúdo em qualquer hora e local. Aproveite bem esses recursos e mãos à obra.

REFERÊNCIAS:

PET ADM UFC. Acesso à produção acadêmica extra-universidade. Disponível em: <http://www.petadm.ufc.br/?p=2684>. Acesso em: 13 de outubro de 2017.

Portal de Periódicos CAFe. Acesso remoto via CAFe ao Portal de Periódicos 2ª edição. Disponível em: <https://goo.gl/oYZcUh>. Acesso em: 13 de outubro de 2017.

Portal de Periódicos CAPES/MEC. Acesso remoto via café. Disponível em: <https://goo.gl/5L72f2>. Acesso em: 13 de outubro de 2017.

nicolas

Music Branding: o exemplo fenomenal da UEFA Champions League

Texto 248 - Luís Matheus - [ARTE SITE]

 

A música é uma das artes que mais consegue provocar emoções em nós, seres humanos, pois ela serve como gatilho para tal. Ou seja, se alguém escuta muitas músicas melancólicas, é provável, que ela tenha uma tendência a estar mais depressiva, ou se ela escuta uma música mais agitada, é capaz da pessoa ficar mais “para cima”. Portanto, a música pode ser utilizada para instigar sentimentos e isso, caso seja trabalhado por uma marca, é capaz de fazer nascer um elo entre um bem ou serviço e um estado emocional de bem-estar. Esse uso específico para a música é chamado de Music Branding.

Que atire a primeira pedra o fã de futebol que nunca ficou arrepiado quando, antes de um jogo da UEFA Champions League, começou a tocar o hino da competição. A UEFA soube usar tão bem a música que até mesmo jogadores como Gareth Bale, dono da camisa número 11 do Real Madrid, um dos clubes que mais venceu essa competição, relata que um dos maiores estimulantes para que ele queira jogar a Champions League é justamente a música que toca na abertura das partidas.

Quando a música começa a tocar, os consumidores daquele serviço, ou seja, os torcedores, já sabem que verão excelentes jogadas realizadas pelos melhores jogadores do mundo. Então, podemos concluir que a música gera uma expectativa do que está por vir a partir da recordação de experiências ótimas que os torcedores já tiveram, após ouvir o hino.

Portanto, a música é uma ótima forma de trabalhar o branding de uma marca, pois ela pode gerar uma associação muito forte entre a marca e os bons sentimentos que a pessoa teve ao utilizar o produto ou serviço ofertado acompanhado de uma música específica.

Fontes:

COCKERTON, Paul. Champions League music: What is UEFA’s spine-tingling anthem and who wrote it?. 2017. Disponível em: <http://www.mirror.co.uk/sport/football/news/champions-league-music-what-uefas-11161142>. Acesso em: 27 set. 2017

 S.N. A música e as emoções. 2016. Disponível em: <https://amenteemaravilhosa.com.br/musica-emocoes/>. Acesso em: 27 set. 2017.

VOGER, Alexander. Gatilho mental – a música. Disponível em: <http://mundoh.com.br/seducao-pratica/dasdsadsa/>. Acesso em: 27 set. 2017cinthia-brito