Tem uma ideia inovadora? Quer fazê-la crescer, mas não tem financiamento?

texto 127 - Yara SITEO número de startups brasileiras em operação no Brasil cresceu 30,4% entre março e dezembro de 2015, chegando a 4,1 mil empresas iniciantes, segundo a Associação Brasileira de Startups – ABStartups. Todas essas startups têm a inovação em comum e, diferente do que pensamos,  há órgãos fomentadores a fim de financiar tais ideias.

Como exemplo de aceleradoras, temos:

  • Associação Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará – RIC;
  • As agências estaduais de fomento à pesquisa científica e tecnológica do Brasil, que, no Ceará, é representado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), lançou o edital que disponibilizou em 2016 até R$ 2,8 milhões para os projetos aprovados;
  • Já para o setor público, Brazil Lab é um hub de inovação que acelera ideias e conecta empreendedores com o poder público, solucionando os desafios nas áreas de Educação, Saúde e Sustentabilidade Ambiental;
  • O Primatec – Fundo de Investimento em Participações é destinado a investir em companhias inovadoras, com alto potencial de crescimento e geração de valor, prioritariamente nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Energia, Sustentabilidade e Economia Criativa;
  • A InovAtiva que é um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil;
  • O 85 Labs que promove programas de aceleração e mentoria para negócios digitais.

E para quem quer receber notícias sobre inovação no Brasil, temos o Instituto Nacional de Empreendedorismo e Inovação – INEI, que atua na identificação e difusão das fontes de fomento e financiamento à inovação.

Esses são apenas alguns exemplos de órgãos fomentadores da inovação, pois nesta relação ainda entrariam empresas privadas e anjos. E a torcida é para que essa lista cresça, visto às grandes e rápidas mudanças que ocorrem no mercado global, cujo aceleramento de novas ideias se faz através do investimento em conhecimento, ou seja, em inovação.

 Referências: 
Agência Gestão CT&I. O Portal de Notícias da Inovação. Disponível em :<http://www.agenciacti.com.br/>. Acesso em 07 de julho de 2016.

Anjos do Brasil. Disponível em: <http://www.anjosdobrasil.net/>. Acesso em 15 de julho de 2016.

FUNCAP. Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Disponível em: <www.funcap.ce.gov.br >. Acesso em 07 de julho de 2016.

InovAtiva. InovAtiva recebe 1.149 projetos de todos os Estados para segundo Ciclo do ano. Disponível em: <http://www.inovativabrasil.com.br/inovativa-recebe-1-149-projetos-de-todos-os-estados-para-segundo-ciclo-do-ano/>. Acesso em 07 de julho de 2016.

PRIMATEC. Primatec – Fundo de Investimento em Participações. Disponível em: <www.fundoprimatec.com.br/pt-BR>. Acesso em 07 de julho de 2016

Edital para apoio à Inovação nas empresas recebe propostas até quinta-feira(30). Disponível em: <http://www.nutec.ce.gov.br/index.php/noticias/43810-edital-para-apoio-a-inovacao-nas-empresas-recebe-propostas-ate-dia-30->. Acesso em 07 de julho de 2016.

RIC – Associação Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará. Disponível em:  <http://rededeincubadoras.wix.com/rede>. Acesso em 15 de julho de 2016.

85 Labs. Disponível em: <http://85labs.com/>. Acesso em 15 de julho de 2016.

Yara barreto

Corrupção nas empresas privadas: como combatê-la?

Arte Letícia SITE

A corrupção é um dos maiores desafios mundiais. É um grande entrave para o desenvolvimento sustentável e tem um efeito corrosivo dentro da sociedade. Mas ela não se restringe ao setor público. Ultimamente as empresas privadas têm atentado cada vez mais para os impactos causados por essa prática e suas formas de combate.

A corrupção no meio coorporativo prejudica a competição, representa graves riscos à reputação das empresas e provoca altos custos econômicos, sociais e políticos. Tendo isso em vista, o décimo princípio do Pacto Global das Nações Unidas estabeleceu que “as empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina” (CGU, 2009, p.6).

Para combater a corrupção, as empresas podem utilizar alguns instrumentos, como código de ética, canal de denúncia, controles internos e divulgação de temas relacionados à ética empresarial, atuando para promover um mercado mais íntegro.

Outra forma que as empresas têm de se comprometer ao combate à corrupção é tornando-se signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção. Dessa forma, elas assumem o compromisso de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para seus funcionários, vedar qualquer forma de suborno, trabalhar pela legalidade e transparência de informações e colaborar em investigações, quando necessário. A adesão ao Pacto pode ser feita aqui: www.empresalimpa.ethos.org.br.

A corrupção afeta toda a sociedade, por isso é responsabilidade de todos combatê-la. Sendo assim, é importante que o assunto seja constantemente abordado e que os empresários se comprometam a unir-se na luta contra esse grande mal.

 

Referências:

Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção. Disponível em: <http://www3.ethos.org.br/conteudo/projetos/em-andamento/pacto-empresarial-pela-integridade-e-contra-a-corrupcao/#.V17Y4_krLIU>. Acesso em: 13 de Junho de 2016.

Anticorrupção. Disponível em: <http://globalcompact.pt/anti-corrupcao>. Acesso em 13 de Junho de 2016.

Empresa Limpa. Disponível em <http://www.empresalimpa.ethos.org.br/>. Acesso em 13 de Junho de 2016.

SANTOS, R.A.; GUEVARA, A.J.H.; AMORIM, M.C.S. Corrupção nas organizações privadas: análise da percepção moral segundo gênero, idade e grau de instrução. Revista de Administração da Universidade de São Paulo. São Paulo, v.48, n.1, p.53-66. 2013.

Leticia

 

A influência do atleta para a venda de um produto

ARTE GABI SITE

Sabe-se da popularidade que o esporte tem e que sempre esteve na mídia, obtendo uma legião de admiradores e fãs no mundo todo. Com isso, é muito comum empresas associarem suas marcas a celebridades do esporte, o que é conhecido, no âmbito administrativo, como estratégia de marketing esportivo. Este conceito foi aderido pela primeira vez, em 1978, pela revista americana Advertising Age, relacionando o esporte como veículo promocional.

Antônio Afif, diretor da ASB Brazil Holding, define o marketing esportivo como marketing de um produto ou serviço voltado aos consumidores ligados ao esporte e uma estratégia que emprega o esporte como forma de divulgar produtos, sem que eles tenham qualquer ligação com atividades esportivas. Dessa forma, os maiores investimentos ultimamente têm sido o uso de grandes esportistas, que são, na maioria das vezes, jogadores de futebol para vender uma marca.

Um exemplo disto é o Neymar Jr., a maior referência do futebol brasileiro nos dias de hoje. Qualquer marca que a ele for associada será bem vendida devido à fama que sua profissão trouxe e é disseminada nas mídias. Segundo o G1, nos mês da Copa das Confederações sediada no País em 2013, Neymar liderou o ranking de aparições em propagandas de TV, emprestando sua imagem a 6 empresas (Johnson Controls, Ambev, Unilever, Rede Globo, Volkswagem e Lupo).

Com isso, muitos atletas ganham mais dinheiro por meio da publicidade ao invés do próprio esporte, mostrando o valor e a importância que o marketing exerce ao vender uma marca. Então, cabe aos administradores analisarem o público-alvo a que o produto se direciona e encontrar a melhor estratégia para vendê-lo, sabendo que o esporte tem uma forte influência entre todas as gerações e, ao contrário do que muitos pensam, tanto para os homens, como para as mulheres.

Referências:

Universidade do Futebol. Modelo de administração do marketing esportivo: estratégias de uma ferramenta. Dispoível em: <http://universidadedofutebol.com.br/modelo-de-administracao-do-marketing-esportivo-estrategias-de-uma-ferramenta/>. Acesso em: 16 de junho de 2016.

RPJR. O marketing esportivo e o atleta como marca. Disponível em:<https://rpjr.wordpress.com/2013/08/08/o-marketing-esportivo-e-o-atleta-como-marca/>.Acesso em: 16 de junho de 2016.

G1. Neymar lidera ranking de aparições em propaganda na TV durante junho. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2013/07/neymar-lidera-ranking-de-aparicoes-em-propaganda-na-tv-durante-junho.html>. Acesso em: 16 de junho de 2016.

Gabriela Tomaz

Os erros mais comuns cometidos em entrevistas de emprego

ARTE VICTORIA - SITE

Engana-se quem pensa que ter um bom currículo, recomendações impecáveis e apresentação pessoal adequada são suficientes para se sobressair em um processo seletivo, porque a entrevista de emprego é que pode decidir se o candidato será contratado.

Sem saber como se portar em uma entrevista de emprego, muitas pessoas comentem desvios graves nesse momento tão decisivo e acaba perdendo a vaga de emprego, além de desenvolver certas tensões pelo fracasso na seleção. Abaixo segue uma lista de algumas posturas inadequadas mais frequentes durante entrevistas de emprego e que devem ser evitadas a todo custo.

1. Chegar atrasado: Desrespeitar o horário marcado com o entrevistador já é ponto negativo na hora da escolha do candidato. A dica é pesquisar sobre as possíveis rotas ao local da entrevista e se programar para chegar 20 minutos antes.

2. Vestimentas inadequadas: Roupas inadequadas também podem prejudicar. A dica é conhecer o perfil da empresa que está se candidatando e se vestir coerente a ela.

3. Ser monossílabo nas respostas: É importante que o candidato saiba desenvolver suas respostas com segurança e naturalidade, causando uma boa impressão para o entrevistador.

Dessa forma, é de extrema importância estar atento a essas dicas para que se alcance a tão desejada vaga de emprego, levando em consideração que a entrevista é uma das etapas mais importantes de um processo seletivo, e a grande chance de se sobressair sobre os demais candidatos.

Fonte:

7 erros em entrevista de emprego que podem eliminar candidato. Disponível em <http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2015/08/7-erros-em-entrevista-de-emprego-que-podem-eliminar-candidato.html> Acesso em: 12 de Junho de 2016.

Os sete erros mais comuns em uma entrevista de emprego. Disponível em <http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/os-sete-erros-mais-comuns-em-uma-entrevista-de-emprego/111193/> Acesso em: 14 de Maio de 2016.

Victória Mendes

Saúde e bem estar do trabalhador dentro das organizações

ARTE AMANDA - SITE

Investir na saúde do trabalhador pode ser considerado um tipo de investimento estratégico, tendo em vista que trabalhadores saudáveis possuem um menor índice de absenteísmo, uma capacidade produtiva maior, são mais criativos e mais lucrativos para a organização.

Atualmente, a saúde do trabalhador não pode mais ser vista pelas organizações apenas como um conjunto de medidas tomadas a fim de atender às exigências do Ministério do Trabalho. Os colaboradores constituem os recursos mais valiosos da empresa e como tal devem receber acompanhamento e a devida atenção que merecem. Ter funcionários saudáveis é um fator de diferenciação e competitividade entre as empresas.

Pensando nisso, muitas empresas têm investido em programas de promoção à saúde e qualidade de vida dentro das organizações. Entre as ações desenvolvidas estão: campanhas contra o tabagismo, o alcoolismo e as drogas, ginástica laboral, práticas de esportes, recreação, saúde odontológica, ações culturais, combate ao estresse, orientação para uma alimentação mais saudável, fisioterapia, dentre outras.

Essas práticas que visam promover a saúde e o bem estar do trabalhador, são de extrema importância para a sobrevivência do negócio e como tal deveriam receber atenção redobrada dentro das organizações. Antes de tudo, o foco das empresas deve estar sobre os seus colaboradores, que são um dos principais responsáveis pelo sucesso e saúde da empresa. Em síntese, investir no bem estar dos funcionários é uma ótima escolha, constituindo até mesmo um diferencial competitivo para a organização.

Referências

Programas em saúde ocupacional levam qualidade de vida para as empresas. Disponível em: <http://www.fiepr.org.br/boletimsindical/sindemon/News16905content243647.shtml>. Acesso em: 7 de junho de 2016.

Como promover a saúde do trabalhador na empresa. Disponível em: <http://www.liveseg.com/dicas_saude_do_trabalhador.html>. Acesso em: 7 de junho de 2016.

Amanda-Reis

Como um intercâmbio pode fazer a diferença?

intercambio

            Com um mercado cada vez mais competitivo, a preocupação com a carreira torna-se um fato mais presente na vida dos jovens brasileiros. Logo, quando pensamos na vida profissional, buscamos alternativas de como sair na frente de nossos concorrentes nos processos seletivos, e como garantir a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. Mas o que torna alguns profissionais mais atrativos que outros para as organizações?

            Muitas empresas acreditam que um grande diferencial no processo seletivo é a realização de um intercâmbio por parte do profissional. Para muitos recrutadores e especialistas, um intercâmbio constrói profissionais mais preparados para adversidades. Porém, infelizmente, não são todos que têm a possibilidade de realizá-lo, seja por motivos financeiros, tempo ou outras dificuldades.

            Mas, para todos os casos, existem alternativas que podem ajudar a tornar a viagem possível. Para os que não conseguem por falta de dinheiro, há a possibilidade de intercâmbios voluntários que muitas organizações ofertam. Uma delas é a AIESEC, que oferece intercâmbio para diversos locais do mundo com preço bem acessível.

         Já para os que não podem ausentar-se de seus deveres profissionais, acadêmicos ou até mesmo pessoais por muito tempo, o período de um intercâmbio é bem flexível e pode ser a partir de duas semanas de duração, como é o caso de alguns cursos intensivos de idiomas; ou até mesmo de 2 anos para cursos maiores, como os de especialização.

         O fato é que, de uma forma geral, as empresas buscam pessoas abertas a novas experiências, que não possuam medo de arriscar, e que sejam adeptas a novas culturas e transformações. Assim, realizar um bom intercâmbio é uma ótima maneira de mostrar para as organizações que você possui essas características e que é capaz de oferece-las a elas.

Referências:

Cidadão Global. Disponível em: http://aiesec.org.br/estudantes/cidadao-global/. Acesso em 01 de junho de 2016.

Intercâmbio como diferencial competitivo. Disponível em: http://carreiras.empregos.com.br/seu-emprego/intercambio-como-diferencial-competitivo/. Acesso em 01 de junho de 2016.

JÚNIOR TIMBÓ