A importância do Connect!

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Em uma realidade cada vez mais globalizada, é sempre importante estar informado e conectado sobre as novidades do mundo. Dessa forma, o PET ADM UFC criou, em 2015, um projeto de ensino chamado PET Connect, o qual tem o intuito de manter os alunos de Administração antenados sobre as novidades do mercado, sobre termos e os mais variados temas que envolvem essa área. Hoje, o PET Connect comemora o seu 300° texto.

O Connect, a partir de suas atividades semanais, tenta gerar e transmitir conhecimento, não só na forma de textos, mas também em quadros como: o Pet Informa, o qual divulga notícias sobre o mundo da administração através do Instagram; o PET Informa Drops, que expõe, no stories, notícias sobre o mundo todo; o Click da Semana, onde é mostrado fotos de eventos que os petianos tenham participado; o PET Quotes, que exibe frases célebres de inspiração e; o PET com Humor, em que são postados memes sobre o cotidiano do universitário.

Esse projeto gera conhecimento para todos os envolvidos, não só para os leitores, mas para os autores e os corretores dos textos, para aqueles que procuram informações sobre o mundo e sobre a administração também, pois todos os petianos trabalham para oferecer informações verídicas e de boa qualidade.

Assim, o PET Connect tenta, em todas as plataformas digitais atuantes, informar ao público alvo sobre o que está acontecendo no mundo e as novidades da Administração, de forma interativa, moderna e alinhada com sua missão, que é propagar o ensino e o conhecimento dentro da universidade.

RITHELLE

PET informa

Quer ficar por dentro das notícias que impactam o mundo administrativo ? O PET ADM UFC te informa!

NOTÍCIAS

https://exame.abril.com.br/marketing/pela-1a-vez-patrocinio-de-marcas-a-copa-do-mundo-cai/

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/06/secretario-do-tesouro-dos-eua-diz-que-limite-de-investimento-nao-se-restringira-a-china.shtml

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/06/china-mira-brasil-como-parceiro-estrategico-em-meio-a-guerra-global.sht

IMAGENS

https://goo.gl/6GGUPE

https://goo.gl/ufERgx

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https://goo.gl/31VxGr

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https://goo.gl/xkeD1J

 

Regionalização das propagandas: Cerveja no Mc Donald’s?

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A busca das empresas para se tornarem cada vez mais íntimas de seus consumidores acarreta na procura constante de novas estratégias para conhecer o consumidor e adequar suas peças publicitárias e produtos. Uma dessas estratégias é a regionalização, que consiste em ações mercadológicas voltadas para determinada região, criando estratégias específicas para os mercados, como a personalização de seus produtos e propagandas com os aspectos culturais de seu público-alvo.

Podemos tomar como exemplo o Mc Donald’s, a rede de fast food popularmente conhecida, que, enquanto, no Brasil, serve seus hambúrgueres acompanhados com refrigerante ou café, na Alemanha, os mesmos produtos são servidos com cerveja. Outro exemplo foi o biscoito Bono, edição limitada de Canjica, exclusivo para a região Norte/Nordeste. A Fiat, líder de mercado no ramo automobilístico, também é adepta da regionalização, a montadora procura adequar os seus carros ao gosto e padrão dos consumidores de uma região específica. A empresa, que atribui grande parte do seu sucesso a essa técnica, chegou a lançar mais de 10 mil versões do mesmo carro com diferentes adaptações.

Essa estratégia, também, é utilizada no marketing digital. A Netflix investe pesado nas propagandas regionalizadas, sempre trazendo peças que abordam o contexto atual do país e personalidades influentes, além de vários outros aspectos, como a divulgação da série Stranger Things feita pela querida rainha dos baixinhos, Xuxa, e a publicação em suas plataformas digitais da série House of Cards sobre a situação política do Brasil.

A regionalização cria um relacionamento direto com consumidores específicos. O desafio está na utilização correta dos aspectos e características regionais, observando a compatibilidade desses elementos com a proposta da marca, desenvolvendo ações e produtos diferenciados e criativos que fortaleçam a relação da marca-consumidor através da sensibilidade da marca às preferências de cada consumidor.

ADNEWS. Regionalização impulsiona crescimento das marcas. Disponível em <http://adnews.com.br/publicidade/regionalizacao-impulsiona-crescimento-das-marcas.html>. Acesso em 11 de abril de 2018.

O MELHOR DO MARKETING. REGIONALIZAÇÃO DE MARCAS – CRIANDO RELAÇÕES COM O CONSUMIDOR. Disponível em <http://omelhordomarketing.com.br/regionalizacao-de-marcas-criando-relacoes-com-o-consumidor/>. Acesso em 11 de abril de 2018.

METROPOLES. House of Cards faz piada com a política brasileira. Disponível em <https://www.metropoles.com/sai-do-serio/so-rindo/house-of-cards-faz-piada-com-a-politica-brasileira>. Acesso em 11 de abril de 2018.

INGV

E se o Plankton estudasse Administração?

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Para aqueles que não assistiram ao desenho da Nickelodeon, Bob Esponja, talvez não saibam dos diversos planos de Plankton para roubar a fórmula do Hambúrguer de Siri de seu concorrente, o restaurante Siri Cascudo, para poder, assim, alcançar o sucesso de seu estabelecimento, o Balde de Lixo. Entretanto, seus planos sempre falham e, sem a milagrosa fórmula, ele nunca conseguia clientes para se sustentar. Mas será que apenas essa receita seria suficiente para alcançar esse tão desejado sucesso?

Com os avanços nos estudos em Administração, muitas técnicas para auxiliar na criação e no gerenciamento de novos negócios foram desenvolvidas, facilitando a vida de quem administra o seu próprio empreendimento. Técnicas como a análise SWOT, que visa conhecer os pontos fortes e fracos do negócio e identificar oportunidades e ameaças do mercado, e a análise de stakeholders, cujo objetivo é identificar o conjunto de interessados em seu projeto e planejar o suporte que eles podem oferecer, facilitam para que o desenvolvedor arquitete o seu projeto desde o início, de forma a monitorar os seus processos até que o resultado esperado seja atingido. Com isso, o Plankton poderia fazer um planejamento estratégico para que seu produto se adéque às necessidades do público-consumidor.

Além disso, quando o produto, seja ele tangível ou intangível, entra no mercado, é muito importante posicioná-lo entre os clientes, pois, a exemplo do caso, o Balde de Lixo precisaria aumentar o valor de sua marca para poder competir de igual com um concorrente muito bem posicionado como o Siri Cascudo. Para isso, poderia ser utilizada uma série de estratégias para ter o fortalecimento de sua marca na mente do consumidor, como o alinhamento da comunicação e a efetuação do marketing de experiência, sendo este último uma ação para criar “momentos de conexão entre a empresa e as pessoas, provocando respostas sentimentais e ajudando, assim, a criar vínculos entre os consumidores e os valores da marca” (ZERO CINCO, 2018).

Desse modo, apenas ter um bom produto não garante o sucesso dos negócios. Gerir o patrimônio da empresa, controlar os custos, treinar os funcionários, pesquisar as tendências do mercado e garantir a satisfação dos clientes são algumas das atividades às quais as organizações precisam estar atentas e que devem ser trabalhadas para garantir o lucro e sobrevivência de sua firma. Por isso, Plankton, ao invés de gastar seus recursos para copiar um produto igual ao de seu concorrente, deveria investir em adquirir conhecimentos em Administração para conseguir fazer com que o Balde de Lixo consiga seu espaço entre os consumidores da Fenda do Bikini.

Referências

DESTINO NEGÓCIO. Conheça 5 técnicas de administração para melhorar a gestão de seu negócio. Disponível em: <http://destinonegocio.com/br/financas/conheca-5-tecnicas-de-administracao-para-melhorar-a-gestao-de-seu-negocio/>. Acesso em: 04 de maio de 2018.

ZERO CINCO. 5 estratégias de Branding para impulsionar o seu negócio. Disponível em: <https://www.zerocinco.com.br/blog/branding/estrategias-de-branding/>. Acesso em: 04 de maio de 2018

LF

PET informa

Se liga nos acontecimentos recentes que influenciam o mundo administrativo! Esse é o #PETInforma.

Notícias

https://exame.abril.com.br/brasil/temer-defende-parceria-da-uniao-europeia-com-o-mercosul/

https://exame.abril.com.br/economia/empresas-dos-eua-criticam-barreiras-de-trump/

https://exame.abril.com.br/economia/bc-da-argentina-lanca-novas-medidas-para-acalmar-mercados-financeiros/

Imagens

https://goo.gl/sF7Bm6

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https://goo.gl/KBkp9c

https://goo.gl/NJcE7b

Festejos Juninos: mais do que festas, oportunidades

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Com a crise econômica brasileira e a greve dos caminhoneiros, que resultou em um aumento relevante nos preços de muitos alimentos e produtos, faturar um bom dinheiro em uma época tão divertida e bonita, como são os festejos juninos, parece bom demais para ser verdade. No entanto,  é possível, basta apenas um bom marketing, planejamento, ideias inovadoras e saber usar os recursos que estão a sua disposição.

Os festejos juninos, popularmente conhecidos como “São João”, produzem, no comércio, oportunidades para quase todos os ramos, desde o mercado de moda e decoração ao setor alimentício. Desse modo, muitas pessoas se utilizam desse período de festividade para empreender momentaneamente, vendendo bolos, doces e tortas típicos, como pé de moleque e canjica, e bebidas tradicionais, como licor de jenipapo e aluá. Além disso, quem quiser garantir um dinheiro a mais no final do mês também pode optar pela produção de enfeites decorativos (como balões e bandeirinhas) e roupas típicas. Diante disso, é perceptível que as possibilidades são diversas, o ideal é procurar aquela em que o empreendedor irá se destacar mais perante o público.

Ademais, as festas juninas possibilitam, também, uma oportunidade de atrair mais público para os negócios. Com isso, investir em uma decoração típica no estabelecimento, em uma caracterização dos funcionários com roupas temáticas e em campanhas publicitárias com teor junino, como “ofertas de São João”, é uma ótima ideia, pois proporciona uma boa experiência nos clientes, a qual poderá gerar um aumento das vendas.

Os festejos juninos ocorrem durante todo o mês de junho, desse modo, é necessária uma preparação com alguns meses de antecedência, reservando uma quantidade de dinheiro e materiais para que se consiga oferecer produtos com qualidade e bons preços, pois, assim, os lucros serão maiores. Por fim, como na maioria das datas comemorativas, as oportunidades de faturar com os festejos juninos são  variados , agora basta apenas o individuo por em prática suas ideias e usar sua criatividade aliada ao São João, para que essa data seja além de comemorativa, alegre e especial, torne-se uma data lucrativa.

Referências:

BLOG GUADAIM. Festa junina: como o seu negócio pode gerar mais lucro nesse período?. Disponível em: <https://blog.guadaim.com.br/como-lucrar-festa-junina/>. Acesso em: 01 de junho de 2018.

CORREIO 24 HORAS. Grana junina: veja dicas para empreender na copa e também no são joão. Disponível em: <https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/grana-junina-veja-dicas-para-empreender-na-copa-e-tambem-no-sao-joao/>. Acesso em: 01 de junho de 2018.

G1 GLOBO. São joão: empreendedores apostam nas festas de junho para aumentar a arrecadação. Disponível em: <http://g1.globo.com/bahia/jornal-da-manha/videos/v/sao-joao-empreendedores-apostam-nas-festas-de-junho-para-aumentar-a-arrecadacao/5925013/>. Acesso em: 01 de junho de 2018.