HAVAIANAS: TODO MUNDO USA

Texto 231 - Rithele [SITE]

 

Que os produtos da marca Havaianas são bastante conhecidos isso todo mundo já sabe.  Mas como ela conseguiu ser reconhecida por tantos países?

No início, a Havaianas queria atingir o público da classe média alta, mas não foi o que aconteceu. Em 1980, ela era considerada sandália para pessoas com menor condição financeira e um item da cesta básica brasileira. O resultado disso foi a perda do charme e a fama de ser dirigida a pessoas pouco exigentes. Elas se transformaram em artigo popular e, se alguém possuía um par, não tinha coragem de sair de casa com ela.

A partir de então, o objetivo era ampliar ou mudar a imagem que os consumidores e, principalmente, os não consumidores, tinham da Havaianas. Para isso, foram usadas duas estratégias básicas: alteração do marketing e da marca e releitura do produto.

Na tentativa de fazer a marca ganhar mais visibilidade, a Havaianas investiu em marketing informal. Figuras famosas, brasileiras e estrangeiras, começaram a ser vistas calçando-as – graças à distribuição gratuita de edições limitadas das sandálias. Com humor, descontração, simpatia e envolvimento, as campanhas na TV, que trazem personalidades usando as havaianas em seu dia-a-dia, dão credibilidade e veracidade aos comerciais, estreitando a relação do produto com o consumidor e gerando um processo de identificação.

A revitalização da marca em 1994 se deu com o lançamento das Havaianas Top. Até então, eram somente cinco cores das havaianas tradicionais (preta, azul, verde, amarela e rosa). Essa estratégia de revitalização incluiu o lançamento de cores da tendência da moda, embalagens, novos expositores e propaganda direcionada para um público consumidor de classe média. A linha das sandálias cresceu de apenas um modelo em 1994 para mais de 90 em 2011, de acordo com Araújo e Rosas (2012).

Hoje, há uma grande diversidade de modelos e as cores são renovadas a cada coleção, seguindo a tendência da moda, o que garante ao produto uma atualização constante. A modernização das havaianas legitimou algo que já traduzia liberdade, conforto e descontração. O jeito Havaianas de ser espalhou-se pelo Brasil, ultrapassou as barreiras dos idiomas e costumes e conquistou os consumidores de vários países, em todos os continentes.

A qualidade do produto, a estratégia de marketing e a campanha publicitária com pessoas famosas, trouxeram vida para a tradicional sandália. As Havaianas ganharam um grande apreço popular e as pessoas passaram a associar as “alpargatas ou chinelas” com o nome da marca.

FONTES:

Havainas – sucesso da utilização do marketing público e privado. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/havaianas-sucesso-da-utilizacao-do-marketing-publico-e-privado/47505/. Acesso em 02 de agosto de 2017.

ARAÚJO, Alcione Lino de; ROSAS, Jhully Evelyn Lima. A Estratégia do Marketing da Sandália Havaianas.  Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (VII CONNEPI). Tocantins, 2012. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/2698/2657. Acesso em 02 de agosto de 2017.

Prezi. Estratégias de Branding Merketing da Havainas. Disponível em: https://prezi.com/0l_pmwo_5hl7/estrategias-de-branding-marketing-da-havaianas/ . Acesso em 02 de agosto de 2017.

 

RITHELLE

Os cuidados ao se fazer uma publicidade

Texto 230 - Luis Fernando [SITE]

 

A publicidade, técnica de comunicação em massa, cujo objetivo fundamenta-se na transmissão de informações sobre produtos ou serviços para fins comerciais, é uma das extensões mais aparente do marketing, e, tal como este, deve ser utilizada para agregar valor à marca. Tal técnica é potencializada pelo processo de globalização, em que a rápida divulgação em massa de informação faz com que uma ideia consiga alcançar uma maior quantidade de pessoas e de uma maneira mais acessível. Devido a essa abrangência, mesmo que possa servir de importante ferramenta para a publicidade, as novas tecnologias de comunicação apresentam ameaças à empresa quando a publicidade criada apresenta uma má interpretação por parte do público se ela contiver um sentindo ambíguo ou quando ela vai contra algum princípio moral ou ético, frustrando o seu cliente e gerando uma comoção negativa para a imagem da organização.

Exemplo disso foi o ocorrido com a escola de natação FitFlex Aquacenter, localizada em Vale dos Sinos, Rio Grande do Sul. No caso tratado, a empresa promoveu suas aulas para bebês e crianças utilizando, mesmo que a segundo plano, a imagem do menino sírio-curdo que morreu afogado na Turquia, símbolo da tragédia dos refugiados do Oriente Médio. A ideia era alertar aos pais sobre o afogamento, um dos motivos que mais causam a morte de crianças, mas não foi bem aceita pelos internautas, que repudiaram a empresa pela propaganda, pois interpretaram como uma divulgação sem senso ético.

Para evitar essa ambiguidade de significados, é preciso atentar ao processo de formação da campanha publicitária, sendo aconselhável seguir três etapas para a sua realização:

Definição dos objetivos: Devem-se traçar as metas da comunicação, ou seja, os objetivos da propaganda. Tais escopos devem ser apresentados de forma clara e serem passíveis de realização, expondo as expectativas de resultados;

Definição do público-alvo: Traçar o perfil do público-alvo por meio de pesquisas, para identificar os efetivos consumidores. Essa etapa é importante para direcionar a campanha e para adequar a linguagem utilizada a eles.

Planejamento: Uma vez colhidas as informações referentes às etapas supracitadas, deve-se planejar para que a campanha esteja alinhada com a visão, missão e valores institucionais e mercadológicos. Além disso, devem ser planejadas as estratégias de comunicação e abordagem, além dos argumentos e dos veículos de divulgação acessíveis à empresa.

Desse modo, é importante que a organização esteja atenta ao significado e ao impacto que sua campanha publicitária irá passar a sociedade. Ainda que uma boa estratégia de divulgação de marketing necessite de criatividade e de exploração do ambiente, no que condiz às ocorrências que estão repercutindo no meio comunicativo, primeiro necessita-se ter o cuidado em pensar: Qual imagem eu quero passar sobre a minha marca? Essa propaganda fará com que os meus clientes reajam de forma a entender essa imagem?

 

Referências:

Administradores. Marketing vai além da propaganda e nele tudo faz diferença. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/marketing-vai-alem-da-propaganda-e-nele-tudo-faz-diferenca/96369/> Acesso em: 01 de agosto de 2017.

 

Globo.com. Anúncio de escola de natação do RS usa foto de bebê sírio e gera polêmica. Disponível em: <http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2016/03/anuncio-de-escola-de-natacao-do-rs-usa-foto-de-bebe-sirio-e-gera-polemica.html> Acesso em: 01 de agosto de 2017.

 

Portal Administração. Marketing Negativo? Exemplo do que não fazer. Disponível em: <http://www.portal-administracao.com/2013/10/marketing-negativo-um-otimo-exemplo-do_18.html> Acesso em: 01 de agosto de 2017.

 

Portal Educação. Os passos de uma campanha publicitária. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/marketing/os-passos-de-uma-campanha-publicitaria/43987> Acesso em: 01 de agosto de 2017.

 

Significados. Significado de Publicidade. Disponível em: <https://www.significados.com.br/publicidade/> Acesso em: 01 de agosto de 2017.

 

 

LF

A Mulher-Maravilha das organizações

Texto 229 - Ingrid [SITE]

Lançado em julho de 2017, o filme da “Mulher-Maravilha” traz a mensagem de poder, reconhecimento e empoderamento feminino. Diana Prince, interpretada pela atriz israelense Gal Gadot, não tem medo de se impor e mostrar a que veio. O filme reforça a ideia de que as mulheres podem assumir riscos e que, quando agem de forma segura, autoconfiante e corajosa, alcançam posições de destaque.

A luta por mais reconhecimento da liderança feminina nas organizações sempre foi acompanhada de preconceitos e desafios. O filme retrata, de forma implícita, como a mulher pode superar tais entraves. Então, confira quatro lições que podemos tirar do filme.

Esteja preparada: Invista em sua capacitação pessoal, porque além de ser uma maneira de ganhar uma vantagem competitiva, uma especialização ou curso pode otimizar seus resultados e, consequentemente, os da organização em que está inserida.

Deixe claro as suas opiniões: Não existe outro método que torne as pessoas conhecedoras de sua posição, logo é preciso que a deixe explícita. As cenas que acentuam essa ideia no filme são as que retratam a participação de Diana Prince nas “reuniões de homens”, onde ela expõe sua posição acerca do que pensa de uma forma segura e decidida.

Seja autoconfiante: Não tenha medo de ser expressiva. Acompanhado do medo está a insegurança, o famoso “medo de não ser o suficiente”. Esse ponto corrobora com o anterior, pois grande parte das pessoas, na maioria das vezes, não expressam suas opiniões por medo de serem descartadas ou mal compreendidas no âmbito coletivo. No entanto, quando você não acredita na sua capacidade, você permite que outras pessoas tomem suas decisões. A dica é enfrentar a timidez e o medo para compartilhar seu posicionamento, fazer suas escolhas e assumir suas responsabilidades.

Foco no que quer: Tenha um objetivo e lute para alcançá-lo, não deixe que limitem seus planos. Mantenha o foco e a disciplina para chegar ao ponto onde quer estar.

O preconceito que se perpetua dentro das organizações acerca do empoderamento feminino não será tão facilmente extinguido, o que significa que as batalhas por igualdade e reconhecimento, tanto dentro como fora do âmbito profissional, devem continuar. Logo, as mulheres-maravilhosas da vida real possuem o dever de quebrar essas barreiras culturais através de suas ações realizadas com afinco e dedicação.

Referências

Portal dos Administradores. A mensagem de esperança e de empoderamento feminino reforçada pelo filme da Mulher-Maravilha. Disponível em <http://www.administradores.com.br/noticias/entretenimento/a-mensagem-de-esperanca-e-de-empoderamento-feminino-reforcada-pelo-filme-da-mulher-maravilha/119910/>. Acesso em 25 de julho de 2017.

Portal dos Administradores. Liderança feminina nas organizações: um novo espaço para a mulher. Dispinível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/empoderamento-feminino/103513/>. Acesso em 25 de julho de 2017.

 

INGV

Logística reversa: de responsabilidade social à estratégia empresarial

Texto 221 - Joicy [SITE]

 

O aumento da poluição ambiental é ocasionado por diversos fatores, como o crescente número de automóveis em circulação, a falta de responsabilidade com a utilização de recursos materiais e, principalmente, por indústrias e mercado fabril, o que corrobora para um maior destaque na problemática da sustentabilidade empresarial do setor.

Com a tentativa de minimizar o impacto do desordenado descarte de material, muitas empresas recorreram ao que conhecemos por Logística Reversa. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Enquanto o papel da logística direta é levar do produtor aos centros de distribuição, depois para o mercado e, finalmente, para o público consumidor, a logística reversa faz o papel inverso, pegando os produtos altamente dispersos e devolvendo-os às suas origens para tratamento, disposição final ou reciclagem.

Isso nos leva a refletir os benefícios que o uso da logística reversa traz para as organizações. Dentre as vantagens, merece destaque o benefício social e ambiental que se tem com a reutilização de resíduos, diminuindo o impacto desses no meio ambiente e na sociedade. Outro benefício encontra-se na própria economia com novos insumos, já que os resíduos retornam à cadeia produtiva, diminuindo gastos para aquisição de nova matéria prima. A organização, também, pode fazer uso de estratégias de Marketing Verde ou Marketing Ambiental, que é a estratégia voltada ao processo de venda de produtos e serviços baseados nos seus benefícios ao meio ambiente. É a estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma imagem ecologicamente consciente.

Assim sendo, admite-se que as organizações que se utilizam dessa prática possuem diferencial competitivo frente às demais, garantem uma maior lucratividade e, ainda, cumprem seu papel social. É a garantia de uma boa estratégia, atrelada à responsabilidade ambiental.

 

Fonte:

Empresa Brasil de Comunicação. O que é logística reversa? Disponível em: <http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/01/o-que-e-logistica-reversa> Aceso em 04 de Julho de 2017.

Ministério do Meio Ambiente. Logística Reversa. Disponível em:.<http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-perigosos/logistica-reversa> Acesso em 03 de Julho de 2017.

Painellogistico O que é Logística Reversa e quais as vantagens para marca e o meio ambiente? <http://www.painellogistico.com.br/o-que-e-logistica-reversa-e-quais-as-vantagens-para-marca-e-o-meio-ambiente/>. Acesso em 03 de Julho de 2017.

 

 

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