Internacionalização de marcas brasileiras

Artigo 26 Felipe

Desde a época em que se usavam peles de animais às atuais grifes famosas, as roupas têm servido não somente a proteção do corpo, mas também para atribuir status ao usuário. Pensando nessa atribuição de status, algumas grifes brasileiras utilizam o marketing estratégico como ferramenta para valorizar suas marcas no mercado. Duas dessas marcas são:

  1. John John: Talvez seja umas das marcas que mais apostou nessa forma de marketing, através do seu slogan em inglês e campanhas estreladas por astros internacionais, como Zac Efron e a modelo russa Irina Shayk.
  2. Forum: Em 1998, Tufi Duek, criador da grife, partiu em busca do mercado internacional, abrindo um showroom em Nova York. Hoje, suas roupas fazem parte do armário de famosas como Meg Ryan e Jennifer Lopez.

Nossa sociedade marcada pelo consumismo exagerado e por valorizar os produtos do exterior em detrimento do mercado nacional, favoreceu o surgimento de estratégias de internacionalização de marcas como método de valorização das mesmas. Um bom administrador deve estar atento às novas tendências e oportunidades de negócios, tendo ciência de que um produto deve ser feito para suprir uma necessidade e não ser apenas mais um no mercado.

Fontes: http://www1.folha.uol.com.br/serafina/2014/08/1507559-cultivando-imagem-gringa-marca-brasileira-john-john-faz-sucesso-entre-jovens.shtml

http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/5-marcas-brasileiras-que-fazem-ou-fizeram-sucesso-posando-de-gringas/92145/

Felipe Silva

Projeto de Apoio ao Intercambista

Você sabe o que é o PAI? Confira no vídeo abaixo:

No dia 22 de Abril, quarta-feira, às 14h na sala 204 da FEAAC – UFC, o Projeto de Apoio ao Intercambista (PAI) promoverá um evento sobre a Internacionalização da universidade e as oportunidades de intercâmbio na UFC. Aproveite essa oportunidade para conhecer o nosso projeto e ficar por dentro da nossa seleção, cujas inscrições de novos padrinhos e madrinhas ocorrerão no período de 04 a 15 de Maio. 

renata mello

Product Placement: presente em todo lugar que olhamos

Artigo 20 Nícolas

Vivemos em um mundo cada vez mais multifacetado e somos expostos diariamente a milhares de mensagens publicitárias. Devido a este ambiente de acirrada concorrência, o setor de Marketing está enfrentando obstáculos para despertar a atenção dos consumidores e atraí-los para a marca anunciada. É neste cenário de mudanças que surge o Product Placement como forma alternativa de Marketing.

Product Placement é uma inserção sutil de marcas/produtos/serviços em mídias de massa (televisão, cinema, música, videogames, entre outros). Esse tipo de inserção aparece dentro do conteúdo do programa, e não na parte destinada para as ações publicitárias, como acontece com os tradicionais comerciais de televisão. Por estar inserido na narrativa do programa, o Product Placement possui uma maior credibilidade e menor resistência por parte do consumidor.

Pesquisas afirmam que é possível ocorrer a transferência emocional dentre um determinado programa de televisão e os produtos inseridos nesta produção. É exatamente por este motivo que os setores de Marketing buscam inserir suas marcas em cenas que salientam aspectos positivos. As inserções de Product Placement buscam criar um senso de autoidentificação implícita. Logo, quando observamos um determinado personagem utilizando uma marca qualquer, automaticamente nos identificamos com a mesma.

É possível salientar a grande quantia de dinheiro destinada pelas empresas para a inclusão de seus produtos nas mídias de consumo. São diferentes ferramentas utilizadas pelos setores de Marketing, e o Product Placement figura apenas como um aspecto dentre tantos outros existentes. Devido a sua capacidade de unir publicidade com entretenimento, e a sua inclusão, cada vez mais persistente, a única maneira que temos de nos desvencilhar de tal exposição é desligar a televisão e nunca mais ir ao cinema.

Fonte: http://www.newstalk.com/Product-placement-is-everywhere-we-look–and-we-only-have-ourselves-to-blame

Nicolas

Gestão de Si – Propulsora do Sucesso Acadêmico e Profissional

Imagem Extra 14042015 site e facebook

Um Projeto acadêmico voltado para o desenvolvimento dos alunos, que apresenta um novo jeito de ver a vida acadêmica – cheia de possibilidades de crescimento e conhecimento, visando auxiliar o discente no alcance de seus objetivos, na elaboração do seu projeto de vida e carreira, e no aprimoramento das competências essenciais para o mundo acadêmico e para o mundo do trabalho poderá colaborar na redução dos índices de evasão e retenção. Jovens capazes de explorar melhor seus talentos, de reconhecer seus pontos fortes e fracos, de desenvolver inteligência emocional e resiliência são, sem dúvida alguma, fortes candidatos a cidadãos e cidadãs mais realizados, mais felizes e mais seguros de si.

Márcio Roberto

As inscrições para o V PET ADM UFC continuam!

Atendendo a pedidos dos alunos, O PET ADM UFC comunica que, em virtude do período de provas, o PET ADM UFC Dissemina que estava programado para os dias 14, 15 e 16 de abril será adiado para os dias 28, 29 e 30 de abril.
O PET ADM UFC agradece a compreensão de todos e aguarda a sua participação no nosso evento.
Artes 2 Dissemina

Resenha Crítica

Artigo 17 Manu

A obra Educação e Mudança, de Paulo Freire, tem por objetivo a análise do papel preponderante que a educação exerce no processo de mudança social. Em consonância ao pensamento marxista, o autor instiga o leitor à reflexão sobre qual fundamentação a educação tem se estabelecido: estável, para manter a ordem vigente; ou crítica, voltada à transformação social.

A educação é aqui concebida não como mero instrumento de adaptação dos indivíduos à sociedade, mas como processo de desenvolvimento da tomada de consciência, a fim de possibilitar ao indivíduo sua busca por emancipação. A educação é, pois, instrumento de diálogo, politização, reivindicação, participação social.

Freire convida o leitor a refletir criticamente acerca da sociedade posta com seu sistema educacional voltado para a lógica mercadológica, afastando-se assim de sua origem quando servia de elemento para crescimento do homem como ser individual e grupal.

Registra-se aqui o convite à leitura e apreensão desta obra, cujo estudo crítico tem suas reflexões fundamentadas na concretude do cotidiano e não em mero intelectualismo, e são inspiradas no amor e esperança, o que fornece subsídios para o exercício de uma prática profissional em Administração que busque ir além do gerenciamento de pessoas ou recursos visando o lucro, mas que inspire resolução de problemas, superação e transformação social.

Fonte: FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 7. ed. vol. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

Emanuella

Chefe às escondidas

Artigo 16 Noelle

Para aqueles que desejam abrir seu próprio negócio, acreditar em seu potencial, ser inovador e fornecer um serviço de qualidade são apenas alguns dos atributos necessários para se alcançar o sucesso. Ademais, é válido ressaltar que o bom relacionamento com seus funcionários pode auxiliar a empresa a atingir de maneira mais eficiente seus objetivos.

E, pensando nisso, uma rede de televisão norte-americana criou um reality show chamado Undercover Boss. Nele, os grandes executivos de empresas dos Estados Unidos assumem temporariamente, e disfarçados, o lugar de colaboradores de sua própria empresa com o intuito de conhecer melhor o funcionamento desta.

Todd Pedersen, fundador da Vivint, uma companhia que possibilita a integração de residências por um sistema online, participou do programa exibido em 20 de fevereiro deste ano, e compartilha as lições aprendidas que o fizeram melhorar suas habilidades em exercer sua posição de líder:

  1. Conheça suas raízes – Mesmo depois do crescimento de sua empresa, conheça seus funcionários e compreenda as dificuldades passadas em seu cotidiano;
  2. Mantenha seus olhos nos detalhes – Como um líder, é necessário olhar para o todo e focar na visão da companhia, porém nunca se esqueça da importância dos detalhes. Pequenas mudanças podem causar um grande impacto no dia a dia do trabalho;
  3. Se conecte com seus colaboradores – Passar um tempo de qualidade com aqueles que trabalham em sua empresa é essencial para a criação de respeito mútuo e aumento do comprometimento. Essa conexão pode ser feita a partir de um café durante um intervalo ou em algum evento promovido pela empresa.

Fontes:

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/dica-de-conteudo-na-tv-o-chefe-espiao/68783/

http://www.entrepreneur.com/article/243157

Noelle