Ovos de chocolate: A receita da Páscoa que aumenta a receita das empresas

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Aproxima-se o momento mágico que, para a maioria das crianças, é a época na qual um lindo coelhinho de olhos vermelhos e pelos branquinhos distribui ovos de chocolate e, quem sabe, elas poderem encontrar aquele brinde de seu personagem favorito dentro dele. Entretanto, na perspectiva de muitas empresas, principalmente das produtoras de chocolate, a Páscoa é um período que pode ajudar a aumentar a sua receita.

Nas redes de varejo, a decoração pascoal dá um ar mágico para as lojas, que dispõem os chocolates em seus corredores e forram seus tetos, atraindo, assim, a atenção dos compradores. Os ovos de chocolate são um produto sazonal, ou seja, tem sua maior demanda em determinado período do ano, devido à comemoração da Páscoa. Mesmo com o declínio do número de venda nos últimos dois anos, as estimativas são positivas: segundo a consultoria Euromonitor, está previsto uma alta de 7,9% nas vendas sazonais de chocolate para o ano de 2018.

Entretanto, é importante lembrar que as empresas precisam de um bom planejamento estratégico caso queiram lucrar nesse período. Estratégias como as parcerias com outras organizações para a construção de brindes e a diversificação dos preços e qualidades do produto são muito utilizadas para garantir a preferência do comprador frente aos seus concorrentes.

Dessa forma, a venda de ovos de chocolate pode ajudar muitas empresas a baterem as suas metas. Entretanto, como já falado, um produto sazonal tem sua grande demanda apenas em determinados períodos, sendo comum sua desvalorização após esse, por isso é um grande risco voltar toda a empresa para a sua fabricação. Para isso, é importante que as organizações continuem com suas produções, elevando o pedido de matéria-prima e contratando profissionais temporários para atender à procura.

Referências:

ENDEAVOR BRASIL. Sazonalidade: sua empresa está pronta para ela?. Disponível em: <https://endeavor.org.br/sazonalidade/>. Acesso em: 08 de março de 2018.

DIÁRIO DO COMÉRCIO. Páscoa: sazonalidade dos negócios. Disponível em: <http://diariodocomercio.com.br/noticia.php?tit=pascoa_sazonalidade_dos_negocios&id=63895>. Acesso em: 08 de março de 2018.

DIÁRIO DO NORDESTE. Páscoa aquece venda de produtos sazonais. Disponível em: <http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/pascoa-aquece-venda-de-produtos-sazonais-1.427142>. Acesso em: 08 de março de 2018.

PORTAL AMIS. Indústrias de chocolate esperam melhora em vendas de ovos de Páscoa. Disponível em: <http://www.portalamis.org.br/?secao=noticias&id=3462>. Acesso em: 08 de março de 2018.

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AMAZON GO: A loja futurística que elimina seu tempo em filas

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Nos últimos anos, a administração do tempo está se tornando uma realidade para a maioria das pessoas, uma vez que elas precisam realizar múltiplas tarefas em um único dia. Dessa forma, qualquer evento que demore mais que o esperado pode acabar atrapalhando outras atividades que antes foram planejadas. Por isso, novos métodos que reduzam o tempo de espera em atividades rotineiras atraem muito a atenção da sociedade, como é o caso do novo mercado lançado pela Amazon: o Amazon GO.

Com a proposta de eliminar a espera em filas de pagamento, o Amazon GO é um minimercado no qual o cliente pode pegar seu produto na prateleira e sair da loja sem precisar passar por caixa algum. Isso é possível graças à tecnologia implantada por todo o estabelecimento, que tem a capacidade de reconhecer o produto que está sendo levado. Para acessar a loja, o cliente precisa apenas de uma conta cadastrada no Amazon, o aplicativo Amazon Go, baixado de forma gratuita nas plataformas da Apple Store, Google Play e Amazon Appstore, e um telefone iPhone ou Android de recente geração.

Para entrar, o sistema utiliza o código QR do seu aplicativo para permitir o acesso ao estabelecimento, procedimento parecido com o utilizado por ônibus e metrôs. A partir daí, o cliente é livre para escolher entre os produtos ofertados na loja e sair. Devido ao sistema de câmeras e sensores “de peso” nas prateleiras, o sistema reconhece o que o consumidor pegou e envia para o seu celular a lista de compras, a qual será cobrada em seu cartão de crédito.

Por enquanto, há apenas uma loja da franquia disponível ao público em geral, e não se tem previsão se outras do mesmo estilo serão instaladas em outros países. Entretanto, a proposta que tal minimercado traz é considerada inovadora e altamente útil para a realidade da sociedade, que está, cada vez, mais buscando economizar seu tempo. Ademais, esta pode ser uma tendência que outras empresas do mesmo setor poderão investir em suas lojas para melhor satisfazer as necessidades de seus clientes. Não é por menos que muitos já estão chamando o Amazon Go de “a loja futurista”.

Referência

AMAZON. Amazon GO. Disponível em: <https://www.amazon.com/b?node=16008589011>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2018.

ELPAÍS. Amazon Go, a loja sem atendentes e sem caixa. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/22/tecnologia/1516601138_966659.html>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2018.

SAPO24. Amazon Go. Entrar num supermercado e sair com as compras feitas e aparentemente sem pagar. Disponível em: <http://24.sapo.pt/tecnologia/artigos/amazon-go-entrar-num-supermercado-e-sair-com-as-compras-feitas-e-aparentemente-sem-pagar>. Acesso em: 06 de fevereiro de 2018.

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A utilização dos memes no marketing digital

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Com a explosão das mídias sociais e o ambiente criativo que a internet promove, a utilização de memes e as piadas nas redes sociais passaram a ser parte da cultura digital. É praticamente impossível você passar por alguma rede social sem se deparar com trocadilhos de palavras e fotos virais. O alcance desse tipo de conteúdo é tão grande que as empresas começaram a adotá-lo como peças publicitárias, pegando carona no sucesso dos memes para associar com suas marcas e promover seus produtos. 

A utilização de piadas como estratégia de marketing digital tem ficado cada vez mais popular entre as empresas. No entanto, muitos critérios devem ser avaliados antes das empresas investirem nesse tipo de propaganda, pois existem vários cases de sucesso com os memes, mas também muitos fracassos. Tais fracassos se dão, muitas vezes, quando a marca/empresa não estuda o seu público-alvo, não avalia bem se o contexto da publicação se encaixa com sua estratégia ou perde o timing da piada, tornando-a velha e sem sentido. 

Quando utilizados corretamente, os memes trazem bastante engajamento e interação do público com a marca. Alguns exemplos de marcas que se deram bem utilizando esse tipo de recurso são: 

1. Netflix: A queridinha do streaming já se tornou conhecida por suas propagandas criativas, bem-humoradas e interativas. A divulgação dos produtos da plataforma está sempre sendo feita com algum conteúdo viral da internet, como a participação da Inês Brasil no trailer da série Orange is the New Black 

2. Oreo: A empresa também aderiu e entrou na guerra do “biscoito ou bolacha”, criando uma propaganda que teve milhares de visualizações e muita interação dos internautas.  

3. Burguer King: Não é novidade que o Burguer King trava uma das batalhas mais divertidas da internet com o Mc Donald’s, uma das últimas estratégias do BK foi a utilização do meme “raiz e Nutella” para debochar da parceria do Mc Donald’s com a Nutella. 

É notório que tem se tornado cada vez mais comum a adoção desse tipo de estratégia e que ela traz resultados bastante positivos. As empresas enxergaram a utilização dessa ferramenta como uma forma de se adequar e de se aproximar do seu público. E essa parece ser uma moda que está longe de passar, já que a internet está sempre criando algum conteúdo viral para ser aproveitado pelas empresas, como a frase “escama só de peixe” que se popularizou no último mês. 

Referências Bibliográficas

EXAME. 8 marcas que acertaram na hora de usar memes como propaganda. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/marketing/8-marcas-acertaram-usar-memes-propagandas/>. Acesso em 15 de fevereiro de 2018. 

EXAME. Burger King usa meme para trollar parceria do McDonald’s. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/marketing/burger-king-usa-meme-para-trollar-parceria-do-mcdonalds/>. Acesso em 15 de fevereiro de 2018. 

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LINKS DAS NOTICIAS

https://exame.abril.com.br/negocios/amazon-agora-e-segunda-empresa-mais-valiosa-nos-eua/

https://exame.abril.com.br/negocios/google-lanca-iniciativa-para-combater-noticias-falsas/

https://exame.abril.com.br/economia/copom-deve-anunciar-novo-corte-da-selic-nesta-semana/