COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL

Texto 165 - Victória [SITE]

O comprometimento organizacional é uma relação que há entre o colaborador e a empresa onde trabalha. Normalmente, ocorre quando o funcionário tem o desejo de fazer parte da organização e de participar de seu crescimento e de seus objetivos.

As corporações sempre buscam um alto grau de comprometimento e dedicação de seus funcionários, mas isso depende, também, do que a empresa proporciona, como as qualidades de seus líderes e dos profissionais que compõe sua estrutura; o clima organizacional, proporcionado para o exercício das funções de cada indivíduo; o treinamento dado para seus funcionários e as políticas praticadas pela empresa.

Os líderes e gestores devem possuir condutas que os transformem em exemplos para seus subordinados e transmitam firmeza e confiança. A empresa, por sua vez, deve disponibilizar condições e recursos favoráveis ao clima organizacional, a fim de desenvolver meios e processos que facilitem as atividades diárias. É essencial que seus funcionários percebam o esforço por parte da empresa para melhorar tais condições.

Portanto, é de grande importância que a empresa dê atenção especial às necessidades de seus funcionários, se preocupando com o seu bem-estar, pois quando os mesmos se sentem parte da organização se mantém motivados para seguirem o mesmo objetivo da organização.

victoria-mendes

Filmes de youtubers: uma contribuição para o mercado cinematográfico

Texto 178 - Gisele [FACEBOOK]

O Youtube está cheio de criadores com alto grau de criatividade, que produzem conteúdo dinâmico e agradável ao público. Desse modo, os famosos “youtubers”, que possuem milhões de inscritos em seus canais, começaram a ganhar ainda mais popularidade partindo para o universo cinematográfico.

Devido ao grande sucesso de vendas dos livros escritos pelos famosos da Internet, a indústria cinematográfica começou a investir, cada vez mais, em filmes com a participação dos youtubers, voltados, principalmente, para o público jovem.

Os produtores de sucessos do Youtube foram convidados, inicialmente, para participar dos longas-metragem apenas como dubladores de pequenos papéis em animações de sucesso. Tal iniciativa trouxe muitas respostas positivas para os cinemas, que procuraram inserir ainda mais esses famosos nos filmes, para atuarem como personagens secundários e, até mesmo, como protagonistas.

Dessa forma, é importante observar como o sucesso dos vídeos no Youtube está levando cada vez mais pessoas para o cinema e como as empresas cinematográficas estão investindo fortemente nos filmes de youtubers, pois eles fazem parte da realidade midiática atual e o cinema tem buscando vários modos de explorar tamanha popularidade, incluindo um novo público-alvo, que, geralmente, opta por assistir vídeos na Internet à ver filmes nas salas de cinema.

Fontes:

Adoro cinema. Opinião: Entenda como os youtubers estão invadindo o cinema no Brasil.Disponível em: < http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-122945/>. Acesso em: 16 de janeiro de 2017.

Tribuna do Ceará. Sequência de filmes com youtubers mostra que a onda veio para ficar. Disponível em: < http://tribunadoceara.uol.com.br/diversao/celebridades-2/sequencia-de-filmes-com-youtubers-mostra-que-a-onda-veio-para-ficar-avalia-fenomeno-teen-que-virou-filme/> . Acesso em: 16 de janeiro de 2017.

gisele-moreira

Do camarote ao bloco de rua

Texto 184 - Cinthia [SITE]

Com o crescimento dos blocos de rua no país, os maiores patrocinadores do carnaval brasileiro mudaram a forma de divulgar as suas marcas, trocaram, então, os famosos camarotes da Sapucaí do Rio de Janeiro pelos blocos de rua espalhados por todo Brasil.

As fabricantes de bebidas, tradicionais patrocinadoras das festas de carnaval, informaram uma redução no investimento no Sambódromo carioca e no tradicional carnaval de Salvador. Por outro lado, com a multiplicação dos blocos e dos carnavais de rua, a verba que essas empresas destinam ao patrocínio das festas de fevereiro acabou se desconcentrando, sendo dividida por um maior número de cidades brasileiras.

Em São Paulo, por exemplo, quando os bloquinhos de carnaval começaram a arrastar milhões de pessoas, a cidade que nunca foi conhecida pelas festas de fevereiro passou a se preocupar em conseguir patrocínio para o evento. Em 2016, o carnaval de rua custou R$ 10,5 milhões para a Prefeitura, dos quais R$ 5 milhões foram bancados por patrocinadores. Em 2017, o patrocínio do carnaval de São Paulo triplica e chega a R$ 15 milhões. A Skol, cerveja oficial dos dias de festa, fará ações em 11 cidades, inclusive em algumas em que o carnaval não é reconhecido nacionalmente, como Ribeirão Preto e Campinas.

O carnaval, sendo uma das festas mais populares do mundo, não poderia deixar seus patrocinadores restritos aos camarotes. O que o mês de fevereiro vem oferecer para todos são vantagens: os grandes patrocinadores ganham com novos clientes e os foliões ganham uma linda festa!

Fontes:

G1, Carnaval 2017: cerca de 400 blocos devem desfilar pelas ruas de SP. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/carnaval/2017/noticia/2016/11/carnaval-2017-cerca-de-400-blocos-devem-desfilar-pelas-ruas-de-sp.html>

Estadão (Economia e Negócios), Marcas trocam os camarotes pelas ruas. Disponível em: <http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,marcas-trocam-os-camarotes-pelas-ruas,70001654278>

cinthia-brito

Wi-Fi vai virar… 3G?!

Texto 176 - Larissa [SITE]

No meio de 2016, surgiu a notícia de que o Governo pretendia criar leis que limitassem o uso da internet banda larga fixa, o que causou grande polêmica e indignação por parte dos usuários. Nos últimos dias, essa notícia voltou à tona, mas, desta vez, ela veio com data prevista para vigorar.

Sabe aquela história de baixar filmes, séries e livros… ? Pois é, ela vai acabar. De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, a partir do segundo semestre de 2017, o acesso a dados em banda larga fixa será com franquia limitada. Caso o usuário queira navegar além do limite que será estabelecido, ele deverá pagar um valor extra que, também, ainda não foi divulgado. Segundo Kassab, essa medida foi tomada visando um ‘‘equilíbrio’’ no uso da internet.

Esse assunto virou polêmica entre os clientes das prestadoras de serviço de internet fixa, e, como era de se esperar, esses manifestaram suas opiniões, principalmente nas redes sociais. O caso ganhou tanto destaque e indignação que o famoso grupo hackerativista Anonymous chegou a ameaçar o Governo: ‘‘Não se atrevam’’, publicaram no Facebook. Em contrapartida, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, relatou que o ministro se equivocou, afirmando que não há intenção, por parte da agência, de retomar o assunto.

Cabe a nós, usuários, apenas aguardar o que será decidido e, claro, manifestar nossos posicionamentos a respeito do assunto, para que o Governo reavalie tal projeto e tome decisões que não prejudiquem os usuários e as empresas fornecedoras do serviço.

FONTES:

Revista Forum. Kassab diz que vai limitar pacote de banda larga fixa a partir do segundo semestre. Disponível em: <http://www.revistaforum.com.br/2017/01/13/kassab-diz-que-vai-limitar-pacote-de-banda-larga-fixa-a-partir-do-segundo-semestre/>. Acesso em: 16 de janeiro de 2017.

Revista Forum.Fim da internet Ilimitada: Anonymous ameaça governo e Anatel desmente Kassab. Disponível em: <http://www.revistaforum.com.br/2017/01/13/anonymous-reage-ao-plano-de-kassab-de-limitar-internet-nao-se-atrevam/>. Acesso em: 16 de janeiro de 2017.

larissa-silva

Franquias: vale a pena investir?

Texto 173 - Yara [SITE]

A franquia é uma licença para utilizar o nome da marca e a tecnologia do negócio na venda de produtos ou serviços de uma organização, adquiridos mediante condições firmadas por meio de um “contrato de franquia”. A franquia apresenta-se como um modelo vantajoso aos que almejam empreender, uma vez que este já está consolidado e aceito pelo público, além de todo o formato do negócio ser entregue ao franqueado, cabendo a este ultimo apenas executá-lo.

A franquia constitui um investimento, logo, deve-se analisar os pontos positivos e negativos referentes a esse tipo de empreendimento. Apresentam-se como vantagens a esse tipo de modelo, uma maior taxa de sucesso se comparado a outros negócios, pois já esta consolidada a ideia; e o conhecimento técnico e de mercado repassado ao franqueado. Como desvantagens têm-se o pagamento de royalties, a necessidade de um capital inicial elevado e a inovação restrita ou nula.

A jornalista Mariana Desidério, experiente jornalista na área de micro e pequenas empresas, empreendedorismo e negócios sociais, aponta a marca Havaianas como uma das 25 franquias mais rentáveis no Brasil. Segundo a escritora, a rede de sandálias conta com 380 unidades, e proporciona aos seus franqueados uma relação próxima, através de canais de comunicação abertos, a fim de promover a troca de boas praticas. Para ser um franqueado da marca, a pessoa deve desembolsar um investimento inicial de no mínimo R$300 mil, sendo o prazo de retorno mínimo de 20 meses, tendo-se como faturamento anual médio R$ 100 mil.

A escolha por abrir uma franquia deve ser bem analisada pelo franqueado do ponto de vista da relação custo-benefício, uma vez que o prazo de retorno é demorado, o que requer uma estabilidade financeira prévia do investidor.

Fontes:

As 25 melhores franquias de 2015, segundo consultoria. Disponivel em: < http://exame.abril.com.br/pme/as-25-melhores-franquias-do-brasil-em-2015/ >. Acesso em: 05 de janeiro de 2017.

Franquias de sucesso: da criação à expansão do negócio. Disponível em:  < https://endeavor.org.br/franquias-de-sucesso/ >. Acesso em: 08 de dezembro de 2016.

O que é uma franquia. Disponível em: < http://www.novonegocio.com.br/abrir-franquia/o-que-e-uma-franquia/ >. Acesso em: 08 de dezembro de 2016.

Tudo o que você precisa saber antes de abrir uma franquia. Disponível em: < http://www.suafranquia.com/perfil/franquia/tudo-o-que-voce-precisa-saber-antes-de-abrir-uma-franquia.html >. Acesso em: 08 de dezembro de 2016.

yara-lima