PET ADM UFC LUDUS

Imagem para o Site - texto sobre o projeto

O Ludus é um projeto de Ensino do PET ADM UFC voltado aos discentes do curso de Administração que, por meio do contato com jogos de tabuleiro moderno, visa desenvolver competências necessárias para um profissional de excelência.

O projeto tem como objetivo geral proporcionar aos participantes um momento de aprendizagem lúdica, produzir discussão e relacionar os temas dos jogos com os assuntos e disciplinas vistos em sala de aula; além de desenvolver competências como criatividade, competitividade, cooperação, estratégia, organização e raciocínio lógico.

Chegamos à 4ª edição e, dessa vez, o projeto conta com muitas novidades, como formação de times, sistema de pontuação, ranking semanal, novos jogos para duelos e muito mais que você pode conferir ao participar! Continuaremos também com os bons e velhos jogos já utilizados: Catan, For Sale e Conecta Game.

As inscrições para esta edição já estão abertas e vão até dia 12/09 (segunda-feira), véspera do primeiro encontro. Para se inscrever você pode acessar o link: http://goo.gl/fAJ1Ca ou comparecer na sala do PET ADM UFC (211) – Bloco Didático III. O primeiro encontro ocorrerá na sala 201 (2º andar) e os demais na cantina da FEAAC.

Contamos com sua presença, não deixe de participar!

Os signos dos bilionários.

Arte Cinthia Site

Muitos acreditam que os signos podem determinar o comportamento e a personalidade das pessoas, inclusive quando se trata de dinheiro. Será que o seu signo pode te dizer se você será bem-sucedido financeiramente?

Entre os empresários mais conhecidos encontra-se Silvio Santos, apresentador de televisão, empresário e proprietário do Grupo Silvio Santos, que é sagitariano. Soichiro Honda, fundador da Honda Motors Company, uma das maiores fabricantes de motos do mundo, era um escorpiano.

Luiza Trajano, diretora do Magazine Luiza, é libriana. Deusmar de Queiroz, fundador e atual presidente da rede de farmácias Pague Menos, é do signo de Gêmeos. Edson Queiroz, precursor do Grupo Edson Queiroz, era do signo de Áries. Manoel Dias Branco, fundador da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, era um leonino.

Interessados no assunto, a InfoMoney fez um levantamento entre os signos dos 30 primeiros bilionários da lista Bloomberg e encontrou resultados interessantes para quem se liga na influência dos signos.

O signo de Leão foi o mais recorrente entre os bilionários, com seis representantes. Cinco bilionários são do signo de Libra, e quatro são de Escorpião, entre eles Bill Gates. Virgem, Touro e Gêmeos tiveram dois representantes cada um. Áries e Peixes apresentaram três representantes cada.

Os que menos se repetiram foram Câncer, Aquário e Capricórnio. Nenhum bilionário da lista é de Sagitário, o que não exclui a possibilidade dos sagitarianos em obter sucesso, como é o caso de Silvio Santos.

Todos os empresários citados, independentemente do signo, são grandes personalidades em que podemos nos inspirar. Estes souberam usar sua personalidade para construir o que queriam, que gostavam de fazer e faziam melhor.

Fontes:

Autor desconhecido. Seu signo e sua carreira: conheça 12 personalidades do mundo dos negócios e como seus signos influenciam suas decisões. Disponível em: < https://www.lovemondays.com.br/blog/seu-signo-e-sua-carreira-conheca-12-personalidades-do-mundo-dos-negocios-e-como-seus-signos-influenciam-suas-decisoes> . Acesso em 4 de Agosto de 2016.

CALDAS, Davi. 25 personalidades que começaram do zero e se tornaram empresários de sucesso. Disponível em: < https://direitasja.com.br/2013/09/15/25-personalidades-que-comecaram-do-zero-e-se-tornaram-empresarios-de-sucesso/ > Acesso em 4 de Agosto de 2016.

FERNANDES, Fernando. Silvio Santos, um baú cheio de trígonos. Disponível em: <http://www.constelar.com.br/revista/edicao39/silvio1.htm>. Acesso em 4 de Agosto de 2016.

InfoMoney, Signo dos bilionários: será que o seu mapa astral pode definir a sua riqueza?. Disponível em: < http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/planeje-suas-financas/noticia/4295764/signo-dos-bilionarios-sera-que-seu-mapa-astral-pode-definir>. Acesso em 4 de Agosto de 2016.

Cinthia Brito

Quem disse que Procurando Dory é só para crianças?

Texto 134 - Adriano - SITE

Após 13 anos de espera, os fãs do peixe-fêmea cirurgião-patela mais famosa do mundo ganharam um presente maravilhoso da parceria Disney-Pixar: Procurando Dory, um dos filmes mais aguardados do ano.  Vamos conferir porque esse filme ganhou tanta repercussão e tirar lições valiosas acerca das estratégias de um administrador!

Inicialmente, o longa marca o retorno da Pixar à boa forma após sofrer seu primeiro fracasso de bilheteria no ano passado com “O Bom Dinossauro”. O estúdio que também está por trás de “Toy Story” e “Os Incríveis” é conhecido por seu excelente serviço, grande investimento no design de produção e por produzir filmes que atingem públicos de todas as idades.

A própria Dory também é responsável por atrair os mais diversos espectadores aos telões. Quem já assistiu seu filme anterior sabe que não faltará aventura, emoção e bom humor. A peixinha azul é o elemento principal do filme e uma de suas características é a falta de memória recente.

Mediante o exposto, podem-se retirar lições administrativas da animação como, saber trabalhar sua marca e possuir conhecimento em outras línguas.A marca “Dory” nos mostra que, se seus produtos forem de qualidade, seu público terá sempre uma boa recepção e ficará animado com cada novo lançamento. Além disso, Dory é fluente em baleiês e ligada em tudo o que acontece no oceano, o que nos lembra do dever de estarmos sempre conectados e atualizados, além de fazer cursos em outras línguas; como exige o mercado.

Somente em sua estreia o filme atingiu o recorde de US$136,2 milhões nos EUA.  Sendo assim, para os estudantes e profissionais da administração restam ser como ela: atualizados, fluentes e comunicativos, focando nos objetivos e utilizando os imprevistos a seu favor. Mas em caso de dúvida, não desista e lembre-se sempre: continue a nadar, continue a nadar.

FONTES:

Administradores.com. Estreia de “Procurando Dory” atinge recorde de US$136,2 milhões nos EUA. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/noticias/entretenimento/estreia-de-procurando-dory-atinge-recorde-de-us1362-milhoes-nos-eua/111408/>. Acesso em: 13 de julho de 2016.

Huffpost Brasil. 3 motivos pelos quais ‘Procurando Dory’ é um filme indispensável. Disponível em: < http://www.brasilpost.com.br/2016/06/30/procurando-dory_n_10745054.html>.  Acesso em: 18 de julho de 2016.

SOUZA, Jean. Procurando Dory e Marketing: 5 estratégias que o filme nos ensinou. Disponível em: < https://www.linkedin.com/pulse/procurando-dory-e-marketing-5-estrat%C3%A9gias-que-o-filme-jean-souza>. Acesso em: 18 de Julho de 2016.

Adriano dos Santos

Desenvolvimento social através de bancos comunitários

Artigo Cleilton SITE

Os bancos comunitários de desenvolvimento – BCDs, segundo o Instituto Banco Palmas, tratam-se de “serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais”, com o intuito de estimular a produção e o consumo, possibilitando o desenvolvimento de territórios de baixa renda.

Paralelo a isto, surge então, em 1998, o Banco Palmas. Idealizado pela ASMOCONP, Associação dos Moradores do Conjunto Palmeiras, o banco foi originado no bairro Conjunto Palmeiras, localizado na região sul de Fortaleza e que conta com aproximadamente 32.000 moradores.

No começo, o banco fez um empréstimo de R$ 2.000,00 para garantir seu funcionamento e contava com apenas 10 clientes. No entanto, até 2013, ele já oferecia linhas de crédito de até R$ 15.000,00. O objetivo é garantir linhas de crédito com juros baixos para que a produção e o consumo de bens e serviços possam acontecer dentro da própria localidade. Também se criou a moeda social Palmas, equivalente ao real, que só circula dentro da própria comunidade, fazendo a economia local girar, transformando consideravelmente o desenvolvimento humano local.

Percebe-se, portanto, que ações como esta são extremamente necessárias e precisam ser estimuladas nos contextos das periferias e comunidades carentes do país, uma vez que os bancos comunitários já movimentaram mais de R$ 5.000.000,00 e possibilitam uma melhoria na qualidade de vida de milhares de pessoas, permitindo às comunidades reverter positivamente seus índices de desenvolvimento humano.

G1. Bairro de Fortaleza cria moeda própria e enriquece. 2009. Disponível em: < http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1052010-16619,00-BAIRRO+DE+FORTALEZA+CRIA+MOEDA+PROPRIA+E+ENRIQUECE.html>. Acesso em: 15 de agosto de 2016.

INSTITUTO BANCO PALMAS. O que é um banco comunitário. Disponível em: <http://www.institutobancopalmas.org/o-que-e-um-banco-comunitario/>.  Acesso em: 08 de junho de 2016.

IG. Pioneiro, Banco Palmas é exemplo em economia solidária. 2010. Disponível em:< http://economia.ig.com.br/mercados/pioneiro-banco-palmas-e-exemplo-em-economia-solidaria/n1237674265643.html>. Acesso em: 15 de agosto de 2016.

PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS. Banco Palmas. 2013. Disponível em: < http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas-praticas/banco-palmas>. Acesso em: 15 de agosto de 2016.

Cleilton

Os Jogos Olímpicos e a economia brasileira

Texto 137 - Gabriela - SITE

As Olimpíadas Rio 2016 estão acontecendo, e o Brasil, assim como na Copa do Mundo de Futebol em 2014, está, novamente, sendo o centro das atenções do mundo todo. Mas como este evento afeta a economia do nosso país?

Em 2009, o Ministério do Esporte estimava que a competição fosse movimentar cerca de 51 bilhões de dólares e gerar cerca de 120 mil empregos. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, acredita que o atual eventual trará mais benefícios do que a Copa, por haver economia de recursos, assim como a entrega de obras no prazo e o forte legado cultural e social que será deixado; o que pôde se observar na bela cerimônia de abertura apresentada no dia 05 deste mês. “(A Olimpíada) é uma oportunidade de mostrar um Brasil diferente do país que atrasa licitações e superfatura preços. É uma enorme oportunidade de transformação”, disse o prefeito.

No entanto, grandes eventos como este trazem benefícios em curto prazo quando se fala das obras realizadas por companhias de engenharia e construção, assim como a grande movimentação no setor hoteleiro, mas em longo prazo quando se relaciona às melhorias que serão deixadas na infraestrutura e mobilidade da cidade do Rio de Janeiro.  Ademais, espera-se que o Brasil e, principalmente, a cidade maravilhosa sejam cada vez mais alvos de turistas após a exibição sua da beleza natural e cultural, o que gera importantes lucros para a economia do país e até uma considerável ajuda na recuperação da crise que assombra os brasileiros.

Com isso, faz-se necessário a análise dos reais benefícios econômicos que esses eventos esportivos que exigem grandes investimentos trazem para o nosso país e verificar se são proveitosos para países em desenvolvimento, e em período de recessão como o Brasil.

Fonte: 

BBC. Rio 2016: Olimpíada atrapalha ou ajuda o Brasil em recessão? Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150803_olimpiada_ru>. Acesso em: 10 de agosto de 2016.

G1. Olímpiadas deixarão benefícios, mas não alteram recessão, diz Moody’s. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/05/olimpiadas-deixarao-beneficios-mas-nao-alteram-recessao-diz-moodys.html. Acesso em: 10 de agosto de 2016.

Gabriela Tomaz

Pokémon Go como Ferramenta de Marketing

Texto 138 - Nicolas - SITE

Pokémon Go é um jogo de realidade aumentada para celulares criado pela empresa Nintendo. Desde o seu lançamento, em julho de 2016, este aplicativo vem causando burburinho entre os mais diversos públicos. De acordo com um relatório do APP Annie, somente em seu primeiro mês de uso, o game obteve mais de 100 milhões de downloads e fatura cerca de 10 milhões de dólares por dia.

Aproveitando o impacto causado, varejistas de pequenas e médias empresas estão utilizando o jogo como forma de atrair novos clientes. Por meio do recurso denominado “modo de atração” é possível levar os famosos bichinhos virtuais até os estabelecimentos, o que acaba atraindo também jogadores, a fim de capturar os famosos Pokémons. Após utilizar tal recurso, um estabelecimento de Long Island nos EUA afirmou ter tido um aumento de 75% em suas vendas. Além disso, muitas lojas estão se tornando “Poke Stops” – pontos fixos onde os jogadores podem coletar itens especiais a serem usados no jogo – também com o intuito de conquistar novos clientes e ter sua marca divulgada dentro do aplicativo.

Com um sucesso instantâneo e várias oportunidade de desenvolvimento, é possível apontar uma promessa de crescimento exponencial para este aplicativo. Devido a isto, é fundamental para as empresas investir seus recursos nestas novas formas de Marketing, com o intuito de desenvolver sua marca e prospectar novos clientes.

Fonte: Pokémon Go pode ser nova ferramenta de Marketing. Disponível em: < http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/pokemon-go-pode-ser-nova-ferramenta-de-marketing>. Acesso em: 14/07/2016.

Pokémon Go já ultrapassou a marca de 100 milhões de downloads. Disponível em: <http://www.pokemongobrasil.com/pokemon-go-ja-ultrapassou-marca-de-100-milhoes-de-downloads/>. Acesso em: 10/08/2016

Nicolas

Empresa eficiente, reunião eficiente.

texto 114 - Yara Barreto - SITE

Toda organização detém de um ciclo de reuniões formais destinadas a compartilhar informações, resolver problemas, planejar projetos, revisar o desempenho, tomar decisões e alinhar interesses. Todas estas atividades levam as empresas a realizarem reuniões longas e cansativas, acarretando em falta de produtividade e estresse por conta da quantidade de informações. Logo, para que sua reunião gere elogios e não bocejo, certifique-se de seguir as orientações abaixo:

1. Analise o seu propósito e defina objetivos claros
Analisar, primeiramente, o que pretende alcançar. Depois, se uma reunião é o melhor caminho e, por último, desenvolver um conjunto claro de objetivos mensuráveis.

2. Crie uma agenda e distribuí-la com antecedência                                            
É necessário fornecer o contexto e parâmetros com antecedência, para que os participantes da reunião saibam o que precisa acertar e preparar suas contribuições.

3. Convide as pessoas certas e o número certo
Se objetivo é compartilhar rapidamente informações relevantes, o grupo pode ser grande. Mas se a interação e troca de informações são  importantes, o tamanho torna-se mais importante. Muitas pessoas podem sufocar a criatividade e poucos podem limitá-la. Cinco a oito é uma boa variedade. Pense em quem pode ajudá-lo a atingir o seu o cumprimento dos objetivos, pois às vezes específica expertise é necessária.

4. Defina regras básicas
O grupo pode decidir, no início da reunião: deixar apenas um pessoa falar e não permitir interrupções,  estabelecer um tempo fixo para contribuições, limitar conversas que se afastam do tópico principal, certificando- se que todos são ouvidos e incentivados a dar diferentes pontos de vista.

5. Inicie e termine no tempo
O mediador da reunião terá de nomear um facilitador que controle o tempo. Mesmo assim, se o grupo atrasar, recomenda-se tentar priorizar os temas da agenda restantes ou, caso o tempo se esgote no meio de uma discussão importante, pergunte ao grupo se está tudo bem ir além da hora final agendada.

6. Esclareça as etapas e responsabilidades de ação
Envolve os passos que a reunião terá e o plano de ação que responderá o objetivo principal.

7. Documente
Envolve distribuir as notas de reunião para seus participantes, contendo: os pontos principais com as decisões tomadas, as etapas da ação, responsabilidades e prazo.

 Fonte: 

Harvard Business School. Guide to Making Every Meeting Matter, 2011. Disponível em: <http://www.breakpoint.dk/Editor/assets/GuideBook_m%C3%B8der_HBR_maj2011.pdf>. Acesso em: 30 de maio de 2016.

Yara barreto

Os consumidores da nova era

Arte Andrea SITE

Para alguns profissionais da área do marketing, este deve ser entendido como uma ferramenta que busca formas de satisfazer as necessidades e os desejos do consumidor para, assim, gerar lucros à organização. Logo, nessa nova era da informação surge a imagem do consumidor 3.0.

O chamado consumidor 3.0 é comunicativo, hiperconectado e quer rapidez na prestação de serviços e compra de produtos. Esse consumidor é mais confiante para fazer compras e pesquisas em diversos sites, e esse grande fluxo de dados lhe dá mais empoderamento. Logo, quando marcas tentam se beneficiar com preços altos podem acabar afastando-o já que este possui informações em tempo real dos preços em mercado. Outra característica interessante é que os consumidores 3.0 gostam de promover produtos que lhes tragam satisfação e dão mais valor à opinião dos outros consumidores do que a propagandas propriamente distas.

A mudança nas características do consumidor ligado principalmente a essa nova era traz grandes desafios e novas oportunidades, então o dever das empresas é criar estratégias para aproveitar ao máximo essa nova configuração do mercado consumidor. Assim, a lógica é clara: para se obter lucro são necessários clientes, e para se obter clientes é necessário conhecer seu perfil.

CAMPI, Márcio Elidio. A evolução do consumidor. 2010. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-evolucao-do-consumidor/47141/>. Acesso em: 12 jul. 2016.

DEWEIK, Albert. Consumidor 3.0: conheça suas principais características. 2016. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/consumidor-3-0-conheca-suas-principais-caracteristicas/111774/>. Acesso em: 12 jul. 2016.

PETER, J. Paul; OLSON, Jerry C.. Comportamento do Consumidor e Estratégia de Marketing. 8. ed. Porto Alegre: Amgh Editora, 2010.

andreá

As sensações musicais relacionadas ao marketing

122 - Gloria - SITE

A música pode se relacionar a lembrança, emoção, desejo e sonhos. Ela é capaz de ativar memórias, lembranças de infância, impulsionar relacionamentos e torná-los mais sadios. Em estratégias de marketing não é diferente.

Existem alguns filmes publicitários que se destacam pela trilha sonora e se tornam consideravelmente mais significativos do que os clipes originais das canções, como o comercial do produto de limpeza Veja, que é protagonizado pela cantora Valeska Popozuda, com a sua música “Eu sou a diva que você quer copiar”.

A música, na maioria dos casos, é encaixada à ideia já existente. Em outros, a ideia é desenvolvida a partir da letra. Isso depende muito da mensagem, da sensação que se quer transmitir e da estratégia que se quer utilizar. Porém, é unânime para todos os casos, a escolha da música poder gerar uma experiência emocional com a marca e, a partir disso, desenvolver a relação com os clientes.

Portanto, a música pode funcionar como um facilitador na estratégia de marketing, atuando para criar uma ligação com os clientes a partir de uma conexão emocional.

Referências

EXAME.11 músicas que fizeram sucesso na publicidade. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/11-musicas-que-fizeram-sucesso-na-publicidade#2>. Acesso em: 14 de junho de 2016.

Gloria Braga