Os Jogos Olímpicos e a economia brasileira

Texto 137 - Gabriela - SITE

As Olimpíadas Rio 2016 estão acontecendo, e o Brasil, assim como na Copa do Mundo de Futebol em 2014, está, novamente, sendo o centro das atenções do mundo todo. Mas como este evento afeta a economia do nosso país?

Em 2009, o Ministério do Esporte estimava que a competição fosse movimentar cerca de 51 bilhões de dólares e gerar cerca de 120 mil empregos. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, acredita que o atual eventual trará mais benefícios do que a Copa, por haver economia de recursos, assim como a entrega de obras no prazo e o forte legado cultural e social que será deixado; o que pôde se observar na bela cerimônia de abertura apresentada no dia 05 deste mês. “(A Olimpíada) é uma oportunidade de mostrar um Brasil diferente do país que atrasa licitações e superfatura preços. É uma enorme oportunidade de transformação”, disse o prefeito.

No entanto, grandes eventos como este trazem benefícios em curto prazo quando se fala das obras realizadas por companhias de engenharia e construção, assim como a grande movimentação no setor hoteleiro, mas em longo prazo quando se relaciona às melhorias que serão deixadas na infraestrutura e mobilidade da cidade do Rio de Janeiro.  Ademais, espera-se que o Brasil e, principalmente, a cidade maravilhosa sejam cada vez mais alvos de turistas após a exibição sua da beleza natural e cultural, o que gera importantes lucros para a economia do país e até uma considerável ajuda na recuperação da crise que assombra os brasileiros.

Com isso, faz-se necessário a análise dos reais benefícios econômicos que esses eventos esportivos que exigem grandes investimentos trazem para o nosso país e verificar se são proveitosos para países em desenvolvimento, e em período de recessão como o Brasil.

Fonte: 

BBC. Rio 2016: Olimpíada atrapalha ou ajuda o Brasil em recessão? Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150803_olimpiada_ru>. Acesso em: 10 de agosto de 2016.

G1. Olímpiadas deixarão benefícios, mas não alteram recessão, diz Moody’s. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/05/olimpiadas-deixarao-beneficios-mas-nao-alteram-recessao-diz-moodys.html. Acesso em: 10 de agosto de 2016.

Gabriela Tomaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>