Oportunidade de negócio: o crescente mercado de jogos

Texto 97 - Cleilton

Faz um tempo que jogar vídeo game deixou de ser atividade de criança. Grandes fortunas são movimentadas pela compra e venda de jogos eletrônicos. Portanto, jogar vídeo game deixou de ser uma brincadeira e se tornou uma atividade séria e lucrativa.

O mercado vem crescendo em torno de 25% a 30% ao ano. O mercado mundial está na faixa dos U$ 85 bilhões. Já no Brasil, o crescimento tem sido de 9% a 15%, e em 2014 ele ficou como o 11º país em faturamento com jogos eletrônicos. Foram mais de U$ 1 Bilhão movimentados. Isso representa uma parcela de aproximadamente 1,54% do total do mercado de jogos mundial. Mas vale ressaltar que, até 2014, era o 4º país com maior número de jogadores.

Em 2015, o Brasil contava com 48 empresas exportadoras de jogos. Mas o público brasileiro ainda consume muito mais do que produz, e grande parte do que é consumido vem de fora. Há 200 empresas nacionais que estão trabalhando no desenvolvimento de jogos nacionais. E não somente os videogames são explorados. São explorados também os jogos online via computador, os smartphones e os tablets. De cada 4 brasileiros, 1 faz uma pausa durante o dia para consumir conteúdo digital através de jogos.

São diversas as formas que os desenvolvedores têm encontrado para faturar através dos jogos. Alguns disponibilizam seus jogos para smartphone de modo gratuito e faturam através da publicidade exposta no decorrer da história do jogo. Outros fazem parceria com empresas de roupas e acessórios como a Red Nose. Esta empreendeu R$ 1,5 milhão em um jogo portátil.

Empresas como a KaBuM têm patrocinado grupo de jogadores em torneios mundiais. Cada integrante do grupo chega a ganhar aproximadamente R$ 15 mil. É uma estratégia para fortalecer a marca da empresa. Além disso, há desenvolvedores que no objetivo de conseguir recursos financeiros realizam crowdfunding, que é publicitar suas ideias em sites de financiamento coletivo. Vários outros mantêm o foco no mercado internacional, criando estratégia que viabilizem o intento.

Diante do exposto, é notável como o mercado de jogos tem se mostrado promissor e o Brasil ainda pode investir muito nesse segmento. Diversas estratégias, como o mencionado financiamento coletivo, podem ser utilizadas por aqueles que querem se lançar no mercado de jogos. Além disso, não é só o desenvolvedor que ganha. Empresas que queiram potencializar a divulgação de suas marcas podem aumentar consideravelmente os lucros de suas empresas.

Referências:

UOL JOGOS. Brasil é 11º maior mercado de games no mundo em faturamento. Disponível em: < http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2015/07/31/estudo-indica-que-brasil-e-11-maior-mercado-de-games-no-mundo.htm> Acesso em: 22 de março 2016.

G1. Brasil está crescendo no lucrativo mercado dos jogos eletrônicos. Disponível em:<http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/07/brasil-esta-crescendo-no-lucrativo-mercado-dos-jogos-eletronicos.html> Acesso em: 22 de março 2016.

G1. Mercado de games fatura cerca de U$ 1 Bilhão por ano no Brasil. Disponível em:< http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/10/mercado-de-games-fatura-cerca-de-us-1-bilhao-por-ano-no-brasil.html> Acesso em: 22 de março 2016.

FOLHA DE SÃO PAULO. Pequenas empresas miram mercado bilionário de criação de games. Disponível em:< http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/09/1686791-pequenas-empresas-miram-mercado-bilionario-de-criacao-de-games.shtml. Acesso em: 22 de março 2016.

Cleilton

 

Uma breve história sobre os trailers

       Arte Nicolas SITE                         

O trailer surgiu por volta de 100 anos atrás, e a sua forma atual diverge bastante de como ele era produzido e apresentado ao público. No início, os trailers serviam como propaganda não só para o filme, mas também para a indústria cinematográfica, focando-se nas atratividades de se ir ao cinema. Além disso, eles eram exibidos após o término do filme, fato corroborou com a sua nomenclatura, pois um dos significados da palavra “trail”, em inglês, é “vir em seguida”.

Como o principal objetivo de um trailer é fazer com que o público saia de casa para ir a uma sala de cinema, a sua produção deve acompanhar as mudanças tecnológicas e socioculturais, pois busca mostrar aos telespectadores o que há de valioso e único em um filme. Devido a isto, algumas inovações na tecnologia, como o uso de widescreen, do 3D e de efeitos especiais cada vez mais modernos devem impactar o modo como esses vídeos são construídos.

A internet representa uma grande mudança no universo dos trailers, alterando, substancialmente, a forma que são consumidos. Atualmente, é possível observar que um trailer não possui necessariamente o único objetivo de tirar alguém de casa para comprar um ingresso, mas pretende aumentar o reconhecimento e a antecipação com relação a um determinado filme, além de torna-lo parte da conversa cultural entre as pessoas.

É possível observar a massificação da produção de trailers específicos para a Internet, além de diferentes versões de um mesmo trailer e teasers – buscando garantir a permanência imediata na mente dos telespectadores. Esta grande produção ocorre principalmente relacionada aos blockbusters modernos, pois para obter o sumo sucesso estes dependem da máxima expectativa do público.

Com a divulgação e proliferação dos trailers na Internet, os consumidores passaram a ver estes vídeos como parte de suas interações sociais, compartilhando-os e discutindo acerca das diversas temáticas apresentadas, querendo estar atualizadas e utilizando-os para apresentar seus gostos e preferências. Todas essas atividades contribuem para a divulgação dos filmes e gera propaganda gratuita para os mesmos, fato muito bem quisto pelas grandes produtoras cinematográficas.

Referência: A ascensão, queda e evolução dos trailers. Disponível em: <http://riscafaca.com.br/cinema/evolucao-dos-trailers/>. Acesso em: 15 de março de 2016.

Nicolas

Estratégias de Sucesso: O caso da marca Vevo

ARTE ADRIANO SITE

Se você é uma pessoa ligada no mundo da música, sem dúvidas já visitou a plataforma Vevo no YouTube. Porém, provavelmente não deve saber exatamente do que se trata essa marca, símbolo ou aquilo que você a considera. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre uma das maiores estratégias do mercado fonográfico atualmente.

Vevo é um portal de clipes musicais e entretenimento que foi gerado através do empreendimento em conjunto entre as empresas Universal Music GroupSony Music Entertainment e a Abu Dhabi Media. O serviço foi criado para combater a pirataria virtual e permitir que o conteúdo, sob permissão destas empresas, fosse disponibilizado no Youtube, fazendo com que o mesmo bloqueasse todo o conteúdo sob o protocolo HTTP 403 para navegadores de internet não oficiais.

 O canal oficial Vevo no YouTube existe desde 2006, porém foi disponibilizado oficialmente em 8 de dezembro de 2009, sendo que após esta data, todos os vídeos carregados no YouTube pelos usuários sem a permissão devida, são censurados e/ou excluídos. O portal passou a reunir clipes musicais de grandes artistas do mundo, atingindo mais de 15 milhões de visitas para o YouTube somente em seu lançamento. No Brasil, o site foi lançado em 14 de agosto de 2012, sendo o sétimo país do mundo a receber o serviço e o primeiro cuja língua não é inglesa e possui um crescimento bastante acelerado.

Além dos já conhecidos clipes musicais, o portal se utiliza de diversas estratégias de promoção, como por exemplo, entrevistas com os artistas que estão em alta, venda ingressos para shows em links na descrição, certificações para vídeos que alcançam 100 milhões de visualizações e a “Vevo Lift”, uma plataforma do site que tinha como objetivo divulgar artistas iniciantes. A cantora britânica Jessie J foi a primeira a participar deste projeto. Outros artistas que participaram do Vevo Lift são One DirectionSam SmithIggy AzaleaAvicii.

Por fim, percebe-se o quanto as estratégias utilizadas pelas empresas são de extrema importância para a promoção de suas marcas e produtos/serviços, sendo a Vevo um grande exemplo de sucesso. Cabe aos interessados no mundo dos negócios, observarem os casos que deram certo e seguirem seus passos.

Adriano dos Santos

 

 

 

REFERÊNCIAS

O que é a VEVO? Aquela que aparece nos vídeos do Youtube?. Disponível em: >> http://habbonight.com.br/forum/20252-o-que-e-a-vevo-aquela-que-aparece-nos-videos-do-youtube-<<. Acesso em: 28 de Março de 2016.

O Que é Vevo?. Disponível em: >> http://www.tendenciademulher.com.br/comportamento/curiosidades/o-que-e-vevo/Acesso em: 28 de Março de 2016.

Investimento em qualidade para a fidelização de clientes.

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Os sistemas de informação e comunicação possibilitam um leque cada vez maior de opções no momento da escolha de um serviço ou produto. Deste modo, os clientes estão cada vez mais exigentes no que se refere à qualidade do bem que estão adquirindo. O fator qualidade, aliado a um preço atrativo, satisfaz e fideliza o cliente.

Segundo a American Society for Quality Control, a Qualidade é a totalidade dos atributos e características de um produto ou serviço, que podem satisfazer as necessidades explícitas ou implícitas dos clientes.

No mercado aberto, o aumento da concorrência exige dos empreendedores novas técnicas de gestão para avaliar as suas perspectivas, e então tomar espaço no mercado. A Gestão de Qualidade vem mostrando-se como um diferencial competitivo entre as organizações. Estas estão mais dispostas a inovar apostando em melhorias contínuas nos serviços e/ou bens oferecidos. A satisfação do cliente é sempre o objetivo final.

Ao identificar as necessidades e desejos de seu público alvo, o empreendedor pode gerar uma maior proximidade com o seu cliente. Oferecer ao consumidor o que ele espera dos serviços prestados, o aproxima e traz a sua confiança, consequente, fidelização.

Cinthia Brito

 

 

 

Fontes: 

SILVA, Sónia; SARAIVA Margarida, “A Gestão da Qualidade Total como diferencial competitivo na satisfação e fidelização de clientes”, III Encontro de Tróia 2012 – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, Tróia, 8 Junho 2012.

ASQ – a Global Leader in Quality Improvement & Standards. Disponível em: <http://asq.org/index.aspx> Acesso em: 08 de Março, 2016.

O avanço da tecnologia e seus impactos na área de marketing

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Com o constante avanço tecnológico, é difícil ficar de fora das novidades impostas pelo mercado. Sejam elas relacionadas a itens de vestuário, tecnológicos ou alimentícios. Muitas pessoas se sentem cada vez mais influenciadas a comprar por impulso, este que é consequência de um bom trabalho de marketing aliado ao uso eficiente da tecnologia.

Se antes o marketing era apenas um pequeno “ponto” no organograma das empresas, hoje ele ocupa um espaço enorme e de suma importância.  Com um mercado bastante competitivo e um setor tecnológico em crescente evolução em todos os ramos de atividade do mercado as empresas investem em ações tecnológicas em busca de retorno para marca, gerando assim, retorno financeiro.

As empresas passaram a investir menos em mídias de TV, rádio, jornais e revistas, e estão investindo mais em mídias sociais e tecnologias, já que estas têm retornos extremamente eficientes, além de custos bastante acessíveis.

 Dentre os benefícios da mídia digital, podemos destacar o alcance do público com maior eficácia e velocidade, assim quando um produto ou serviço é lançado no mercado; o mesmo já pode ganhar, rapidamente, boa aceitação, ou não, de seu publico alvo, conquistando assim possíveis clientes.

No mercado atual o avanço tecnológico não é visto como um obstáculo da competitividade do mercado, e sim como um utensílio essencial para chegar a um patamar superior de resultados lucrativos.

Fontes:

Historia do marketing e teoria. Disponível em:< http://conselhodemarketing.xpg.uol.com.br/10.html>Acesso em 05 de março de 2016.

Tecnologia: O novo mundo do Marketing. Disponível em:< https://endeavor.org.br/tecnologia-o-novo-mundo-do-marketing/> acesso em 05 de março de 2016.

Construindo a ponte entre marketing e tecnologia. Disponivel em:< http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/construindo-a-ponte-entre-marketing-e-tecnologia/15368/> Acesso em 05 de março de 2016.

JÚNIOR TIMBÓ