Uma breve história sobre os trailers

       Arte Nicolas SITE                         

O trailer surgiu por volta de 100 anos atrás, e a sua forma atual diverge bastante de como ele era produzido e apresentado ao público. No início, os trailers serviam como propaganda não só para o filme, mas também para a indústria cinematográfica, focando-se nas atratividades de se ir ao cinema. Além disso, eles eram exibidos após o término do filme, fato corroborou com a sua nomenclatura, pois um dos significados da palavra “trail”, em inglês, é “vir em seguida”.

Como o principal objetivo de um trailer é fazer com que o público saia de casa para ir a uma sala de cinema, a sua produção deve acompanhar as mudanças tecnológicas e socioculturais, pois busca mostrar aos telespectadores o que há de valioso e único em um filme. Devido a isto, algumas inovações na tecnologia, como o uso de widescreen, do 3D e de efeitos especiais cada vez mais modernos devem impactar o modo como esses vídeos são construídos.

A internet representa uma grande mudança no universo dos trailers, alterando, substancialmente, a forma que são consumidos. Atualmente, é possível observar que um trailer não possui necessariamente o único objetivo de tirar alguém de casa para comprar um ingresso, mas pretende aumentar o reconhecimento e a antecipação com relação a um determinado filme, além de torna-lo parte da conversa cultural entre as pessoas.

É possível observar a massificação da produção de trailers específicos para a Internet, além de diferentes versões de um mesmo trailer e teasers – buscando garantir a permanência imediata na mente dos telespectadores. Esta grande produção ocorre principalmente relacionada aos blockbusters modernos, pois para obter o sumo sucesso estes dependem da máxima expectativa do público.

Com a divulgação e proliferação dos trailers na Internet, os consumidores passaram a ver estes vídeos como parte de suas interações sociais, compartilhando-os e discutindo acerca das diversas temáticas apresentadas, querendo estar atualizadas e utilizando-os para apresentar seus gostos e preferências. Todas essas atividades contribuem para a divulgação dos filmes e gera propaganda gratuita para os mesmos, fato muito bem quisto pelas grandes produtoras cinematográficas.

Referência: A ascensão, queda e evolução dos trailers. Disponível em: <http://riscafaca.com.br/cinema/evolucao-dos-trailers/>. Acesso em: 15 de março de 2016.

Nicolas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>