Cursinho presencial x Cursinho online

Texto 158 - Cinthia [SITE]

Estudar por bons livros e diversas apostilas de concurso é sem dúvida essencial para se obter bons resultados nas provas de concurso. Além disso, para complementar os estudos, não podemos excluir a importância de aulas em bons cursinhos. Mas o que é mais interessante, um cursinho presencial ou online?

Com o aumento da procura por concursos, mais opções de bons cursos preparatórios presenciais surgiram e a adesão por cursinhos online também vêm aumentando. Há quem goste de aulas tradicionais, com horários presenciais, professores voltados para cada área de interesse e material direcionado à área de estudo em questão. No entanto, pessoas que têm uma rotina difícil e pouco tempo para se dedicar a uma aula presencial, optam por estudos à distância, pois estes têm como objetivo suprir as necessidades desse grupo

A Advogada e atual funcionária pública Susi Castro já recorreu aos dois tipos de cursos preparatórios para concursos públicos, “Com relação à flexibilidade e preço acessível, os cursinhos online são imbatíveis. Mas vale conferir em que fase o estudante está, na fase de revisão é mais interessante o online, mas se ele estiver começando a estudar, o ideal é fazer aulas presenciais, porque vai puxar mais do aluno”.

A melhor estratégia será sempre experimentar o que se encaixa melhor na sua rotina e no seu perfil. As duas opções de cursinhos são boas, mas há a que vai fazer você produzir mais, respeitando os seus horários e compromissos.

Fontes:

Curso presencial ou online: qual a melhor opção? Disponível em: <http://tribunadoceara.uol.com.br/especiais/guia-do-concurseiro/concursos-publicos/curso-presencial-ou-online-qual-melhor-opcao/ >. Acesso em 20 de Outubro de 2016.

Fazer cursinho presencial ou estudar em casa: o que você prefere? Disponível em: <https://www.concursosnobrasil.com.br/blogs/guia-do-concurseiro/fazer-cursinho-ou-estudar-em-casa-o-que-voce-prefere.html >. Acesso em 20 de Outubro de 2016.

Cinthia Brito

Você sabe o quanto deve investir em marketing?

Texto 157 - Timbó [SITE]

É de senso comum que investimento na área de marketing é vital para que a empresa cultive seus clientes e conquiste novos. Porém, muitos profissionais do ramo ou proprietários de pequenas e médias empresas, não sabem o quanto investir e de qual forma o fazer. Mas afinal, qual o valor correto a investir?

Inicialmente, toda empresa deve elaborar um plano de marketing. Esta é uma ferramenta de gestão que deve ser usada e atualizada com objetivos da empresa, ações a serem tomadas, informações de mercado, tendências, entre outras e com isso criar vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Existem duas principais formas de investimentos em marketing. A primeira é o marketing institucional, este tem como objetivo fazer com que as pessoas conheçam a empresa e pode ser realizado através de panfletos, propagandas em revistas, mídias sociais, outdoors, entre outros meios de divulgação. Já a segunda ferramenta é o marketing comercial que, por sua vez, visa aumentar as vendas e é utilizado geralmente para campanhas ou promoções especificas, como Dia das Mães, Férias, Natal.

Depois de elaborado o plano de marketing, a empresa estará apta a investir de forma mais segura. Estudos apontam que as empresas costumam investir até 10% do valor bruto do faturamento. Mas no geral, um profissional de marketing com um investimento mensal de 3% a 5% consegue exercer com êxito seu trabalho.

Diante disso, é notável a importância de um plano de marketing eficiente, proporcionando as empresas, de forma clara, ações, meios e metas a serem cumpridas, facilitando assim o crescimento da empresa.

FONTES:

Fidelizii.com.br. Quanto pequenas empresas devem investir em marketing. Disponível em: <http://fidelizii.com.br/blog/2015/03/quanto-pequenas-empresas-devem-investir-em-marketing/>. Acesso em: 26 de Outubro de 2016.

Sebrae.com.br. Como elaborar um plano de marketing. Disponível  em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/como-elaborar-um-plano-de-marketing,084b6484b071b410VgnVCM1000003b74010aRCRD/>. Acesso em: 26 de Outubro de 2016.

JÚNIOR TIMBÓ

O WhatsApp como estratégia de aproximação com o cliente

Texto 155 - Victória [SITE]

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas, rápido, grátis e que faz parte da vida de milhões de pessoas no mundo todo. O aplicativo, que faz parte da rotina das pessoas de todas as idades, assume diferentes tipos de utilidade: além de funcionar como um meio de comunicação rápido entre familiares e amigos, também está sendo utilizado como ferramenta de comunicação entre estabelecimentos e clientes.

Como o aplicativo permite a criação de grupos, isto é, agrupar pessoas com os mesmos interesses; pequenas e grandes empresas, além de profissionais autônomos estão usando o aplicativo como meio de ficarem mais próximos de seu segmento alvo para a divulgação de produtos, serviços e, principalmente, para fazer negócios. Neste sentido, as principais atividades realizadas por estas empresas são: divulgação de produtos e serviços, tira dúvidas com seus clientes, divulgação de promoções e relatos de como melhor utilizar determinado produto ou serviço.

O WhatsApp é atualmente uma ferramenta de vendas fundamental, embora não substitua o contato pessoal com a clientela. Apesar de possuir um foco na venda, é necessário saber administrar seu uso, utilizando de forma profissional, evitando incomodar os consumidores, tendo paciência e não deixando o cliente sem resposta.

Muitas pessoas não querem mais o modelo de atendimento tradicional, como por exemplo, a central telefônica ou e-mail, nesse caso o aplicativo funciona bem, pois os consumidores buscam uma comunicação rápida e mais informal, humanizada, que as aproxime do serviço. Por conta disso, o WhatsApp já é um dos principais meios de comunicação das empresas.

Fontes:

Vendas pelo WhatsApp: como aproveitar o aplicativo a favor do seu negocio. Disponivel em: <http://comunidad.destinonegocio.com.br/t/vendas-pelo-whatsapp-como-aproveitar-o-aplicativo-a-favor-do-seu-negocio/1622> Acesso em Outubro de 2016.

WhatsApp ajuda lojistas a impulsionar os negócios. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/rio/bairros/whatsapp-ajuda-lojistas-impulsionar-os-negocios-20301450> Acesso em Outubro de 2016.

 Victória Mendes

Acesso à produção acadêmica extra-universidade

Texto 153 - Aline [SITE]

Quem se encontra na fase de produção de monografia ou artigo sabe da dificuldade de acesso ao acervo completo dos portais de repositórios digitais¹ quando não se encontra nas dependências da universidade. Isso acontece porque o conteúdo disponibilizado por portais como Periódicos CAPES, WebOfScience e livros eletrônicos são de uso restrito ao domínio ufc.br.

Mas se você pesquisador não pode morar na faculdade para ter acesso ilimitado a esse precioso conteúdo, o PET ADM UFC lhe dá uma mãozinha para que você consiga acessá-lo de qualquer lugar: trata-se do acesso remoto via CAFe (Comunidade Acadêmica Federada) e da utilização do servidor de proxy da Universidade Federal do Ceará.

A conexão remota via CAFe permite o acesso aos conteúdos científicos do Portal de Periódicos CAPES/MEC mediante a inserção do seu número de CPF e senha do SIGAA. Basta clicar nesse link: < http://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_plogin&ym=3&pds_handle=&calling_system=primo&institute=CAPES&targetUrl=http://www.periodicos.capes.gov.br&Itemid=155> e selecionar a instituição de ensino superior, que no nosso caso, é a UFC.

Já o servidor de proxy da UFC possibilita o acesso à produção científica tanto do Portal de Periódicos CAPES, quanto o Science Direct, o WebOfScience, entre outros. O tutorial de configuração do proxy da UFC encontra-se no site: <http://proxy.ufc.br/> . Após a sua configuração, é só utilizar seu nome de usuário, CPF e senha do SIGAA para ter acesso ao universo de conteúdos científicos que se encontra nos portais assinados pela UFC.

Com o uso das bases de dados de artigos científicos evita-se o desperdício de tempo na busca das produções acadêmicas. O acesso restrito ao seu conteúdo visa uma maior segurança da informação, evitando o seu uso indevido. Aproveite bem os recursos disponibilizados pela nossa instituição.

¹Repositórios digitais (RDs) são bases de dados online que disponibilizam toda a produção científica pertencente a uma instituição (IBICT, 2016).

FONTES:

CAPES/MEC. Portal de Periódicos. Acesso remoto via CAFe. Disponível em: < http://www.periodicos.capes.gov.br/> Acesso em: 20 Set. 2016.

IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Repositórios Digitais. Brasília, 2016. Disponível em: < http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/repositorios-digitais> Acesso em: 20 Set. 2016.

UFC – Universidade Federal do Ceará. Secretaria de Tecnologia da Informação.  Como acessar o proxy. Disponível em: < http://proxy.ufc.br/> Acesso em: 20 Set. 2016.

Aline Ribeiro

PERSONAL BRANDING: VOCÊ É SUA MARCA

Texto 156 - Andréa [SITE]

O mercado é naturalmente competitivo, tanto para as empresas que lutam por uma posição entre os clientes exigentes, quanto para você, que procura se destacar dentre as pessoas que buscam um emprego ou cargo dentro dessas organizações. Então, qual é a impressão que você causa nas pessoas? Será que essa imagem está lhe ajudando a alcançar seus objetivos profissionais? Mediante esses questionamentos, será apresentado o conceito de Personal Branding, que é a gestão de sua marca pessoal, para construir algo muito importante, sua reputação, e assim aumentar seu valor no mercado.

Logo, com essa prática, você passará a se esforçar para investir em si próprio, realizando, por exemplo, cursos de qualificação mesmo se o momento for de crise ou se este curso for caro, pois mais a frente terá aqueles que se abalaram por essas situações e então você sairá na frente de todos por ter adquiro esse conhecimento. Mas, então, como por em prática o Personal Branding? A mestranda em Neuromarketing e MasterCoach International Daniela Viek nos apontas os seguintes passos:

1        Autoanálise: primeiramente, deve-se fazer uma profunda autoanálise para identificar os principais pontos que o tornam único, essas características são um conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes específicas.

2        Impressão do mercado: em seguida, verifica-se se esses pontos são reconhecidos pelas outras pessoas. Isso lhe proporcionará a visão do que deverá aperfeiçoar no gerenciamento da sua marca.

3       Estabelecendo objetivos: depois, é definida a visão clara de onde se quer chegar a curto, médio e longo prazo.

4        Marketing pessoal: nesse momento, usam-se ferramentas e ações para sua promoção ao público, por exemplo, interagir nas mídias sociais, participar de eventos corporativos e workshops para assim promover sua marca pessoal.

O Personal Branding é uma técnica que pode ser usada por todos os tipos de profissionais do mercado, entretanto, os administradores devem ter atenção especial, pois estes se mantêm em intenso contato com pessoas e devem mostrar competência, tanto na administração das organizações, como na gerência de si mesmos.

REFERÊNCIAS

BENDER, Arthur. Personal branding: construindo sua marca pessoal. São Paulo: Integrare, 2009.

VIEK, Daniela. Por que investir em sua marca pessoal é estratégico antes, durante e após a crise. In: FÁBIO BANDEIRA DE MELLO (Org.). Driblando a crise: como dar a volta por cima e prosperar. João Pessoa: Administradores.com, 2016. p. 18-23.

andreá

Nosso querido Restaurante Universitário

Texto Extra - Glória [SITE]

O restaurante universitário é um espaço proporcionado pela UFC para fornecer alimentos de qualidade para alunos, servidores técnico-administrativos e terceirizados, e aos docentes, além de funcionar como um espaço de convivência.

O preço para os universitários é bem acessível, no valor de 1,10 e o restaurante oferece três refeições, sendo uma delas apenas para os residentes (o café-da-manhã), salientando que se servem três tipos de opções, que variam de acordo com o cardápio do dia. O acesso à alimentação para os alunos se dá por meio de um cartão, que deve ser recarregado com o valor equivalente a quantidade de refeições que se pretende fazer. Também é proporcionada aos alunos a isenção do valor da refeição, mas apenas para aqueles que se enquadram nas exigências. Em datas comemorativas, quem frequenta o RU recebe como mimo, um típico forró pé de serra e comidas mais elaboradas, como a canjica no dia de São João.

Por fim, esse espaço destinado aos alunos, servidores e terceirizados funciona como um facilitador através do menor gasto de tempo e deslocamento, proporcionando também, uma maior integração com a Universidade e de uma forma que todos gostam: comendo.

FONTES:

“Conheça o restaurante universitário” Disponível em: <http://www.ufc.br/restaurante>. Acesso em 22/09/2016

Gloria Braga

Brainstorming: geração de alternativas

Texto 154 - Yara Lima [SITE]O Brainstorming é uma técnica criativa para geração de alternativas, sendo este termo criado em 1953, pelo publicitário americano Alex Osborn. O método é bastante difundido pela sua simplicidade de operação, por isso é utilizado em várias áreas do conhecimento, tais como marketing, design, gestão, etc.

Salienta-se, pois, que para sua aplicação, algumas observações devem ser salientadas, são elas: a) inicialmente, a quantidade de ideias apresentadas deve ser mais observada do que a qualidade das propostas, b) não pode haver censura, para não promover um bloqueio na variedade de alternativas apresentadas; c) e por fim, ter definido que as ideias são utilizadas com liberdade para aperfeiçoamento, logo, não há um dono específico das propostas.

Para realizar um brainstorming eficiente, a jornalista Beatriz Rey, pós-graduada em Negociações Econômicas Internacionais pela Universidade Estadual Paulista, aponta os seguintes passos a ser seguidos:

1. Comece com o problema: a reunião deve começar definindo claramente qual problema será discutido;

2. Quem e para quê: a equipe deve ter conhecimento consolidado sobre as necessidades dos interessados em encontrar uma solução;

3. Ambiente favorável: as pessoas devem sentir-se confortáveis no local em que a reunião será realizada;

4. Inspire-se: as pessoas devem ser orientadas a revisar o problema antes de iniciar a reunião, a fim de que as soluções fluam melhor;

5. Ideais nascem na mente: cada participante deve ser instigado a propor soluções para o problema discutido, sendo estas propostas registradas, objetivando a escolha da melhor posteriormente;

6. Discussão coletiva: o ideal é que todos participem da discussão, logo, é sugerida a existência de um moderador, a fim de promover uma participação de todos os envolvidos;

7. Abra as torneiras: o acúmulo de ideias é importante, para que possa haver a seleção das melhores;

8. Ideias selvagens: Não deve haver julgamentos no momento em que a ideias forem apresentas, visto que isto interrompe o fluxo da criação.

 A utilização do brainstorming apresenta-se assim como uma boa opção para resolução de problemas e criação de novos negócios, uma vez que fornece de forma dinâmica e criativa, um arsenal de novas ideias e propostas para um mesmo desafio.

Fontes:

ALVES, Hobedes de Albuquerque; CAMPOS, Fábio; NEVES, André. Aplicação da técnica criativa “Brainstorming Clássico” na geração de alternativas na criação de games. Universidade Federal de Pernambuco, Dept.de Design,Brasil, p. 01–06.

RAY, Beatriz. Como fazer um brainstorming eficiente. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/181/noticias/como-fazer-um-brainstorming-eficiente>. Acesso em: 13 de outubro de 2016.

Yara Lima

Ações empresariais capazes de mudar uma realidade

Texto 149 - Gloria [SITE]

O mundo vem se deparando com intensas transformações relacionadas à tecnologia, às informações, à economia, às demandas de produção. Paradoxalmente, observa-se crescimento na poluição do meio ambiente, na pobreza, na violência. Dessa forma, foi percebida a necessidade de ações de empreendedorismo social.

O empreendedorismo, de forma geral, pode ser visto como promotor de desenvolvimento econômico. Porém, ele também abrange o âmbito social e, ao atuar nessa área, objetiva promover atividades que priorizem o crescimento da sociedade e do homem. Dessa forma, esse tipo de empreendedor inova nos seus produtos ou serviços, direcionando seu olhar para as demandas sociais.

No Brasil, temos exemplos de empreendedores sociais que buscam transformar o mundo e melhorar a vida das pessoas utilizando métodos que estão normalmente presentes no cotidiano de empresas, como a Adpatsurf, que usa o esporte como instrumento de inclusão e integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Um exemplo de empresa internacional é a D’light Design, que desenvolve produtos inovadores para suprir a necessidade de consumo de energia solar para famílias sem acesso à energia e com baixo poder aquisitivo.

Com isso, tendo em vista as constantes mudanças na sociedade e como elas acontecem de forma paradoxal, é importante salientar a prática de ações capazes de mudar uma realidade, como é feito através do empreendedorismo social.

FONTES:

Administradores.Com. A gestão da responsabilidade social empresarial. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a-gestao-da-responsabilidade-social-empresarial/24851/>. Acesso em: 05 de setembro de 2016.

Longitude. Cases de empreendedorismo social no Brasil e no mundo. Disponível em:
< http://blog.escolalongitude.com.br/2016/02/25/cases-de-empreendedorismo-social-no-brasil-e-no-mundo/>. Acesso em: 05 de outubro de 2016.

MeuSucesso. 5 exemplos de empreendedorismo social no Brasil. Disponível em: <https://meusucesso.com/artigos/empreendedorismo/5-exemplos-de-empreendedorismo-social-no-brasil-173/>. Acesso em: 22 de setembro de 2016.

Responsabilidade Social. O Empreendedorismo e a Responsabilidade Social: Uma experiência. Disponível em: <http://www.responsabilidadesocial.com/artigo/o-empreendedorismo-e-a-responsabilidade-social-uma-experiencia/>. Acesso em: 05 de setembro de 2016.

Gloria Braga