Como fazer um bom negócio em compras internacionais

Texto 168 - Cinthia [SITE]As lojas virtuais do exterior já ganharam a preferência de muitos brasileiros que descobriram a possibilidade de fazer bons negócios sem sair da comodidade de sua casa e economizando uns trocados, importando produtos a um preço acessível. Mas realizar compras em sites internacionais pode ser arriscado, logo, aqui vão algumas dicas para não tornar a sua compra um transtorno:

1. Verifique se o frete pesa muito no final da conta, assim, analise se o valor total da importação é realmente vantajoso. Algumas vezes, a diferença de preços entre o Brasil e o exterior é pequena e não traz grande vantagem.

2. Não compre em grandes quantidades. Os artigos podem ser barrados pela Receita, pois são classificados como comércio,e pessoas físicas não podem importar objetos e revender.

3. Prefira sites conhecidos e respeitados.É melhor pagar 5% a mais em um site conhecido do que tentar comprar 15% mais barato em uma loja totalmente desconhecida e sair no prejuízo.

4. Escolha formas seguras de pagamento. É sempre bom comprar em lojas onde é possível escolher formas seguras de pagamento, cartão de crédito, por exemplo. Os sites que tem formas desconhecidas de pagamento são arriscados.

5. Verifique o endereço da página. Observe se nas páginas onde são inseridos os dados do seu cartão estão no formato HTTPS:// no início do link e possuem um cadeado verde fechado ao lado. Isto indica que a página é segura, então as informações transmitidas por você estão sobre sigilo.

6. Fique atento com o tamanho do produto. Os tamanhos apresentados na venda estão de acordo com a medida de comprimento utilizada pelopaís de origem do produto. Então, deve atentar-se à tabela de tamanhos do site e entrar em contato com o vendedor caso haja alguma dúvida sobre o tamanho que você escolheu.

7. Busque informações sobre o vendedor. Os vendedores desses sites costumam ser avaliados de acordo com o seu desempenho, verifique o tempo que ele tem de venda nesse site, os comentários sobre ele e as recomendações dos produtos vendidos pelo mesmo.

Antes de fechar negócio é sempre importante analisar todas as informações que você tem sobre a loja, produto e vendedor, pois o preço pode até ser atrativo, mas a segurança de uma compra tranquila vale mais do que ter dor de cabeça com burocracias de trocas e ressarcimentos.

Fontes:

Os melhores sites para comprar do exterior e economizar! Disponível em: < https://www.konkero.com.br/financas-pessoais/gastar-menos/os-melhores-sites-para-comprar-produtos-do-exterior-e-economizar >. Acesso em 08 de dezembro de 2016.

Sites de compras: como comprar online no exterior com segurança. Disponível em: < http://www.dicasdemulher.com.br/sites-de-compras/> . Acesso em 08 de dezembro de 2016.

Cinthia Brito

Treine um novo idioma conversando com estrangeiros gratuitamente

Texto 167 - Timbó [SITE]Quem já passou pelo processo de aprender uma nova língua sabe que existe uma grande dificuldade na compreensão e na pronúncia, caso a conversação não seja uma prática constante no dia a dia. Porém, a maioria das pessoas não têm condições de pagar um curso, professor particular ou sair do País e vivenciar experiências com pessoas de outras nacionalidades. Mas existe uma alternativa simples e útil que muitos não conhecem.

Algumas pessoas treinam a conversação e a compreensão através de aplicativos de vídeo, imagem e voz; oferecidos por programas de sites de idiomas.  Além de muitos serem gratuitos, é óbvia a diferença de pronúncia e sotaque, gírias e expressões que os tradicionais cursinhos de idiomas não ensinam e apenas um morador local tem conhecimento.

Outra vantagem, talvez a maior, é o fato de você fazer novas amizades, pois está em contato com pessoas de diferentes países é enriquecedor. Para ajudar, selecionamos cinco sites para aprender Inglês e outros idiomas gratuitamente, são eles:

1- LANG-8: Neste pode-se treinar sua escrita através de redações que serão corrigidas por moradores locais do País escolhido, e em troca você pode corrigir redações da sua língua nativa.

2- COFFEESTRAP: Pode-se conversar com um nativo, e ainda ter acesso a questionários com perguntas e respostas para treinar.

3- INTER PALS: É ótimo para treinar conversação com moradores de vários locais do mundo.

4- MY LANGUAGE EXCHANGE: Você pode selecionar o País e idioma que deseja localizar um parceiro para conversar.

FONTES:

Canaldeensino.com.br. 6 Sites que ajudam a encontrar estrangeiros para praticar idiomas. Disponível em: <https://canaldoensino.com.br/blog/6-sites-que-ajudam-a-encontrar-estrangeiros-para-praticar-idioma>. Acesso em: 28 de Novembro de 2016.

Poliglotaesperto.blogspot.com.br. 10 Sites para praticar idiomas. Disponível em: <http://poliglotaesperto.blogspot.com.br/2016/02/10-sites-para-praticar-idiomas-com.html>. Acesso em: 28 de Novembro de 2016.

JÚNIOR TIMBÓ

O empreendedorismo nas universidades do Brasil

Texto 166 - Andrea [SITE]

A palavra “empreendedor” se origina do francês e significa “aquele que assume riscos e começa algo novo”. Para o professor José Dornelas, atualmente “o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados”. Nessa linha de pensamento, Dornelas acrescenta que o empreendedorismo, diferente do que se pensava, pode sim ser ensinado e deve desenvolver, dentre outras habilidades, a de: (1) identificar e analisar oportunidades; (2) entender como ocorre a inovação e o processo empreendedor; (3) preparar e utilizar um plano de negócios; e(4) gerenciar e fazer a empresa crescer.

Segundo a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, patrocinada pelo Sebrae no Brasil, de cada dez brasileiros adultos, quatro já possuem ou estão envolvidos com a criação de uma empresa. Assim, muitas pessoas que estão em busca de criar seu negócio e se tornar um empreendedor, procuram no curso de graduação em Administração uma oportunidade para desenvolver o perfil empreendedor e administrador, pois, nas palavras de Dornelas, “todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter sucesso”.

Porém, será que as faculdades de Administração no Brasil estão preparadas para desenvolver tais habilidades do empreendedorismo? Em uma pesquisa sobre o desenvolvimento de competência dos cursos de Administração de Minas Gerais foi constatado que as competências empreendedoras, como a criatividade, o domínio de novos conhecimentos técnicos ligados à profissão, e a capacidade de lidar com incertezas e dúvidas têm sido as menos desenvolvidas no ambiente acadêmico. Em paralelo a isso, o professor Paulo Roberto Feldmann, que ao longo de seus 35 anos trabalhou em grandes companhias transnacionais como Microsoft e Ernst & Young, diz queo brasileiro tem um perfil conservador que corre poucos riscos e não investe em pesquisas que busquem novas alternativas para seus negócios, produtos e para seus processos, por isso o brasileiro não inova, o que resulta na estagnação de muitas empresas no Brasil.

Muitos alunos de Administração entram no curso com sonhos diversos e por vezes querem se tornar um empreendedor, porém ao longo dos semestres começam a adquirir competências iguais às dequalquer outro estudante do curso, o que pode podar ou até mesmo acabar com seus desejos iniciais, afetandonão somente o estudante, mas também um mercado que está necessitando de inovação.

A universidade não é o único fator que afeta o perfil do empreendedor, porém é uma importante ferramenta para fortalecer essas características e por isso deve se atentar para uma grade curricular mais dinâmica, voltada para a análise do mercado e para o entendimento e incentivo da inovação e seus processos.

FONTES:

ADMINISTRADORES.COM (Org.). Administração do jeito que está é o curso que mata o sonho dos inovadores. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/academico/administracao-do-jeito-que-esta-e-o-curso-que-mata-o-sonho-dos-inovadores/114030/>. Acesso em: 01 dez. 2016.

AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS. 4 EM CADA 10 BRASILEIROS SÃO EMPREENDEDORES, DIZ PESQUISA. 2016. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/02/4-em-cada-10-brasileiros-sao-empreendedores-diz-pesquisa.html>. Acesso em: 01 dez. 2016.

DORNELAS, José. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 5. ed. Rio de Janeiro: Empreende / LTC, 2014.

MAIRINS, Simão. Criação da graduação em Administração no Brasil foi um erro, afirma professor. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/criacao-da-graduacao-em-administracao-no-brasil-foi-um-erro-afirma-professor/88248/>. Acesso em: 01 dez. 2016.

andreá

Plano de carreira: traçando objetivos

yaraO plano de carreira é um programa no qual se estruturam os objetivos profissionais a serem atingidos, seja em um futuro próximo ou distante; além de um conjunto de metas para alcançar esses propósitos. Há dois tipos de plano de carreira, o empresarial e o pessoal.

O plano de carreira formulado pela empresa estipula o caminho que o funcionário deve percorrer dentro da organização, elencando quais competências serão necessárias para que esse assumir as posições hierárquicas na instituição. Essa ferramenta culmina em vantagens para ambas às partes: empregador e empregado, uma vez que a empresa ganha ao promover alguém que já conhece a cultura organizacional; e ao mesmo tempo propicia aos seus funcionários a possibilidade de desenvolvimento profissional.

O plano de carreira pessoal é um mecanismo colaborativo ao progresso profissional, uma vez que a pessoa identifica suas principais necessidades e habilidades, para assim elaborar uma estratégia de desenvolvimento da sua carreira.

 O plano de carreira é algo que deve ser pensado como um mapa de desenvolvimento profissional, porém não é suficiente para o alcance do sucesso, logo, não deve ser visto como única forma de ascender profissionalmente. É interessante que o colaborador continue se especializando através de pós-graduações, palestras ou treinamentos, assim, a probabilidade de alcance dos seus objetivos será maior e mais precisa.

Fontes:

ENDEAVOR. Plano de carreira: empresa e funcionário crescendo juntos. Disponível em: <https://endeavor.org.br/plano-de-carreira/?esvt=-b&esvq=_cat%3Aendeavor.org.br&esvadt=999999—1&esvcrea=75514462525&esvplace=&esvd=c&esvaid=50078&gclid=CLKji62tstACFcFAhgodxA0ASg >. Acesso em: 18 de novembro de 2016.

GUIA DA CARREIRA. O que é plano de carreira? Disponível em: < http://www.guiadacarreira.com.br/carreira/o-que-e-plano-de-carreira/. >. Acesso em: 18 de novembro de 2016.

VERBO EDUCACIONAL. Plano de carreiras: definição e planejamento. Disponível em: < http://www.verboeducacional.com.br/blog/plano-de-carreira/ >. Acesso em: 18 de novembro de 2016.

Yara Lima

 

A Fantástica Fábrica de Chocolate e a Gestão de Pessoas

Texto 169 - Gloria [SITE]

Educadores e gestores se utilizam, comumente, de filmes para aprofundar os ensinamentos que buscam transmitir em suas aulas, workshops e cursos, tendo em vista que os filmes são fontes de aprendizado.

Analisando o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” sob a ótica de um Gestor de Pessoas é possível enxergar diversos ensinamentos acerca do mundo profissional, apontados abaixo.

Junto com toda a fantasia do filme é possível perceber um eficaz processo seletivo, em que Willy Wonka – dono da fábrica – promove um concurso em que cinco crianças podem ser observadas, sob um olhar administrativo, como os candidatos. Elas conhecem o empreendimento e passam por situações semelhantes às dinâmicas em grupo realizadas por grandes empresas, mostradas no filme como desafios, para que no final, uma criança seja eleita a herdeira da fábrica, ou seja, se tornar o funcionário que ocupará a vaga.

O candidato eleito “o herdeiro da fábrica” foi Charlie, que passou por todos os testes propostos por Wonka, mostrando-se disciplinado e honesto. Dessa forma, percebe-se que o dono da fábrica elaborou um processo seletivo em que o único candidato que chegaria ao final fosse aquele que realmente se enquadrasse no cargo.

O filme consegue mostrar a importância de um eficaz processo seletivo e como a forma que ele é planejado – como quais as dinâmicas e o que elas devem avaliar – leva a maior possibilidade de um candidato ideal ocupar a vaga.

FONTES

Passa no rh! Disponível em: <http://passanorh.99jobs.com/5-filmes-com-licoes-valiosas-para-gestao-de-pessoas/>. Acesso em 09 de dezembro de 2016

Gestão de pessoas MBA. Disponível em: <http://www.gestaodepessoasmba.com.br/p/filmes-e-videos.html>. Acesso em 09 de dezembro de 2016.

Gloria Braga

Mães: Um bom investimento para o mercado

Texto 176 - Texto Extra Adriano [SITE]A reinvenção tem sido algo fundamental para qualquer segmento de mercado. Dentre estes, pode-se citar a indústria cinematográfica nacional, que vem apostando em novos temas dentro da comédia como, por exemplo, o tema “mãe”, presente no filme “Minha mãe é uma peça”, estrelado pelo ator Paulo Gustavo.

A franquia, que já está no seu segundo filme, fala sobre a relação de Dona Hermínia, uma dona de casa bem humorada, com a sua problemática e amada família. O longa-metragem retrata de forma leve e simpática o cotidiano das famílias brasileiras. Esta abordagem diferenciada trouxe consigo bons resultados, pois o público realmente se identificou com as situações vividas pela protagonista.

 Minha mãe é uma peça estreou no ano de 2013 e vendeu 413.000 ingressos em seus primeiros dias em cartaz. Seu circuito de lançamento teve um aumento considerável para o segundo filme, pois em 2013 foram 307 salas, e em 2016 o filme estreou em 1.055 cinemas. De acordo com a ComScore Consultoria, a sequência levou, em seu fim de semana de estreia, mais de 700.000 pessoas aos cinemas, conquistando o primeiro lugar nas bilheterias e arrecadando mais R$ 10,1 milhões.  No total, “Minha Mãe é uma Peça 2” já arrecadou R$ 36,7 milhões e obteve um público de 2,7 milhões de pessoas.

 Sendo assim, é importante que as empresas busquem sempre a melhoria contínua, pois não há fórmula certa para o sucesso, principalmente na indústria cinematográfica, fortemente marcada pelo dinamismo. É preciso estar atento a todas as mudanças, ser criativo e se conectar com os gostos do seu público para utilizar todas essas ferramentas a seu favor.

FONTES:

‘Minha Mãe É Uma Peça 2’ domina bilheteria e supera ‘Rogue One’. Disponível em: < http://veja.abril.com.br/entretenimento/minha-mae-e-uma-peca-2-domina-bilheteria-e-supera-rogue-one/>. Acesso em: 05 de Janeiro de 2017.

Minha Mãe É uma Peça 2, a segunda melhor estreia nacional no ano. Disponível em: < http://veja.abril.com.br/entretenimento/minha-mae-e-uma-peca-2-a-segunda-melhor-estreia-nacional-no-ano/>. Acesso em: 05 de Janeiro de 2017.

Adriano dos Santos

As oportunidades para um estudante de Administração

Texto 162 - Gabriela [SITE]“Me graduei! E agora?”. Esta é uma pergunta muito comum feita por estudantes de Administração ao finalizar o curso, mas, felizmente, a área administrativa é extremamente abrangente, agradando a todos os gostos. São muitos setores para atuação, como marketing, logística, finanças, gestão de pessoas, projetos de inovação, produção, dentre outros. Há quem afirme que as pessoas que cursam Administração não sabem o que querem, mas há quem diga que são pessoas que querem muitas coisas!

Atualmente, as áreas em que há mais oportunidades para um recém-formado são a econômica e financeira por conta dos problemas que o país vem enfrentando, o que faz as organizações procurarem jovens com um olhar novo e sem vícios corporativos, ajudando a minimizar os riscos da empresa. Além destas, a área de desenvolvimento de negócios é sempre promissora, buscando pessoas criativas, modernas, empreendedoras e atentas ao cenário atual, com a finalidade de se destacar em frente à concorrência.

É notório que o salário inicial de um administrador não é tão atrativo quanto se espera (a não ser que seja na esfera pública), mas é só uma questão de tempo para que o profissional se desenvolva, mostre resultados e se promova dentro de uma empresa, além da possibilidade de abrir seu próprio negócio.

Mas como fazer para se destacar no mercado? Primeiramente, deve haver muito esforço pessoal. Em seguida, é importante que o aluno de Administração não se limite apenas à sala de aula, participando, sempre que houver oportunidade de bolsas estudantis, projetos educacionais, empresas juniores, estágios etc. É isso que vai fazer o estudante se diferenciar e ser visado por uma boa empresa.

Fontes:

Administradores.com. Quais as carreiras promissoras para os recém-formados. Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/quais-sao-as-areas-promissoras-para-os-recem-formados/114843/ Acesso em: 11 de novembro de 2016.

O Globo. Estudante formado em Administração pode trabalhar em praticamente todas as áreas. Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/estudante-formado-em-administracao-pode-trabalhar-em-praticamente-todas-as-areas-ou-ainda-2942916 Acesso em: 11 de novembro de 2016.

Gabriela Tomaz