As lojas virtuais do exterior já ganharam a preferência de muitos brasileiros que descobriram a possibilidade de fazer bons negócios sem sair da comodidade de sua casa e economizando uns trocados, importando produtos a um preço acessível. Mas realizar compras em sites internacionais pode ser arriscado, logo, aqui vão algumas dicas para não tornar a sua compra um transtorno:
1. Verifique se o frete pesa muito no final da conta, assim, analise se o valor total da importação é realmente vantajoso. Algumas vezes, a diferença de preços entre o Brasil e o exterior é pequena e não traz grande vantagem.
2. Não compre em grandes quantidades. Os artigos podem ser barrados pela Receita, pois são classificados como comércio,e pessoas físicas não podem importar objetos e revender.
3. Prefira sites conhecidos e respeitados.É melhor pagar 5% a mais em um site conhecido do que tentar comprar 15% mais barato em uma loja totalmente desconhecida e sair no prejuízo.
4. Escolha formas seguras de pagamento. É sempre bom comprar em lojas onde é possível escolher formas seguras de pagamento, cartão de crédito, por exemplo. Os sites que tem formas desconhecidas de pagamento são arriscados.
5. Verifique o endereço da página. Observe se nas páginas onde são inseridos os dados do seu cartão estão no formato HTTPS:// no início do link e possuem um cadeado verde fechado ao lado. Isto indica que a página é segura, então as informações transmitidas por você estão sobre sigilo.
6. Fique atento com o tamanho do produto. Os tamanhos apresentados na venda estão de acordo com a medida de comprimento utilizada pelopaís de origem do produto. Então, deve atentar-se à tabela de tamanhos do site e entrar em contato com o vendedor caso haja alguma dúvida sobre o tamanho que você escolheu.
7. Busque informações sobre o vendedor. Os vendedores desses sites costumam ser avaliados de acordo com o seu desempenho, verifique o tempo que ele tem de venda nesse site, os comentários sobre ele e as recomendações dos produtos vendidos pelo mesmo.
Antes de fechar negócio é sempre importante analisar todas as informações que você tem sobre a loja, produto e vendedor, pois o preço pode até ser atrativo, mas a segurança de uma compra tranquila vale mais do que ter dor de cabeça com burocracias de trocas e ressarcimentos.
Fontes:
Os melhores sites para comprar do exterior e economizar! Disponível em: < https://www.konkero.com.br/financas-pessoais/gastar-menos/os-melhores-sites-para-comprar-produtos-do-exterior-e-economizar >. Acesso em 08 de dezembro de 2016.
Sites de compras: como comprar online no exterior com segurança. Disponível em: < http://www.dicasdemulher.com.br/sites-de-compras/> . Acesso em 08 de dezembro de 2016.