Um dos grandes objetivos do setor de marketing nas empresas é fazer com que a sua marca esteja bem posicionada no mercado. Uma vez que a marca envolve a experiência que será passada ao cliente através da transmissão de seus valores e da identificação da organização e de seus produtos ou serviços, o seu posicionamento torna-se um fator fundamental para as empresas que buscam maior identificação por parte dos clientes e, consequentemente, maior preferência na decisão de compra. Para conseguir tais resultados, as organizações podem adotar diversas estratégias, escolhendo as mais adequadas, sendo uma delas o que o inglês Simon Sinek denominou de The Golden Circle, o Círculo Dourado, cuja essência é usar a comunicação para buscar e atrair clientes que acreditam naquilo que o gestor e a empresa acreditam.
O Círculo Dourado trata-se de uma estratégia cuja comunicação ocorre de maneira inversa ao modo como a maioria das empresas fazem. A comunicação é geralmente dividida em três níveis: “O quê?”, referindo-se ao produto ou serviço que a empresa está ofertando; “Como?”, referindo-se, geralmente, às qualidades e características do produto ou serviço ofertado; e “Por quê?”, referindo-se ao motivo daquele produto estar sendo ofertado, sendo esse motivo não o lucro, mas a causa ou a razão de ser da empresa. Para Sinek, as empresas inovadoras e com grande visibilidade no mercado utilizam a estratégia de começar seu discurso com o “Por quê?”, depois falar o “Como?”, e, por fim, explicar o “O quê?”. Veja os seguintes exemplos:
- “Venha trabalhar com a gente: oferecemos vale refeição, alimentação e um salário compatível com o mercado. Quer trabalhar conosco?” – Empresa X.
- “Ajudamos pessoas a criarem a casa dos sonhos. Se você também é apaixonado por isso e quer mudar o jeito das pessoas decorarem e criarem suas casas, seu lugar é aqui. Quer trabalhar conosco?” – Viva Decora.
No primeiro exemplo, segue a estratégia utilizada pela maioria das empresas, obedecendo a ordem “O quê?”, “Como?” e “Por quê?”.Já a segunda evidencia a técnica do Círculo Dourado, cuja forma de justaposição das informações consegue atrair as pessoas, fazendo com que elas se identifiquem com a organização e comprem o PORQUÊ a empresa faz, e não apenas O QUE ela faz.
Dessa forma, por acreditar nos mesmos ideais, a estratégia do Círculo Dourado é uma alternativa válida e prática para quase todas as organizações, pois os clientes se sentem seguros em ter um “relacionamento” com essas instituições, aumentando as suas chances de compra Sendo assim, é imprescindível que, para o sucesso dessa ferramenta, as empresas estejam conscientes e solidifiquem constantemente o seu Por quê?.
REFERÊNCIAS
AVANTI!. O que é uma marca e o que é Branding?. Disponível em: <http://blog.penseavanti.com.br/o-que-e-branding-e-o-que-e-marca/>. Acesso em: 21 de outubro 2017.
ÍCONE AGÊNCIA DIGITAL. [Círculo Dourado] Como empresas inovadoras atraem os clientes certos. Disponível em: <https://www.iconeagencia.com/circulo-dourado/>. Acesso em: 23 de outubro 2017.
MARKETING DE CONTEÚDO. O Círculo Dourado: o segredo dos grandes líderes para inspirar seus apoiadores. Disponível em: <https://marketingdeconteudo.com/o-circulo-dourado/>. Acesso em: 23 de outubro 2017.
VIVA DECORA PRO. Círculo Dourado: Como grandes líderes inspiram ação nas pessoas. Disponível em: <https://www.vivadecora.com.br/pro/inovacao/circulo-dourado/>. Acesso em: 24 de outubro 2017.