A aliança de casamento das empresas

ARTE SITE

 

Um dos grandes objetivos do setor de marketing nas empresas é fazer com que a sua marca esteja bem posicionada no mercado. Uma vez que a marca envolve a experiência que será passada ao cliente através da transmissão de seus valores e da identificação da organização e de seus produtos ou serviços, o seu posicionamento torna-se um fator fundamental para as empresas que buscam maior identificação por parte dos clientes e, consequentemente, maior preferência na decisão de compra. Para conseguir tais resultados, as organizações podem adotar diversas estratégias, escolhendo as mais adequadas, sendo uma delas o que o inglês Simon Sinek denominou de The Golden Circle, o Círculo Dourado, cuja essência é usar a comunicação para buscar e atrair clientes que acreditam naquilo que o gestor e a empresa acreditam.

O Círculo Dourado trata-se de uma estratégia cuja comunicação ocorre de maneira inversa ao modo como a maioria das empresas fazem. A comunicação é geralmente dividida em três níveis: “O quê?”, referindo-se ao produto ou serviço que a empresa está ofertando; “Como?”, referindo-se, geralmente, às qualidades e características do produto ou serviço ofertado; e “Por quê?”, referindo-se ao motivo daquele produto estar sendo ofertado, sendo esse motivo não o lucro, mas a causa ou a razão de ser da empresa. Para Sinek, as empresas inovadoras e com grande visibilidade no mercado utilizam a estratégia de começar seu discurso com o “Por quê?”, depois falar o “Como?”, e, por fim, explicar o “O quê?”. Veja os seguintes exemplos:

  •  “Venha trabalhar com a gente: oferecemos vale refeição, alimentação e um salário compatível com o mercado. Quer trabalhar conosco?” – Empresa X.
  • “Ajudamos pessoas a criarem a casa dos sonhos. Se você também é apaixonado por isso e quer mudar o jeito das pessoas decorarem e criarem suas casas, seu lugar é aqui. Quer trabalhar conosco?” – Viva Decora.

No primeiro exemplo, segue a estratégia utilizada pela maioria das empresas, obedecendo a ordem “O quê?”, “Como?” e “Por quê?”.Já a segunda evidencia a técnica do Círculo Dourado, cuja forma de justaposição das informações consegue atrair as pessoas, fazendo com que elas se identifiquem com a organização e comprem o PORQUÊ a empresa faz, e não apenas O QUE ela faz.

Dessa forma, por acreditar nos mesmos ideais, a estratégia do Círculo Dourado é uma alternativa válida e prática para quase todas as organizações, pois os clientes se sentem seguros em ter um “relacionamento” com essas instituições, aumentando as suas chances de compra Sendo assim, é imprescindível que, para o sucesso dessa ferramenta, as empresas estejam conscientes e solidifiquem constantemente o seu Por quê?.

REFERÊNCIAS

AVANTI!. O que é uma marca e o que é Branding?. Disponível em: <http://blog.penseavanti.com.br/o-que-e-branding-e-o-que-e-marca/>. Acesso em: 21 de outubro 2017.

ÍCONE AGÊNCIA DIGITAL. [Círculo Dourado] Como empresas inovadoras atraem os clientes certos. Disponível em: <https://www.iconeagencia.com/circulo-dourado/>. Acesso em: 23 de outubro 2017.

MARKETING DE CONTEÚDO. O Círculo Dourado: o segredo dos grandes líderes para inspirar seus apoiadores. Disponível em: <https://marketingdeconteudo.com/o-circulo-dourado/>. Acesso em: 23 de outubro 2017.

VIVA DECORA PRO. Círculo Dourado: Como grandes líderes inspiram ação nas pessoas. Disponível em: <https://www.vivadecora.com.br/pro/inovacao/circulo-dourado/>. Acesso em: 24 de outubro 2017.

LF

 

Bicicletar: uma ação de Responsabilidade Socioambiental para promover a sustentabilidade em Fortaleza

Texto 244 - Rithelle [SITE]

 

É cada vez mais importante o reconhecimento de que os recursos naturais são finitos e que nós dependemos diretamente deles para sobrevivermos e para o crescimento econômico dos países, sendo necessária a utilização desses recursos de forma consciente com o intuito de que, assim, eles sejam utilizados com qualidade e, não, com quantidade.

A partir disso, é desenvolvida a Responsabilidade Socioambiental, a qual está ligada, de acordo com Ministério do Meio Ambiente, às ações e práticas voluntárias que respeitam o meio ambiente e que tenham como objetivo principal a sustentabilidade, além de contar com a participação de órgãos públicos, privados e da própria sociedade.

Assim, muitas organizações passaram a se preocupar com a preservação ambiental e começaram a adotar medidas e projetos em prol dessa causa, como a Unimed Fortaleza que apoiou o projeto Bicicletar proposto pela Prefeitura de Fortaleza e operado pela empresa Serttel, podendo, dessa forma, aliar o projeto ao seu objetivo de atuar, fortalecer e disseminar uma política de gestão empresarial sustentável por meio dos princípios do cooperativismo de forma íntegra e responsável.

O projeto visa oferecer à cidade de Fortaleza uma opção de transporte sustentável e não poluente com o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte seguro, rápido e que não polui o meio ambiente. Hoje, nossa cidade conta com 80 estações e 800 bicicletas em um ano e meio de funcionamento do sistema, tendo sido realizadas mais de 962.707 viagens com as bicicletas compartilhadas. Também, nesse período, deixaram de ser emitidas mais de 346 toneladas de gás carbônico na atmosfera, mostrando que o projeto é um eficiente modo de praticar a Responsabilidade Socioambiental e preservar o meio ambiente.

Referências:

BICICLETAR. Sobre o projeto. Disponível em: http://www.bicicletar.com.br/sobre.aspx.  Acesso em: 15 de setembro de 2017

Ministério do Meio Ambiente. Responsabilidade socioambiental. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental.  Acesso em: 15 de setembro de 2017.

Prefeitura de Fortaleza. Catálogo de Serviços – Bicicletar. Disponível em: https://catalogodeservicos.fortaleza.ce.gov.br/categoria/mobilidade/servico/127. Acesso em: 15 de setembro de 2017. Unimed Fortaleza.

Responsabilidade Socioambiental: Gestão corporativa em sustentabilidade empresarial. Disponível em: http://www.unimedfortaleza.com.br/responsabilidade-socioambiental.  Acesso em: 15 de setembro de 2017

WWF Brasil. Da teoria à prática. Disponível em: http://www.wwf.org.br/participe/porque_participar/sustentabilidade/.  Acesso em: 15 de setembro de 2017.

RITHELLE

Mc Donald’s: a história de ambição, poder e traição.

Texto 242 - Ingrid [SITE]

A trajetória da empresa Mc Donald’s começa bem antes de 1955, entretanto, essa é a data marcada no histórico da corporação como o ano em que Ray Kroc fundou-a. Diferente da maioria das organizações que possuem em suas biografias apenas relatos de dedicação e fracassos, o Mc Donald’s alicerça-se sobre uma história de inovação, ambição, poder e traição. O Mc Donald’s surge verdadeiramente no ano de 1940, na Rota 66\Califórnia, onde foi aberto o primeiro restaurante Mc Donald’s, tendo como proprietários os irmãos Maurice e Richard McDonald. A priori, pode-se parecer pouco convencional, uma organização com duas datas de fundação, assim como a própria história da empresa.

A estrutura do primeiro restaurante, criado pelos irmãos, se baseava no objetivo de produzir alimentos de alta qualidade com uma velocidade rápida. Os fundadores desenvolveram seu próprio sistema rápido para a fabricação dos produtos chamado Sistema Speedee. No ano de 1954, um vendedor de mix chamado Ray Kroc, atraído por um grande pedido realizado pela empresa, foi visitar o pequeno empreendimento. Ray Kroc se entusiasmou rapidamente com a eficiência da organização e, em 1955, cria a “Mc Donald’s System”, futuramente renomeada como “Mc Donald’s Corporation”, responsável por desencadear a rede de franquias do Mc Donald’s pelo mundo inteiro. Na literatura da companhia, essa é a data de fundação do Mc Donald’s ainda que a empresa funcionasse há 15 anos.

Nas habilidosas mãos de Ray Kroc, a rede adotou uma padronização, uniformização, formas de redução de custos, automação e disciplina que transformaram o Mc Donald’s no gigante dos fast foods que conhecemos hoje. Concomitante ao sucesso e à proporção que a companhia vinha ganhando, existiam diversos conflitos entre os sócios, Kroc e os irmãos McDonald, resultando, em 1961, em um acordo onde os irmãos cederiam os direitos exclusivos da empresa para Kroc em troca de 0.5% na participação dos lucros, além do valor de venda. No entanto, Kroc sugeriu ao invés disso um acordo informal. Os irmãos, incapazes de provar o acordo, perderam todos os royalties relacionados ao Mc Donald’s, além de perderem o direito de utilizar o próprio sobrenome em seu estabelecimento, tiveram de rebatizar o restaurante que passou a ser chamado de “The Big M”. A ideia inicial de Kroc era comprá-lo, mas os proprietários se recusavam. Posteriormente, Kroc o faliu instalando uma franquia do Mc Donald’s no mesmo quarteirão.

De fato, ao longo dos anos, o império do gigante dos fast foods aumentou seu alcance e se tornou uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo. A grande visão de Ray Kroc em cima do potencial negócio fez com que a empresa se desenvolvesse e brilhasse, os seus reais fundadores fossem apagados da história e seu nome reverberasse como autor da história do Mc Donald’s. O filme “Fome de Poder”, lançado em março de 2017, faz um trocadilho brilhante acerca da história “Ray Kroc roubou a ideia e o mundo a comeu”.

 Referências:

El Pais. Mc Donald’s: A história de traição por trás da gigante dos hambúrgueres. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/07/cultura/1488886754_368229.html>. Acesso em 11 de setembro de 2017.

Portal dos Administradores. 10 lições de negócios para aprender com o filme Fome de Poder. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-aprendemos-com-o-filme-fome-de-poder/105373/>. Acesso em 11 de setembro de 2017

Portal dos Administradores. Ray Kroc, o homem que tornou o Mc Donald’s a rede de franquias mais lucrativa do mundo. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/ray-kroc-o-homem-que-fez-do-mcdonalds-a-rede-de-franquias-mais-lucrativa-do-mundo/92809/>. Acesso em 11 de setembro de 2017.

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