Qual foi a primeira startup?

images

As startups são um fenômeno socioeconômico global que vem se destacando nas últimas décadas, pelas suas características, como: seu modelo de negócios e ideias inovadoras, por uma iniciativa empreendedora; experimentações tecnológicas e pela busca de baixos custos de produção – mesmo uma empresa fazendo parte de um mercado global ou mais regional. Esse termo surgiu na época chamada de “bolha da internet” empresas de Tecnologia da Informação surgiram no mercado e elevaram as bolsas internacionais. Como exemplo de startups desse período que prosperaram no mercado temos o Google e o eBay. Contudo, muitas empresasntes da criação dessa definição, se enquadram nas características de uma startup e com isso surge a dúvida: “Qual foi a primeira startup à poder ser caracterizada?”.

Partindo para um mercado global de empresas que se enquadram no termo antes do seu próprio surgimento, temoso mercado japonês, exemplos de negócios centenários que são verdadeiros exemplos de inovação e empreendimentos para a sua época. São exemplos dessas empresas: A construtora de templos Kongo Gumi fundada no ano de 578 e os hotéis mais antigo ainda em funcionamento (Nisiyama Onsen Kelunkan, do ano de 705, e o hotel Koman, do ano de 717) foram grandes negócios inovadores dentro de suas províncias.

Ainda dentro desse mercado global, uma grande startup antiga que leva o nome de seu dono foi a de Henry Ford: empresário, inventor, e revolucionário da forma como os carros eram produzidos, adotando um padrão que virou referência para a indústria. Sua empresa Ford (1903) introduziu métodos para a fabricação em grande escala de carros e gestão em larga escala, através de uma força de trabalho industrial que usa linhas de montagem em movimento em 1914. Um outro grande nome de referência da criação de uma startup, a ser considerado, foi o Walt Disney: Fundador da Walt Disney Company em 1923, por ter mudado a forma de entretenimento que o mundo conhecia com ideias inovadoras e o aprimoramento de novas técnicas de animação.

Saindo desse cenário mais global e entrando em um mercado mais específico, existe no mercado nacional grandes referências de empreendimentos inovadores. A mais antiga seria a empresa Correio Mor, do ano de 1663, responsáveis pela distribuição de correspondência e telégrafos. Esta demonstrou uma inovação pioneira da comunicação no país. No ano seguinte a esse empreendimento, temos a criação da Casa da Moeda, fundado por administradores portugueses para a fabricação de moedas de ouro no país. Outras grandes empresas brasileiras, fundadas dois séculos depois, que se enquadram bem na características descritas de uma startup é a Ypióca (1846), responsável por uma iniciativa empreendedora regional diante umademanda emergente, e a Universidade Mackeinzie (1870), fundada inicialmente como umaescola porMary Ann Annesley que dedicava-se a práticas pedagógicas em sua própria casa.

Uma outra importante características para as startups, já mencionada anteriormente, é a “experimentação tecnológica”, que significa algum tipo de inovação dentro dessa área. As primeiras startups dentro desse campo de inovação tecnológica mais recente, porém antes da criação do termo em si, são a Apple e a Microsoft durante a década de setenta com a criação dos computadores de bordo. A Microsoft teve seu início no ano de 1975, quando Bill Gates e seu amigo estudante Paul Allen, decidiram fundar uma empresa para desenvolver um software para IBM rodar no seu computador Altair 8800. No ano seguinte, os fundadores da Apple, Steve Jobs e Steve Wozniak, jovens apaixonados por tecnologia e novidades dentro da faculdade, decidiram montar um computador denominado Apple I.

Por fim, as startups originais e as mais recentes que deram origem ao termo surgiram em um cenário onde inúmeras empresas de tecnologia da informação entraram no mercado internacional e conseguiram se manter competitivamente. As primeiras, já tidas como exemplos, foram o Google e o eBay. O Google foi fundado como uma empresa privada em 1998 com o intuito de “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”, idealizado pela dupla Larry Page e Sergey Brin. Dois anos antes, Pierre Omidyars e Jeffrey Skoll dedicaram todas as suas atenções no que viria a se tornar o primeiro site de leilões com um modelo de negócio completamente inovador, intermediando negociações entre pessoas, usando a internet como local comum.

Imagem: https://bit.ly/2o0asx1

Referências

ABREU, Paulo RM et al. O panorama das aceleradoras de startups no Brasil. USA: Editora CreateSpace Independent Publishing Plataform. 2016.

RAMOS, Fabrício Barranqueiros et al. Certificação ISO 14000: análise do sistema de gestão ambiental da Ford motor company. Volume 3. São Paulo: INMR-Innovation & Management Review. 2006.

REMUNS, Diego. As empresas mais antigas do Brasil e do mundo. 2014. https://startupi.com.br/2014/11/xo-falencia-empresas-mais-velhas-brasil-e-mundo/. Acesso em: 16 de maio de 2019.

RIES, Eric. A startup enxuta. 1ª Edição. São Paulo: Editora Leya, 2012.

MODELO FOTO PARA ASSINATURA DO SITE

Fábrica de Memes: a maneira contemporânea de empreender

download

“Com licença senhor(a)”, “meu nome é Betina”, você sabe como utilizar a Internet para empreender? “Nunca nem viu”? Então aguarda, pois “juntos e shallow now” vou te mostrar o mais novo ícone da Internet.

O tão famoso “meme” utiliza da analogia, em conjunto com o meio científico, para explicar o quão esse termo está intimamente ligado aos fatores culturais da contemporaneidade (COELHO, 2017). Eles possuem como fim provocar o riso nos leitores sentados do outro lado da tela, com base nos perfis desses. No entanto, não basta ser engraçado, é importante que seja algo criativo e extremamente atual, interagindo de forma rápida e dinâmica com os seguidores (SOUZA, 2017).

Fazendo jus à fama de gostar de inventar as coisas, já tem brasileiro com planos para conseguir uma graninha extra com “memes”, transformando o hobby em profissão. Em decorrência disso, algumas empresas de publicidade – como a OLX, a Netflix, a Kit Kat, entre outras – mapeiam esses produtores de “memes” com o intuito de utilizá-los como uma jogada de marketing viral e, assim, atrair o máximo de consumidores para seus produtos (SOUZA, 2017).

Para atrair parceiros ou colaboradores, e obter sucesso, são estipuladas táticas de forma estratégica. Isso faz-se necessário porque a qualidade é o principal fator constituinte do processo de produção. É ela a responsável por fazer os seguidores virarem clientes, de forma que gere um ciclo vicioso (SOUZA, 2017). Devido a isso, os “memes” que chegam ao público devem ter um compromisso com a identidade dos usuários online, visto que esse sentimento de pertencimento contribui para a viralização. (COELHO, 2017).

“E aí razão da minha libido”? Tá disposto (a) a se render a esse tipo de empreendedorismo? “Deus me livre, mas quem me dera”. Vale ressaltar que basta ter força de vontade e desenvolver sua criatividade para atingir seus objetivos. Quer se aprofundar no tema? Pesquisa no Google Acadêmico artigos científicos ou, então, “pergunta no posto Ipiranga” ;). #FicaADica.

Imagem: https://bit.ly/2kTDrSl

REFERÊNCIAS

COELHO, Clícia Tatiana Alberto. Que histórias os memes podem nos contar? Pedagogias culturais e currículo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) biográfica, v. 2, n. 6, p. 615-628, 2017.

SOUZA, Felipe. Fábrica de memes: como brasileiros profissionalizaram criação de vídeos e fotos que bombam nas redes. 2017. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-39402172>. Acesso em: 09 jun. 2019.

MODELO FOTO PARA ASSINATURA DO SITE - Talyta

Por Enquanto Eles Têm um Uso Além da Decoração de Estantes

Estante - SITE

Há quatro anos, o Jornal O Globo produziu uma reportagem que mostrava 40% das escolas particulares que até então já usavam a tecnologia para aprender. Nessa perspectiva, era fácil ouviroatos que as mídias eletrônicas iriam substituir as mídias tradicionais. O jornal eletrônico iria substituir o físico, as notícias não seriam mais veiculadas por telejornais, mas sim em sites e, principalmente, que os e-books iriam substituir os livros convencionais. No entanto, para a surpresa da maioria, não houve uma substituição, mas sim uma coexistência harmônica. Logo, as editoras tiveram que desenvolver um novo conjunto de atividades para atender o ascendente mercado.

Não é difícil pensar que os livros eletrônicos, por contar com uma quantidade abundante de benefícios, poderiam substituir os livros físicos, uma vez que esses têm uma série de vantagens. O homem moderno está cada vez com menos tempo livre em sua agenda corrida, logo a comodidade de comprar títulos em “players” confiáveis, como Amazon, Apple e Google, com apenas um click sem sair de casa parece ser altamente conveniente. Como mostram os dados do censo do livro digital feito em 2017, somente no ano anterior à pesquisa, aproximadamente 9500 novos títulos foram lançados e mais de 2 milhões e meio foram negociados.

Para alcançar esses números monumentais, as editoras de livros tiveram que adaptar seus métodos de comércio, uma vez que o mercado digital difere totalmente dos métodos tradicionais. Uma das principais mudanças foi o fato de não ser necessário intermediário no processo de compra, ou seja, é ainda mais vantajoso para as empresas no ponto de vista econômico, visto que há uma redução de custos, barateando ainda mais o produto. Livrarias físicas são colocadas em questão por não haver a necessidade de intermediários no processo de compra e venda, mas apesar disso elas ainda têm seu valor. Vê-se que ainda participam no processo de decisão, mas não necessariamente no processo de compra. As livrarias físicas são muito usadas como instrumentos de consulta para que, posteriormente, seja feita a aquisição online, não necessariamente na mesma livraria que foi feita a consulta.

Por conseguinte, apesar do aparecimento dos e-books terem sido uma mudança de paradigma nos conceitos de compra e venda e ter gerado um impacto no mercado de livros, a ascensão ainda não é suficientemente enérgica a ponto de ser uma pedra angular no rompimento da harmonia entre mídias físicas e mídias digitais. Enquanto as telas e arquivos não substituírem completamente as páginas de papel, o conteúdo dos livros nas estantes continuará valendo mais do que somente seu uso decorativo.

Imagem: https://bit.ly/2kSu8BM

Referências

ALMEIDA, Fabiana. Mercado de e-books cresce no Brasil com uso cada vez maior nas escolas. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/02/mercado-de-e-books-cresce-no-brasil.html>. Acesso em: 20 maio 2019.

MARTINS FERREIRA, Fernando Coelho; MIRANDA, Luis Fernando Moreira; MORAS, Monique. Impacto dos e-books na cadeia editorial brasileira: Uma análise exploratória. RAE-Revista de Administração de Empresas, [S.l.], v. 58, n. 5, p. 494-505, out. 2018. ISSN 2178-938X. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/77381/74121>. Acesso em: 17 Mai. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020180505.

SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS (Org.). Inédito, Censo do Livro Digital aponta que 37% das editoras brasileiras produzem e comercializam e-books. 2017. Disponível em: <https://snel.org.br/inedito-censo-do-livro-digital-mapeia-a-producao-e-a-comercializacao-de-e-books-no-brasil-confira-o-estudo/>. Acesso em: 20 maio 2019.

 

Matheus Carneiro

Madmen: o que a série pode nos ensinar sobre as práticas de gestão e publicidade nos anos 60.

Mad-Men-corpo-blogue

A série cujo criador e produtor é o roteirista americano Matthew Weiner foi amplamente aclamada e reverenciada pela crítica mundial. Possuindo um total de 92 episódios divididos em 7 temporadas, Madmen aborda diversos temas polêmicos, destacando-se: o tabagismo, o alcoolismo, o machismo, o feminismo, o adultério, a homofobia e o racismo.

O ator Jon Hamm, que interpreta o protagonista Don Draper, foi ganhador de diversos prêmios, como dois Globos de Ouro nos anos de 2008 e 2016 por melhor ator em série dramática e um Emmy em 2015 na mesma categoria. personagem trata-se de um prestigiado publicitário que chefia o departamento de criação numa grande agência publicitária norte-americana. Conhecido pelo seu caráter relativamente autoritário e tendo seu trabalho respeitado por seus colegas, Don apresenta traços de narcisismo e, embora crie excelentes propagandas, slogans, bordões e conceitos para os seus clientes, recorre muitas vezes à práticas antiéticas para consolidar seus clientes ou prejudicar os seus concorrentes.

As peculiaridades históricas repercutem fortemente na rotina dos personagens da série, um exemplo disto é o episódio em que os personagens se reúnem no prédio da agência com medo de um ataque nuclear por causa da crise dos mísseis de Cuba. Entretanto, vale ressaltarue no período da década de 60, os Estados Unidos começavam a impor restrições à publicidade dos produtos tabagistas, como o cigarro. Como administrador, é interessante observar às práticas adotadas pelos gestores da empresa fictícia aonde os protagonistas trabalham, mas sempre buscando realizar um julgamento ético acerca destas práticas. De modo generalista, a grande maioria dos personagens são homens ávidos por dinheiro e status sociais, contudo, apesar da visão pessimista sobre as personagens, também é possível observar diversas soluções criativas, práticas de empreendedorismo e liderança. Em adição a isto, a série é muito interessante para os administradores que buscam entender a dinâmica corporativa utilizada nas grandes companhias americanas do século passado, possibilitando a identificação das mudanças ocorridas com o decorrer do tempo.

Devido à própria natureza das ciências sociais aplicadas, é necessário pensar e repensar os seus paradigmas. Neste sentido, Madmen possibilita uma reflexão sobre tais paradigmas e ainda proporciona uma complexa e bem desenvolvida trama. Por fim, recomenda-se esta série para gestores e publicitários interessados na contextualização histórica de suas áreas devido à fiel retratação do cotidiano das grandes agências publicitárias no período previamente citado.

Imagem: https://bit.ly/2lvX42L

Referências:

WIKIPEDIA. Madmen (série de televisão). Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Mad_Men>. Acesso em: 19 jan. 2019.

IMDB. Madmen: Inventando Verdades. Disponível em: <https://www.imdb.com/title/tt0804503/>. Acesso em: 19 jan. 2019.

marcelo