Amazon, inovação e mercado

Texto 203 - Gabriel [SITE]

Após seis anos operando no vermelho e com dificuldade em pagar os funcionários, a Amazon se tornou uma das maiores empresas do mundo, e a inovação, juntamente com os consumidores fazem parte dessa história.

O advento dos telégrafos e das rodovias extinguiu a demanda por sistemas de comunicação que dependiam dos cavalos, elevando a eficiência do serviço de entrega e reduzindo os preços unitários. As locadoras, que antes reduziram as idas ao cinema, foram posteriormente suprimidas por serviços de streaming, como a Netflix. A internet reduziu a procura por jornais impressos. Assim ocorreu com a Amazon: antes apenas uma livraria online, já sinalizando o declínio das livrarias físicas, hoje, uma empresa digital especializada em vender qualquer tipo de mercadoria comercializável.

Os consumidores foram os responsáveis pelo sucesso da Amazon, além de serem os principais beneficiados pelo crescimento do mercado online, causado pela ascensão da companhia. A empresa foi a pioneira em possibilitar a compra de produtos via internet, oferecendo grande variedade de bens e serviços ao alcance de qualquer aparelho com acesso à rede, o que reduziu o preço dos produtos e “empoderou” o consumidor, uma vez que ele deixou de depender da disponibilidade de lojas físicas em sua região. Ainda, a popularização da maior loja digital do mundo forçou seus concorrentes a diminuírem seus preços e aumentarem a qualidade da mercadoria, a fim de sobreviverem à competição.

Todavia, quando o governo impõe taxas e restrições de importação, com o intuito de proteger a indústria nacional, ele não só pune os empreendedores mais eficazes – taxando os produtos da Amazon, por exemplo – como prejudica o consumidor, impedindo-o de adquirir produtos melhores por preços mais baratos.

Apesar de a companhia ter registrado, em 2014, um lucro líquido de US$ 214 milhões, Jeff Bezos, o criador da gigante americana, afirmou: “Empresas têm expectativas de vida muito baixas. E a Amazon será desbancada em algum momento”. O CEO acredita que as empresas inovadoras de hoje passarão a ser obsoletas no futuro e isso é um processo natural. É inevitável que empregos desapareçam, contudo, como no passado, o mercado sempre criará novas demandas por profissionais em outros setores que surgirão em detrimento daqueles decadentes.

FONTES:

Exame. Números da Amazon surpreendem e ações disparam em NY. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/mercados/numeros-da-amazon-surpreendem-e-acoes-disparam-em-ny/> Acesso em 17 de maio de 2017.

Mises. Começou como dono de livraria e já é o segundo homem mais rico do mundo – por causa dos consumidores. Disponível em: <http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2669> Acesso em 17 de maio de 2017.

gabriel-goncalves

O melhor curso de Administração do mundo

Texto 202 - Cleiton [SITE]

Pense por um momento: o que um curso de Administração deve ter para ser considerado o melhor do mundo? Talvez você tenha pensado em um curso que, além da teoria, proporcionasse um estudo daquilo que ocorre na prática e é exatamente isso que a Harvard Business School (HBS), eleita, em 2017, a melhor universidade de Administração e negócios do mundo pela consultoria Quacquarelli Symonds (QS), oferece.

Ao longo dos anos, a Harvard criou uma estratégia de inovação no estudo da administração, unindo pesquisa, desenvolvimento de cursos e envolvimento com empresas. A pesquisa é baseada em trabalho de campo, e o ensino pelo método de casos é uma das marcas da Harvard. Nesta Universidade o professor tem a oportunidade de aprender e inovar através da pesquisa e do desenvolvimento de novos cursos. Uma vez que a Harvard tem como missão alinhar seu ensino à realidade das empresas, os professores têm a liberdade de criar novas metodologias e testá-las em pequena escala.

Além disso, os professores vão além do campo teórico, buscando adquirir e gerar conhecimento, adentrando no mundo dos negócios para entender melhor a realidade. Os professores da Harvard atuam, por exemplo, como consultores ou desenvolvedores de programas educacionais para determinada companhia e, através disso, a Universidade tem acesso exclusivo de cases, levando-os ara suas aulas juntamente com os atores originais da situação em estudo.

A metodologia da Harvard Business School é uma das mais inovadoras e eficazes do mundo. Para se ter ideia, em seu MBA, os alunos visitam empresas em todo o mundo e chegam a receber desafios destas como parte de sua formação.

 Visto como tal metodologia funciona e observada a sua eficácia, é notória a necessidade do ensino em Administração não ficar apenas no campo teórico, mas também adentrar na realidade das organizações, onde muitos dos estudantes de Administração atuarão profissionalmente e, assim sendo, serão capazes de atender melhor aos desafios que tais organizações enfrentam.

Fontes:

BETHLEM, Ágricola de Sousa. A estratégia de ensino da Harvard Business School. Revista de Administração, São Paulo, v. 28, n. 3, p.86-92, jul. 1993. Bimestral.

Os 15 melhores cursos de administração do mundo  <http://exame.abril.com.br/carreira/os-15-melhores-cursos-de-administracao-e-negocios-do-mundo/>. Acesso em: 27 de abril de 2017

cleiton-cardoso

Música e Marca: uma combinação envolvente

Texto 199 - Carol [SITE]

“A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende”. Em concordância com o pensamento do filósofo Arthur Schopenhauer, inúmeros estudos elucidam a importância da música para a vivência humana, visto que ela se faz presente nos mais diversos momentos de nossas vidas.

Momentos felizes, tristes, de estudo e de relaxamento. É… Não existe hora certa para escutar uma boa música! Segundo muitos pesquisadores, a música é uma modalidade de expressão humana que proporciona o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos, promovendo, assim, equilíbrio emocional e uma sensação de bem-estar que não pode ser descrita. Desse modo, o marketing sensorial, ações desenvolvidas pelas marcas com o intuito de impressionar os sentidos dos consumidores, é importante para estabelecer uma conexão única com o comprador.

Partindo do pressuposto de que a música transforma a percepção de mundo das pessoas, muitas marcas trabalham com essa vertente do Marketing para propagar seus produtos e serviços. Elas utilizam, sabiamente, o artifício musical a fim de atrair consumidores, fazendo com que eles remetam o som a experiências agradáveis.

Nesse sentido, você provavelmente já ouviu algum cacarejo e deve, pois, saber que esse som é emitido por uma galinha. Sabe-se, também, que existem milhares de aves no Planeta Terra, mas somente a galinha emite essa toada e nós, seres humanos, associamos esse som, especificamente, a ela. É dessa maneira que trabalham as marcas quando o assunto se trata de música.

A título de exemplo, se nós escutarmos Wavin Flag, virá à tona a vontade de tomar aquela Coca-Cola bem geladinha com limão e isso ocorre porque esta música é vinculada àquela marca e quando a escutamos, lembramos-nos da latinha vermelha. Dessa maneira, percebemos o quão essencial a música é para o sucesso de vendas das marcas.

E você, já pensou qual música representa sua marca?!

FONTES:

Listen X. O que é Music Branding? Disponível em: <http://blog.listenx.com.br/o-que-e-music-branding-2/> Acesso em 19 de maio de 2017

Estúdio Jazz. O Som das Marcas. Disponível em: <http://estudiojazz.com.br/sound-branding/> Acesso em 19 de maio de 2017

carolina

BULLYING: Posicionamento do Administrador na Organização.

Texto 201 - Samuel [SITE]

Com o advento da modernidade, a prática do bullying ou do assédio moral não é um ato que acontece apenas entre estudantes em ambiente escolar ou lugares que jovens frequentam, mas também com adultos em ambientes organizacionais (como empresas e instituições), diferentemente do que a maioria das pessoas pensa.

O papel do administrador como gestor é tentar identificar a diferença das brincadeiras saudáveis como forma de interação e integração na equipe do bullying e assédio moral. Com algumas diferenças nas suas definições e muita semelhança nas suas consequências, o bullying ou assédio moral, pode se tornar um grande pesadelo para muitas pessoas. Para a legislação brasileira, ainda não existe a diferenciação entre bullying e assédio moral, sendo todas essas práticas denominadas pelo último termo. A diferença entre os dois é que o bullying tem as mesmas características que o assédio moral só que com mais frequência nos atos.

Algumas das consequências dessas práticas negativas na organização é o medo, a falta de transparência de funcionários e o clima negativo entre colaboradores, além da diminuição da produtividade e a alta rotatividade de funcionários na organização. Ademais, tudo isso são consequências de um ambiente em que falta confiança e respeito.

A principal ferramenta do gestor para se combater tais práticas de agressões morais ou físicas é sempre a utilização do diálogo, principalmente com o agressor, para buscar equilíbrio e o entendimento. Se a questão entre o par não for resolvida, deve-se levar a ocorrência para o chefe direto. Nas situações em que o opressor for o chefe direto, o posicionamento do gestor deve ser de levar o problema para a área de Gestão de Pessoas (RH). Se o comportamento abusivo do agressor for comprovado, é possível ocasionar demissão por justa causa e processo disciplinar.

Portanto, como profissional e gestor, é preciso pensar e lidar com o bullying e o assédio moral nas organizações de forma séria, pois em casos mais extremos, a prática constante pode levar as pessoas à depressão e fobia social.

Referências:

Administradores.com.br. Como reconhecer o bullying no ambiente de trabalho e acabar com o problema. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/como-reconhecer-o-bullying-no-ambiente-de-trabalho-e-acabar-com-o-problema/104850/> Acesso em: 24 de abril de 2017

Administradores.com.br. Não é brincadeira: como o “bullying corporativo” destrói profissionais e empresas. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/nao-e-brincadeira-como-o-bullying-corporativo-destroi-profissionais-e-empresas/94988/> Acesso em: 24 de abril de 2017

Administradores-rj.blogspot.com.br. Bullying no ambiente de trabalho. Como reagir?. Disponível em:  <http://administradores-rj.blogspot.com.br/2015/01/bullying-no-ambiente-de-trabalho-como.html> Acesso em: 24 de abril de 2017

Samuel