Amazon, inovação e mercado

Texto 203 - Gabriel [SITE]

Após seis anos operando no vermelho e com dificuldade em pagar os funcionários, a Amazon se tornou uma das maiores empresas do mundo, e a inovação, juntamente com os consumidores fazem parte dessa história.

O advento dos telégrafos e das rodovias extinguiu a demanda por sistemas de comunicação que dependiam dos cavalos, elevando a eficiência do serviço de entrega e reduzindo os preços unitários. As locadoras, que antes reduziram as idas ao cinema, foram posteriormente suprimidas por serviços de streaming, como a Netflix. A internet reduziu a procura por jornais impressos. Assim ocorreu com a Amazon: antes apenas uma livraria online, já sinalizando o declínio das livrarias físicas, hoje, uma empresa digital especializada em vender qualquer tipo de mercadoria comercializável.

Os consumidores foram os responsáveis pelo sucesso da Amazon, além de serem os principais beneficiados pelo crescimento do mercado online, causado pela ascensão da companhia. A empresa foi a pioneira em possibilitar a compra de produtos via internet, oferecendo grande variedade de bens e serviços ao alcance de qualquer aparelho com acesso à rede, o que reduziu o preço dos produtos e “empoderou” o consumidor, uma vez que ele deixou de depender da disponibilidade de lojas físicas em sua região. Ainda, a popularização da maior loja digital do mundo forçou seus concorrentes a diminuírem seus preços e aumentarem a qualidade da mercadoria, a fim de sobreviverem à competição.

Todavia, quando o governo impõe taxas e restrições de importação, com o intuito de proteger a indústria nacional, ele não só pune os empreendedores mais eficazes – taxando os produtos da Amazon, por exemplo – como prejudica o consumidor, impedindo-o de adquirir produtos melhores por preços mais baratos.

Apesar de a companhia ter registrado, em 2014, um lucro líquido de US$ 214 milhões, Jeff Bezos, o criador da gigante americana, afirmou: “Empresas têm expectativas de vida muito baixas. E a Amazon será desbancada em algum momento”. O CEO acredita que as empresas inovadoras de hoje passarão a ser obsoletas no futuro e isso é um processo natural. É inevitável que empregos desapareçam, contudo, como no passado, o mercado sempre criará novas demandas por profissionais em outros setores que surgirão em detrimento daqueles decadentes.

FONTES:

Exame. Números da Amazon surpreendem e ações disparam em NY. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/mercados/numeros-da-amazon-surpreendem-e-acoes-disparam-em-ny/> Acesso em 17 de maio de 2017.

Mises. Começou como dono de livraria e já é o segundo homem mais rico do mundo – por causa dos consumidores. Disponível em: <http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2669> Acesso em 17 de maio de 2017.

gabriel-goncalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>