Um negócio literalmente saudável

 

Arte 106 Timbó - SITE

Um dos segmentos que mais apresentam expansão é o de alimentos diet, light, orgânicos e naturais. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA) o setor cresce em média 18% ao ano.

Este crescimento pode ser explicado devido ao maior interesse e preocupação dos brasileiros com a saúde, fato comprovado quantitativamente por pesquisas recentes do Ministério da Saúde. Os brasileiros estão em busca cada vez mais de uma boa alimentação e de exercícios físicos que os proporcionem uma melhor saúde. Com isso, ganha-se um forte espaço no mercado e lojas de alimentos saudáveis, academias de dança, musculação ou esportes em geral vem ganhando um crescimento no País.

Consequentemente com a demanda de um novo mercado, surgem novas empresas e empreendedores para suprir suas necessidades. Assim, novas ideias de empreendedorismo vêm surgindo nessa área, tornando-a um ramo de negócio saudável para os empresários, pois estão em constante crescimento lucrativo, e sadio para os consumidores que passam a ter uma vida mais saudável. Não deixando de citar grandes companhias como McDonald´s, Starbucks, e Hershey que anunciaram mudanças no cardápio como forma de conquistar essa fatia do mercado que busca uma melhor alimentação.

Decorrente disto, pequenos investidores estão abrindo espaços para pessoas adeptas ao lifestyle e vêm conquistando seu lugar no mercado e capturando rapidamente novos clientes, demonstrando que esse pode ser um ramo extremamente lucrativo.

Sendo assim, é importante reconhecer o papel que esse novo ramo de negócio vem conquistando dentro da indústria brasileira. Porém, sabe-se que o mercado ainda é novo, portando é preciso investir muito, para que haja uma expansão maior e conquistem-se mais adeptos ao lifestyle.

Fontes:

Segmentação no fitness. Disponível em: <http://www.gestaofitness.com.br/segmentacao-no-fitness/>. Acesso em 13 de abril de 2016.

O mercado de fitness. Disponível em:  <http://www.abia.org.br/vsn/>. Acesso em: 13 de abril de 2016.

O Mercado Saudável. Disponível em:http://www.gazetadopovo.com.br/economia/mercado-saudavel-movimenta-us-35-bilhoes-por-ano-no-brasil-a2w7of1gwktt7ghup5wfo6z01. Acesso em 04 de maio de 2016.

Brasileiros mais preocupados com a saúde. Disponível em:<http://cbn.globoradio.globo.com/series/corrida-de-rua/2015/01/19/BRASILEIROS-ESTAO-CADA-VEZ-MAIS-PREOCUPADOS-COM-A-SAUDE.htm#ixzz47okMK22w>. Acesso em 04 de maio de 2016.

JÚNIOR TIMBÓ

Netflix e o sucesso do conteúdo original

Texto 110 - Adriano SITE

Recentemente, a Netflix passou por uma forte transformação em seu modo de prestar serviço. A empresa, que antes trabalhava com distribuição de conteúdo digital, começou a investir em Content Marketing, ou seja, passou a produzir conteúdos originais. Como esperado, esta transição trouxe dificuldades, mas que foram superadas através de medidas inteligentes e eficazes.

O primeiro passo da Netflix foi conhecer seu novo público e sua concorrência. Um estudo feito nos EUA e divulgado pela CES (Consumer Eletronics Show ou Mostra Internacional de Eletrônica de Consumo) afirma que 51% das pessoas com idades entre 13 e 34 anos consideram a assinatura na Netflix muito valiosa e 36% das pessoas avaliaram o mesmo em relação à TV a cabo. O site AdNews afirma que os usuários de Facebook e Twitter preferem o Netflix ao Popcorn, outro serviço de streaming. Sabendo disso, a mesma remontou seu sistema de canais de distribuição, investindo em um site que trabalha bem em diversas plataformas como, por exemplo, computador, tablet e smartphone.

A forma como a Netflix trabalha suas produções também recebe destaque por ser diferente das produtoras tradicionais. Quando o roteiro é aprovado, a produção começa imediatamente, ou seja, a empresa não interfere no conteúdo. Entretanto, o Marketing de Conteúdo não se trata apenas das produções originais, ele também se aplica à forma de transmissão do conteúdo ao público e mantê-lo fiel.  Para isso, a empresa utiliza uma estratégia de pré, durante e pós-conteúdo. Essas três etapas estão presentes em qualquer boa comunicação, no entanto sua execução é muito importante.

A empresa mantém o seu público fiel através de uma relação estreita e intensa.  A etapa pré se inicia assim que o seriado é anunciado, pois aí começa o trabalho de divulgação e de nutrição dos espectadores.  Nessa etapa, prévias das produções são divulgadas por meio de fotos e vídeos, a fim de fazê-los criar expectativa e gerar uma conexão com esse seriado, mesmo antes do lançamento.

Agora que o público criou uma conexão com a série, a comunicação tem o papel de mantê-lo envolvido com o assunto e fazê-lo replicar todo o conteúdo, assim novos fãs serão atraídos. O período pós-produção tem a desafiadora missão de mantê-los fiéis através de fatos da nova temporada até que ela seja lançada, fazendo-os novamente criar expectativa e dando início ao ciclo novamente.

Através de todas as estratégias de marketing até aqui analisadas, é possível compreender que não se deve apenas ter bons processos, excelentes funcionários e tecnologia de ponta. As empresas também precisam investir diariamente na relação com seus clientes, melhorando a forma de atingi-los para que, dessa forma, possam atraí-los e fidelizá-los.

 Referências:

O marketing das séries originais netflix. Disponível em: <https://tangodelpecado.wordpress.com/2015/07/06/o-marketing-das-series-originais-netflix/>. Acesso em: 02 de maio de 2016.

Adriano dos Santos

Storytelling: desenvolvendo elo com o cliente

Texto 104 - Yara SITE

O ato de narrar histórias remonta desde a antiguidade, sendo esta a forma que um povo detinha para repassar conhecimento ou mesmo como uma ferramenta de transmissão do seu legado cultural para gerações futuras. Na pós-modernidade, essa atividade passou a ser utilizada pelo marketing como uma estratégia para atrair e fidelizar clientes.

O storytelling (story- história; telling – contar) no marketing, consiste na utilização de histórias como ferramenta de comunicação para a conquista de clientes e sua fidelização para com a marca.  Segundo Gonçalo et al. (2013) a utilização do storytelling objetivando atrair o público-alvo de uma marca, tem se expandido, visto que as empresas trabalham sob a necessidade de influenciar os pensamentos dos seus consumidores.

A empresa DO BEM tem se destacado no mercado por seu storytelling persuasivo, ao apresentar a ideia de um produto mais natural, mantendo as qualidades organolépticas das frutas, algo inovador e que foge aos padrões presentes nas empresas de sucos envazados em embalagens tetra pak; algo ousado, assim como o criador da empresa o foi, ao largar um emprego “estável e comum” na área bancária, para montar um empreendimento revolucionário no ramo de bebidas naturais.

O mundo pós-moderno exige das organizações, estratégias de marketing bem elaboradas para garantirem sua competitividade perante as concorrentes no mercado. Mediante isso, vejo a utilização da técnica do storytelling como uma possibilidade de agregar valor a marca e reter consumidores, criando elos entre clientes e marcas.

Referências:

Contar histórias para criar relacionamentos. Disponível em:<http://www.marketingdeconteudo.com.br/marketing-de-conteudo/marketing conteudo-storytelling-1/>. Acesso em 06 de abril de 2016.

GONÇALO, C. R.; BORGES, M. L.; CASSOL, A.; MORÉ, R. P. O. Storytelling para a identificação de estratégia como prática. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 12, n. 1, p. 131-153, 2013.

Yara Lima

Tecnologia possibilita melhor desempenho para atletas olímpicos.

 

Arte Cinthia SITE

Considerada a modalidade mais antiga do mundo, o atletismo teve origem nos primeiros jogos olímpicos na Grécia Antiga e é formado por um conjunto de atividades desportivas como corridas, saltos e lançamentos. Atualmente o atletismo é um exemplo claro de como a tecnologia atua no esporte.

Se antes os atletas corriam descalços ou com calçados pesados, usavam roupas inadequadas e os árbitros ficavam indecisos quanto ao resultado de uma disputa quando os corredores das provas de velocidade chegavam quase ao mesmo tempo, as inovações em materiais esportivos e em equipamentos capazes de registrar com exatidão o momento da chegada de uma corrida, evidenciam que houve um desenvolvimento no atletismo originado pelos avanços na tecnologia.

O maior e mais nítido avanço do atletismo foi a adaptação do calçado a cada modalidade esportiva. Os calçados para as provas de velocidade geralmente não possuem sola no calcanhar, mas sim uma placa flexível ou rígida até o ante pé. Para corridas de longas distâncias, os atletas costumam optar por sapatos de meio fundo (sapatos que possuem uma zona intermediária em espuma no calcanhar), pois oferecem mais amortecimento do calcanhar em encontro com o chão. Para corridas com barreiras, os atletas optam entre sapatos de velocidade (geralmente com placas flexíveis) e sapatos de meio fundo.

Nas corridas de fundo (mais longas, podem ir até 10.000 metros), os desportistas utilizam sapatos de bico. No ante pé, esses sapatos possuem menos bicos e placas menores, mas possuem uma placa intermediária com amortecimento em espuma ao longo de todo o comprimento do sapato.

A sapatilha utilizada no salto em comprimento, no salto com vara e no salto triplo também foi melhorada. Implementou-se uma sola larga ao longo de todo o comprimento, pois assim oferece maior estabilidade. O calçado do triplo possui ainda um reforço no calcanhar.

O atletismo como um todo se renovou. Nas últimas décadas aliou-se tecnologia e conforto para possibilitar um melhor desempenho dos atletas. Podemos observar o resultado desse investimento a cada recorde quebrado e meta superada. Nas Olimpíadas Rio 2016 não será diferente.

FONTES:

SANTOS, João. Avanços tecnológicos no desporto. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/63645056/Avancos-Tecnologicos-no-Desporto. Acesso em 19 de Abril de 2016.

GILSON. Tecnologia no atletismo. Disponível em: < https://gilsonlegal.wordpress.com/2011/05/19/tecnologia-no-atletismo/>. Acesso em 19 de Abril de 2016.

Cinthia Brito

Acessibilidade no comércio

texto 103 - Yara Barreto SITE

O comércio ainda esbarra em dificuldades de adaptação às pessoas com deficiência, mesmo após a regulamentação em 2000, da lei que garante acessibilidade na rua, prédios ou estabelecimentos comerciais para quem tem qualquer deficiência.

Segundo o último Censo do IBGE de 2010, cerca de 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência no Brasil, número que pode ser visto como oportunidade para satisfazer clientes em potencial. O conceito de acessibilidade abrange a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, com segurança e autonomia, de edificações, espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, meios de transporte e comunicação; por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Rampas na entrada, banheiros adequados, intérpretes para surdos, informações acessíveis a pessoas cegas ou de baixa visão, sinalização, calçadas livres, balcões acessíveis, corredores largos e profissionais capacitados são todos exemplos de iniciativas que tornam o empreendimento pronto a receber pessoas com deficiência. Além disso, estima-se que tal atenção pode se tonar um ponto de referência para aqueles que prezam por maior segurança, pois há muitas comunidades virtuais entre esse público alvo, que recomendam tais organizações.

Entretanto, Marcelo Guimarães, PhD especializado em soluções de acesso para deficientes, destacou que “…espaço e bom-senso são fundamentais. A correta escolha entre a quantidade de produtos expostos e a liberdade de movimentação dos clientes pode implicar em menos custos e maior impacto sobre a experiência de compra”. Por fim, “é importante democratizar o acesso a todos os clientes nos estabelecimentos comerciais. Além de ampliar a gama de clientes, é uma questão de cidadania e respeito a quem, como qualquer outra pessoa, faz suas compras e deseja ter um bom atendimento”, ressalta o ex-presidente do Sistema Fecomércio Minas, Renato Rossi.

Referências:

Odiario.com. Falta de Acessibilidade nas Lojas. Disponível em: <http://maringa.odiario.com/imoveis/2013/12/falta-acessibilidade-nas-lojas/791608/>. Acesso em: 5 de abril de 2016.

SEBRAE. Dicas SEBRAE: Empreendimentos Acessíveis. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/pe-cartilha-acessibilidade-com%C3%A9rcio.pdf>. Acesso em: 5 de abril de 2016.

BH Legal. Investimento em Acessibilidade Conquista Clientes. Disponível em: <http://www.bhlegal.net/blog/investimento-em-acessibilidade-conquista-clientes/>. Acesso em: 5 de abril de 2016.

Yara barreto

Grandes empresas e sustentabilidade

arte site - noelle

Barbieri et al (2010) versa que inúmeros setores empresariais específicos, como bancos, seguradoras e redes de hotéis tentam implantar projetos internos com viés na sustentabilidade.  Ainda de acordo com o autor acima, é válido ressaltar que a rapidez com que a sustentabilidade foi introduzida em corporações é memorável, e graças à necessidade de se readequar as necessidades de mercado dá-se origem ao desenvolvimento de novas estratégias mercadológicas.

A partir dessa acepção, tornou-se rotineira a divulgação de notícias aonde grandes centros empresariais adotam práticas sustentáveis em suas políticas, e, a mais recente a ingressar nesta categoria, foi o Grupo Adidas. Em todas as lojas da marca alemã as sacolas plásticas serão suspensas e, em seu lugar, serão utilizadas sacolas de papel, tal substituição acarretará na eliminação de 70 milhões de sacolas plásticas anualmente. A ação faz parte da iniciativa “Esporte precisa de espaço”, campanha de sustentabilidade para 2020, que também conta com a capacitação de funcionários visando a conscientização ambiental.

É importante frisar que esse comportamento organizacional se insere numa conjuntura onde se faz presente uma legislação cada vez mais exigente, priorizando políticas de desenvolvimento voltadas para a proteção de meio ambiente e que deve ser cada vez mais incentivada.

Referências:

ADNEWS. Adidas anuncia fim de sacolas plásticas em suas lojas do mundo todo. Disponível em < http://www.adnews.com.br/negocios/adidas-anuncia-fim-de-sacolas-plasticas-em-suas-lojas-do-mundo-todo> Acesso em: 26 de abril de 2016.

BARBIERI, J. C.; VASCONCELOS, I. F. G.; ANDREASSI, T.; VASCONCELOS, F. C. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. Revista de Administração de Empresas, v. 50, n. 2, p. 146-154, 2010.

EXAME.COM.Adidas anuncia fim de sacolas plásticas em suas lojas. Disponível em <http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/adidas-anuncia-fim-de-sacolas-plasticas-em-suas-lojas> Acesso em: 26 abril de 2016.

Noelle

Aprenda Cálculo na Internet

Arte Aline

Diante de tantas novidades advindas da vida acadêmica que se inicia, é comum a queixa dos alunos ingressantes no curso de administração quanto a utilidade das disciplinas de cálculo ministradas no curso. Conforme Santos Júnior et al (2007), as cadeiras de cálculo cooperam para o desenvolvimento do raciocínio, da reflexão, além de contribuir para que o profissional tenha iniciativa na solução dos problemas enfrentados.

Apesar de possuir papel relevante no futuro profissional, as disciplinas de cálculo apresentam alto índice de reprovação e desistência (BEZERRA, 2015). Para ajudar os alunos que estão cursando cadeiras dessa área, selecionamos ferramentas disponibilizadas na internet que auxiliam o estudo do cálculo e facilitam o aprendizado dessa matéria:

ME SALVA! – É uma plataforma educacional que oferece vídeo aulas objetivas organizadas em módulos que abrangem o pré-cálculo, cálculo diferencial e integral, etc. Acesse a plataforma no link: https://mesalva.com/cursos/matematica-do-ensino-superior ; A plataforma é paga, mas grande parte dos vídeos são disponibilizados gratuitamente em seu canal no youtube: https://www.youtube.com/user/migandorffy/videos

E-CÁLCULO – Trata-se de um site fruto de um projeto desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) com textos explicativos acompanhados de exercícios sobre funções, derivadas, limites, integrais, entre outros. Link para o site: http://ecalculo.if.usp.br/

E-AULAS – Também desenvolvido pela USP, esse projeto conta com aulas de diversas esferas do conhecimento. No tocante ao cálculo, disponibiliza vídeo aulas de fundamentos da matemática contendo funções, derivadas, integrais e outros assuntos. Acesse o site no link a seguir: http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=112

CÁLCULO ONLINE – Apesar de ser voltado para alunos do curso de Química da UNESP, apresenta ferramentas interativas para o estudo do cálculo diferencial e integral como jogos, applets (software que desenvolve uma atividade específica dentro de um programa maior), animações em flash, vídeo aulas e muito mais: http://www.calculo.iq.unesp.br/ensino.htm

O MATEMÁTICO.COM – Se você tem sérias dificuldades no aprendizado de cálculo, esta é a ferramenta mais indicada para iniciar seus estudos. O professor Grings produz aulas para pessoas com muita dificuldade em vídeos com exercícios detalhadamente resolvidos. Vale muito a pena acessá-lo: http://www.omatematico.com/Calculo-Nivel-Superior.html

Não basta apenas acompanhar os canais citados, é preciso resolver muitos exercícios para que o conhecimento adquirido se fixe em sua mente, então, mãos à obra!

REFERÊNCIAS

BEZERRA, Wellington Lúcio. O uso de ferramentas pedagógicas para o ensino de cálculo de uma variável em cursos semipresenciais: o caso do Instituto Federal do Ceará. 2015. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos. et al. Os obstáculos no processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da UFRPE: A disciplina de Cálculo I. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2007. Belo Horizonte. Anais…, Belo Horizonte: UFMG, 2007. CD-ROOM.

Aline Ribeiro

AS CELEBRIDADES NO MUNDO DO MARKETING

Arte Victória SITE

Desde o início da comunicação de massa, pelas mídias impressas, na era do rádio e com a popularidade da TV, os garotos propaganda (celebridades, artistas, atletas ou pessoas de alto prestígio em seus segmentos) ajudam a construir mensagens de marca e a estimular hábitos culturais e de consumo, sendo assim os consumidores influenciados por alguém que exerce de algum poder na sociedade, seja pela familiaridade com o público ou pela fama do momento, por exemplo.

Por conta da grande popularidade e influência causada pelos famosos ao público, os empresários começaram a investir nessa nova maneira de publicidade. Incentivando os clientes a comprar produtos representados pelas celebridades, pois estas figuras públicas possuem um poder de persuasão muito forte e isso aumenta a probabilidade de compra ou utilização de um serviço.O meio corporativo atual é movido à propaganda e a associação de um artista popular a uma determinada marca, é um ponto positivo para aceitação de um determinado produto. Essa prática também é adotada com os produtos infantis. Nesse caso, são utilizados personagens de desenhos animados ou famosos que trabalham com o público infantil e isso o entusiasma a dar prioridade para determinada mercadoria.

Crescitelli Stefanini (2009) afirma que um produto com licenciamento vende na média de 25% à mais do que o similar que não seja licenciado. Esse aumento relevante nos preços leva-nos a questionar o porquê do aumento considerável e à superioridade na venda de tais produtos, uma vez que, existem no mercado produtos similares, em termos de funcionalidade, e por via de regra, mais baratos. A celebridade aumenta o preço de forma indireta através de uma cadeia causal baseada nas qualidades observadas nela mesma e nas qualidades que transmite ao produto que anuncia. De forma direta, o famoso aumenta o preço pelo mero fato de ser famoso.

Contudo, podemos concluir que as celebridades desempenham um papel relevante na comunicação de marketing das marcas, podendo dessa forma, ser uma boa estratégia para empresas que procuram vender mais seus produtos, criando através das celebridades, um valor por parte do consumidor com a marca. O consumidor tem a percepção popular de que o uso de um produto por uma celebridade traz credibilidade à marca, pois se a marca não fosse boa, provavelmente não seria utilizada por um famoso.

Fontes:

As marcas e as celebridades. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/as-marcas-e-as-celebridades/75659/> Acesso em: 02 de Março de 2016.

Marketing: o papel das celebridades na propagação da marca. Disponível em: <http://www.adnews.com.br/artigos/influencers-marketing-o-papel-das-celebridades-na-propagacao-da-marca> Acesso em: 29 de Fevereiro de 2016.

MARKETING (MKT). Disponível em: <http://ebamaceio.com.br/2015/anais/artigos/artigo5.pdf>  Acesso em: 02 de Março de 2016

Victória Mendes