Netflix e o sucesso do conteúdo original

Texto 110 - Adriano SITE

Recentemente, a Netflix passou por uma forte transformação em seu modo de prestar serviço. A empresa, que antes trabalhava com distribuição de conteúdo digital, começou a investir em Content Marketing, ou seja, passou a produzir conteúdos originais. Como esperado, esta transição trouxe dificuldades, mas que foram superadas através de medidas inteligentes e eficazes.

O primeiro passo da Netflix foi conhecer seu novo público e sua concorrência. Um estudo feito nos EUA e divulgado pela CES (Consumer Eletronics Show ou Mostra Internacional de Eletrônica de Consumo) afirma que 51% das pessoas com idades entre 13 e 34 anos consideram a assinatura na Netflix muito valiosa e 36% das pessoas avaliaram o mesmo em relação à TV a cabo. O site AdNews afirma que os usuários de Facebook e Twitter preferem o Netflix ao Popcorn, outro serviço de streaming. Sabendo disso, a mesma remontou seu sistema de canais de distribuição, investindo em um site que trabalha bem em diversas plataformas como, por exemplo, computador, tablet e smartphone.

A forma como a Netflix trabalha suas produções também recebe destaque por ser diferente das produtoras tradicionais. Quando o roteiro é aprovado, a produção começa imediatamente, ou seja, a empresa não interfere no conteúdo. Entretanto, o Marketing de Conteúdo não se trata apenas das produções originais, ele também se aplica à forma de transmissão do conteúdo ao público e mantê-lo fiel.  Para isso, a empresa utiliza uma estratégia de pré, durante e pós-conteúdo. Essas três etapas estão presentes em qualquer boa comunicação, no entanto sua execução é muito importante.

A empresa mantém o seu público fiel através de uma relação estreita e intensa.  A etapa pré se inicia assim que o seriado é anunciado, pois aí começa o trabalho de divulgação e de nutrição dos espectadores.  Nessa etapa, prévias das produções são divulgadas por meio de fotos e vídeos, a fim de fazê-los criar expectativa e gerar uma conexão com esse seriado, mesmo antes do lançamento.

Agora que o público criou uma conexão com a série, a comunicação tem o papel de mantê-lo envolvido com o assunto e fazê-lo replicar todo o conteúdo, assim novos fãs serão atraídos. O período pós-produção tem a desafiadora missão de mantê-los fiéis através de fatos da nova temporada até que ela seja lançada, fazendo-os novamente criar expectativa e dando início ao ciclo novamente.

Através de todas as estratégias de marketing até aqui analisadas, é possível compreender que não se deve apenas ter bons processos, excelentes funcionários e tecnologia de ponta. As empresas também precisam investir diariamente na relação com seus clientes, melhorando a forma de atingi-los para que, dessa forma, possam atraí-los e fidelizá-los.

 Referências:

O marketing das séries originais netflix. Disponível em: <https://tangodelpecado.wordpress.com/2015/07/06/o-marketing-das-series-originais-netflix/>. Acesso em: 02 de maio de 2016.

Adriano dos Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>