Storytelling: desenvolvendo elo com o cliente

Texto 104 - Yara SITE

O ato de narrar histórias remonta desde a antiguidade, sendo esta a forma que um povo detinha para repassar conhecimento ou mesmo como uma ferramenta de transmissão do seu legado cultural para gerações futuras. Na pós-modernidade, essa atividade passou a ser utilizada pelo marketing como uma estratégia para atrair e fidelizar clientes.

O storytelling (story- história; telling – contar) no marketing, consiste na utilização de histórias como ferramenta de comunicação para a conquista de clientes e sua fidelização para com a marca.  Segundo Gonçalo et al. (2013) a utilização do storytelling objetivando atrair o público-alvo de uma marca, tem se expandido, visto que as empresas trabalham sob a necessidade de influenciar os pensamentos dos seus consumidores.

A empresa DO BEM tem se destacado no mercado por seu storytelling persuasivo, ao apresentar a ideia de um produto mais natural, mantendo as qualidades organolépticas das frutas, algo inovador e que foge aos padrões presentes nas empresas de sucos envazados em embalagens tetra pak; algo ousado, assim como o criador da empresa o foi, ao largar um emprego “estável e comum” na área bancária, para montar um empreendimento revolucionário no ramo de bebidas naturais.

O mundo pós-moderno exige das organizações, estratégias de marketing bem elaboradas para garantirem sua competitividade perante as concorrentes no mercado. Mediante isso, vejo a utilização da técnica do storytelling como uma possibilidade de agregar valor a marca e reter consumidores, criando elos entre clientes e marcas.

Referências:

Contar histórias para criar relacionamentos. Disponível em:<http://www.marketingdeconteudo.com.br/marketing-de-conteudo/marketing conteudo-storytelling-1/>. Acesso em 06 de abril de 2016.

GONÇALO, C. R.; BORGES, M. L.; CASSOL, A.; MORÉ, R. P. O. Storytelling para a identificação de estratégia como prática. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 12, n. 1, p. 131-153, 2013.

Yara Lima

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