Diferenças geracionais no ambiente digital

Nicolas SITE

As diferenças entre gerações é algo marcante em diversos setores da vida cotidiana, inclusive no ambiente digital. De acordo com um estudo global realizado pela empresa TNS Brasil, tal diferenciação é retratada desde o número de horas diárias destinadas ao uso da Internet, até os hábitos de consumo on-line dos indivíduos.

Tais diferenças geracionais também são retratadas no meio mercadológico. Com o intuito de aumentar sua penetração de mercado, muitas marcas investem no ambiente on-line, focando primordialmente nas gerações digitalmente mais avançadas (Millennials) e causando um afastamento das demais gerações (Baby Boomers). A consequência de tal atitude é uma divisão digital, o que pode gerar descontentamento por parte dos indivíduos e perda de mercado para as empresas.

Para que se tenha um eficiente uso das ferramentas on-line, empresas precisam utilizar diferentes abordagens a fim de personalizar seu conteúdo aos diversos públicos, além de concentrar suas estratégias de mercado onde se encontra seu poder de compra. Um estudo de mercado buscando integrar as gerações tecnologicamente desprovidas pode elevar a satisfação deste público com uma determinada marca, agregando valor para a organização.

Referências:

Estudo revela diferença entre as gerações no ambiente digital. Disponível em: <http://adnews.com.br/internet/estudo-revela-diferenca-entre-geracoes-no-ambiente-digital.html> Acesso em: 08/06/2016.

Nicolas

Academias investem no seu público-alvo

            Academia

O público-alvo exerce uma influência fundamental nas decisões do empreendedor sobre o que, como, quando, onde e para quem oferecer seus serviços. As academias de ginástica são um exemplo de sucesso quando se trata em desenvolvimento de um produto e/ou serviço específico para o seu público alvo.

Definir o público-alvo de academias passa por identificar as necessidades de um determinado grupo que ainda não está sendo atendido de maneira satisfatória. É cada vez mais comum encontrarmos academias voltadas exclusivamente para a terceira idade, para o público feminino, esportistas e para pessoas que tem uma rotina bastante difícil para praticar qualquer tipo de atividade física.

As academias para mulheres são equipadas por máquinas desenvolvidas com base na anatomia feminina, tem apenas funcionárias mulheres e além do serviço de musculação, são ofertados também ioga, pilates, body systems, zumba e espaço kids. Quanto às academias que focam na terceira idade, estas também tem aparelhos diferenciados, com o intuito de diminuir os impactos nas articulações e reduzir o nível do esforço necessário durante os movimentos.

Para alcançar os esportistas as academias apostam em atividades diferenciadas como a prática de escalada. E ainda podem-se encontrar academias que funcionam 24 horas, para pessoas que tem o dia muito atarefado e preferem fazer atividades físicas durante a madrugada.

Toda essa preocupação em atender bem o seu público alvo está desenvolvendo o mercado de academias em todo o país. No início de 2016, foi registrado um aumento de 30% na procura por academias em Fortaleza. Tendo como carro chefe a musculação, esse aumento representa 60% do público feminino e 40% masculino, na faixa entre 30 e 40 anos, e as expectativas são positivas para todo o ano. Notavelmente a abordagem estratégica ao público alvo está trazendo bons frutos ao seguimento fitness.

FONTES:

ALMEIDA, Madalena- “Gestão Fitness”, Disponível em: <http://www.gestaofitness.com.br/segmentacao-no-fitness/>. Acesso em 31 de maio de  2016.

Portal Amazônia – Escalada atrai esportistas radicais para academias de Manaus. Disponível em: <http://portalamazonia.com/debemcomaamazonia/noticias/noticias-detalhe/editorias/escalada-atrai-esportistas-radicais-para-academias-de-manaus/?cHash=f0917fa03d1efeafedb8ef39108e0c77>. Acesso em 31 de maio de 2016.

Diário do Nordeste- Academias da capital têm alta de 30% nas matrículas. Disponível em: <http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/academias-da-capital-tem-alta-de-30-nas-matriculas-1.1479009>. Acesso em 31 de maio de 2016.

PRECOR- Academia na terceira idade? Confira os exercícios e os aparelhos mais indicados, Disponível em: <http://www.precor.com/pt-br/blog/2015/01/30/academia-na-terceira-idade-confira-os-exercicios-e-os-aparelhos-mais-indicados/>. Acesso em 31 de maio de 2016.

Cinthia Brito

Educação financeira em tempos de crise

Texto 115 - Yara Lima - Site

Tendo a instabilidade econômica como cenário, os brasileiros apresentam dificuldade em proteger suas finanças, e isto decorre do fato destes não possuírem uma educação financeira arraigada aos seus conhecimentos, visto que esta não lhes fora ensinada no processo educacional. A prática da correta administração do dinheiro é algo a ser instruído o mais cedo possível, pois o ato de gerenciá-lo faz parte do dia-a-dia de qualquer pessoa.

Segundo Ferreira, mestre em tecnologia pelo CEFET/RJ, algumas regras ajudam os consumidores a melhorar sua educação financeira em tempos de crise:

  1. Planejamento Financeiro: consiste em decidir antecipadamente o que fazer com o dinheiro, para isso, se faz necessário a realização de um orçamento, no qual constem as receitas e despesas.
  2. Poupe: refere-se ao ato de realizar investimento com segurança, tal como a poupança.
  3. Investir na educação: investir em qualificação pessoal é sempre um investimento.
  4. Evite ter dívidas: retirar despesas não necessárias, a fim de evitar dívidas supérfluas.
  5. Diversifique as aplicações: mediante o cenário econômico brasileiro de crise, os economistas recomendam diversificar os investimentos, pois há uma menor chance de risco.

A educação financeira, principalmente em tempos de crise, deve fazer parte da rotina do consumidor. Esta alfabetização deveria fazer parte do processo educacional, visto que esta fornece instrumentos para uma melhor tomada de decisão em relação ao consumo, o que culmina em uma mudança na forma como lidar com o dinheiro e pensar no futuro.

Referências

DOMINGOS, Reinaldo. Tempos de crise: como agir? Disponível em: < http://www.dsop.com.br/blog/tempos-de-crise-como-agir>. Acesso em: 07 de junho de 2016.

 FERREIRA, Flávio José de Almeida. 5 regras mais importantes da educação financeira para enfrentar a crise. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/5-regras-mais-importantes-da-educacao-financeira-para-enfrentar-a-crise-a-terceira-e-a-minha-favorita/93863/>. Acesso em: 07 de junho de 2016.

VALENTE, Viviane. Educação financeira: uma ferramenta para o desenvolvimento econômico sustentável. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/educacao-financeira-uma-ferramenta-para-o-desenvolvimento-economico-sustentavel/89932/ >. Acesso em: 02 de junho de 2016.

Yara Lima

Batman vs Superman: o marketing fora das telas

arte adriano site

 “Batman vs Superman – A Origem da Justiça” foi um dos filmes de grande sucesso lançados esse ano. Um dos motivos para esse feito foi a intensa campanha de marketing realizada para ele. Para tanto, é válido ressaltar algumas das principais estratégias utilizadas para promovê-lo. São elas:

1. A Warner patrocinou duas entrevistas ficcionais para dar mais profundidade ao personagem Lex Luthor. Fortune e a Wired publicaram as entrevistas feitas com ele no fim do ano passado.

2. A PepsiCo também contribuiu com o lançamento de dois salgadinhos Doritos, um para cada personagem. Para o Batman, sabor Jalapeño com Limão. Para o Superman, Queijo Temperado. Além de promoções como, por exemplo, cadastrar um código e escolher um dos personagens para concorrer a uma viagem para os EUA e conhecer os estúdios da Warner.

3. A Bozzano, por sua vez, lançou duas versões de desodorantes, uma para cada herói. Os produtos vêm juntos em um kit, assim, quem comprasse não precisaria escolher o herói que mais gosta.

4. Quem utiliza o aplicativo de música Spotify pôde curtir playlists especiais baseadas em cada um dos protagonistas do filme. Na lista do Batman, artistas de rock como Motörhead, Slipknot, Metallica e Foo Fighters (My hero), para lembrar o lado “sombrio” do personagem. E na lista do Superman, um pouco mais pop, conta com OneRepublic, Nickelback e Imagine Dragons.

Dessa forma, conclui-se que as produtoras que trabalham em campanhas de marketing bem estruturadas para seus filmes se destacam diante de seu público, atraem mais espectadores, geram mais lucro e impactam positivamente o mercado.

Referências: 

10 LIÇÕES DE MARKETING DO FILME “BATMAN VS SUPERMAN. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2016/03/10-licoes-de-marketing-do-filme-batman-vs-superman.html>. Acesso em: 09 de junho de 2016.

Adriano dos Santos

O humor na internet como estratégia de marketing

texto 101 - Amanda - Site

Em alta na web, o humor vem se mostrando uma ferramenta de publicidade promissora. Seja através de campanhas, imagens, ou vídeos feitos em um tom descontraído, utilizar o humor para conquistar a atenção dos consumidores tem dado certo com diversas empresas.

Nessa conjuntura, o Porta dos Fundos é um dos maiores canais de humor do Brasil. Em apenas dois anos de existência, o grupo já atingiu a marca de 2 bilhões de visualizações e mais de 11 milhões de inscritos. Um humor feito de forma aberta, espontânea e com uma pitada de sarcasmo que atrai a cada dia o interesse de mais internautas.

Tendo em vista o sucesso e a grande audiência do grupo, muitas empresas perceberam no Porta dos Fundos uma oportunidade de promover suas marcas. A Itaipava foi uma dessas empresas; em um dos vídeos publicados pelo grupo intitulado “Já volto”, uma garrafa de Itaipava aparece na mesa enquanto os atores estão contracenando. O contexto do vídeo não é de festa e em nenhum momento a palavra “cerveja” é mencionada, mas o produto está lá, sendo promovido de maneira sutil.

Esta inserção discreta da marca (chamada product placement) já foi negociada pelo grupo inclusive com empresas do setor automotivo, financeiro e de telefonia. Latente a esse interesse – de explorar um novo formato de publicidade – está também o desejo das empresas de associarem as suas marcas a fatores engraçados. “Uma mensagem transmitida com humor tende a ser muito mais bem lembrada do que se fosse inserida em outros contextos”, diz George B. Rossi, professor de marketing da ESPM, em entrevista concedida ao Estadão. Vale ressaltar que essas campanhas publicitárias possuem uma capacidade disseminativa maior, pois, se publicadas on line, tendem a ser mais visualizadas e compartilhadas.

Fontes:  

O humor na web como estratégia de marketing. Disponível em: <http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,o-humor-na-web-como-estrategia-de-marketing-imp-,1028871>. Acesso em: 20 de maio de 2016.

Humor na internet: até que ponto as marcas podem utilizá-lo? Disponível em: <http://www.administradores.com.br/entrevistas/marketing/humor-na-internet-ate-que-ponto-as-marcas-podem-utiliza-lo/133/>. Acesso em: 20 de maio de 2016.

Amanda-Reis

Como montar uma boa apresentação?

texto 82 - Cleilton - Site

Se você assistir a série House of Cards, logo vai perceber como a implacável dupla Claire e Frank Underwood são incríveis em suas apresentações. Seja angariando votos no Congresso, seja discursando em público na sala de imprensa da Casa Branca, seja nos comícios da campanha eleitoral, os Underwood sabem envolver o público, passar sua mensagem e alcançar seus objetivos.

Essa habilidade de se comunicar com sucesso com sua plateia, tão bem dominada pelos Underwood, é indispensável àqueles que precisam apresentar ideias, projetos, seminários, palestras em seu dia a dia.

Então, como fazer uma boa apresentação?

Em arquivo disponibilizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, a UFJF, têm-se que é indispensável conhecer o seu objetivo antes de elaborar a apresentação. É preciso que o objetivo, seja ele de entreter, convencer ou demonstrar, norteie a apresentação.

Conhecer o seu público é um aspecto considerado importante. Atentar para o que o público possivelmente já sabe, faz com que ele não fique entediado ou duvidoso do que se fala. E, segundo Eduardo Adas e Rogerio Chequer, especialistas em apresentações, elementos como drama e suspense podem ajudar a captar o público emocionalmente, acompanhados de exemplos do dia a dia.

É imprescindível estruturar a apresentação de forma clara e cuidadosa, buscando facilitar o entendimento da plateia. Adas e Chequer apontam que é interessante apoiar a apresentação em storytelling. Slides devem ser utilizados como apoio e não ponto central, segundo o arquivo. Eles devem ser minimalistas e fazerem pouco uso de texto e mais imagens; complementar à fala e sincronizados ao conteúdo. É importante também atentar para a expressão corporal e utilizar anotações que não estejam presentes nos slides.

Por fim, o arquivo apresenta a importância de praticar. É fundamental ensaiar a apresentação algumas vezes, fortalecendo a certeza do que deve ser falado e garantindo o domínio do conteúdo que será explanado, bem como dos detalhes que incrementarão o momento.

O fechamento do negócio, a obtenção de uma boa nota, a aceitação de uma ideia em uma reunião, muitas vezes são determinados por uma boa apresentação. Portanto, pensar na elaboração, no slide, na plateia e nos ensaios de uma apresentação é fundamental para o sucesso esperado.

 

Referências:

Exame. 7 características de uma apresentação arrasadora. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/7-caracteristicas-de-uma-apresentacao-arrasadora> Acesso em: 07 de abril de 2016.

UFJF. 10 Dicas para uma boa apresentação. Disponível em: <http://www.ufjf.br/petcivil/files/2009/02/10-Dicas-para-uma-Boa-Apresenta%C3%A7%C3%A3o.pdf> Acesso em: 07 de abril de 2016.

Cleilton

 

 

MARKETING ESPORTIVO

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O Marketing Esportivo é uma ferramenta muito usada para comunicar-se com clientes, colaboradores e toda comunidade, visto que o esporte é uma fonte de contato ligada diretamente à emoção e à paixão. Quando utilizado de forma precisa, o Marketing Esportivo agrega força à marca ou empresa através do simbolismo dos valores do esporte, como superação, trabalho em equipe e liderança.

O Marketing através do esporte é vantajoso pelo fato de impactar um consumidor relaxado, em meio ao programa e não em intervalos, de modo que a empresa possa utilizar essa estratégia de comunicação para ser percebida não como anunciante, mas como uma parceira, que permite a continuidade e sucesso de campeonatos ou times patrocinados. Além disso, há uma lealdade muito maior a empresas que detém esta imagem.

Sendo assim, essa é uma ótima área para investir e ter retorno com o marketing. Basta lembrarmo-nos da força do futebol, por exemplo, no Brasil, onde muitas vezes é mais discutido que política. Mais do que colocar sua logomarca em todos os uniformes do time e expor para todo mundo, a empresa irá ganhar dinheiro a cada venda de camisa que o torcedor irá comprar com o intuito de demonstrar o amor pelo seu time. A empresa torna-se parte do entretenimento e não um intuito de sua diversão, fator este que aumenta muito o seu poder de venda perante torcedores apaixonados.

FONTES:

Arena Marketing Esportivo. Disponível em: <http://www.arenasports.com.br/mkt_definicoes.as> Acesso em: 12 de abril de 2016.

O que é Marketing Esportivo. Marketing FC. Disponível em: <http://www.marketingfc.com.br/o-que-e-marketing-esportivo/> Acesso em: 12 de abril de 2016.

 

Victória Mendes

 

Listas dos Erros Cometidos por Empresas nas Redes Sociais

texto 111 - Nícolas - Site

É perceptível o crescimento do uso das redes sociais por diversos tipos de organizações. Tal utilização oferecem resultados eficazes, como: a disseminação da cultura organizacional, a diminuição dos custos de divulgação, a exposição diferenciada de produtos e serviços, e, principalmente, o aumento da interação entre a empresa e seu público alvo.

Apesar dos benefícios dessas redes, muitos gestores não possuem conhecimento acerca dos malefícios intrínsecos à sua má utilização. O efeito disto pode ser algo duradouro, prejudicando perpetuamente a imagem da empresa na mente dos consumidores.

Abaixo iremos listar alguns erros cometidos por empresas nas redes sociais:

1. Erros de língua portuguesa: excesso de gírias e erros de ortografia podem ser motivo de piadas, levando a um marketing negativo para a empresa;

2. Divulgação de conteúdo particular: a disseminação de informações pessoais pode levar a uma distorção do objetivo principal de uma empresa. É importante separar vida profissional de vida pessoal;

3. Desprezar seguidores: os seguidores são o principal objetivo de se ter uma rede social, é com foco neles que o conteúdo deve ser produzido. Logo, nunca ignore as perguntas e os comentários de seus seguidores;

4. Não postar regularmente: as páginas nas redes sociais possuem um compromisso diário com seus seguidores, por isso, a falta de postagens dá uma alusão de abandono da página, acarretando na migração dos seguidores;

5. Não analisar estatisticamente: o progresso de uma página é mensurado por meio do uso de ferramentas estatísticas, com isso é possível observar os melhores horários para postar e quais conteúdos geram maior retorno.

Devido a estes fatores, é de suma importância saber utilizar todas as ferramentas de forma mais eficiente possível, pois um simples erro pode acarretar um alto prejuízo para a empresa.

REFERÊNCIAS:

Link: Principais erros cometidos pelas empresas nas redes sociais. Disponível em: <http://marketingfuturo.com/principais-erros-cometidos-empresas-redes-sociais/>. Acesso em: 29 de abril de 2016.

Nicolas