“Batman vs Superman – A Origem da Justiça” foi um dos filmes de grande sucesso lançados esse ano. Um dos motivos para esse feito foi a intensa campanha de marketing realizada para ele. Para tanto, é válido ressaltar algumas das principais estratégias utilizadas para promovê-lo. São elas:
1. A Warner patrocinou duas entrevistas ficcionais para dar mais profundidade ao personagem Lex Luthor. Fortune e a Wired publicaram as entrevistas feitas com ele no fim do ano passado.
2. A PepsiCo também contribuiu com o lançamento de dois salgadinhos Doritos, um para cada personagem. Para o Batman, sabor Jalapeño com Limão. Para o Superman, Queijo Temperado. Além de promoções como, por exemplo, cadastrar um código e escolher um dos personagens para concorrer a uma viagem para os EUA e conhecer os estúdios da Warner.
3. A Bozzano, por sua vez, lançou duas versões de desodorantes, uma para cada herói. Os produtos vêm juntos em um kit, assim, quem comprasse não precisaria escolher o herói que mais gosta.
4. Quem utiliza o aplicativo de música Spotify pôde curtir playlists especiais baseadas em cada um dos protagonistas do filme. Na lista do Batman, artistas de rock como Motörhead, Slipknot, Metallica e Foo Fighters (My hero), para lembrar o lado “sombrio” do personagem. E na lista do Superman, um pouco mais pop, conta com OneRepublic, Nickelback e Imagine Dragons.
Dessa forma, conclui-se que as produtoras que trabalham em campanhas de marketing bem estruturadas para seus filmes se destacam diante de seu público, atraem mais espectadores, geram mais lucro e impactam positivamente o mercado.
Referências:
10 LIÇÕES DE MARKETING DO FILME “BATMAN VS SUPERMAN. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2016/03/10-licoes-de-marketing-do-filme-batman-vs-superman.html>. Acesso em: 09 de junho de 2016.