Educação financeira em tempos de crise

Texto 115 - Yara Lima - Site

Tendo a instabilidade econômica como cenário, os brasileiros apresentam dificuldade em proteger suas finanças, e isto decorre do fato destes não possuírem uma educação financeira arraigada aos seus conhecimentos, visto que esta não lhes fora ensinada no processo educacional. A prática da correta administração do dinheiro é algo a ser instruído o mais cedo possível, pois o ato de gerenciá-lo faz parte do dia-a-dia de qualquer pessoa.

Segundo Ferreira, mestre em tecnologia pelo CEFET/RJ, algumas regras ajudam os consumidores a melhorar sua educação financeira em tempos de crise:

  1. Planejamento Financeiro: consiste em decidir antecipadamente o que fazer com o dinheiro, para isso, se faz necessário a realização de um orçamento, no qual constem as receitas e despesas.
  2. Poupe: refere-se ao ato de realizar investimento com segurança, tal como a poupança.
  3. Investir na educação: investir em qualificação pessoal é sempre um investimento.
  4. Evite ter dívidas: retirar despesas não necessárias, a fim de evitar dívidas supérfluas.
  5. Diversifique as aplicações: mediante o cenário econômico brasileiro de crise, os economistas recomendam diversificar os investimentos, pois há uma menor chance de risco.

A educação financeira, principalmente em tempos de crise, deve fazer parte da rotina do consumidor. Esta alfabetização deveria fazer parte do processo educacional, visto que esta fornece instrumentos para uma melhor tomada de decisão em relação ao consumo, o que culmina em uma mudança na forma como lidar com o dinheiro e pensar no futuro.

Referências

DOMINGOS, Reinaldo. Tempos de crise: como agir? Disponível em: < http://www.dsop.com.br/blog/tempos-de-crise-como-agir>. Acesso em: 07 de junho de 2016.

 FERREIRA, Flávio José de Almeida. 5 regras mais importantes da educação financeira para enfrentar a crise. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/5-regras-mais-importantes-da-educacao-financeira-para-enfrentar-a-crise-a-terceira-e-a-minha-favorita/93863/>. Acesso em: 07 de junho de 2016.

VALENTE, Viviane. Educação financeira: uma ferramenta para o desenvolvimento econômico sustentável. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/educacao-financeira-uma-ferramenta-para-o-desenvolvimento-economico-sustentavel/89932/ >. Acesso em: 02 de junho de 2016.

Yara Lima

One thought on “Educação financeira em tempos de crise

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>