A importância do desenvolvimento da criatividade para o empreendedorismo

Texto 220 - Gisele [SITE]

 

A criatividade, no meio empresarial, é vista como uma ferramenta que proporciona um diferencial e confere uma posição de destaque para os gestores, porém, muitos se acomodam e simplesmente pensam que não são capazes de usá-la e acabam por não aprimorar o processo criativo.

Nesse sentido, é importante observar que ser criativo faz toda diferença para o empreendedorismo, pois, se usada constantemente, a criatividade pode levar o administrador a uma posição de destaque em relação aos que não possuem essa habilidade desenvolvida, pois ela possibilita que seja adquirida certa autonomia, que leva a pessoa a adotar uma postura empreendedora na sua vida profissional e pessoal.

Assim, é válido ressaltar que a criatividade, que pode ser nata em algumas pessoas, pode ser desenvolvida em quem não a possui. Dessa forma, existem várias alternativas que podem ser usadas para aprimorar essa competência:

Uma boa forma de começar a desenvolvê-la é tentar realizar atividades de interesse pessoal e sobre assuntos já familiarizados, pois, dessa maneira, será mais fácil de atingir o objetivo.

Outra alternativa para desenvolver o sistema criativo é o brainstorming, ou tempestade cerebral. Esse processo propõe um debate criativo e inovador, que estimula a solução de problemas e a tomada de decisão.

Além disso, é interessante que seja buscado algo diferente, soluções alternativas, que quebrem os padrões convencionais e que nunca foram feitas anteriormente.

Portanto, o desenvolvimento dessa habilidade, que é tão importante para o empreendedorismo, não é uma tarefa fácil, mas é muito importante que essa habilidade seja aperfeiçoada, pois um profissional criativo possui uma vantagem considerável no mercado.

 

REFERÊNCIAS:

A mente é maravilhosa. Estratégias para desenvolver a criatividade. Disponível em: https://amenteemaravilhosa.com.br/estrategias-para-desenvolver-criatividade/ Acesso em: 04/07/2017

Descola. A importância da criatividade no empreendedorismo. Disponível em: https://descola.org/drops/a-importancia-da-criatividade-no-empreendedorismo/ Acesso em: 04/07/2017

 

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A ACOMODAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS DE UMA FRANQUIA DE SUCESSO: THE POKÉMON COMPANY X YO-KAI WATCH

Texto 216 - Luiz Fernando [SITE]

No mercado competitivo, muitas empresas precisam adaptar seu sistema, tanto produtivo quanto gerencial, para poder sobreviver com seus produtos nesse mercado. Entretanto, quando o sucesso de uma marca abrange escalas mundiais, a organização tende a acomodar-se e utilizar da mesma “fórmula” para criação e venda de seus produtos, e, com isso, algumas dessas organizações conseguem perdurar no mercado.

A The Pokémon Company International é um bom exemplo desse caso: utilizando-se como abordagem o jogo e a animação da franquia, a empresa manteve a mesma essência dessas abordagens durante os anos: o jogo tendo como objetivo capturar Pokémon e conquistar insígnias para ser o campeão; o anime conta história de um garoto e seu principal parceiro Pokémon (mascote da franquia) viajando em uma jornada para ser um mestre. Com o grande “peso” que sua marca tem, aliado a uma boa estratégia de marketing, o sucesso da organização era assegurada.

Contudo, surgiu nas terras nipônicas uma franquia que, mesmo tendo seu destaque por volta de 2014 e 2015, conseguiu obter um merchandise maior que a franquia de Pokémon, que estava no mercado há quase 20 anos. Yo-Kai Watch, como é conhecido no ocidente, conquistou o público-alvo japonês, fazendo com que as vendas e audiência das séries da The Pokémon Company sofressem um declínio.

Muito é especulado que a ameaça desse novo rival foi o fator determinante para as mudanças que ocorreram na abordagem feita nos anime e jogos de Pokémon, passando a ter características mais infantis e com uma história diferente. É interessante observar que a presença de um concorrente e a possível perca de seu espaço no público consumidor fizeram com que houvessem mudanças na abordagem da Pokémon Company em seus produtos, tal como as características adotadas se assemelharem às usadas pela Yo-kai Watch.

Desse modo, a acomodação advinda da marca pode ser um fator gerador de riscos para a organização e a adoção de estratégias de melhorias em seu serviço tornaram-se necessárias para sobrevivência das empresas.

REFERÊNCIAS

 

Pokémon Blaster News. Ranking dos Animes Consulta. Disponível em: <http://www.poke-blast-news.net/search?q=ranking+dos+animes&max-results=20&by-date=true>. Acesso em 19 de jun de 2017.

Administradores. A Força da Marca. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-forca-da-marca/51207/>. Acesso em 19 de jun de 2017.

LF

Cerveja e inovação: o jeito Skol de conquistar clientes

Texto 218 - Cleiton [SITE]

 

Poucos mercados no Brasil são tão concorridos como o de cervejas. Na disputa por um setor que movimenta em torno de R$ 74 bilhões de reais, as cervejarias instaladas no país realizam um grande investimento em propaganda e estratégias de marketing. Neste contexto, a Skol, eleita a marca mais valiosa do Brasil pelo ranking anual BrandZ Brasil, tem obtido grande destaque.

Responsável por metade dos lançamentos de novos produtos inovadores realizados pela Ambev, a marca Skol vem contribuindo consideravelmente na evolução do jeito de se conquistar clientes no ramo das cervejarias. Com uma nova identidade visual jovem, moderna e irreverente, a marca busca se aproximar dos consumidores, estratégia essa que surgiu há 20 anos, quando a Skol foi escolhida pela Ambev para atingir um mercado que até então se encontrava distante: jovens de 18 a 25 anos, que não queriam consumir o mesmo produto que os seus pais.

Visando a aproximação com tais consumidores, a Skol passou a investir em eventos como shows de rock e música eletrônica. “Temos de estar onde esses jovens estão”, afirma o diretor de marketing da Skol. E a marca, além de ser presente nos lugares onde seu público frequenta, ouve seus clientes. A exemplo disso, em 2010, foi lançada a Skol 360, que, de acordo com a marca, não “estufa” no estômago, queixa muito comum entre aqueles que consomem a bebida, de acordo com as pesquisas realizadas pela empresa.

O que podemos observar com o jeito Skol de conquistar clientes é que, se uma empresa quer ser inovadora, obter sucesso e reconhecimento, ela deve entender os consumidores, para lançar produtos que atendam às suas necessidades e desejos. Tão importante quanto isso é criar uma identidade que se aproxime daquilo que o cliente deseja ser.

REFERÊNCIAS

 

Ambev. Em ano desafiador, Ambev mantém foco em inovações e reforça marcas. Disponível em: < http://www.ambev.com.br/imprensa/releases/em-ano-desafiador-ambev-mantem-foco-em-inovacoes-e-reforca-marcas/>. Acesso em 27 de junho de 2017.

Exame.com. Skol, uma vitrine da inovação. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame/a-vitrine-da-inovacao/>. Acesso em 27 de junho de 17

O globo. Mercado cervejeiro movimenta R$ 74 bilhões no Brasil. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/mercado-cervejeiro-movimenta-74-bilhoes-no-brasil-18950844 >. Acesso em 27 de junho de 2017.

 

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Estratégias de Marketing e o funk brasileiro: a porta para o sucesso.

Texto 214 - Aleks [SITE]

Está claro que o atual mercado do funk brasileiro se encontra em alta no meio musical, e tal realidade pode ser percebida por meio da grande repercussão e ampla aprovação desse estilo musical dentre os usuários das maiores redes sociais do país, como Facebook, Instagram e YouTube. Desse modo, o momento encontra-se favorável ao aparecimento e aceitação de novos funkeiros como: Anita, Valesca Popozuda, Mc Kevinho, entre outros. Com essa alta no mercado a possibilidade de se chegar à fama fica mais palpável. Entretanto, essa aceitação dependerá de como sua imagem será administradaaté o almejado sucesso.

Dessa forma, nota-se no funk uma grande massa emergente de novos funkeiros que se aproveita do bom momento do estilo musical e das estratégias de marketing para chegar aos holofotes. Um exemplo atual é o do Mc Kevinho que se encontra no Top 7 do ranking do YouTube de músicas mais ouvidas do mês de junho do ano de 2017.

De acordo com o YouTube, no mesmo período, os funkeiros estiveram concentrados no topo das visualizações musicais. Tal fato pode ter ocorrido devido a uma boa estratégia de Marketing Pessoal, com a criação de uma boa gestão de imagem para os músicos funkeiros, por exemplo, a cantora Anita que no presente momento se encontra no topo dessa lista, devido ao seu “bom comportamento” em aparições públicas, como em seu programa de TV “Música Boa ao vivo” e seus Vlogs feitos aos fãs nas redes sociais.

Apesar da atual popularidade do funk, antigamente os artistas que levantavam a bandeira desse estilo musical eram vistos com maus olhos, como o caso da cantora Valesca Popozuda, que de acordo com a revista Inovare Gestão Contábil, “era considerada vulgar, por cantar músicas de cunho sexual e recheadas de palavrões”. Porém, com a ajuda de profissionais e o uso de estratégias de Marketing, como: Gestão de Marca Pessoal, Gestão de Produto, Networking, CRM Social (Customer Relationship Marketing) e Marketing Social, hoje possui uma imagem admirada e respeitada no mundo da música, contribuindopara o aumento da popularidade do funk. Portanto, observa-se que trabalhos de marketing pessoal conseguem guiar/modificar o sucesso de uma carreira.

 Tendo isso em vista, percebe-se a importância do uso das ferramentas de administração com foco na gestão de imagem, para que em um ambiente de mercado em crescimento se consiga aproveitá-lo de maneira mais produtiva.

 Fontes:

Inovare gestão contábil.5 estratégias de marketing utilizadas no reposicionamento de imagem da cantora Valesca Popozuda. Disponível em: <http://www.gestaoinovare.com.br/5-estrategias-de-marketing-utilizadas-no-reposicionamento-de-imagem-da-cantora-valesca-popozuda/>. Acesso em: 23 de junho de 2017.

Som 13. Biografia Mc Kevinho. Disponível em: <https://som13.com.br/mc-kevinho/biografia>. Acesso em 23 de junho de 2017.

Youtube. TOP 100 Músicas Brasileiras Mais Tocadas junho 2017 Disponível em:https://www.youtube.com/playlist?list=PL_Q15fKxrBb7C94UPD5Gb5ZiVnBzlyDHH. Acesso em: 23/06/2017.

ALKS