Cerveja e inovação: o jeito Skol de conquistar clientes

Texto 218 - Cleiton [SITE]

 

Poucos mercados no Brasil são tão concorridos como o de cervejas. Na disputa por um setor que movimenta em torno de R$ 74 bilhões de reais, as cervejarias instaladas no país realizam um grande investimento em propaganda e estratégias de marketing. Neste contexto, a Skol, eleita a marca mais valiosa do Brasil pelo ranking anual BrandZ Brasil, tem obtido grande destaque.

Responsável por metade dos lançamentos de novos produtos inovadores realizados pela Ambev, a marca Skol vem contribuindo consideravelmente na evolução do jeito de se conquistar clientes no ramo das cervejarias. Com uma nova identidade visual jovem, moderna e irreverente, a marca busca se aproximar dos consumidores, estratégia essa que surgiu há 20 anos, quando a Skol foi escolhida pela Ambev para atingir um mercado que até então se encontrava distante: jovens de 18 a 25 anos, que não queriam consumir o mesmo produto que os seus pais.

Visando a aproximação com tais consumidores, a Skol passou a investir em eventos como shows de rock e música eletrônica. “Temos de estar onde esses jovens estão”, afirma o diretor de marketing da Skol. E a marca, além de ser presente nos lugares onde seu público frequenta, ouve seus clientes. A exemplo disso, em 2010, foi lançada a Skol 360, que, de acordo com a marca, não “estufa” no estômago, queixa muito comum entre aqueles que consomem a bebida, de acordo com as pesquisas realizadas pela empresa.

O que podemos observar com o jeito Skol de conquistar clientes é que, se uma empresa quer ser inovadora, obter sucesso e reconhecimento, ela deve entender os consumidores, para lançar produtos que atendam às suas necessidades e desejos. Tão importante quanto isso é criar uma identidade que se aproxime daquilo que o cliente deseja ser.

REFERÊNCIAS

 

Ambev. Em ano desafiador, Ambev mantém foco em inovações e reforça marcas. Disponível em: < http://www.ambev.com.br/imprensa/releases/em-ano-desafiador-ambev-mantem-foco-em-inovacoes-e-reforca-marcas/>. Acesso em 27 de junho de 2017.

Exame.com. Skol, uma vitrine da inovação. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame/a-vitrine-da-inovacao/>. Acesso em 27 de junho de 17

O globo. Mercado cervejeiro movimenta R$ 74 bilhões no Brasil. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/mercado-cervejeiro-movimenta-74-bilhoes-no-brasil-18950844 >. Acesso em 27 de junho de 2017.

 

cleiton-cardoso

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