Design e Administração

Artigo 29012014Embora a palavra design na maioria das vezes esteja relacionada com tecnologia, estética e itens de luxo, ela não se resume a isso. Design, na verdade, é um processo com início, meio e fim, que tem por objetivo simplificar operações e energia mental. A importância do design vem sendo reconhecida cada vez mais pelos executivos.

Para alguns pensadores, o design deve ser a disciplina que aplicada tornará possível a organização do futuro e, para que isso aconteça, os designers devem se tornar líderes. O design tem sido percebido como uma ferramenta ou metodologia para resoluções de problemas, e profissionais de diversas áreas têm buscado conhecê-lo. Uma das metodologias de design que vem sendo ensinada nas escolas de administração para a resolução de problemas complexos é o design thinking, apresentado em 2009 pelo CEO da Ideo, Tim Brown, e que colocou a empresa como uma das dez mais inovadoras do mundo.

Cleilton

Ser funcionário público e empreender sim!

Artigo 27012015

Não é preciso procurar muito, dentro dos cursos de administração, a significativa parcela de graduandos que anseiam pelo funcionalismo público. Também não vai ser difícil que esses mesmos alunos listem os vários motivos para tal foco: vão desde a estabilidade do cargo, bons salários, horários mais determinados, entre outros. “-Bom, ok para isso.” Mas o que deve ser preocupante, quando listados esses motivos, é a ausência de um compromisso com o funcionalismo do cargo. É a falta, na maioria das vezes, da importância de tal sistema.

Os cidadãos brasileiros, cada vez mais, se manifestam contra a ineficiência de alguns órgãos do funcionalismo publico. Isso abre espaço para uma nova ordem, uma ordem de mudanças para as práticas dos profissionais da área, que na maioria das vezes é reconhecida por sua ineficiência. Dentro desse âmbito, é fundamental o empreendedorismo no setor público. Os estudantes de administração precisam se utilizar dessa nova ordem para incorporarem o espírito empreendedor, desenvolvido durante sua graduação, no serviço público. Criando assim agentes de transformação, com base em ações criativas e inovadoras, que aperfeiçoem a gestão pública. Dessa forma, oferecendo ao cidadão um serviço cada vez mais adequado e comprometido com uma nova ordem de mudanças.

Ednaldo