Réveillon de Fortaleza: o povo se diverte, a economia agradece!

reveillon_de_fortalezasite

                Atualmente, Fortaleza conta com a segunda maior festa de passagem de ano do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Em 2018, a tradição se manteve e novamente no Aterro da Praia de Iracema, houve uma grande celebração com shows de Aviões do Forró, Luan Santana, Wesley Safadão e mais 9 atrações musicais “de peso”. Além disso, o público presente foi agraciado com um show pirotécnico de 18 minutos.

                O evento deste ano foi organizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a iniciativa privada. Segundo o Prefeito Roberto Cláudio, não foi utilizado dinheiro público, pois todas as despesas são custeadas com as verbas de publicidade. Ou seja, investidores privados pagaram para ter sua marca divulgada no evento.

                Entretanto, o lado positivo do réveillon não está só no entretenimento da festa em si, mas no impacto dela na economia. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE), a um mês do início do evento, a ocupação hoteleira já estava em 83,5%, portanto tudo levava a crer que a marca de ocupação do réveillon do ano passado (93,10%) seria batida facilmente. A estimativa da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor) é que, neste ano, a ocupação atingiria 98% no dia 31 de dezembro. Ainda segundo a secretaria, 52 setores seriam beneficiados.

                Animados com o cenário, os setores de bares e restaurantes aumentaram seus investimentos em programação e contratações temporárias. Segundo, Rodolphe Trindade, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará, o acréscimo estimado seria de 5% em relação ao ano passado.

                A importância do réveillon de Fortaleza para a economia da cidade é inegável, ainda mais se toda a festa for realmente realizada com verbas da iniciativa privada, já que as verbas públicas devem ser destinadas para áreas mais carentes como saúde e educação. Portanto, “não pode deixar a peteca cair”, como sugere a expressão popular, e, para isso, a Prefeitura e a iniciativa privada têm que, novamente em 2019, fazer uma grande festa. Já ao povo de Fortaleza, cabe a ilustre tarefa de cativar os visitantes com a hospitalidade e alegria que só o cearense tem!

Feliz 2018 a você, caro amigo leitor do Pet Connect. Contamos com a sua companhia no decorrer deste ano!!!

Referências:

IRNA CAVALCANTE, 2017. Hotéis: ocupação para o Réveillon já está em 83,5%. Jornal OPovo Online. Disponível em <https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2017/11/hoteis-ocupacao-para-o-reveillon-ja-esta-em-83-5.html>. Acesso em: 8 de dezembro de 2017.

JOÃO MARCELO SENA, 2017. 12 atrações são confirmadas para o Réveillon de Fortaleza. Jornal OPovo Online. Disponível em <https://www.opovo.com.br/jornal/radar/2017/11/12-atracoes-sao-confirmadas-para-o-reveillon-de-fortaleza.html>. Acesso em: 8 de dezembro de 2017.

PREFEITURA DE FORTALEZA, 2017. Prefeito Roberto Cláudio anuncia as atrações do Réveillon 2018 de Fortaleza. Disponível em <https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeito-roberto-claudio-anuncia-as-atracoes-do-reveillon-2018-de-fortaleza>. Acesso em: 8 de dezembro de 2017.Gilberto Neto

Consumo vegano\vegetariano: oportunidade de mercado.

 

imapage

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o vegetarianismo ganha mais de dois mil adeptos por semana, além da crescente taxa de pessoas que estão aderindo ao veganismo. Não importa se por questões éticas, pela vontade de manter uma vida mais natural ou pela combinação dos dois fatores, o interesse dos brasileiros pela mudança de hábitos tem aumentado rapidamente ao longo dos anos. O crescimento desse número, é claro, refletiu diretamente nos negócios. 

A resposta do mercado à demanda foi o aumento da criação de produtos e de estabelecimentos comerciais especializados. Os empreendedores que decidiram investir nesse nicho perceberam a rápida extensão desse setor. Estima-se que ocorreu um aumento de 40% da demanda desses produtos em território nacional, além da certificação de mais de 200 produtos pela SVB, entretanto, ainda existem problemas com a obtenção desses produtos em mercados comuns. Os adeptos que procuram essa variedade de alimentos costumam procurar em lojas virtuais. 

No entanto, ainda existe uma grande quantidade de reclamações dos consumidores devido ao “esquecimento” da maioria das empresas em relação a esse público. Nesse cenário, surgiram as lojas virtuais específicas para esse tipo de público. A internet se tornou uma ferramenta importante para tais consumidores, visto que as plataformas de e-commerce do setor vegano\vegetariano buscam disponibilizar, de forma mais acessível e com mais variedade, certos tipos de produtos, sendo eles: alimentícios, estéticos, de vestuário e outros. 

 Mesmo com mais opções no mercado, o Brasil ainda não consegue atender à demanda dos consumidores veganos e vegetarianos através de empreendimentos físicos, obrigando-os a recorrer às plataformas digitais para buscar uma variabilidade maior no cardápio. Os empreendedores que investirem nesse nicho encontrarão grande aceitação do público, visto que veio para ficar entre os brasileiros.  

 

Referências Bibliográficas

E-COMMERCE BRASIL. Compra de comida vegana pela internet ganha adeptos em São Paulo. Disponível em <https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/comida-vegana-internet-sao-paulo/>. Acesso em 04 de dezembro de 2017. 

ESTADÃO. Mercado vegano cresce 40% ao ano no Brasil. Disponível em <http://emais.estadao.com.br/blogs/comida-de-verdade/-vegano-cresce-40-ao-ano-no-brasil/>. Acesso em 04 de dezembro de 2017. 

INGV

 

 

“ Viver ou enriquecer… Eis a questão! ”: a percepção da importância da qualidade de vida no trabalho.

qualidade de vida site

 

De acordo com a teoria clássica da administração, o homem se enquadrava como um ser econômico que buscava a máxima eficiência em troca de recompensas materiais, como o dinheiro. Apesar dessa teoria remeter ao pensamento do homem no início do século XX, a ideologia de cometer sacrifícios em busca de bens físicos ainda permanece na mente de alguns profissionais, sendo eles das mais diversas posições hierárquicas. Entretanto, a ganância tem gerado alguns danos à saúde pessoal e organizacional das empresas.

Esses malefícios são: estresse e esgotamento com as atividades básicas e a rotina de serviço, que fazem com que o trabalhador nunca se sinta à vontade e nem satisfeito com o seu trabalho, pois não o executa por prazer, e sim, por interesses em gratificações. Com o tempo, esse indivíduo se encontrará em um estado emocional tão deficiente que poderá perder a capacidade de executar tarefas simples, prejudicando o seu rendimento de trabalho, ou de se relacionar pessoalmente com alguém devido ao seu frágil nível sentimental.

Para evitar esses desgastes, atualmente, a qualidade de vida no trabalho tem sido um ponto bastante trabalhado pela sociedade e pelas empresas, de forma que a ideologia de se trabalhar com saúde e dinamicidade vem sendo disseminada e aplicada. A sociedade quer que seus integrantes consigam obter uma melhor qualidade de vida e que almejem trabalhar suas principais características com prazer para que consigam conviver com harmonia. Já as organizações desejam que seus funcionários se sintam motivados, de modo que trabalhem sempre com qualidade e eficiência para gerar resultados excelentes.

Por fim, mesmo com a persistência da ideia do “faz-se tudo por dinheiro”, a percepção dos malefícios desse pensamento está fazendo com que as organizações se adequem aos novos padrões de qualidade de vida para que os trabalhadores não sejam prejudicados e que obtenham a satisfação com seus empregos e mantenham um bem-estar em sua vida profissional e pessoal. Como diz o antigo ditado: “dinheiro não traz felicidade’’.

 

Referências bibliográficas:

CARREIRA & SUCESSO. Dedicação no trabalho x qualidade de vida. Disponível em: < https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/dedicacao-no-trabalho-x-qualidade-de-vida >. Acesso em: 28 de novembro de 2017.

CONTEÚDO VIP. 5 fatos sobre sua qualidade de vida no trabalho que podem fazer com que você seja demitido. Disponível em: < http://incentivodevida.com/qualidade-de-vida-no-trabalho/ >. Acesso em: 28 de novembro de 2017.

SALPINX. Qualidade de vida no trabalho: principais técnicas e benefícios! Disponível em: < https://www.salpinx.com.br/qualidade-de-vida-no-trabalho/ >. Acesso em: 28 de novembro de 2017.

SUPER EMPREENDEDORES.COM. O seu trabalho é sacrifício ou realização? Disponível em: < https://www.superempreendedores.com/lifestyle/motivacao/trabalho-sacrificio-ou-realizacao/ >. Acesso em: 28 de novembro de 2017.ALKS