Propagandas Abusivas e Enganosas

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As propagandas aparecem de maneira cotidiana, seja no meio virtual ou físico. Determinadas publicidades ou anúncios apresentam características enganosas como fotos editadas, textos e mensagens recortadas, vídeos com contextos alterados. Atualmente, ideias inescrupulosas e apelativas são relacionadas ao suprimento das necessidades básicas do público alvo das propagandas. Portanto, é preciso que os consumidores se previnam contra possíveis manipulações derivadas do consumo dessas publicidades.

Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (2015) são encontrados conceitos de publicidades enganosas, de maneira que, segundo o site e o  Art. 37 do Código do Consumidor, a  publicidade de caráter enganosa é qualquer forma de informação e/ou comunicação de índole comercial, seja inteira ou parcialmente enganadora, capaz de incentivar ao erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

De acordo com o site Jusbrasil (2009) no Art. 37 do Código do Consumidoras publicidades abusivas são discriminatórias, pois incitam à violência aproveitando-se do medo ou superstição, também da deficiência de julgamento e experiência do público infantil. Além disso, induzem o consumidor a se comportar de forma perigosa à sua segurança ou à sua saúde.

Os sites UOL (2014) e o site O GLOBO (s.i.) apresentam algumas formas de alertar os consumidores para que se defendam desses tipos de propagandas, sendo elas: fique atento a omissão de informações, procure as leis ao se sentir ofendido, atenção as imagens fantasiosas e atenção as opções ofertadas. Portanto, o consumidor deve se atentar as propagandas e fazer pesquisas e reflexões antes de qualquer tipo de ideia ou produto anunciado.

Referências:

JUSBRASIL. Qual a diferença entre propaganda enganosa e abusiva? -Áurea Maria Ferraz de Sousa.Disponível em: <https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2049723/qual-a-diferenca-entre-propaganda-enganosa-e-abusiva-aurea-maria-ferraz-de-sousa>. Acesso em: 28 de set. 2018

O GLOBO. Cinco itens para entender (e evitar) a propaganda abusiva. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/cinco-itens-para-entender-evitar-propaganda-abusiva-1-14087303>. Acesso em: 28 de Set. 2018.

TJDFT. Propaganda enganosa ou abusiva. Disponível em: <https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/direito-facil/edicao-semanal/propaganda-enganosa-ou-abusiva>. Acesso em: 28 de Set. 2018.

UOL. Veja como se proteger da propaganda enganosa. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2014/02/04/veja-como-se-proteger-da-propaganda-enganosa.htm>. Acesso em: 28 de Set. 2018.

 ALKS

Como o medo age no Contexto Organização?

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Com a globalização, as empresas se veem diante de um quadro em que devem concorrer com empresas de todo o mundo e, cada vez mais, proporcionam um ambiente organizacional mais complexo, competitivo e impiedoso. Entretanto, por necessidade de sobrevivência e adaptação, os funcionários destas empresas se veem obrigados a aprender novas formas de atuar nas organizações por medo de um futuro incerto, ocasionado pelas constantes mudanças no ambiente organizacional (FERREIRA, 2006).

A dissertação “O Medo no Contexto Organizacional” de Marcelo Ferreira (2006), apresentada na Fundação Getúlio Vargas, identificou as causas e os efeitos do medo nos indivíduos dentro do contexto organizacional. Participaram da pesquisa 76 funcionários pertencentes ao setor privado. No estudo, ao perguntar aos respondentes, se já sentiram medo em seu ambiente de trabalho, obtiveram-se dois tipos de respostas: o medo de perder o emprego e o medo de não conseguir realizar uma tarefa requisitada. As principais causas de medo nos indivíduos que compuseram a amostra desta pesquisa são: ameaças, coações, intimidações, opressões, punições, ambientes de trabalho instáveis e inseguros, perda do emprego, concorrência desleal, conluios, sabotagens, trapaças, mau êxito em cumprir suas tarefas de trabalho e aumento abusivo de sua carga de trabalho. Associado a esses medos estão as reações destes indivíduos, o autor afirma, que os principais efeitos gerados pelo medo são: angústia, ansiedade, nervosismo, tensão, inquietação, depressão, dores de cabeça, paralisação, perda da criatividade, perda da naturalidade, frustração, adoção de posturas defensivas e navegabilidade de emprego (FERREIRA, 2006).

Os gestores de organizações devem estar muito atentos na construção de seus ambientes de trabalho. Portanto, um ambiente de inseguranças, instabilidades, com aumentos abusivos da carga de trabalho e com a utilização de condicionamentos negativos, proporciona a estimulação do medo nos indivíduos presentes neste ambiente e, assim, ocorre o que nenhum gestor gostaria que ocorresse: a subutilização da capacidade intelectual e profissional de seus gerenciados. Ademais, o desrespeito com as necessidades, os limites e os reconhecimentos de todos os indivíduos proporciona a não utilização plena do recurso mais importante da organização: o capital humano. Com isso, os funcionários que poderiam estar se destacando e trazendo retorno a organização, por conta dos estímulos fóbicos, tornam-se indivíduos insípidos, sem criatividade, desgostosos, frustrados e com descompensais físicas e psicológicas (FERREIRA, 2006).

Referências:

FERREIRA, Marcelo. O Medo No Contexto Organizacional. 2006. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/3413/MArcelo.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 08 de Setembro de 2018.

Josué Paiva

Descontos: Saiba como oferecer e bombar seu negócio.

lalalalallala

No último mês, uma notícia de que uma empresa que vende água ofereceu descontos, de forma estratégica, quando os clientes usam palavras gentis ao realizarem seus pedidos tornou-se famosa nas redes sociais. Com isso, vem o questionamento, “Como posso usar descontos de forma objetiva e direcionada em prol de beneficiar minha empresa? ”.

Assim, de antemão, para conseguir dar um desconto estratégico você deve buscar entender o seu produto ou o serviço oferecido, pois um produto no qual seja de extrema necessidade para a população ou que tenha, junto a ele, um alto valor agregado, não necessita de descontos, mas, quando existem, não há necessidade de serem altos e recorrentes.

Com isso, um desconto, primeiramente, deve ser calculado e oferecido com base na margem de lucro da empresa, buscando planeja-lo antes que a venda ocorra. Desse modo, o comprador fica ciente dos produtos em desconto e de quanto irá economizar, não ocorrendo, dessa maneira, um prejuízo para empresa, devido ao baixo valor do produto vendido, e também não criando o costume do cliente em querer pagar sempre menos pelos produtos oferecidos pela empresa.

Pensando nisso, um desconto deve ser visto, principalmente, como forma de reduzir ou acabar com o estoque parado da empresa, além de aumentar o volume de vendas e de fazer o cliente buscar aquela loja no futuro. Dessa maneira, dar uma diminuição no valor de um produto com baixa saída pode gerar um aumento nas vendas do mesmo, diminuindo, assim, custo com estoque, além disso, um desconto realizado de maneira efetiva, apesar de não ser a melhor forma de trazer novos clientes, pode ocasionar a volta de um comprador. Ademais, um desconto pode servir como forma de premiação ao ser comprada certa quantia de produtos ou quando o comprador é recorrente na loja, visto que fidelizar um cliente é um dos objetivos buscados.

Diante disso, um desconto aplicado de maneira precisa pode gerar diversos benefícios para a empresa, mas vale ressaltar que o desconto não pode ser ferramenta de diferencial de uma empresa, pois o reconhecimento no mercado se faz de diferentes maneiras, desse modo explorar apenas o desconto e as ofertas pode prejudicar a imagem do negócio.

Referências:

ALGAR TELECOM. COMO DAR DESCONTO SEM PREJUDICAR SEU LUCRO. Disponível em: <https://blog.algartelecom.com.br/financas/como-dar-desconto-sem-prejudicar-seu-lucro/>. Acesso em: 20 de agosto de 2018.

BLOG DO VAREJO. Quando e como dar desconto de maneira estratégica. Disponível em: <http://blog.gazinatacado.com.br/quando-e-como-dar-desconto-varejo/>. Acesso em: 20 de agosto de 2018.

GESTÃO CLICK. Como dar desconto?. Disponível em: <https://gestaoclick.com.br/blog/como-dar-desconto>. Acesso em: 20 de agosto de 2018.

MARKETING DE CONTEÚDO. Aprenda quando e como dar descontos de forma estratégica. Disponível em: <https://marketingdeconteudo.com/como-dar-desconto/>. Acesso em: 20 de agosto de 2018.

vinicius