Capital intelectual no século XXI

Texto 161 - Glória [SITE]

As pessoas são o principal ativo de uma empresa e em toda organização é necessário geri-los de forma a aperfeiçoá-los. A gestão de pessoas tem como sua principal responsabilidade conduzir os funcionários para que melhor colaborem com o alcance dos objetivos da empresa.

Com a globalização e a tecnologia – que tornam o mercado cada vez mais competitivo – percebe-se a necessidade das organizações possuírem colaboradores capacitados para o novo contexto global, o que leva com que sejam constantemente influenciadas e, em sua maioria, modificadas pelos fatores do ambiente externo. Neste contexto de competitividade, influência e modificação, o desenvolvimento organizacional, bem como seu crescimento financeiro, é proporcional à competência dos seus funcionários. Dessa forma, as empresas têm buscado investir mais na formação do seu colaborador, visto que o mesmo será o agente de otimização da organização.

Uma forma de otimizar o trabalho dos funcionários – bem como a sua produtividade, é proporcionar a eles uma melhor qualidade de vida no ambiente organizacional, os motivando a se sentirem parte da empresa. Uma técnica, denominada endomarketing, traz consigo ações de valorização dos funcionários, treinamentos e atividades do gênero. Grandes empresas, como a FIAT, costumam utilizar esta ferramenta.

É possível perceber que as pessoas são o principal agente de construção de uma empresa e que, com o constante desenvolvimento, é de fundamental importância que as organizações invistam nos seus funcionários para conseguir alcançar os resultados almejados.

FONTES:

IDEIA DE MARKETING. 3 empresas e boas estratégias de endomarketing. Disponível em: <http://www.ideiademarketing.com.br/2012/02/22/3-empresas-com-o-endomarketing-no-dna/>. Acessado em 13/11/2016.

RH.com.br. A importância de gestão de pessoas nas empresas. Disponível em:  <http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Coluna_IBC/8856/a-importancia-da-gestao-de-pessoas-nas-empresas.html>. Acessado em 25/11/2016.

Gloria Braga

O que são equipes interdisciplinares?

Texto 159 - Cleilton [SITE]

Dadas as constantes transformações sociais e tecnológicas da sociedade, os modelos de trabalho vêm passando por uma série de modificações. Antes, o modelo vigente, fundamento na teoria Taylorista, era o da alta especialização, onde cada indivíduo realizava suas atividades de maneira isolada, sem correlação com as outras áreas do conhecimento.

Transpondo as limitações das atividades especializadas e isoladas, tornou-se bastante comum a adoção de equipes com diversas especialidades, trabalhando no desenvolvimento de um mesmo projeto, aonde há grande integração de saberes. Diante desse contexto, surge então o conceito de interdisciplinaridade.

A interdisciplinaridade diz respeito à correlação entre conhecimentos de diversas áreas. É a associação de diversos conteúdos, possibilitando novas descobertas e até mesmo novas áreas de conhecimento e contribui para a melhoria da capacidade do pensamento sistêmico, tornando mais fácil a análise e resolução de problemas.  Além disso, favorece a formação de habilidades de tomada de decisão.

Empresas que focam no desenvolvimento de novos produtos e serviços, visando a melhoria da vida de seus clientes, têm contado cada vez mais com equipes interdisciplinares. Um exemplo interessante é o da IDEO, uma das mais importantes empresas de Design no mundo. São biólogos, psicólogos, administradores, entre outros; que trabalham simultaneamente no desenvolvimento de alguma solução e apresentam ideias embasadas nos conhecimentos específicos a cada um.

Percebe-se que diante das mudanças nos modelos de trabalho e das constantes demandas sociais por soluções que melhorem a vida das pessoas, contar com uma equipe interdisciplinar é uma interessante ferramenta para desenvolver ou melhorar produtos e serviços, o que pode se constituir como um importante meio para se alcançar vantagem competitiva.

Fontes:

BROWN, T. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsiever, 2010.

CEZARINO, Luciana Oranges; CORRÊA, Hamilton Luiz. Interdisciplinaridade no ensino em Administração: visão de especialistas e coordenadores de cursos de graduação. Administração: Ensino e Pesquisa. Rio de Janeiro, V. 16, nº4, 2015.

PORTAL EDUCAÇÃO. Equipe multidisciplinar e interdisciplinar – qual a diferença? Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/50347/equipe-multidisciplinar-e-interdisciplinar-qual-a-diferenca > Acesso em: 07 de novembro de 2016.

Cleilton

O colaborador como o diferencial: O jeito Google de ser

Texto 160 - Adriano [SITE]

Fundada há 18 anos pelos estudantes da Universidade Stanford Larry Page e Sergey Brin, a empresa Google é atualmente um dos maiores exemplos de inovação, sucesso e liderança. Essa característica é percebida intensamente na forma como a empresa trata seus funcionários, o que é, sem dúvidas, um forte diferencial no mercado competitivo em que a mesma se insere.

O Google nunca se mostrou uma empresa convencional. Tal fato é percebido desde a flexibilidade dos horários de seus funcionários até seu modo de operação que se alinham com uma nova perspectiva de Gestão de Pessoas. E de acordo com a gerência de RH para Engenharia do escritório de Belo Horizonte, esse modelo desafiador só tem efeito, porque os objetivos, metas e valores são claros, ou seja, o que contribui para que os funcionários se sintam livres para definirem como vão cumprir suas tarefas.

Como qualquer uma de suas concorrentes, a empresa oferece benefícios como planos de saúde, odontológico e de aposentadoria, entre outros. Porém, além destes, também são oferecidas outras regalias como almoços e jantares em restaurantes gourmets, academias de ginástica, aulas de dança e fitness, salão de jogos, entre outros. Contudo, tais benefícios não são vistos pela organização como o seu real diferencial. Na verdade, o que a torna tão fantástica é a cultura estabelecida ainda em sua fundação.

Sergey Brin e Larry Page criaram uma empresa que não valoriza a ganância e a competitividade, mas sim um ambiente parecido com um campus universitário, onde a colaboração e o desejo de mudar o mundo são estimulados. Como prova disso, durante o período compreendido entre 2007 a 2014 a Google esteve presente em todas as edições da pesquisa “100 Melhores Empresas para se trabalhar”, da Revista Fortune, situando-se entre as quatro melhores colocadas; e alcançando, cinco vezes, o primeiro lugar.

Por fim, pode-se compreender que as empresas que enxergam o seu funcionário como peça fundamental e não apenas como mais um recurso, dando significância ao seu papel no processo organizacional e oferecendo uma maior qualidade de vida no trabalho, sem dúvidas destacam-se no mercado e alcançam seus objetivos e metas de forma eficiente.

Fontes: 

Como o Google motiva seus funcionários. Disponível em: < http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Artigo/9229/como-o-google-motiva-seus-funcionarios.html>. Acesso em: 14 de Novemembro de 2016.

Google virou referência ao questionar modelos tradicionais, diz gerente de RH. Disponível em: < http://www.amcham.com.br/gestao-empresarial/noticias/google-virou-reverencia-ao-questionar-modelos-tradicionais-diz-gerente-de-rh-6737.html>. Acesso em: 14 de Novemembro de 2016.

O jeito Google de ser. Disponível em: http://exame.abril.com.br/pme/o-jeito-google-de-ser/>. Acesso em: 14 de Novemembro de 2016.

Adriano dos Santos

Inaugurada a Universidade sem Professores

Texto 163 - Nícolas [SITE]

O avanço tecnológico propiciou mudanças nos mais diferentes setores da vida cotidiana, inclusive na forma de disseminar o conhecimento acadêmico. Além dos cursos a distância (EaD) que, de acordo com a Hoper Consultoria de Educação, possuem um crescimento de 13% em 2016 em comparação à 2014, surge agora uma nova modalidade de ensino, a Universidade sem Professores.

Inaugurada no Vale do Silício, na Califórnia, a Universidade é para estudantes interessados em programação de computadores e desenvolvimento de softwares, e possui como foco o ensino colaborativo. Todos os alunos devem trabalhar em grupos, recebendo ajuda dos colegas, e a avaliação é feita por outros estudantes, escolhidos aleatoriamente. O curso tem duração de 3 a 5 anos e após seu término os concludentes recebem um certificado.

Os criadores desta nova abordagem afirmam que, diferente do sistema tradicional, os estudantes formados pela Universidade sem Professores são mais proativos na resolução de problemas e não apenas receptores passivos de conhecimento. Além disso, o aprendizado colaborativo desenvolve a autoconfiança e as habilidades inerentes ao trabalho em equipe.

Apesar do aspecto vanguardista na disseminação do conhecimento, é preciso cautela na hora de abolir a presença de professores da Universidade, pois este profissional tem o papel essencial na hora de orientar os estudantes acerca de assuntos complexos. A forma mais eficaz seria a inclusão de um orientador especializado, capaz de sanar as dúvidas que virão a surgir no desenrolar do curso.

FONTES:

Como funciona a universidade sem professores inaugurada nos EUA. Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2016/11/como-funciona-a-universidade-sem-professores-inaugurada-nos-eua.html>. Acessado em: 17/11/2016.

Cursos Online tem projeções de crescimento de 13% em 2016. Disponível em: <https://eadbox.com/cursos-online-tem-projecoes-de-crescimento/>. Acessado em: 17/11/2016

 Nicolas

Residência Universitária UFC

 

Texto Extra - Victória [SITE]O Programa de Residência Universitária busca proporcionar a permanência dos estudantes – em situação de baixa renda comprovada – vindos do interior do Ceará, ou de outros estados, na Universidade Federal do Ceará, garantindo-lhes moradia, alimentação e apoio psicossocial durante o período do curso.

A UFC oferece aos residentes 3 refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) no Restaurante Universitário, além de um valor financeiro a fim de complementar a alimentação durante a semana ou para os dias em que o Restaurante Universitário não funciona.

A adesão à residência é feita por meio de um processo seletivo orientado por Edital, que ocorre semestralmente. Após a seleção, a distribuição dos aprovados nas residências é feita por meio de sorteio. A administração das casas é realizada pela equipe de Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e cada residência conta com pelo menos um diretor, eleito pela PRAE.

O Programa conta com 11 residências, destas 05 masculinas, 03 femininas e 03 mistas e capacidade para 178 mulheres, 258 homens e 02 pessoas com deficiência, localizadas no entorno dos Campi do Pici e do Benfica.

As residências Universitárias servem como mais um auxílio para os estudantes da UFC, proporcionando os recursos básicos e necessários para que o aluno permaneça na universidade, e atuam também como um canal de extensão, integrando a universidade com a sociedade.

Fontes:

Informações sobre o programa de residência Universitária. Disponível em: <http://www.prae.ufc.br/residencia-universitaria/54-informacoes-sobre-o-programa-de-residencia-universitaria>   Acesso em setembro de 2016.

Regimento do programa de Residência Universitária. Disponível em: <http://www.prae.ufc.br/images/arquivos/documentos_e_formularios/residencia_universitaria/regimento_residencias_universitarias.pdf> Acesso em Setembro de 2016.

Victória Mendes