Coworking: coletividade, autonomia e inovação

Artigo 39 Amanda

O desenvolvimento da tecnologia proporcionou mudanças e inovações positivas na área organizacional, a utilização de redes sem fio, computação em nuvem, o uso de aparelhos móveis com acesso à internet tais como tablets, notebooks e celulares tornou possível trabalhar de praticamente qualquer lugar. Seja no escritório, em casa, no shopping, estamos constantemente on-line.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido – “Virtual Work: Measuring the Benefits of Agility at Work” mostrou que 12% dos indivíduos que têm um trabalho, gostariam de poder fazê-lo de casa. Porém, deve-se levar em consideração, do mesmo modo, que trabalhar em casa tem suas desvantagens. Trabalho e vida pessoal se confundem, ambas invadindo o espaço da outra, a concentração constantemente perturbada por interrupções familiares, o estresse profissional afetando o convívio com seus parentes.  Outro fator relevante é o isolamento do individuo,pois o mesmo não se relaciona com outros profissionais, e dessa forma não constrói network. Ademais, em casa não há assistência administrativa e de TI.

Uma solução prática para esse impasse se chama coworking, escritórios coletivos, no qual, as pessoas obtém um espaço para desempenhar suas atividades profissionais, além de conhecer e relacionar-se com novas pessoas. Os escritórios de coworking reúnem, sobretudo, profissionais autônomos, indivíduos que buscam um lugar para trabalhar fora do ambiente rotineiro das suas organizações e empresários que viajam constantemente e dessa forma precisam de um espaço temporário para trabalhar.

É nesse contexto que diversos empreendedores estabelecem network para futuros trabalhos e até mesmo encontram sócios para novos negócios. Em síntese, o coworking é o ambiente ideal para quem busca dividir as despesas de um escritório ou apenas deseja conhecer novos espaços, ampliar o network e fugir da rotina.

Fontes:

http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/coworking/66262/

http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/coworking-a-vida-corporativa-do-seu-jeito/58093/

Amanda-Reis

Dicas para motivar sua equipe

Artigo Carol

A motivação no ambiente organizacional corresponde a fatores sociais, de produção, econômicos, tecnológicos, e inúmeros outros que podem ser capazes de influenciar e “dar aquela turbinada” em qualquer time. Pensar em formas que motive um funcionário ou colaborador é uma árdua tarefa para o líder do grupo, pois ele precisa conhecer os seus companheiros, conhecer o mercado, ser inovador e saber nivelar o equilíbrio entre a motivação do colaborador e o sucesso da empresa. Não se motiva pessoas de personalidades heterógeneas usando as mesmas ferramentas, palavras ou qual seja o método utilizado por você, líder.

Durante a carreira profissional podemos trabalhar com pessoas que amem a sua atividade profissional e necessitam de motivação mínima para se doar completamente a ela, executando-a com alto nível de qualidade, mas também estamos sujeitos a trabalhar com pessoas que não amem o seu trabalho, e que não acreditem que seja necessário doar-se para tal. Para melhorar a rotina profissional com essas pessoas, Victor Lipman, Fundador e diretor da Howling Wolf Training Management, LLC, prescreve 4 dicas para turbinar a motivação do seu time de colaboradores:

  1. Conheça seus funcionários individualmente: procurar saber o que seus funcionários querem e seus objetivos dentro da empresa é fundamental para o bem estar da equipe;
  2. Seja totalmente consciente do pessoal e da dinâmica de grupo: esteja consciente do perfil e comportamento do profissional que você está inserindo no seu time, isso é um dos principais primórdios para o sucesso;
  3. Encontre atribuições atrativas: tente encontrar uma atividade desafiadora para os membros de sua equipe, renovando as atividades se que fiquem monótonas;
  4. Situe claramente suas próprias expectativas: nada é conquistado por acaso, tudo é consequência de passos bem planejados, então tenha em mente que liderar pode não ser uma tarefa simples, mas pode ser recompensadora quando bem realizada.

Trabalhar a motivação do seu time exige empenho e percepção, pois é preciso ter sensibilidade para identificar qual elemento é capaz de incentivar cada categoria de funcionário. Trabalhar seguindo essas 4 dicas não garante a perfeita fórmula para obter um time de colaboradores empenhados em suas atividades, mas pode levar você, líder, a encontrar o melhor caminho para a satisfação mútua.

Fontes:

http://www.portal-administracao.com/2014/11/4-dicas-para-motivar-os-desmotivados.html

http://www.forbes.com/sites/victorlipman/2014/10/13/4-tips-to-motivate-the-unmotivated/2/

Carol Fernandes