Sustentabilidade em foco

Artigo 26022015

Práticas que visam o alcance da sustentabilidade aumentaram nas últimas décadas e, por consequência, diversos setores da sociedade, incluindo setores econômicos, procuraram formas de compreender melhor o significado desse termo e inseri-lo em suas políticas empresariais. Com essa mudança na realidade é possível perceber que diversas empresas adotam essa prática e reconhecem sua importância, tornando áreas como o marketing e a logística essenciais para a criação de seus produtos. Além disso, levam em consideração a pré e pós venda e a inovação de seus artigos, visando atender o crescente número de consumidores que preferem empresas que levantem a bandeira da sustentabilidade.

Apesar da mudança comportamental nas empresas, ainda há muito o que se fazer, tendo em vista que nem todas as empresas se inserem nesse contexto. Abraçar a causa da sustentabilidade é muito mais que reformular práticas empresariais, faz parte de um movimento que preza pela reeducação da sociedade, onde o meio ambiente ganha lugar de destaque.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/administracao-e-sustentabilidade/36931/

Noelle

O impacto da tecnologia na geração de emprego

Artigo 24022015

Na edição de Fevereiro de 2015, a Revista EXAME publicou a matéria “O fim de uma era”, na qual apresenta a queda da oferta de vagas de empregos em montadoras brasileiras que aconteceu no último ano, e o impacto da tecnologia sobre o emprego no mundo.

Segundo o texto, nos últimos dois séculos a tecnologia teve grandes avanços, principalmente no setor industrial, ocasionando a migração de muitos funcionários para o setor de serviços. Porém, o que se percebe atualmente é que o setor de serviços também vem aderindo a novas tecnologias e atividades rotineiras vêm sendo realizadas por robôs, causando desemprego no mundo. Cargos como caixa de supermercado, assistente administrativo e contador podem vir a ser extintos, segundo estudos da Universidade de Oxford.

Até o momento, as máquinas estão longe de substituir atividades mais complexas. No entanto, para onde os trabalhadores operacionais irão se a tendência é o constante desenvolvimento tecnológico? Logo, usar a tecnologia para desenvolver essa mão de obra deveria ser um dos maiores avanços mundiais, pois como citado na matéria, “Uma máquina pode substituir 50 homens comuns. Mas nenhuma máquina pode substituir um homem extraordinário” (Elbert Hubbard).

Fonte: Stefano, F. O fim de uma era. Revista Exame, São Paulo, p. 16-27, 4 fev. 2015.

Adriana Marques

6 dicas de Marketing para empresas iniciantes

Artigo 20022015

A matéria “6 dicas de Marketing para empresas iniciantes” publicada no site Administradores.com.br, disserta sobre as estratégias de Marketing, apresentadas no livro “Marketing Ágil”, que devem ser utilizadas por empreendedores e empresas iniciantes.

Levando em consideração a necessidade de possuir um conhecimento abrangente sobre a realidade da empresa para se construir um plano de Marketing eficiente, o texto fornece seis dicas importantes para que os pequenos investidores programem e/ou aprimorem o setor de Marketing de sua organização, focando na importância do planejamento dessa área e na formulação de uma estratégia geral de uma organização.

Estas seis dicas e conceitos podem ser observadas logo abaixo:

  1. Focar as atividades de Marketing em seus clientes efetivos. Para aprimorar este relacionamento é preciso obter um suporte desenvolvido e coordenado;
  2. Ter total conhecimento sobre a programação, a alocação/distribuição e o orçamento de seus produtos e/ou serviços;
  3. Ter um planejamento de médio e longo prazo para a sua empresa;
  4.  Formular um estratégia para lidar com seus clientes e com o ambiente competitivo;
  5. Realizar o monitoramento das atividades do Marketing. Esta característica é essencial para o desenvolvimento de novos planos;
  6. Tomar decisão de Marketing com base em análises e pesquisas.

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/6-dicas-de-marketing-para-empresas-iniciantes/94370/

Nicolas

O papel das empresas na preservação da água

Artigo 17022015

A escassez de água sempre foi um problema constante na vida de boa parte dos nordestinos. Atualmente, vem atingindo também com grande intensidade outras regiões, como a sudeste que, por ser a mais economicamente desenvolvida do país, acabou atraindo grande foco da mídia para a situação.

A água, além de ser um recurso natural essencial à manutenção da vida, é um bem valioso e necessário para o bom funcionamento de qualquer economia. Pensando nisso, a empresa Seguros Unimed lançou um desafio entre seus colaboradores: gratificou os 15 funcionários que mostraram a maior redução na conta de água de suas casas no período de dezembro de 2014 a janeiro de 2015. O prêmio foi composto por entradas para assistir ao jogo entre Palmeiras e Ponte Preta de camarote.

As empresas possuem o poder de exercer influência sobre seus funcionários e motivá-los a agir de forma ecologicamente sustentável pode constituir, dessa forma, um bom modo de cooperar para solucionar o problema da crise hídrica no nosso país. Colocando na balança, recompensar seus funcionários hoje com pequenas gratificações em troca da redução do consumo de água poderá ser mais vantajoso financeiramente do que arcar com os custos do aumento do valor do metro cúbico no futuro.

Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/seguros-unimed-premia-funcionarios-que-economizaram-agua

 

Amanda Reis

E-mail institucional para estudantes da UFC

Artigo 12022015

Já pensou em ter um e-mail com a extensão “@alu.ufc.br”?

A UFC disponibiliza aos seus alunos a criação de conta de e-mail que também pode ser acessado pelo celular.

O PET do curso de Engenharia Elétrica da UFC elaborou um tutorial para a criação do e-mail, reproduzido abaixo:

1) Vá nesse link: https://ufcnet.sti.ufc.br/suporte/;

2) Clique no quadro “Email @alu.ufc.br”; 

3) Clique na opção “Novo Email”;

4) Informe seu CPF e senha do SIGAA;

5) Depois de confirmado os dados de acesso, será pedido que você crie o seu e-mail, escolha a sugestão que lhe agradar;

6) Depois de criado o seu e-mail, vá em “Redefinir senha”. Pedirão novamente seus dados, observe que será gerada uma senha de primeiro acesso, copie essa senha;

7) Vá para a página http://www.ufc.br/ufc-digital e clique em “Webmail aluno UFC”;

8) Clique em “Adicionar conta”;

9) Digite o e-mail que você criou e a senha que foi gerada;

10) Se seguiu todos os passos corretamente, sua conta foi criada com sucesso.

Fonte: https://circuitodigitalufc.wordpress.com/2014/03/12/como-fazer-um-e-mail-com-a-extensao-alu-ufc-br/

Iveltyma

Empreendedorismo na Internet

Artigo 10022015

No século XXI, onde o meio virtual está em crescente valorização, abrir uma loja online pode ser uma ideia bastante atrativa. Com custos iniciais relativamente baixos, esse tipo de empreendimento se torna cada vez mais comum. Mas, apesar de ser aparentemente simples, o e-commerce necessita de bastante planejamento e conhecimento dos mecanismos de gestão, principalmente por ser um segmento dinâmico que está em constante atualização.

Conhecer bem seu nicho de mercado e criar um plano de negócios, especificando, dentre outras coisas, estratégias de marketing, logística e meios de pagamento, estão entre as etapas necessárias para garantir o sucesso. Além disso, é preciso que se tenha um serviço de atendimento ao consumidor (SAC) eficaz e uma descrição detalhada do produto, a fim de evitar desconfianças por parte do cliente, tudo isso suportado por uma plataforma eficiente, que proporcione rapidez e clareza diante dos passos necessários para concluir a compra.

Fontes:

http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/10-dicas-para-ter-sucesso-no-e-commerce/97318/

http://www.empreendedoresweb.com.br/como-montar-um-ecommerce/

http://www.administradores.com.br/noticias/empreendedorismo/por-que-meu-e-commerce-nao-vende/93652/

Larissa Araújo

Cinema e Administração: uma relação de sucesso

Artigo 05022015

Na era da informação, a formação profissional em Administração passa por um processo de mudanças. Aquela dinâmica tradicional onde o professor discorre sobre a disciplina e anota alguns pontos no quadro branco está em defasagem. Novas tecnologias e metodologias estão ao nosso alcance e podem sim, e muito, contribuir para facilitar o processo de ensino e aprendizagem acadêmicos.

Um bom exemplo é a utilização de filmes em sala de aula. Mais que uma ilustração prática, a arte cinematográfica possibilita ampliação de conteúdos, questionamentos, vivências, experiências, desenvolvimento de habilidades e competências essenciais à sua formação pessoal e profissional. Então fica a dica! Você, aluno, proponha tal atividade aos seus professores; você, docente, não perca a oportunidade, utilize essa excelente ferramenta metodológica. Conhecimento é tudo!

Fontes:

http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEPQ/enepq_2007/ENEPQ327.pdf

http://www.forumdocente.prograd.ufu.br/anais/anais2011/pdf/2e/simone%20e%20eliara.PDF

Emanuella