A utilização de uma elaborada estratégia de Marketing voltada para a área de turismo pode exercer influência junto aos consumidores, quando se trata da escolha do local para onde viajar. É por esse fato que as agências de viagem têm investido cada vez mais nas tecnologias de comunicação, utilizando-se das melhores ferramentas e técnicas.
Com a atual situação da economia brasileira, segundo dados colhidos pelo Ipeturis, o setor de turismo sofreu grande queda, principalmente em relação às viagens internacionais – apesar das passagens e hotéis apresentarem uma queda no seu preço. Alguns meios de comunicação, como as redes sociais têm tido um papel importante na propagação do serviço, contribuindo para que o setor turístico mantenha um bom funcionamento dentro das possibilidades de um ambiente instável e desfavorável, como o da crise que o Brasil enfrenta.
O Marketing envolve estratégias empresariais e, essas, podem se utilizar dos meios tecnológicos de propagação da informação e comunicação. A fotografia é um dos principais meios de se alcançar os consumidores, por se tratar de uma linguagem não verbal e de uma possibilidade universal. Este aspecto leva a maior possibilidade de os consumidores escolherem um destino de viagem, utilizando a fotografia. Logo, a qualidade da mesma reflete na escolha do destino de forma significante.
Com isso, é perceptível que a escolha de uma viagem pode ser influenciada pelas estratégias de Marketing, enfatizando o recurso da fotografia que, mesmo com o passar dos anos, não deixa de ser constantemente utilizada devido ao seu alcance universal e a forma com que o público alvo do setor de turismo a absorve.