Como o Marketing pode influenciar na escolha da sua viagem.

[ARTE] Texto 135 - Glória [SITE]A utilização de uma elaborada estratégia de Marketing voltada para a área de turismo pode exercer influência junto aos consumidores, quando se trata da escolha do local para onde viajar. É por esse fato que as agências de viagem têm investido cada vez mais nas tecnologias de comunicação, utilizando-se das melhores ferramentas e técnicas.

Com a atual situação da economia brasileira, segundo dados colhidos pelo Ipeturis, o setor de turismo sofreu grande queda, principalmente em relação às viagens internacionais – apesar das passagens e hotéis apresentarem uma queda no seu preço. Alguns meios de comunicação, como as redes sociais têm tido um papel importante na propagação do serviço, contribuindo para que o setor turístico mantenha um bom funcionamento dentro das possibilidades de um ambiente instável e desfavorável, como o da crise que o Brasil enfrenta.

O Marketing envolve estratégias empresariais e, essas, podem se utilizar dos meios tecnológicos de propagação da informação e comunicação. A fotografia é um dos principais meios de se alcançar os consumidores, por se tratar de uma linguagem não verbal e de uma possibilidade universal. Este aspecto leva a maior possibilidade de os consumidores escolherem um destino de viagem, utilizando a fotografia. Logo, a qualidade da mesma reflete na escolha do destino de forma significante.

Com isso, é perceptível que a escolha de uma viagem pode ser influenciada pelas estratégias de Marketing, enfatizando o recurso da fotografia que, mesmo com o passar dos anos, não deixa de ser constantemente utilizada devido ao seu alcance universal e a forma com que o público alvo do setor de turismo a absorve.

FONTES:

Marketing, comportamento do consumidor e decisão de compra. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/academico/marketing-comportamento-do-consumidor-e-decisao-de-compra/74801/>. Acessado em 05 de agosto de 2016.

Marketing turístico. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/turismo-e-hotelaria/artigos/5416/marketing-turistico>. Acessado em 05 de agosto de 2016.

 Turismo sofre com crise econômica e empresas já preveem demissões. Disponível em:<http://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2015/07/16/turismo-sofre-com-crise-economica-e-empresas-ja-preveem-demissoes.htm>. Acessado em: 05 de agosto de 2016.

Gloria Braga

Como a política pode movimentar o mercado de comunicação

[ARTE] Texto 145 - Cinthia [SITE]

O período eleitoral é motivo de festa para alguns segmentos de prestação de serviço, como gráficas, locadoras de veículos, agências de publicidade e produtoras de vídeo, que lucram com a movimentação dos candidatos.

A exemplo desse “boom” de demanda publicitária, temos a cada dois anos o aumento do número de pedidos solicitados às gráficas. Empresários do ramo contratam novos funcionários e dobram o turno de trabalho para dar conta dos pedidos.  Segundo os mesmos, os trabalhos solicitados pelos candidatos são práticos pelo acabamento simples, e super-rentáveis pela grande quantidade de produtos (santinhos, adesivos, banners, bandeiras e diversos itens).

As locadoras de veículos e de telões também aproveitam o período eleitoral para alcançar os melhores lucros da temporada.Esse fato acontece devido à busca por produtos que são utilizados em palestras e/ou comícios, como TV’s, púlpitos e palcos.

Por conta da ascensão das redes sociais, publicitários passam a ser bastante solicitados para trabalhos de marketing político. Empresas de comunicação, apesar de não terem foco nessa área, aproveitam o período para ofertar trabalhos diferenciados orientando clientes a utilizar de maneira adequada ferramentas de divulgação, como o Facebook e Twitter.

Apesar dos gastos com divulgação terem diminuído por conta das leis que restringiram alguns tipos de publicidade, o lucro desses segmentos continua sendo excelente no período eleitoral, um fôlego extra para o aperto de uma crise que assola a todos.

FONTES:

AVELAR, Hallita. “Empresas de comunicação aumentam lucros no período de eleições” <HTTP://www.paraibatotal.com.br/noticias/2012/07/30/11256-empresas-de-comunicação-aumetam-lucros-no-período-de-eleicoes>. Acesso em: 08 de setembro de 2016.

Jornal Fala Maranhão. “Gráficas Lucram bastante no período eleitora.” <http://www.suacidade.com/graficas-lucram-bastante-no-periodo-eleitoral>. Acesso em: 05 de setembro de 2016.

Repórter Brasil – TV Universitária do Rio Grande do Norte.  Gráficas lucram no período eleitoral. <http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/bloco/graficas-lucram-no-periodo-eleitoral>. Acesso em: 05 de setembro de 2016.

Cinthia Brito

Administração do tempo: Pomodoro

Texto 143 - Andréa Camila - SITE

Pense em quantas vezes temos que estudar uma determinada disciplina, mas pegamos no notebook, então vemos aquele vídeo legal no Youtube e esquecemos completamente do que tínhamos que fazer? Essa situação é bem comum, e o resultado é quase sempre ficarmos desesperados aos 45 minutos do segundo tempo, tentando aprender algum assunto para a prova ou simplesmente não conseguimos entregar o trabalho na hora certa.

 Apesar de muitas vezes usarmos a falta de tempo como desculpa, o problema nem sempre é esse e sim o modo como o administramos. Com isso em mente, o estudioso Francesco Cirillo, através de um timer de cozinha em forma de tomate, desenvolveu o método Pomodoro (tomate). Tal método divide o tempo para fazer uma tarefa em quatro ciclos de 25 minutos com pausas de 5 minutos entre si, a cada quatro períodos de 25 minutos faz-se uma pausa maior de 30 minutos.

Assim, para começar temos que criar uma lista e dividi-la em duas seções classificadas em “Planejadas” e “Não Planejadas”. Na primeira, colocamos as tarefas que desejamos fazer no dia, já a segunda preenchemos com atividades que não foram programadas, como por exemplo, a ligação de um amigo. Todas essas interrupções podem ser deixadas para depois, assim atenderemos as regras mais importantes do Pomodoro: deve-se evitar e gerenciar as interrupções que acontecem durante os ciclos de trabalho.

Para ajudar ainda mais, esse método ganha aliados importantes com os aplicativos dos smartphones. Para o Android você encontrará o ClearFocus: ProductivityTimer que tem opções para alterar os tempos dos ciclos e dos intervalos de acordo com a sua necessidade. Para o sistema iOS podemos encontrar o aplicativo Be Focused – Focus Timer & Goal Tracker for work and study. E se você for usuário do Windows Phone poderá usar o Pomodoro Assistant.

Logo, temos que ter consciência que só o Pomodoro não melhorará nossa produtividade, deve-se ter um esforço pessoal para buscar concentração e diminuição da ansiedade para, dessa forma, conseguir o resultado que este método propõe: o ganho de produtividade.

 FONTES: 

GOOGLE PLAY. ClearFocus: ProductivityTimer. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=personal.andreabasso.clearfocus&hl=pt_BR>. Acesso em: 30 ago. 2016.

ITUNES APPLE. Be Focused – Focus Timer & Goal Tracker for work and study. Disponível em: <https://itunes.apple.com/br/app/be-focused-focus-timer-goal/id973130201?mt=8>. Acesso em: 30 ago. 2016.

MICROSOFT. Pomodoro Assistant. Disponível em: <https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/pomodoro-assistant/9wzdncrdpt2w#>. Acesso em: 30 ago. 2016

RAMONKAYO. O que é a Técnica Pomodoro e como funciona? 2015. Disponível em: <http://ramonkayo.com/conceitos-e-metodos/o-que-e-tecnica-pomodoro-e-como-funciona>. Acesso em: 30 ago. 2016.

andreá

Torne-se um profissional qualificado com certificação online grátis

Texto 140 - Yara Barreto - SITE

Não é de hoje que o termo “profissional qualificado” vem tendo tanta repercussão, isso porque nós, alunos e profissionais, temos de estar em constante aprendizado, pois temos de acompanhar a dinâmica do mercado. Por isso, surgiu a necessidade de compartilhar alguns sites e portais que oferecem capacitação de qualidade e ainda por cima com certificação GRÁTIS. Abaixo, listamos uma pequena relação:

(1) O site Veduca conta com mais de 200 cursos on-line gratuitos das melhores universidades, como Harvard, MIT, USP, UNB; em 21 áreas do conhecimento e mais de 1 milhão de alunos cadastrados.

(2) O SEBRAE é um dos portais que mais oferece cursos online para empreendedores. Seu conteúdo inclui cursos, quizzes, e-books, dicas e até jogos. Estes materiais dão suporte em diversas áreas organizacionais, tais como: empreendedorismo, planejamento, finanças, pessoas, leis e normas, mercado, cooperação e inovação.

(3) A Endeavor é um portal mundialmente conhecido que apoia o empreendedorismo, compartilha histórias de sucesso e promove estudos. Lá encontramos cursos, palestras, e-books, notícias, todo um material de alto impacto. O mais interessante dos cursos da Endeavor é a metodologia e o compartilhamento de material e de modelos das ferramentas.

(4) A Fundação Getúlio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OpenCourseWare Consortium (OCWC) – um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem pela internet conteúdos e materiais didáticos sem custo. Seus cursos abrangem áreas de gestão, direito, economia, história e ética.

(5) O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) também oferece uma série de cursos online grátis. O foco principal do site é a administração pública e o direito.

(6) Por último, citamos a Khan Academy – uma organização sem fins lucrativos com a missão de proporcionar educação para qualquer um, em qualquer lugar. Ela é uma opção para quem quer ter um pouquinho mais de conhecimento em outras áreas, como: matemática, ciência, programação, história e economia.

Como esta lista é muito extensa, foram elencados apenas alguns exemplos de instituições. Então, quando você ouvir alguém dizer: “faltou oportunidade”; “é muito longe”; “é caro” ou “ainda não cumpri minhas horas complementares”; lembre-se desse artigo.

Fontes:

(1)Veduca. Disponível em: <http://www.veduca.com.br/>. Acesso em: 19 de agosto de 2016.

(2)Educação a Distância SEBRAE. Disponível em: <https://ead.sebrae.com.br/>. Acesso em 19 de agosto de 2016.

(3)Cursos Endeavor. Disponível em: <https://endeavor.org.br/cursos/>. Acesso em: 19 de agosto de 2016.

(4)FGV Online. Cursos Gratuitos. Disponível em: <http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/>. Acesso em: 19 de agosto de 2016.

(5)Senado Federal. Saberes – A Plataforma de Ensino Aprendizagem do ILB/Interlegis. Disponível em: <http://saberes.senado.leg.br>. Acesso em: 19 de agosto de 2016.

(6)KHANACADEMY. Disponível em: <https://pt.khanacademy.org/>. Acesso em: 19 de agosto de 2016.

Yara barreto

O segredo do sucesso por trás dos grandes logotipos

O primeiro questionamento que vem em nossa mente ao desejar abrir um negócio é o nome e o logotipo da empresa. Neste, deve ser simbolizado, de forma criativa e atrativa, o que a mesma deseja oferecer e qual público almeja conquistar.

Algumas companhias elaboram uma estratégia de marketing tão boa, que conseguem fazer com que seus clientes lembrem-se da marca apenas ao visualizar sua logo exposta em uma propaganda, embalagem, ou entre outros meios de comunicação.

Existem empresas que criam grandes logotipos estratégicos, como forma de chamar atenção de seu público alvo. Como é o caso da Unilever, do Amazon, ou até mesmo da revista Playboy, que possui várias especulações por trás do emblemado “coelhinho”. Nem sempre para se obter sucesso é necessário apresentar um símbolo com histórias ou grandes significados, como é o caso da NIKE, empresa que tem sua logo entre as mais conhecidas mundialmente, e nela é retratado um visual simples, modesto e sem grandes questionamentos.

Ao realizar a criação de uma logo, deve-se ter cuidado e atenção, pois é através dela que os consumidores irão visualizar a identidade que a marca busca passar. Abaixo encontra-se o conceito e a história que algumas marcas desejam transmitir para seus clientes:

unileve O Unilever é representada pela  vogal U composta por 24 símbolos diversificados, que representam a missão de vitalidade da empresa.

amazon A seta laranja não é apenas um sorriso, sugere que na Amazon você acha tudo, de A a Z.

palybo  O criador da marca, Hugh Hefner, explica a origem do coelho que dar-se pelo fato de o animal ter óbvias conotações sexuais.

nike  O Símbolo da marca foi criada em 1972 pela estudante Carolyn Davidson,sem grandes intenções e custou meros 35 dólares.

Fontes:

Mídia interessante. Significado da logomarca do Carrefour. Disponível em: <http://www.midiainteressante.com/2009/01/significado-da-logomarca-do-carrefour.html>. Acesso em: 16 de agosto de 2016.

Super abril. Logos com significados secretos. Disponível em: <http://super.abril.com.br/20-logos-com-significados-secretos>. Acesso em: 16 de agosto de 2016.

JÚNIOR TIMBÓ

Quais as atitudes que eu devo adotar para me tornar um campeão?

Texto 139 - Amanda [SITE]

É comum atribuir o sucesso das pessoas bem-sucedidas a sorte, mas a verdade é que o sucesso quase nunca é alcançado por meio de caminhos fáceis. Os verdadeiros campeões, aqueles que se esforçam todos os dias, dedicam seu tempo e energia a fim de atingir os seus objetivos, superam seus limites e perseveram continuamente, alcançando o sucesso através do seu próprio mérito. Por exemplo, podemos citar os atletas olímpicos, pois muitas das atitudes que os tornaram campeões podem fazer também com que outras pessoas tenham sucesso em suas vidas profissionais.

A seguir, veja algumas atitudes que podem te transformar em um campeão dentro do mercado de trabalho:

1. Planejamento: O planejamento dos atletas para as Olimpíadas possui como foco cada etapa da competição. Este plano é essencial, pois orienta as ações durante um determinado período, levando sempre em consideração um objetivo final. Além dos esportes, o mesmo também pode ser utilizado na vida pessoal e profissional.

2. Disciplina: A rotina se torna mais produtiva se for regada a disciplina. Os atletas que mais se sobressaem são aqueles que possuem uma rotina planejada e organizada de acordo com as suas necessidades de treino, descanso, alimentação, entre outros.

3. Persistência: No esporte é comum que existam muitas dificuldades como fraturas, lesões, erros, entre outros. Apesar destes contratempos, é fundamental que os atletas não desistam. Em todas as áreas, não só no esporte, a persistência é essencial para que os objetivos sejam alcançados.

4. Foco: É um grande determinante do resultado final. Os atletas focados estão dispostos a abdicar de outras atividades em nome do esporte.

5. Trabalho em equipe: Os atletas possuem uma equipe de profissionais que trabalham em conjunto com ele a fim de aprimorar o seu desempenho Trabalhar em parceria com outras pessoas pode trazer inúmeros benefícios, incluindo uma maior eficiência na realização das atividades.

Dessa forma, conclui-se que as dicas aqui apresentadas funcionam como ferramentas para que os objetivos estipulados sejam alcançados, além disso, muitas dessas dicas culminam no desenvolvimento de competências apreciadas no mercado de trabalho.

7 hábitos que você precisa abandonar se quiser ter sucesso. Disponível em: <http://nomadesdigitais.com/7-habitos-que-voce-precisa-abandonar-se-quiser-ter-sucesso/>.  Acessado em: 17 de agosto de 2016.

O que leva atletas ao alto desempenho também pode levar você. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/o-que-leva-atletas-ao-alto-desempenho-tambem-pode-levar-voce>.  Acessado em: 17 de agosto de 2016.

O que podemos aprender com atletas olímpicos? Disponível em: <http://www.ideiademarketing.com.br/2016/03/04/o-que-podemos-aprender-com-atletas-olimpicos/>.  Acessado em: 17 de agosto de 2016.

Amanda-Reis

O poder do marketing no SNAPCHAT

Artigo 129 - Victória SITE

O Snapchat é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos que tem um diferencial das demais: o conteúdo compartilhado nela tem um tempo de duração determinado de 01 a 10 segundos, definidos pelo usuário que compartilhou. Diariamente, existem mais de 100 milhões de usuários ativos na rede, e seu público alvo figura como a geração que prefere o acesso a informações através de dispositivos móveis, priorizando assim formas rápidas e práticas de interagir.

No mercado digital, com a quantidade de pessoas usando o Snapchat, e as possibilidades de estratégia de anúncio e produção de conteúdo, podemos dizer que tal rede social é uma excelente alternativa para quem deseja investir. Atualmente, a quantidade de visualizações de um vídeo patrocinado pode ser de mais de 40 milhões.

A publicidade no Snapchat está amadurecendo rapidamente, marcas como Universal, McDonald’s e Pepsi estão apostando pesado na plataforma, e os resultados provam que os anúncios, os preços competitivos e a estratégia 3V (venda de  vídeos verticais, onde os consumidores não precisam virar o dispositivo móvel de lado, tornando mais fácil a visualização) estão fazendo com que profissionais da área considerem a rede social como um canal de Marketing Digital viável.

Desta forma, o Snapchat é um aplicativo que está em constante crescimento e as empresas que buscam divulgar seus serviços e produtos alcançarão um grande número de visualizações se decidirem utilizar esta forma de Marketing para postar informações engraçadas e interativas, produzindo conteúdos relevantes; garantindo dessa forma o interesse e o engajamento do público com a marca.

Fontes:

Como usar o snapchat a favor do seu negocio. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/como-usar-o-snapchat-a-favor-do-seu-negocio/109432/> Acesso em: 07 de Julho de 2016.

Snapchat para marcas. Disponível em: <http://marketingdeconteudo.com/snapchat-para-marcas/> Acesso em: 08 de Julho de 2016

Victória Mendes

 

Programa de Trainee: preparando para a gestão

Texto 141 - Yara Lima - SITE

O programa de trainee consiste na seleção, por uma empresa, de jovens talentos que possam desenvolver-se dentro da organização e ocupar cargos de liderança na companhia. Para isto, os candidatos precisam ter terminado a graduação há no máximo dois anos ou estarem por concluir o nível superior dentro de até dois anos. O cargo de trainee possui duração de três a cinco anos, período este em que o participante recebe treinamentos por um tutor, além de fazer cursos relacionados à sua carreira.

O programa possibilita vantagens aos participantes, tais como: oportunidade de conhecer todas as áreas do negócio da empresa, meios para se chegar ao cargo de gestão por um percurso mais curto, além de maiores chances de manter contato direto com as lideranças da empresa. Salienta-se pois, que o candidato pode enfrentar alguns obstáculos: o processo seletivo exige muito do jovem, através de etapas diversificadas de seleção, como participações em fóruns virtuais de discussão e batelada de entrevistas; a obrigatoriedade de possuir disponibilidade para mudar de cidade, estado ou até país; a cobrança de resultados rápidos; e a exigência de gerenciamento das emoções.

Os programas de trainee das empresas Banco Safra, Red Bull e Sascar (empresa do Grupo Michelin) encontram-se disponíveis para inscrições durante o ano de 2016, e estas podem ser realizadas em seus respectivos sites.

O programa de trainee é uma oportunidade de aprendizagem, qualificação profissional e bom posicionamento no mercado de trabalho, o que culmina no interesse de muitos profissionais, gerando assim uma concorrência acirrada. Por fim, sugiro aos interessados, preparar-se para as seletivas com antecedência, qualificando-se através de cursos afins da sua área de atuação, incluindo também os de línguas estrangeiras.

Fontes:

PATI, Camila. Vale (mesmo) a pena ser trainee? Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/vale-mesmo-a-pena-ser-trainee>. Acesso em: 09 de agosto de 2016.

VALE A PENA SER TRAINEE? Disponível em: <http://www.guiadacarreira.com.br/carreira/vale-a-pena-ser-trainee/>. Acesso em: 10 de agosto de 2016.

Yara Lima

O que é resiliência e como desenvolvê-la?

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Uma palavra que vem ganhando destaque no contexto organizacional nas últimas décadas é “resiliência”. Ela é utilizada na Psicologia associada a situações em que o indivíduo se mostra capaz de enfrentar momentos desfavoráveis e de grande pressão, tirando proveito de suas competências, inteligência e saúde. Na Administração, o sentido da palavra não é diferente, uma vez que apresenta a ideia de que uma empresa ou pessoa resiliente é aquela que passa por momentos de dificuldade, como as crises financeiras, mas consegue se reestruturar, tornando-se vencedoras.

Segundo o professor Paulo Yazigi Sabbag, da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, há nove fatores que estão relacionados ao nível de resiliência de cada indivíduo, sendoesta uma capacidade que pode ser aprendida, principalmente no contexto do mercado de trabalho. Esses são os fatores que podem ser estimulados e que a influenciam diretamente:

  1. Autoeficácia: acreditar no potencial pessoal para a realização de projetos e alcance de resultados. Para estimular este fatoré importante treinos específicos e ter consciência do padrão habitual de atitudes.
  2. Competência social: diz respeito à proatividade para buscar ajuda e a abertura ao apoio em momentos de estresse. Treinamentos de liderança, ética e a prática da escuta são ações que estimulam tal fator.
  3. Empatia: significa colocar-se no lugar do outro, seja em situações reais ou fictícias. Um bom estímulo são trabalhos sociais e a leitura de biografias.
  4. Flexibilidade: refere-se tanto a ter maior tolerância em situações diversas, quanto ater maior criatividade. Treinamentos de criatividade e aulas de ioga ou dança de salão são excelentes estímulos.
  5. Tenacidade: trata-se da persistência para aguentar situações incômodas. Praticar algum esporte ajudaráa ter disciplina e irá expor os limites pessoais.
  6. Solução de problemas: diz respeito a agir pela mudança, diagnosticar problemas e elaborar soluções. Jogos de estratégia e o desenvolvimento de projetos são estímulos interessantespara este fator.
  7. Produtividade: é agir, tomar iniciativa, buscar soluções para os eventos que surgem em contextos de incertezas e desafios. Um serviço de coaching é um interessante estímulo.
  8. Temperança: refere-se ao controle das emoções, permanecendo sereno em situações difíceis. Ouvir música, meditação e psicoterapia irão contribuir para o desenvolvimento deste fator.
  9. Otimismo: resulta da competência social, da proatividade e autoeficácia.  Ter uma atitude positiva diante da vida é fundamental.

Observando tais fatores, percebe-se que no contexto organizacional do século vigente, é de grande relevância buscar o desenvolvimento da capacidade de ser resiliente, onde aprimorar cada um desses fatores constituintes da resiliência torna-se fundamental para a sobrevivência da organização e para uma melhor qualidade de vida.

Fontes:

ADMINISTRADORES.COM. O que é ser resiliente? 2009. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-que-e-ser-resiliente/33338/> Acesso em: 15 de agosto de 2016.

EXAME. 9 passos para ter mais resiliência no trabalho. 2012. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/9-passos-para-ter-mais-resiliencia-no-trabalho> Acesso em: 15 de agosto de 2016.

Cleilton