Como a política pode movimentar o mercado de comunicação

[ARTE] Texto 145 - Cinthia [SITE]

O período eleitoral é motivo de festa para alguns segmentos de prestação de serviço, como gráficas, locadoras de veículos, agências de publicidade e produtoras de vídeo, que lucram com a movimentação dos candidatos.

A exemplo desse “boom” de demanda publicitária, temos a cada dois anos o aumento do número de pedidos solicitados às gráficas. Empresários do ramo contratam novos funcionários e dobram o turno de trabalho para dar conta dos pedidos.  Segundo os mesmos, os trabalhos solicitados pelos candidatos são práticos pelo acabamento simples, e super-rentáveis pela grande quantidade de produtos (santinhos, adesivos, banners, bandeiras e diversos itens).

As locadoras de veículos e de telões também aproveitam o período eleitoral para alcançar os melhores lucros da temporada.Esse fato acontece devido à busca por produtos que são utilizados em palestras e/ou comícios, como TV’s, púlpitos e palcos.

Por conta da ascensão das redes sociais, publicitários passam a ser bastante solicitados para trabalhos de marketing político. Empresas de comunicação, apesar de não terem foco nessa área, aproveitam o período para ofertar trabalhos diferenciados orientando clientes a utilizar de maneira adequada ferramentas de divulgação, como o Facebook e Twitter.

Apesar dos gastos com divulgação terem diminuído por conta das leis que restringiram alguns tipos de publicidade, o lucro desses segmentos continua sendo excelente no período eleitoral, um fôlego extra para o aperto de uma crise que assola a todos.

FONTES:

AVELAR, Hallita. “Empresas de comunicação aumentam lucros no período de eleições” <HTTP://www.paraibatotal.com.br/noticias/2012/07/30/11256-empresas-de-comunicação-aumetam-lucros-no-período-de-eleicoes>. Acesso em: 08 de setembro de 2016.

Jornal Fala Maranhão. “Gráficas Lucram bastante no período eleitora.” <http://www.suacidade.com/graficas-lucram-bastante-no-periodo-eleitoral>. Acesso em: 05 de setembro de 2016.

Repórter Brasil – TV Universitária do Rio Grande do Norte.  Gráficas lucram no período eleitoral. <http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/bloco/graficas-lucram-no-periodo-eleitoral>. Acesso em: 05 de setembro de 2016.

Cinthia Brito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>