Lições da indústria musical: os passos do sucesso segundo Taylor Swift

12443857_816945648433332_1654984732_o

É cada vez mais perceptível a rápida e contínua evolução das formas de distribuição dos conteúdos de entretenimento da indústria fonográfica e, com isso, cabe aos artistas desse meio inovarem nos métodos de se alcançar o público, a fim de consolidarem suas carreiras; dentre eles, destaca-se a cantora norte-americana Taylor Swift.

Nascida em 13 de dezembro de 1989, na cidade de Reading, na Pensilvânia, Taylor estreou no cenário musical em 2006 com um álbum intitulado com seu próprio nome, e desde então não saiu mais da fama. De acordo com a revista Forbes, a cantora já vendeu mais de 22 milhões de álbuns em todo o mundo e é uma das melhores artistas em vendas de gravação digital de todos os tempos, ocupando o oitavo lugar na “The World’s Highest-Paid Celebrities 2015”, lista anual da Forbes. Ao analisar-se a carreira da artista, é possível compreender alguns passos seguidos por ela e que todo administrador/empreendedor também deve seguir; são eles:

1. Taylor Swift como uma marca

Swift não trata seu trabalho como a maioria dos atuais cantores e compositores. Suas músicas, performances e álbuns são produtos que integram a marca Taylor Swift. Estes por sua vez, formam subprodutos que geram lucros, ao mesmo passo em que protegem os ativos da marca e fortalecem sua identidade; tendo, por exemplo, o registro de trechos de algumas músicas de seu último álbum como produto da marca.

2. Taylor Swift valoriza o seu trabalho e corre riscos

A artista conhece o valor que agrega à sua marca e se dispõe a cobrar o preço que considera justo. Porém, a marca que toma essa postura precisa de uma história consistente, a fim de não colocar tudo a perder. Um bom exemplo disso é a polêmica recente na qual a cantora se envolveu, quando se recusou a ceder seu repertório para o novo serviço de streaming Apple Music, que ofertava músicas em um período gratuito de testes aos usuários, mas não pagava aos intérpretes iniciantes. A ação teve grandes efeitos, pois a empresa voltou atrás em sua decisão e afirmou que arcaria com os custos do período e que o serviço continuaria gratuito para o público.

3. Taylor Swift é atenciosa

Esse é um dos pontos principais e que pode ser aplicado, por exemplo, ao networking, à elaboração dos produtos e às estratégias de relacionamento com os consumidores. Ser atenciosa com o público e todas as pessoas envolvidas em seu trabalho, ajuda-lhe a ter amizades em todas as áreas.

Por fim, fica a cargo do administrador/empreendedor perceber as técnicas citadas anteriormente, levando sempre em consideração as particularidades de seus negócios e aplicá-las com o objetivo de alcançar seu público, melhorar seus produtos e/ ou serviços, aumentar seu lucro e manter sempre uma constante ascensão no mercado, mesmo em períodos de crise.

REFERÊNCIAS

O que todo empreendedor deve aprender com a carreira de Taylor Swift. Disponível em: <http://www.forbes.com.br/carreira/2015/06/o-que-todo-empreendedor-deve-aprender-com-a-carreira-de-taylor-swift/>. Acesso em: 19 de Janeiro de 2016.

 Branding, marketing e administração segundo Taylor Swift. Disponível em: <http://obviousmag.org/letrismos/2015/07/taylor-swift-sabe-o-que-quer-e-o-que-querem.html> . Acesso em: 20 de Janeiro de 2016.

Forbes: “Taylor Swift é um fenômeno”. Disponível em: <http://taylorswift.com.br/forbes-taylor-swift-e-um-fenomeno/>. Acesso em: 20 de Junho de 2016.

 O que Taylor Swift pode ensinar sobre negócios. Disponível em: <http://www.forbes.com.br/carreira/2015/06/o-que-taylor-swift-pode-ensinar-sobre-negocios/>. Acesso em: 19 de Janeiro de 2016.

Adriano dos Santos

 

Quer ter uma boa qualidade de vida? Viaje!

Artigo 79 - Júnior Timbo SITE

Com a ascensão econômica dos brasileiros na última década, muitos passaram a optar por viagens curtas dentro do país como forma de lazer, ou até mesmo viagens mais extensas, como intercâmbios de meses ou até mesmo de anos.

Além disso, a busca por uma boa qualidade de vida faz com que as pessoas busquem cada vez mais viagens, com o objetivo de entrar em contato consigo mesmas. Estar em outro local as fazem olhar para si sobre outra perspectiva. Esse tempo necessário para o equilíbrio do corpo e da mente é fundamental para quem deseja repor as energias e ter uma vida mais saudável.

Conhecido por suas longas e solitárias expedições marítimas ao redor do mundo, o célebre viajante Amyr Klink (2004) resume no pensamento abaixo a importância da experiência de viajar:

“Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.” (p.35)

As viagens se tornam memórias que duram para a vida toda. Viajar faz bem não só por ser divertido, mas também por fornecer uma variedade de benefícios pessoais e relacionados à saúde do corpo e da mente. De fato, viajar aumenta nossas sensações de satisfação e felicidade, melhora as relações familiares, e até mesmo “tem o poder” de diminuir os riscos de doenças cardíacas. Para quem deseja combater o stress, viajar é uma ótima opção. Entrar em contato com outros ambientes e culturas nos tira da pressão do dia a dia. Visitar museus, conhecer pessoas e apreciar a boa gastronomia, são meios de abrir a mente para novas possibilidades.

Conseguir arrumar um tempo para viajar pode ser complicado, mas é de extrema importância para manter uma boa qualidade de vida, aproveitando-a ao máximo e vivendo experiências únicas.

Fontes:

Estudos comprovam: Viajar não só diminui o estresse, mas também deixa você mais inteligente!Disponível em: <http://www.intercambioaz.com.br/intercambio/estudos-comprovam-viajar-nao-so-diminui-o-estresse-mas-tambem-deixa-voce-mais-inteligente/>.Acesso em: 20 de janeiro de 2016.

Mar sem fim: 360 ̊ ao redor da Antártica. Antártica. Editora Companhia das Letras, 2000.

Viajar é preciso. Disponível em:<http://abiliodiniz.com.br/qualidade-de-vida/autoconhecimento/viajar-e-preciso/>. Acesso em: 20 de janeiro de 2016.

Viajar Faz Bem! Seis fatos que provam isso. Disponível em: <http://www.jabconsultoria.com.br/infograficos/viajar-faz-bem-seis-fatos-que-provam-isso/>. Acesso em: 20 de janeiro de 2016.

JÚNIOR TIMBÓ

A publicação literária independente no Brasil: um novo contexto de empreendedorismo.

12695184_810155925778971_1730666795_o

Na contemporaneidade, a literatura ficcional tem ampliado seus horizontes a partir da inserção de novas tecnologias – internet, mídias sociais e páginas voltadas para histórias autorais compartilhadas – cuja atuação se caracteriza como um catalisador de relações entre o autor e seu possível público.

Para exemplificar essa nova alternativa de ampliação literária, convém refletir sobre o advento e ascensão do site Wattpad, uma referência internacional nessa modalidade empreendedora. Fundada em Toronto, atualmente com cerca de 70 funcionários, o site possui mais de dois milhões de escritores que produzem cerca de 10 mil textos por dia para vinte milhões leitores ao redor do mundo, de acordo com o Jornal Folha de São Paulo.

O novo modelo desenvolvido, ao se observar as atuais transformações acerca do comércio literário, exprime uma característica tangível: a aproximação entre o público leitor e o autor, cujos resultados são os novos contextos sociais de aproximação devido a um assunto em comum.

 Neste sentido, conclui-se que as novas criações literárias apresentam um novo viés, voltado para a interatividade e para a busca de novos leitores encontrados além do espaço físico das livrarias/bibliotecas. Assim, indo à contrapartida aos grandes conglomerados editoriais, as publicações independentes surgem como uma alternativa empreendedora para aqueles que almejam a reprodução de seus textos e a visibilidade de suas obras.

Fontes:

BRANDÃO, LIV. Autores revelados pelo Wattpad, rede social literária, atraem a atenção de editoras brasileiras. Disponível em <http://oglobo.globo.com/cultura/livros/autores-revelados-pelo-wattpad-rede-social-literaria-atraem-atencao-de-editoras-brasileiras-14711030> Acesso em: 15 de janeiro de 2016

STREITFELD, David. Aplicativo Wattpad une autores e leitores com textos mais curtos on-line. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/04/1442134-aplicativo-wattpad-une-autores-e-leitores-com-textos-mais-curtos-on-line.shtml> Acesso em: 15 de janeiro de 2016

Tielly Mendonça