Quer ter uma boa qualidade de vida? Viaje!

Artigo 79 - Júnior Timbo SITE

Com a ascensão econômica dos brasileiros na última década, muitos passaram a optar por viagens curtas dentro do país como forma de lazer, ou até mesmo viagens mais extensas, como intercâmbios de meses ou até mesmo de anos.

Além disso, a busca por uma boa qualidade de vida faz com que as pessoas busquem cada vez mais viagens, com o objetivo de entrar em contato consigo mesmas. Estar em outro local as fazem olhar para si sobre outra perspectiva. Esse tempo necessário para o equilíbrio do corpo e da mente é fundamental para quem deseja repor as energias e ter uma vida mais saudável.

Conhecido por suas longas e solitárias expedições marítimas ao redor do mundo, o célebre viajante Amyr Klink (2004) resume no pensamento abaixo a importância da experiência de viajar:

“Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.” (p.35)

As viagens se tornam memórias que duram para a vida toda. Viajar faz bem não só por ser divertido, mas também por fornecer uma variedade de benefícios pessoais e relacionados à saúde do corpo e da mente. De fato, viajar aumenta nossas sensações de satisfação e felicidade, melhora as relações familiares, e até mesmo “tem o poder” de diminuir os riscos de doenças cardíacas. Para quem deseja combater o stress, viajar é uma ótima opção. Entrar em contato com outros ambientes e culturas nos tira da pressão do dia a dia. Visitar museus, conhecer pessoas e apreciar a boa gastronomia, são meios de abrir a mente para novas possibilidades.

Conseguir arrumar um tempo para viajar pode ser complicado, mas é de extrema importância para manter uma boa qualidade de vida, aproveitando-a ao máximo e vivendo experiências únicas.

Fontes:

Estudos comprovam: Viajar não só diminui o estresse, mas também deixa você mais inteligente!Disponível em: <http://www.intercambioaz.com.br/intercambio/estudos-comprovam-viajar-nao-so-diminui-o-estresse-mas-tambem-deixa-voce-mais-inteligente/>.Acesso em: 20 de janeiro de 2016.

Mar sem fim: 360 ̊ ao redor da Antártica. Antártica. Editora Companhia das Letras, 2000.

Viajar é preciso. Disponível em:<http://abiliodiniz.com.br/qualidade-de-vida/autoconhecimento/viajar-e-preciso/>. Acesso em: 20 de janeiro de 2016.

Viajar Faz Bem! Seis fatos que provam isso. Disponível em: <http://www.jabconsultoria.com.br/infograficos/viajar-faz-bem-seis-fatos-que-provam-isso/>. Acesso em: 20 de janeiro de 2016.

JÚNIOR TIMBÓ

One thought on “Quer ter uma boa qualidade de vida? Viaje!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>