Dicas de liderança na série Game Of Thrones

Texto 151 - Nícolas [SITE]

Com o crescente aumento nos índices de audiência a cada temporada, a série Game Of Thrones vem conquistando cada vez mais sucesso por mostrar as táticas utilizadas pelos personagens para alcançar o posto mais elevado e almejado dos Setes Reinos de Westeros, o Trono de Ferro.

Além de destrinchar os acontecimentos da narrativa, a série também aponta algumas lições que podem ser utilizadas no mundo do empreendedorismo. Abaixo são apresentados fatos que buscam analisar como a liderança pode influenciar no desenvolvimento profissional dentro do ambiente de trabalho, são eles:

- Seja o protagonista: um líder precisa utilizar seu protagonismo para auxiliar de forma eficiente sua equipe, buscando sempre os resultados planejados no plano estratégico da organização;

- Seja você mesmo: é de extrema importância ser justo com você mesmo, assumindo as responsabilidades que lhe cabem e dando opiniões baseadas em seus valores;

- Seja estrategista: uma boa estratégia é essencial para um bom planejamento, pois ela facilita o alcance dos objetivos planejados. Para chegar à sua excelência, uma estratégia necessita estar alinhada com as necessidades de uma organização;

- Não hesite: nos momentos de difícil tomada de decisão não hesite em expor suas opiniões. É necessário ter consciência de como está sua organizaçãouscar bases sólidas para sustentar suas ideias;

- Saiba trabalhar em equipe: um bom líder precisa desenvolver suas habilidades pessoais para reconhecer e auxiliar os talentos existentes em seu time, buscando sempre se cercar dos melhores profissionais. Uma equipe unida gera melhores resultados.

Considerando os aspectos acima citados, é possível perceber que a liderança é essencial para alinhar esforços, motivar as pessoas e pensar estrategicamente acerca dos resultados almejados. Devido a isto, é necessário desenvolver tal competência como forma de destacar-se no mercado de trabalho.

Fontes:

Lannister, Stark ou Targaryen? As 10 lições de liderança escondidas em Game of Thrones. Disponível em: <https://endeavor.org.br/game-of-thrones-lideranca/>. Acessado em: 19/09/2016

Nicolas

E-mail marketing: ainda funciona?

Texto 148 - Larissa [SITE]

Há algum tempo, o email marketing deixou de figurar entre os assuntos mais comentados na área de Marketing Digital. Com o avanço das redes sociais, as previsões indicavam que essa ferramenta se tornaria obsoleta. Apesar disso, essa prática, relativamente antiga, continua sendo uma importante geradora de receita para as empresas. Configurando-se como uma das estratégias de marketing digital mais baratas, tal ferramenta pode gerar um ROI (Retorno Sobre o Investimento) de até 4000%

Por meio da comunicação por email é possível alcançar uma grande quantidade de público de forma crescente, automatizada e pessoal, sendo um ótimo método para melhorar o relacionamento com o cliente. Pode-se mensurar o resultado da campanha verificando, por exemplo, quantas pessoas clicaram no email ou quantas acessaram o seu site por intermédio deste, dentre outros indicadores.

Confira algumas dicas de como tornar o e-mail marketing uma estratégia de sucesso para a sua empresa:

1. Segmente sua base de leads (clientes em potencial) a fim de determinar o tipo de mensagem a ser enviado a cada grupo. Quanto mais assertiva a mensagem, maior o retorno.

2. Não compre listas com contatos de e-mails e invista em uma audiência mais qualificada, assim você evita perder tempo e recursos com pessoas que podem não ter interesse no seu conteúdo.

3. Ofereça um conteúdo relevante e de qualidade. Seja claro e objetivo, tanto no título quanto no corpo do email.É importante gerar valor para quem o recebe, demonstrando o benefício que o leitor terá ao abrir sua mensagem.

Dessa forma, percebe-se que essa é uma valiosa ferramenta, desde que as empresas a utilizem de forma correta. É importante não enviar e-mails sem que o destinatário tenha se cadastrado (spam), assim como não sobrecarregar os potenciais clientes com excesso de mensagens. Mantendo a regularidade e a qualidade, o envolvimento do público e o retorno das ações serão crescentes!

Referências

Administradores.com. Como fazer envio de email marketing de forma eficiente. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/como-fazer-envio-de-e-mail-marketing-de-forma-eficiente/113837/>. Acesso em: 20 de setembro de 2016.

E-commerceOrg. E-mail Marketing: o que é e como fazer. Disponível em: <http://www.e-commerce.org.br/e-mail-marketing/>. Acesso em: 20 de setembro de 2016.

Resultados Digitais. 6 mitos sobre Email Marketing que podem estar prejudicando suas campanhas. Disponível em: <http://resultadosdigitais.com.br/blog/mitos-email-marketing/>. Acesso em: 20 de setembro de 2016.

Larissa Araujo

Artigo produzido no PET ADM UFC é publicado na Revista Gestão Organizacional

Artigo cientifico site

Os alunos Marília Lima Ferreira Gomes, Ednaldo Gonzaga da Silva Junior e  Artur Juvêncio de Freitas, orientados pelos professores Sérgio Chaves Arruda e Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo, publicaram na edição nº 2 da Revista Gestão Organizacional.

O artigo, com o título “QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL”,  verificou a percepção dos colaboradores de uma organização da construção civil acerca da relação entre a qualidade de vida no trabalho (QVT) e a saúde e segurança ocupacional (SSO).

A pesquisa pode ser apreciada no seguinte link: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/2903

Ou também encontrada na seção “ARTIGOS PUBLICADOS” que se localiza no topo do nosso site.

O que preciso saber antes de procurar um estágio?

Arte - Texto 150 - Gabriela [SITE]

Os estagiários, assim como quaisquer outros trabalhadores, têm seus direitos e deveres de acordo com a lei 11.788/2008 como protetora do estagiário e do seu trabalho. Com isso, é importante para os estudantes que pretendem estagiar saberem o que precisam cumprir e os direitos que possuem.

A carga horária é de 30 horas semanais (6 horas por dia) e a cada 12 meses de trabalho existe o recesso remunerado. É fundamental lembrar que o aluno que procura estagiar precisa ter, no mínimo, 75% de frequência na Instituição de Ensino. O estágio só tem validade quando são assinados o termo de compromisso e o seguro de acidentes pessoais e pode ser finalizado quando o estagiário abandonar ou finalizar o curso, reprovar o ano letivo e/ou ausentar-se por 15 dias consecutivos do local do trabalho. Ademais, é importante saber que faltas não justificadas poderão ser descontadas do valor da bolsa auxílio.

Além disso, o estagiário não tem direito ao 13º salário. Ele tem a oportunidade de optar pelo vale-transporte, mas é descontado 2,5% da sua bolsa É direito do estagiário receber o Certificado de Estágio após concluir o período de trabalho, e, caso for necessário, receber o Atestado de Estágio para comprovar a contratação.

Segundo a lei já citada no início do texto, o estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, sendo compulsória a sua concessão, bem como a do auxílio-transporte, na hipótese de estágio não obrigatório. No entanto, a empresa não tem a obrigação de dar os mesmos benefícios que concedem aos funcionários contratados, como assistência médica, vale refeição, etc.

Com isso, é necessário que os alunos que sonham com o tão almejado estágio pesquisem sobre o que precisam para estar em dia com a empresa, assim como o que a organização irá lhe cobrar para ter um contrato regular.

FONTES:

Administradores.com. Saiba quais são os direitos e deveres de um estagiário. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/saiba-quais-sao-os-direitos-e-deveres-de-um-estagiario/113749/> Acesso em: 27 de setembro de 2016.

Jusbrasil. Estágio, direitos e deveres. Acesso em: <http://jjuridicocps.jusbrasil.com.br/artigos/112108745/estagio-direitos-e-deveres> Acesso em: 27 de setembro de 2016.

Prefeitura de Porto Alegre. Direito e Deveres do Estagiário. Acesso em: <http://www2.portoalegre.rs.gov.br/estagios/default.php?p_secao=13> Acesso em: 27 de setembro de 2016.

Gabriela Tomaz

Dados: uma base para gerar demandas

Texto 146 - Cleilton [SITE]

Uma prática amplamente adotada pelas empresas para o conhecimento de seu público consumidor é a criação e alimentação de um banco de dados. A utilização deste recurso é interessante não somente para se conhecer o público, mas também para se gerar novas demandas, fidelizando ou atraindo novos clientes, assim, aumentando a participação de mercado. Em alguns casos, esses bancos contam com uma estrutura bem simples, contendo basicamente número de telefone, nome, sexo e as informações da compra, e em outros, contam com estruturas complexas, padrões de compra, frequência de visitação e produtos mais desejados.

No livro “O poder do hábito” o autor Charles Duhigg apresenta a importância de uma dessas estruturas de banco de dados. Ele cita o caso da Target, que dado o crescimento das concorrentes no setor varejista, começou a dar profunda atenção ao comportamento de seus consumidores e passou a cruzar diversas informações, compradas de empresas de pesquisas, com as que ela obtém junto aos consumidores. A mesma interpreta e elabora estratégias para estimular demandas que vão além daquilo que os clientes revelam diretamente e é capaz até de identificar em qual fase da vida está, de modo que a privacidade não seja comprometida.

Para Wagner Kamakura, professor de Marketing Global na Duke University, ao se utilizar os dados para montar estratégias atraindo e mantendo os clientes, é importante ter ciência de que as informações que a empresa possui sobre o cliente não são suficientes para conhecê-lo, sendo necessário comparar o comportamento do cliente da empresa com o daqueles que consomem produtos dos concorrentes. Além disso, ele aponta que, embora as pesquisas de mercado tenham ganhado um caráter cada vez mais pessoal e individual, elas permitem identificar os padrões de consumo de determinados grupos, por meio de técnicas como a “collaborative filtering”, adotada pela Amazon.

Percebe-se, portanto, que a coleta de dados sobre os clientes e uma boa interpretação deles é uma interessante forma de se elaborar estratégias que estimulem novas demandas junto aos clientes, trazendo resultados positivos à organização, tornando-a mais competitiva no mercado.

FONTES:

DUHIGG, Charles. O poder do hábito. Rio de Janeiro; Objetiva, 2012.

PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS. A importância de conhecer o consumidor. 2013. Disponível em:< http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI128624-17172-1,00-A+IMPORTANCIA+DE+CONHECER+O+CONSUMIDOR.html> Acesso: 21 de setembro  de 2016.

Cleilton

Transforme sua ideia em uma empresa que dê lucro.

Texto 144 - Timbó [SITE]

Muitas pessoas sonham em abrir sua própria empresa, mas não sabem como colocar sua ideia em prática. A primeira barreira que costuma ser enfrentada pelos futuros empreendedores é a financeira, pois muitos não têm condições para grandes investimentos. Contudo, sempre existe uma maneira de colocar em prática esse sonho, basta utilizar soluções práticas.

O principal passo para enfrentar esse desafio é elaborar um modelo de negócio inovador que não inclua grandes custos com despesas fixas e um número pequeno de colaboradores para evitar grandes dívidas à empresa, que somente conquistará um equilíbrio financeiro ao longo dos primeiros anos de funcionamento.

Para construção de um bom plano de negócios, é interessante saber onde e como seu dinheiro será investido, portanto, deve-se levar em consideração alguns aspectos importantes, como o público que almeja-se atingir e os possíveis concorrentes, pois entender bem seus possíveis clientes é necessário para tomar ações estratégicas que os agradem.

 Ademais, para que o sucesso da empresa seja alcançado, salienta-se que o empreendedor que está no comando da organização deve ter conhecimento e, se possível, experiências vividas na área ou em atividades similares na que pretende atuar. Pois o estudo e o conhecimento são agentes que propiciam uma base sólida para os problemas que poderão ser enfrentados ao funcionamento do novo negócio.

Por fim, se você possui interesse pela atividade empresarial e deseja entrar neste ramo, precisará ter sensibilidade para captar uma boa ideia, colocá-la em prática da maneira correta, ter foco e estar disposto a aprender e enfrentar situações diversas diariamente, para assim obter sucesso no resultado.

Fontes:

10       dicas  para  tirar sua ideia        do      papel. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/10-dicas-para-tirar-sua-ideia-do-papel-e-montar-uma-startup-de-sucesso,4cde974198962510VgnVCM1000004c00210aRCRD> Acesso em: 08 de setembro de 2016.

Dicas  para   tirar    a          ideia   do       papel. Disponível em:<http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/10-dicas-para-tirar-sua-ideia-do-papel-e-montar-uma-startup-de-sucesso,4cde974198962510VgnVCM1000004c00210aRCRD> Acesso em: 08 de setembro de 2016.

JÚNIOR TIMBÓ

Mitos e heróis: contando histórias e motivando seus colaboradores

Texto 147 - Adriano [SITE]

Atualmente, na perspectiva mais comum adotada pela Administração, a cultura é um sistema de representações simbólicas que expressam formas comuns de apreender o mundo, regendo as relações de trabalho e facilitando a comunicação entre grupos. E é a partir deste pensamento que surgem os “mitos” e “heróis” das organizações.

De acordo com o pesquisador Fabiano Oliveira, os mitos são narrativas compartilhadas que sustentam as crenças de um povo ou de uma tradição específica.  No contexto organizacional eles também são de fundamental importância, isso porque quando as noções de sucesso são repassadas com exemplos tangíveis, as expectativas tornam-se alinhadas em relação a promoções, avaliações de desempenho e outros processos de mudança.

As organizações deparam-se cotidianamente com situações adversas e precisam que a coragem seja percebida e trabalhada em todos os seus níveis hierárquicos, nesse contexto surge a figura dos heróis. Eles são, geralmente, empregados da própria empresa que ao praticarem o ato “heroico” evidenciam não só a sua coragem pessoal, mas também seu comprometimento com a organização, tornando-se legítimos portadores de uma verdade sobre o destino da empresa, sobre o perfil adequado de seus empregados e sobre os padrões de relações desejados.

Se você parar e pensar, com certeza vai se recordar das histórias de grandes empresários que construíram carreiras de sucesso que servem de inspiração, mas talvez não precisemos ir tão longe e sua inspiração seja seu colega de sala de aula muito inteligente, o professor da sua disciplina preferida ou até mesmo seus pais. Afinal de contas, todos nós temos os nossos heróis da vida real.

Por fim, pode-se compreender que todas as organizações precisam ter funcionários que sirvam de referência para os demais, pois os mesmos motivam seus colegas e estabelecem os padrões ideais de relacionamento e trabalho dentro da empresa. Faça a diferença, seja você o herói, torne-se a inspiração que o quadro de funcionários da sua empresa espera e precisa.

Referência:

Cultura Organizacional: Elementos da Cultura Organizacional – Heróis – Valores – Estórias e Mitos, Crenças e Pressupostos, – Ritos,rituais e cerimônias -, Tabus, Normas, Processo comunicativo. Disponível em: <https://fabianooliveira.wordpress.com/2015/05/18/cultura-organizacional-elementos-da-cultura-organizacional-herois-valores-estorias-e-mitos-crencas-e-pressupostos-ritosrituais-e-cerimonias-tabus-normas-processo-comunicativo/>. Acesso em: 14 de Setembro de 2016.

FLEURY, Maria Tereza Leme. Estórias, mitos, heróis – cultura organizacional e relações do trabalho. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 27, p.1-35, 1987. Bimestral

NASCIMENTO, Pedro. Mitos, ritos e cultura organizacional. Disponível em: <https://reorganize.work/mitos-ritos-e-cultura-organizacional-c4eb6af64ac5#.36pzpta16>. Acesso em: 14 de Setembro de 2016.

Adriano dos Santos

A maneira correta de escrever metas

Texto 133 - Cleilton [SITE]De acordo com o site da Universidade Gama Filho, meta é aquilo que se espera como resultado final, ou seja, aquilo que deverá ser alcançado pelo gestor de modo exato e quantitativo, necessitando uma série de esforços para se alcançar tal resultado.

Ainda segundo o site, meta e objetivo são diferentes. Objetivo diz respeito ao desejo de se alcançar algo, enquanto meta se refere à quantificação do objetivo. Essa quantificação é fundamental para que o gestor possa selecionar quais atividades serão necessárias para o alcance do desejado, quem as executará e qual o prazo de realização das mesmas.

O especialista em gestão do tempo e produtividade pessoal, Christian Barbosa apresenta em seu livro “A tríade do tempo”, algumas orientações de como escrever metas corretamente. Segundo essas orientações, uma meta deve ser:

  1. Específica: deve ser a mais específica possível, de modo que qualquer pessoa possa entender o que se pretende alcançar. Para isso deve-se detalhar ao máximo aquilo que se deseja.
  2. Mensurável: deve permitir sua medição, de modo qualitativo ou quantitativo, permitindo avaliar o quanto as ações despendidas aproximaram o alcance dela. Uma forma interessante de quantificação é estabelecer indicadores.
  3. Alcançável:  a concretização se deve, principalmente, a elaboração de um plano de ação, ou seja, para isso deve-se pensar nos passos necessários para alcançar o pretendido determinando sempre os períodos de tempo necessários à execução das atividades.
  4. Relevante: é de extrema importância pensar no sentido da meta, descobrindo o porquê daquilo ser alcançado, para que não sejam despendidos recursos e energia pessoal de forma desnecessária.
  5. Temporal: para evitar o adiamento da conclusão, é essencial estipular uma data final para a realização das atividades.

Percebe-se, portanto, que metas são fundamentais para o funcionamento de uma organização e também para a realização de sonhos e projetos pessoais. Elas sempre estarão presentes no cotidiano, logo, escrevê-las da forma correta, orientando as ações e os recursos necessários para alcançá-las, pode ser um poderoso catalisador do sucesso individual e organizacional.

Fontes:

UNIVERSIDADE GAMA FILHO. O que é uma meta? 2013. Disponível em: <http://www.posugf.com.br/noticias/todas/2279-o-que-e-uma-meta > Acesso em: 15 de julho de 2016.

BARBOSA, Christian. A tríade do tempo. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

Cleilton