A maneira correta de escrever metas

Texto 133 - Cleilton [SITE]De acordo com o site da Universidade Gama Filho, meta é aquilo que se espera como resultado final, ou seja, aquilo que deverá ser alcançado pelo gestor de modo exato e quantitativo, necessitando uma série de esforços para se alcançar tal resultado.

Ainda segundo o site, meta e objetivo são diferentes. Objetivo diz respeito ao desejo de se alcançar algo, enquanto meta se refere à quantificação do objetivo. Essa quantificação é fundamental para que o gestor possa selecionar quais atividades serão necessárias para o alcance do desejado, quem as executará e qual o prazo de realização das mesmas.

O especialista em gestão do tempo e produtividade pessoal, Christian Barbosa apresenta em seu livro “A tríade do tempo”, algumas orientações de como escrever metas corretamente. Segundo essas orientações, uma meta deve ser:

  1. Específica: deve ser a mais específica possível, de modo que qualquer pessoa possa entender o que se pretende alcançar. Para isso deve-se detalhar ao máximo aquilo que se deseja.
  2. Mensurável: deve permitir sua medição, de modo qualitativo ou quantitativo, permitindo avaliar o quanto as ações despendidas aproximaram o alcance dela. Uma forma interessante de quantificação é estabelecer indicadores.
  3. Alcançável:  a concretização se deve, principalmente, a elaboração de um plano de ação, ou seja, para isso deve-se pensar nos passos necessários para alcançar o pretendido determinando sempre os períodos de tempo necessários à execução das atividades.
  4. Relevante: é de extrema importância pensar no sentido da meta, descobrindo o porquê daquilo ser alcançado, para que não sejam despendidos recursos e energia pessoal de forma desnecessária.
  5. Temporal: para evitar o adiamento da conclusão, é essencial estipular uma data final para a realização das atividades.

Percebe-se, portanto, que metas são fundamentais para o funcionamento de uma organização e também para a realização de sonhos e projetos pessoais. Elas sempre estarão presentes no cotidiano, logo, escrevê-las da forma correta, orientando as ações e os recursos necessários para alcançá-las, pode ser um poderoso catalisador do sucesso individual e organizacional.

Fontes:

UNIVERSIDADE GAMA FILHO. O que é uma meta? 2013. Disponível em: <http://www.posugf.com.br/noticias/todas/2279-o-que-e-uma-meta > Acesso em: 15 de julho de 2016.

BARBOSA, Christian. A tríade do tempo. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

Cleilton

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>