Mitos e heróis: contando histórias e motivando seus colaboradores

Texto 147 - Adriano [SITE]

Atualmente, na perspectiva mais comum adotada pela Administração, a cultura é um sistema de representações simbólicas que expressam formas comuns de apreender o mundo, regendo as relações de trabalho e facilitando a comunicação entre grupos. E é a partir deste pensamento que surgem os “mitos” e “heróis” das organizações.

De acordo com o pesquisador Fabiano Oliveira, os mitos são narrativas compartilhadas que sustentam as crenças de um povo ou de uma tradição específica.  No contexto organizacional eles também são de fundamental importância, isso porque quando as noções de sucesso são repassadas com exemplos tangíveis, as expectativas tornam-se alinhadas em relação a promoções, avaliações de desempenho e outros processos de mudança.

As organizações deparam-se cotidianamente com situações adversas e precisam que a coragem seja percebida e trabalhada em todos os seus níveis hierárquicos, nesse contexto surge a figura dos heróis. Eles são, geralmente, empregados da própria empresa que ao praticarem o ato “heroico” evidenciam não só a sua coragem pessoal, mas também seu comprometimento com a organização, tornando-se legítimos portadores de uma verdade sobre o destino da empresa, sobre o perfil adequado de seus empregados e sobre os padrões de relações desejados.

Se você parar e pensar, com certeza vai se recordar das histórias de grandes empresários que construíram carreiras de sucesso que servem de inspiração, mas talvez não precisemos ir tão longe e sua inspiração seja seu colega de sala de aula muito inteligente, o professor da sua disciplina preferida ou até mesmo seus pais. Afinal de contas, todos nós temos os nossos heróis da vida real.

Por fim, pode-se compreender que todas as organizações precisam ter funcionários que sirvam de referência para os demais, pois os mesmos motivam seus colegas e estabelecem os padrões ideais de relacionamento e trabalho dentro da empresa. Faça a diferença, seja você o herói, torne-se a inspiração que o quadro de funcionários da sua empresa espera e precisa.

Referência:

Cultura Organizacional: Elementos da Cultura Organizacional – Heróis – Valores – Estórias e Mitos, Crenças e Pressupostos, – Ritos,rituais e cerimônias -, Tabus, Normas, Processo comunicativo. Disponível em: <https://fabianooliveira.wordpress.com/2015/05/18/cultura-organizacional-elementos-da-cultura-organizacional-herois-valores-estorias-e-mitos-crencas-e-pressupostos-ritosrituais-e-cerimonias-tabus-normas-processo-comunicativo/>. Acesso em: 14 de Setembro de 2016.

FLEURY, Maria Tereza Leme. Estórias, mitos, heróis – cultura organizacional e relações do trabalho. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 27, p.1-35, 1987. Bimestral

NASCIMENTO, Pedro. Mitos, ritos e cultura organizacional. Disponível em: <https://reorganize.work/mitos-ritos-e-cultura-organizacional-c4eb6af64ac5#.36pzpta16>. Acesso em: 14 de Setembro de 2016.

Adriano dos Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>