E-mail marketing: ainda funciona?

Texto 148 - Larissa [SITE]

Há algum tempo, o email marketing deixou de figurar entre os assuntos mais comentados na área de Marketing Digital. Com o avanço das redes sociais, as previsões indicavam que essa ferramenta se tornaria obsoleta. Apesar disso, essa prática, relativamente antiga, continua sendo uma importante geradora de receita para as empresas. Configurando-se como uma das estratégias de marketing digital mais baratas, tal ferramenta pode gerar um ROI (Retorno Sobre o Investimento) de até 4000%

Por meio da comunicação por email é possível alcançar uma grande quantidade de público de forma crescente, automatizada e pessoal, sendo um ótimo método para melhorar o relacionamento com o cliente. Pode-se mensurar o resultado da campanha verificando, por exemplo, quantas pessoas clicaram no email ou quantas acessaram o seu site por intermédio deste, dentre outros indicadores.

Confira algumas dicas de como tornar o e-mail marketing uma estratégia de sucesso para a sua empresa:

1. Segmente sua base de leads (clientes em potencial) a fim de determinar o tipo de mensagem a ser enviado a cada grupo. Quanto mais assertiva a mensagem, maior o retorno.

2. Não compre listas com contatos de e-mails e invista em uma audiência mais qualificada, assim você evita perder tempo e recursos com pessoas que podem não ter interesse no seu conteúdo.

3. Ofereça um conteúdo relevante e de qualidade. Seja claro e objetivo, tanto no título quanto no corpo do email.É importante gerar valor para quem o recebe, demonstrando o benefício que o leitor terá ao abrir sua mensagem.

Dessa forma, percebe-se que essa é uma valiosa ferramenta, desde que as empresas a utilizem de forma correta. É importante não enviar e-mails sem que o destinatário tenha se cadastrado (spam), assim como não sobrecarregar os potenciais clientes com excesso de mensagens. Mantendo a regularidade e a qualidade, o envolvimento do público e o retorno das ações serão crescentes!

Referências

Administradores.com. Como fazer envio de email marketing de forma eficiente. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/como-fazer-envio-de-e-mail-marketing-de-forma-eficiente/113837/>. Acesso em: 20 de setembro de 2016.

E-commerceOrg. E-mail Marketing: o que é e como fazer. Disponível em: <http://www.e-commerce.org.br/e-mail-marketing/>. Acesso em: 20 de setembro de 2016.

Resultados Digitais. 6 mitos sobre Email Marketing que podem estar prejudicando suas campanhas. Disponível em: <http://resultadosdigitais.com.br/blog/mitos-email-marketing/>. Acesso em: 20 de setembro de 2016.

Larissa Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>