O que são equipes interdisciplinares?

Texto 159 - Cleilton [SITE]

Dadas as constantes transformações sociais e tecnológicas da sociedade, os modelos de trabalho vêm passando por uma série de modificações. Antes, o modelo vigente, fundamento na teoria Taylorista, era o da alta especialização, onde cada indivíduo realizava suas atividades de maneira isolada, sem correlação com as outras áreas do conhecimento.

Transpondo as limitações das atividades especializadas e isoladas, tornou-se bastante comum a adoção de equipes com diversas especialidades, trabalhando no desenvolvimento de um mesmo projeto, aonde há grande integração de saberes. Diante desse contexto, surge então o conceito de interdisciplinaridade.

A interdisciplinaridade diz respeito à correlação entre conhecimentos de diversas áreas. É a associação de diversos conteúdos, possibilitando novas descobertas e até mesmo novas áreas de conhecimento e contribui para a melhoria da capacidade do pensamento sistêmico, tornando mais fácil a análise e resolução de problemas.  Além disso, favorece a formação de habilidades de tomada de decisão.

Empresas que focam no desenvolvimento de novos produtos e serviços, visando a melhoria da vida de seus clientes, têm contado cada vez mais com equipes interdisciplinares. Um exemplo interessante é o da IDEO, uma das mais importantes empresas de Design no mundo. São biólogos, psicólogos, administradores, entre outros; que trabalham simultaneamente no desenvolvimento de alguma solução e apresentam ideias embasadas nos conhecimentos específicos a cada um.

Percebe-se que diante das mudanças nos modelos de trabalho e das constantes demandas sociais por soluções que melhorem a vida das pessoas, contar com uma equipe interdisciplinar é uma interessante ferramenta para desenvolver ou melhorar produtos e serviços, o que pode se constituir como um importante meio para se alcançar vantagem competitiva.

Fontes:

BROWN, T. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsiever, 2010.

CEZARINO, Luciana Oranges; CORRÊA, Hamilton Luiz. Interdisciplinaridade no ensino em Administração: visão de especialistas e coordenadores de cursos de graduação. Administração: Ensino e Pesquisa. Rio de Janeiro, V. 16, nº4, 2015.

PORTAL EDUCAÇÃO. Equipe multidisciplinar e interdisciplinar – qual a diferença? Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/50347/equipe-multidisciplinar-e-interdisciplinar-qual-a-diferenca > Acesso em: 07 de novembro de 2016.

Cleilton

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>