“ Viver ou enriquecer… Eis a questão! ”: a percepção da importância da qualidade de vida no trabalho.

qualidade de vida site

 

De acordo com a teoria clássica da administração, o homem se enquadrava como um ser econômico que buscava a máxima eficiência em troca de recompensas materiais, como o dinheiro. Apesar dessa teoria remeter ao pensamento do homem no início do século XX, a ideologia de cometer sacrifícios em busca de bens físicos ainda permanece na mente de alguns profissionais, sendo eles das mais diversas posições hierárquicas. Entretanto, a ganância tem gerado alguns danos à saúde pessoal e organizacional das empresas.

Esses malefícios são: estresse e esgotamento com as atividades básicas e a rotina de serviço, que fazem com que o trabalhador nunca se sinta à vontade e nem satisfeito com o seu trabalho, pois não o executa por prazer, e sim, por interesses em gratificações. Com o tempo, esse indivíduo se encontrará em um estado emocional tão deficiente que poderá perder a capacidade de executar tarefas simples, prejudicando o seu rendimento de trabalho, ou de se relacionar pessoalmente com alguém devido ao seu frágil nível sentimental.

Para evitar esses desgastes, atualmente, a qualidade de vida no trabalho tem sido um ponto bastante trabalhado pela sociedade e pelas empresas, de forma que a ideologia de se trabalhar com saúde e dinamicidade vem sendo disseminada e aplicada. A sociedade quer que seus integrantes consigam obter uma melhor qualidade de vida e que almejem trabalhar suas principais características com prazer para que consigam conviver com harmonia. Já as organizações desejam que seus funcionários se sintam motivados, de modo que trabalhem sempre com qualidade e eficiência para gerar resultados excelentes.

Por fim, mesmo com a persistência da ideia do “faz-se tudo por dinheiro”, a percepção dos malefícios desse pensamento está fazendo com que as organizações se adequem aos novos padrões de qualidade de vida para que os trabalhadores não sejam prejudicados e que obtenham a satisfação com seus empregos e mantenham um bem-estar em sua vida profissional e pessoal. Como diz o antigo ditado: “dinheiro não traz felicidade’’.

 

Referências bibliográficas:

CARREIRA & SUCESSO. Dedicação no trabalho x qualidade de vida. Disponível em: < https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/dedicacao-no-trabalho-x-qualidade-de-vida >. Acesso em: 28 de novembro de 2017.

CONTEÚDO VIP. 5 fatos sobre sua qualidade de vida no trabalho que podem fazer com que você seja demitido. Disponível em: < http://incentivodevida.com/qualidade-de-vida-no-trabalho/ >. Acesso em: 28 de novembro de 2017.

SALPINX. Qualidade de vida no trabalho: principais técnicas e benefícios! Disponível em: < https://www.salpinx.com.br/qualidade-de-vida-no-trabalho/ >. Acesso em: 28 de novembro de 2017.

SUPER EMPREENDEDORES.COM. O seu trabalho é sacrifício ou realização? Disponível em: < https://www.superempreendedores.com/lifestyle/motivacao/trabalho-sacrificio-ou-realizacao/ >. Acesso em: 28 de novembro de 2017.ALKS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>