Réveillon de Fortaleza: o povo se diverte, a economia agradece!

reveillon_de_fortalezasite

                Atualmente, Fortaleza conta com a segunda maior festa de passagem de ano do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Em 2018, a tradição se manteve e novamente no Aterro da Praia de Iracema, houve uma grande celebração com shows de Aviões do Forró, Luan Santana, Wesley Safadão e mais 9 atrações musicais “de peso”. Além disso, o público presente foi agraciado com um show pirotécnico de 18 minutos.

                O evento deste ano foi organizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a iniciativa privada. Segundo o Prefeito Roberto Cláudio, não foi utilizado dinheiro público, pois todas as despesas são custeadas com as verbas de publicidade. Ou seja, investidores privados pagaram para ter sua marca divulgada no evento.

                Entretanto, o lado positivo do réveillon não está só no entretenimento da festa em si, mas no impacto dela na economia. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE), a um mês do início do evento, a ocupação hoteleira já estava em 83,5%, portanto tudo levava a crer que a marca de ocupação do réveillon do ano passado (93,10%) seria batida facilmente. A estimativa da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor) é que, neste ano, a ocupação atingiria 98% no dia 31 de dezembro. Ainda segundo a secretaria, 52 setores seriam beneficiados.

                Animados com o cenário, os setores de bares e restaurantes aumentaram seus investimentos em programação e contratações temporárias. Segundo, Rodolphe Trindade, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará, o acréscimo estimado seria de 5% em relação ao ano passado.

                A importância do réveillon de Fortaleza para a economia da cidade é inegável, ainda mais se toda a festa for realmente realizada com verbas da iniciativa privada, já que as verbas públicas devem ser destinadas para áreas mais carentes como saúde e educação. Portanto, “não pode deixar a peteca cair”, como sugere a expressão popular, e, para isso, a Prefeitura e a iniciativa privada têm que, novamente em 2019, fazer uma grande festa. Já ao povo de Fortaleza, cabe a ilustre tarefa de cativar os visitantes com a hospitalidade e alegria que só o cearense tem!

Feliz 2018 a você, caro amigo leitor do Pet Connect. Contamos com a sua companhia no decorrer deste ano!!!

Referências:

IRNA CAVALCANTE, 2017. Hotéis: ocupação para o Réveillon já está em 83,5%. Jornal OPovo Online. Disponível em <https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2017/11/hoteis-ocupacao-para-o-reveillon-ja-esta-em-83-5.html>. Acesso em: 8 de dezembro de 2017.

JOÃO MARCELO SENA, 2017. 12 atrações são confirmadas para o Réveillon de Fortaleza. Jornal OPovo Online. Disponível em <https://www.opovo.com.br/jornal/radar/2017/11/12-atracoes-sao-confirmadas-para-o-reveillon-de-fortaleza.html>. Acesso em: 8 de dezembro de 2017.

PREFEITURA DE FORTALEZA, 2017. Prefeito Roberto Cláudio anuncia as atrações do Réveillon 2018 de Fortaleza. Disponível em <https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/prefeito-roberto-claudio-anuncia-as-atracoes-do-reveillon-2018-de-fortaleza>. Acesso em: 8 de dezembro de 2017.Gilberto Neto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>